Equipe paquetá busca o pentacampeonato (foto: Divulgação)
O 15º Revezamento Volta à Ilha Asics reúne corredores com diferentes objetivos. Alguns participam pelo prazer de percorrer as belas paisagens de Florianópolis, mas muitos atletas vêm com espírito competitivo, buscando a vitória e a quebra de recordes. Entre as sete categorias, destacam-se algumas equipes que já colecionam troféus e correm atrás da superação de limites. O evento será no próximo sábado (24/04) com largada e chegada no trapiche da Avenida Beira-mar Norte em Florianópolis.
A Paquetá Esportes/Asics de Porto Alegre buscará o pentacampeonato na Categoria Aberta, a principal do evento. Temos o hábito de começar a preparação um ano antes, observando atletas e definindo estratégias, explica Eduardo Zdanowicv, coordenador da equipe. Na sexta-feira à noite, o grupo se reúne para um pequeno seminário e, ainda, para concentrar pensamentos positivos. Eles pretendem encarar o desafio de bater o recorde da competição de 8h22min50, estabelecido pelo Exército Brasileiro em 2002.
A dupla favorita para esta edição, a André Villarinho/Asics, é composta pelos goianos: Cleiser Alves dos Santos e Sinei Lucio Mendanha. Cleiser foi vencedor da categoria no ano passado, mas com uma parceria diferente. Já Sinei foi descoberto há três anos e divide o tempo entre o treinamento, o trabalho e a escola. André Villarinho, o treinador da dupla, pretende aliar a experiência de Cleiser na prova ao talento natural de Sinei para conseguir um bom resultado. Melhorar o tempo do ano passado já será um grande feito, afirma.
Outro time com troféu na estante é o Projeto Mulher de São Paulo. Campeãs em 2004, elas acham que a vitória não deve ser o objetivo principal em uma corrida como o Revezamento Volta à Ilha e, sim, a consequência de um trabalho bem feito. Confiamos bastante na nossa força e formação e daremos nosso melhor, vencer é relativo, diz a atleta e treinadora da equipe, Cristina de Carvalho. Ela lembra que a equipe foi pioneira na categoria feminina no evento.
Este texto foi escrito por: Webrun