Edson Dantas, tetracampeão da São Silvestre, confirma presença na prova

Redação Webrun | Corridas de Rua · 22 dez, 2010

Edson Dantas de Oliveira é exemplo de superação (foto: Eduardo Iezzi)
Edson Dantas de Oliveira é exemplo de superação (foto: Eduardo Iezzi)

Edson Dantas, paratleta tetracampeão da Corrida Internacional de São Silvestre em 2003, 2005, 2008 e 2009, volta a brigar pelo pódio no próximo dia 31, após um ano de muitas conquistas. Dantas ganhou o Prêmio Sentidos, considerado o Oscar da luta pelos direitos das pessoas com deficiência no Brasil, e para fechar o ano com chave de ouro participará da tradicional corrida brasileira em busca do pódio.

“Acho que o sonho de todo corredor é disputar a São Silvestre e eu guardo um carinho especial por essa competição porque quando comecei a correr em 2000, ela foi uma das minhas primeiras provas”, conta o paratleta, que neste ano também conseguiu ser tetracampeão da Meia Maratona Corpore, da Corrida da Cidade de Aracajú e bicampeão do Circuito Paraolímpico Caixa.

Além disso, o atleta, corredor profissional há mais de dez anos, já venceu a Maratona de Nova York (2008 e 2009) e recentemente se tornou representante do Projeto Próximo Passo, que promove ações para a melhoria da vida de pessoas portadoras de deficiências paralisantes.

Em 1992, durante um “arrastão”, ele foi empurrado do trem em que viajava e o acidente teve como consequência a amputação da perna direita. Depois disso Dantas encontrou no esporte o caminho para superação. “Enquanto Deus me der vida e saúde, estarei sempre correndo”, revela o atleta, considerado um dos melhores brasileiros com amputação de membro inferior nas distâncias de cinco e dez quilômetros.

Este texto foi escrito por: Monique Barleben

Redação Webrun

Ver todos os posts

Releases, matérias elaboradas em equipe e inspirações coletivas na produção de conteúdo!