Você é adepto do ciclismo, mas sente dor nos joelhos ao pedalar? Pode ser que você tenha alguma lesão, e em geral são elas que mais atrapalham os ciclistas. A maioria dos ciclistas, de iniciantes a profissionais, sentem dores nos joelhos ao pedalar em algum momento de sua carreira. Na verdade, um estudo com 116 ciclistas profissionais descobriu que 94% experimentaram algum tipo de lesão no joelho por uso excessivo dessa articulação, e 23% desses ciclistas relataram dor nos joelhos.
A maior parte das dores nos joelhos relacionadas ao ciclismo vem de “exageros”. Por exemplo, é quando ao pedalar, faz isso mais tempo ou com mais força do que o seu corpo está condicionado. Isso faz com que os tecidos recebam muita carga, fiquem tensos, causando inflamação e dor.
+ Seu próximo evento de ciclismo está aqui.
“Dor no joelho após andar de bicicleta pode estar ligada a vários fatores, mas há alguns culpados comuns a serem observados. O esforço excessivo é um gatilho óbvio, embora frequentemente esquecido, de lesões. Ciclistas iniciantes, cujas pernas ainda não estão condicionadas ao movimento vigoroso do esporte, devem, portanto, ter um cuidado especial. ”, explica Raquel Silvério, fisioterapeuta e diretora clínica do Instituto Trata, unidade de Guarulhos.
Foto: Divulgação
Geralmente, a dor no joelho é um sintoma que pode aparecer devido à Síndrome do trato Iliotibial, conhecido por STI, que é acontece mais frequentemente em pessoas que correm todos os dias e é caracterizada por dor na parte lateral do joelho.
+ Siga o Webrun no Instagram!
+ Baixe agora o APP Ticket Sports e tenha um calendário de eventos esportivos na palma da sua mão!
No entanto, a dor após a corrida também pode surgir devido a problemas como desgaste da articulação ou tendinite e, quando a dor não desaparece ao final de uma semana ou aumenta progressivamente é aconselhado parar de correr e procurar um ortopedista ou fisioterapeuta para identificar a causa da dor no joelho, podendo ser necessário realizar exames de diagnóstico, como ressonancia nuclear magnética ou tomografia computadorizada.
Abaixo, a fisioterapeuta dá algumas dicas do que fazer para aliviar esse desconforto. Confira!
1.Usar gelo no joelho: “No caso de surgir dor após uma corrida, pode-se aplicar uma compressa de gelo no joelho, principalmente quando ele está inchado e vermelho, já que ajuda a diminuir a dor e a inflamação. ”, explica Raquel Silvério.
2. Usar tênis de corrida: “É importante usar tênis apropriado para corrida sempre que for treinar porque eles acomodam melhor o pé e diminuem a probabilidade de lesões. Fora dos treinos deve-se usar sapatos confortáveis e que permitam apoiar bem os pés, devendo. Além disso, se possível, deve-se optar por correr em estradas de terra, porque o impacto para os joelhos é menor”, comenta a fisioterapeuta.
3. Fazer liberação miofascial: Esse tipo de manobra ajuda nas tensões musculares e no alívio da dor.
Como última dica, a fisioterapeuta explica que se as dores, o desconforto não passar, a saída mais ideal é procurar um fisioterapeuta e começar um tratamento. Para saber mais sobre dores, causas e tratamentos, acesse: www.institutotrata.com.br