Confira algumas dicas importantes para que sua corrida torne-se mais prazerosa e mais segura:
- Procure saber quais grupos musculares são mais exigidos e no seu exercício e alongue-os antes de começar. Com isso diminua os riscos de se machucar.
- Quando terminar qualquer exercício, não tenha pressa de ir logo embora. É o momento de relaxar e soltar a musculatura que recebeu a carga. E não adianta deixar pra mais tarde nem pra o outro dia.
- Os alongamentos não precisam ser feitos somente antes ou depois de um esforço físico. Você pode fazer deles um exercício diário. Para isso, reserve, se possível, de 10 a 20 minutos do seu dia para eles. Além de conseguir todos os benefícios vistos aqui, se você alongar depois que acordar irá enfrentar seu dia com maior disposição.
- No calor só use modelos leves, bem arejados, que cubram a menor área corporal possível;
- No frio use leggings, moletons, camisetas sobre postas, luvas e bonés;
- Prefira os tecidos que não retêm calor como o CoolMax e de cores claras.
- Não use agasalhos pesados para transpirar e jamais use sacos de lixos ou qualquer outro plástico para transpirar durante a corrida;
- Procure adotar roupas que possuam material reflexivo localizado na frente e nas costas aumentando a segurança de sua corrida.
- Escolha um tênis bem acolchoado, com certa folga para os pés.
- Na hora de encarar as subidas, procure equilibrar o esforço movimentando os braços num ângulo de 90 graus mais energeticamente e sempre na lateral do corpo.
- Quanto às descidas ainda que pareçam fáceis, muito cuidado com elas. O corpo passa a pesar até quatro vezes mais e é seu joelho que vai sentir essa sobrecarga. O segredo é diminuir o ritmo e a passada, inclinando o corpo um pouco para trás.
- É importante complementar os treinamentos de corrida com pelo menos duas sessões semanais de exercícios de fortalecimento (musculação).
- Se você quer fazer da corrida um hábito diário, reserve um ou dois dias para descansar. Atividades na água, como natação ou hidroginástica, são boas opções para recuperar a musculatura.
- Corra num ritmo confortável, que lhe permita conversar tranqüilamente com um colega sem ficar ofegante. Se necessário, comece caminhando.
- Muitas vezes o esforço excessivo leva o corredor a perder o controle da respiração, ocasionando dor no lado ou no baço, como muita gente diz. Diminua o ritmo e respire pausadamente até que a dor desapareça.
- Tenha no mínimo três refeições diárias (café da manhã, almoço e jantar) e intercale-as com mais três intermediárias. O importante é estar atento para não ficar três horas sem colocar nenhum alimento na boca.
- Adquira o hábito de se alimentar logo na primeira hora após o exercício, que é quando seu metabolismo ainda esta em processo acelerado.
- Na hora de se alongar, preste atenção na respiração, inspirando lentamente pelo nariz e soltando o ar pela boca. Assim, você consegue alongar mais e sentir o músculo que está sendo trabalhado.
- Faça movimentos estáticos e não de insistência (balançando o corpo) para não se machucar.
- Você pode ter mais facilidade para alongar de um lado do que de outro e sentir mais dificuldade de realizar os movimentos em determinados dias. As mudanças climáticas interferem no organismo.
- Nos exercícios de membros superiores, mantenha as pernas afastadas, os joelhos semi-flexionados e o quadril encaixado.
- Para os membros inferiores, tenha cuidado com a postura. Ombros devem estar alinhados, abdome sempre contraído e quadril encaixado.
Este texto foi escrito por: Wanderlei de Oliveira