Ednalva na chegada em que estabelece sua melhor marca pessoal para os 10 Km (foto: Marcos Issa – Argosfoto)
A melhor corredora da atualidade no Brasil em provas de 10 quilômetros, Ednalva Lauriano (Mizuno/VO2 Belgo), a Pretinha ou Furacão para muitos, venceu hoje pela manhã no Aterro do Flamengo, no Rio de Janeiro, a primeira etapa da Avon Running – Corrida e Caminhada Contra o Câncer de Mama.
Lauriano, além de vencer, estabeleceu seu recorde pessoal para a distância ao cravar o tempo de 33:06. Com a vitória, a atleta que começou a correr a apenas quatro anos (ela tem 23 anos) recebeu o prêmio de R$ 10 mil.
A vice-campeã foi uma das mais regulares e rápidas corredoras do Brasil: a catarinense radicada no Rio, Marcia Narloch (Mizuno), com o tempo de 33:34. A campeã da prova no ano passado, Fabiana Cristine (Pão de Açúcar/BM&F) foi a terceira colocada com a marca de 33:44.
Completou o pódio Marlene Fortunato, em quarto lugar com 33:45, seguida, por Selma Cândido dos Reis (Mizuno), com o tempo de 33:55 na quinta posição.
Mais de 2.500 mulheres participaram da corrida (10Km) e da caminhada (5 Km), e contribuíram com a campanha mundial organizada pela Avon Cosméticos, a Kiss Goodbye to Breast Câncer, que tem objetivo a conscientizar as mulheres sobre a prevenção e cuidados contra o câncer de mama. A Avon já arrecadou mais de US$ 250 milhões (até 2002) para a luta contra a doença e está ampliando este ano suas ações de combate ao câncer. Lançou o Instituto Avon e aumentou para cinco as edições da Avon Running em todo o Brasil, para beneficiar mais mulheres.
Novas etapas – A Avon Running Corrida e Caminhada Contra o Câncer de Mama será realizada em outras quatro capitais este ano. Serão sede do evento Recife (8 de junho), São Paulo (17 de agosto), Belo Horizonte (5 de outubro) e Porto Alegre (30 de novembro).
Este texto foi escrito por: Webrun