Colucci e Carla Moreno vencem com sobra o Triathlon Internacional de Santos

Redação Webrun | Triathlon · 20 fev, 2011

Carla Moreno saiu da água entre os cinco primeiros da geral (foto: Alexandre Koda/ www.webrun.com.br)
Carla Moreno saiu da água entre os cinco primeiros da geral (foto: Alexandre Koda/ www.webrun.com.br)

O triatleta brasileiro Reinaldo Colucci não deu chances aos adversários e sagrou-se tricampeão do Triathlon Internacional de Santos, disputado neste domingo (20/02) na cidade do litoral paulista. Ele marcou 1h48min01 e chegou com quase três minutos de vantagem para o segundo colocado. Já Carla Moreno, também correspondeu às expectativas e faturou o pentacampeonato.

Santos – O dia amanheceu quente na Baixada Santista e, pouco antes da largada, às 7h30, os termômetros da Avenida da Praia já marcavam 25˚C. A largada aconteceu na Praia do Boqueirão, às 8h, logo após a execução do Hino Nacional Brasileiro pela banda da Polícia Militar.

Nas duas primeiras voltas dos 1,5 quilômetro de natação, Colucci já liderava a prova e tinha a companhia de Virgílio de Castilho logo atrás. Num segundo pelotão estavam Marcus Ornellas, Santiago Ascenço e os demais representantes da elite.

Durante os 40 quilômetros de ciclismo houve um aumento de nebulosidade, deixando a temperatura mais amena, mas a umidade permanecia alta e castigava os atletas. Colucci mais uma vez foi soberano e fez a transição para a corrida em primeiro lugar com mais de um minuto de vantagem para os adversários.

Nos dez quilômetros da corrida a vantagem apenas aumentou e ele pôde administrar o ritmo para cruzar a linha de chegada em primeiro e se tornar tricampeão da prova. “Sofri um pouco com a umidade e também por não saber onde estavam meus adversários, já que após um trecho da bike eu liderava sozinho”, conta Colucci que já tem vaga praticamente garantida na Olimpíada.

“Só fiquei mais tranqüilo após o retorno da corrida, pois vi meus adversários atrás e pude manter o ritmo”, lembra o campeão que já venceu em 2009 e 2010. Após o Internacional ele disputará o Sesc Triathlon de Caiobá (PR) e voltará a se dedicar às provas que valem pontos para o Circuito Olímpico, com o objetivo de carimbar de vez o passaporte para Londres 2012. “Por esse motivo resolvi não correr o Ironman Brazil”, finaliza.

A segunda colocação ficou para Guilherme Manocchio, ao marcar 1h51min12. “Eu me preocupei muito com meus adversários e com a hidratação”, conta o vice-campeão, que pressionou muito durante a natação. “Eu tentei sair perto do Reinaldo e do Luiz Francisco, fiz um ritmo forte no ciclismo e saí bem para correr até ir para o tudo ou nada. Acelerei até ultrapassar o Luis, mesmo estando mal, para cruzar em segundo”, completa o curitibano, que disputará o Ironman Brasil.

A terceira posição ficou com Luis Francisco Ferreira, o Chicão, ao marcar 1h51min28. “Eu me senti bem na água, saí um pouco atrás do Colucci e achei que não valia a pena forçar mais do que devia. Pedalei bem, recuperei no meio da prova, entreguei a bike em segundo e achei que estava tudo certo”, lembra o atleta que saiu para correr já cansado. “Fiquei feliz que ninguém me pegou a não ser o Manocchio e o resultado está muito bom”, completa o mineiro que também estará no Ironman.

O pódio ficou completo com a presença de Marcus Ornellas e do Goiano Santiago Ascenço, que mais uma vez sofreu muito com a alta umidade de Santos.

Se no masculino a expectativa era com Reinaldo Colucci, no feminino o favoritismo de Carla Moreno não decepcionou. Apesar do cansaço na corrida, a triatleta foi líder nas três modalidades e cruzou a linha de chegada em 2h06min18, uma vantagem de mais de seis minutos sobre Vanessa Gianinni, segunda colocada com 2h12min23. “Vencer aqui é sempre uma alegria muito grande, porque foi neste lugar que conquistei minha primeira vitória no triathlon”, afirma a campeã que contou com uma grande torcida na platéia: familiares e amigos.

Esse é o quinto título do Internacional no currículo de Carla, que após um ano de 2010 cheio de realizações, espera vencer outras competições importantes. “Estou me preparando para o Mundial Militar, que acontece no segundo semestre no Rio de Janeiro, além dos Jogos Olímpicos de Londres”, conta a vencedora, que não participará do Ironman Brasil, visto que a prova tem um ritmo de treino diferente das disputas que ela pretende participar.

A segunda colocada, Vanessa Gianinni, se disse muito feliz com o resultado, já que essa foi a primeira prova que ela disputou desde agosto do ano passado, após se recuperar de uma lesão. “A primeira prova do ano é sempre mais complicada, mas consegui encaixar um bom ritmo e conquistar esse pódio”, ressalta a campineira, que tem treinado para o Ironman Brasil. “Estamos com uma equipe muito boa por lá, com treinos bem específicos”, completa.

Já Carolina Furriela, foi a terceira colocada com 2h14min02. “Eu me senti muito mal durante essa prova, realmente acho que poderia ter feito um tempo melhor. Mas como estou morando em Campinas há alguns meses, desacostumei com o clima da cidade”, conta a santista. “Além do calor, a água do mar estava quente”, completa.

Quem também subiu ao pódio foi Fernanda Garcia, com 2h14min52 na quarta colocação, e Ariane Monticeli, em quinto com 2h16min41.

Este texto foi escrito por: Alexandre Koda e Monique Barleben

Redação Webrun

Ver todos os posts

Releases, matérias elaboradas em equipe e inspirações coletivas na produção de conteúdo!