Definida seleção masculina do Fast Triathlon

Redação Webrun | Triathlon · 14 jan, 2003

Juraci foi selecionado para a disputa do Fast Triathlon masculino (foto: Fernanda Paradizo)
Juraci foi selecionado para a disputa do Fast Triathlon masculino (foto: Fernanda Paradizo)

A equipe brasileira que vai disputar o 3º Mundialito Cidade de Santos de Fast Triathlon Masculino, no próximo dia 9, em Santos, foi definida domingo (dia 12) na seletiva realizada na Cidade. Comprovando porque estão entre os melhores do Circuito Mundial e com grandes chances de disputar os Jogos Olímpicos de Atenas, em 2004, o brasiliense Leandro Macedo, o santista Paulo Henrique Miyasiro, o Shiro, e o curitibano Juraci Moreira Júnior garantiram as vagas.

A competição foi realizada logo após o Mundialito Feminino, que teve dobradinha brasileira com Carla Moreno e Sandra Soldan. Foram 25 competidores de 10 estados, que disputaram três baterias com 250 metros de natação, 4.200 metros de ciclismo e 1.350 metros de corrida. Aos 34 anos de idade, Leandro (Pão de Açúcar Club), o mais experiente triatleta do Brasil, não deu chances aos adversários, vencendo as três disputas.

Para a alegria da grande torcida local, Paulo Miyasiro (Memorial/ Pão de Açúcar Club/ Unimonte/ PMS) também teve um desempenho muito forte, chegando em 2º lugar nas duas primeiras baterias e em 3º lugar na última, invertendo o resultado com Juraci (Pão de Açúcar Club), que hoje figura na 23ª colocação no ranking mundial. O também santista Fred Monteiro ficou em 4º lugar na classificação final e será o reserva do time.

Para Leandro, que foi o 14º colocado nos Jogos Olímpicos de Sydney, em 2000, e compete no triathlon há 17 anos, este tipo de prova é ideal para quem tem muita experiência.

“Porque você tem de saber fazer a curva certa, não perder tempo na transição. Isso você só adquire com o tempo”, destacou o triatleta.Vim muito bem treinado para esta prova e apostava tudo na corrida. Os meus desempenhos na natação e ciclismo me surpreenderam. Fui bem em todas as baterias”, acrescentou Leandro, que está em 52º lugar no ranking mundial e tem como objetivo principal garantir vaga para os Jogos Olímpicos de Atenas, em 2004. “Este ano, a prioridade é uma medalha nos Jogos Pan-Americanos”, completa.

Sabor especial: Para Shiro, a conquista da vaga teve um sabor especial, por estar competindo na cidade onde mora e treina. “Tive um prazer a mais de competir em Santos e garantir esta vaga com toda esta torcida. Como viajo muito para o Circuito Mundial, não tenho oportunidade de disputar provas aqui. Agora vou representar o meu País na minha Cidade no Mundialito no dia 9. Vai ser ótimo”, ressaltou Shiro, que está com 27 anos de idade e ocupa a 60ª colocação no ranking mundial.

Melhor nadador de triathlon do País e um dos melhores do Mundo, ele saiu do mar na frente em todas as baterias. No ciclismo pedalou muitas vezes na frente e na corrida esteve sempre junto de Leandro e Juraci. Apesar da grande performance, Shiro quer melhorar mais e faz uma autocrítica: “Preciso fazer agora um trabalho mais de base. Me senti um pouco lento e posso melhorar muito”, afirmou o vice-campeão brasileiro de triathlon.

Juraci, atual campeão nacional, também está motivado e quer fazer bonito no Mundialito. “Gostei do meu desempenho, principalmente por ser uma prova rápida e diferente das habituais. Tenho pouco menos de um mês para concentrar toda a preparação neste estilo e espero chegar muito bem. Eu queria ter vencido pelo menos uma bateria. Não deu, mas vou tentar no Mundialito”, destacou Juraci, que está com 23 anos de idade e, assim como Leandro, participou de todas as disputas de Fast Triathlon no Brasil.

Mesmo ocupando a reserva, Fred comemorou muito a performance. “Estou extremamente satisfeito, porque esta prova foi muito forte e só fui superado pelos atletas que estão no Circuito Mundial. Mesmo estando na condição de reserva, considero este resultado uma vitória, porque estou sem patrocínio há alguns meses e competi na raça, na dedicação, no amor ao esporte”, afirmou Fred, que está com 28 anos de idade e tem o apoio da LVC e Vit Shop.

Outro santista, Mauro Miyasiro (Unimonte), primo de Shiro, também foi destaque e chegou perto da vaga, mas sofreu uma queda no ciclismo na última bateria, perdendo as chances de estar na equipe. Nas duas primeiras fases, ficou em 4º lugar, completando bem próximo dos vencedores. Na disputa decisiva, ele precisava superar Juraci para entrar no time. Estava na frente, quando perdeu o controle na curva. “Estava muito bem e dava para chegar”, lamentou Maurinho. “Agora é levantar a cabeça e pensar nas provas deste ano”, disse.

Este texto foi escrito por: Fabio Maradei

Tags

fast
 

Redação Webrun

Ver todos os posts

Releases, matérias elaboradas em equipe e inspirações coletivas na produção de conteúdo!