Veteranos

Saiba como deve ser feita a hidratação correta dos pés

Atletismo · 14 dez, 2011

Atletas e não atletas, não deixem de fazer a hidratação correta dos seus pés. O verão vem aí e com ele inúmeros patógenos (microorganismos que provocam doenças) que se desenvolvem no clima quente e úmido. Contudo, uma pele bem tratada se torna mais resistente à ação destes invasores.

Além de beber bastante água, utilize produtos específicos para cada área do corpo. Existem cremes para a manutenção e para a recuperação da pele. O pé também tem uma linha desenvolvida exclusivamente para ele.

Como no verão as pessoas utilizam mais calçados abertos, deve-se então utilizar produtos de melhor qualidade, ou seja, que façam uma hidratação profunda na pele, tratando todas as camadas e não somente que deixem aquela sensação de maciez que acaba rapidamente.

Caso você não saiba o que utilizar, procure um especialista, como um dermatologista ou um podólogo. Eles saberão orientá-lo a utilizar o produto ideal para seus pés.

Por enquanto é isso, boas férias e bom verão!

Para saber mais consulte nosso site, www.centralfeet.com.br

Confira também nossa entrevista no vídeo abaixo:

Ultramaratonista participa de lançamento de tênis minimalista

Caminhada · 25 nov, 2011

No dia seis de novembro, o ultramaratonista norte-americano Tony Krupicka esteve em Ilhabela, litoral de São Paulo, para um treino de 22 quilômetros de experimentação de um lançamento da New Balance. O atleta, que sempre cortou a sola dos tênis de corrida, participou do processo de desenvolvimento do modelo Minimus, um tênis minimalista que mantém a pisada natural, exige maior trabalho muscular e fortalece os múculos das pernas.

A corrida para testar o tênis largou por volta das 10h
A corrida para testar o tênis largou por volta das 10h
Junto com Tony, outros atletas e alguns convidados fizeram o percurso
Junto com Tony, outros atletas e alguns convidados fizeram o percurso
A corrida para teste do tênis aconteceu em Ilhabela, na trilha da Praia dos Castelhanos
A corrida para teste do tênis aconteceu em Ilhabela, na trilha da Praia dos Castelhanos
Os participantes percorreram 22 quilômetros na trilha
Os participantes percorreram 22 quilômetros na trilha
O tênis Minimus promete estimular músculos inferiores da perna
O tênis Minimus promete estimular músculos inferiores da perna
A trilha percorrida pelo atleta chega a 630 metros de altitude
A trilha percorrida pelo atleta chega a 630 metros de altitude
Tony conta que demorou de quatro a seis meses para se adaptar ao tênis minimalista
Tony conta que demorou de quatro a seis meses para se adaptar ao tênis minimalista
Os atletas se refrescaram na Cachoeira do Gato, no meio do percurso
Os atletas se refrescaram na Cachoeira do Gato, no meio do percurso
Depois dos 22 quilômetros percorridos, Tony e os outros participantes chegaram a Praia dos Castelhanos
Depois dos 22 quilômetros percorridos, Tony e os outros participantes chegaram a Praia dos Castelhanos
Tony afirma que achou a praia muito bonita e se divertiu muito durante a trilha
Tony afirma que achou a praia muito bonita e se divertiu muito durante a trilha

Webrun promove Saldão de fim de ano com fotos a R$ 9,90

Atletismo · 23 nov, 2011

Pegando carona as comemorações de fim de ano, o Webrun preparou um presente especial para seus leitores e resolveu fazer um saldão com fotos a R$ 9,90. E quem comprar pelo menos 11 fotos o desconto será ainda maior, já que cada uma sairá por R$ 7,90.

São válidos para a promoção todos os eventos fotografados a partir de 2004 até 30 de setembro de 2011, com exceção do Ironman Brasil e Ironman Brasil 70.3. Vale lembrar que esses valores são válidos apenas para os formatos digitais.

Para buscar fotos nos eventos, clique aqui.

Confira fotos da Maratona de Curitiba

Caminhada · 23 nov, 2011

Em 20 de novembro ocorreu a Maratona de Curitiba, na capítal paranaense. O evento contou com a tradicional prova de 42,195 quilômetros - considerada uma das três mais difíceis do Brasil -, corrida de dez quilômetros e caminhada, de cinco.

Confira algumas fotos da Maratona de Curitiba:

Fotos: Paulo Gomes/ www.webrun.com.br

Primeira largada foi entre os cadeirantes, Rayan de Souza e Silva chegou em segundo
Primeira largada foi entre os cadeirantes, Rayan de Souza e Silva chegou em segundo
Largada da Maratona foi às 7h
Largada da Maratona foi às 7h
Cerca de três mil participantes se inscreveram para o evento
Cerca de três mil participantes se inscreveram para o evento
Vanderlei Cordeiro de Lima foi o padrinho da prova
Vanderlei Cordeiro de Lima foi o padrinho da prova
Percurso na capital paranaense é considerado um dos mais difíceis do Brasil
Percurso na capital paranaense é considerado um dos mais difíceis do Brasil
Largada e chegada foram no Centro Cívico de Curitiba
Largada e chegada foram no Centro Cívico de Curitiba
Maratona de Curitiba também teve corrida de dez quilômetros
Maratona de Curitiba também teve corrida de dez quilômetros
Corredores elogiaram a organização do evento
Corredores elogiaram a organização do evento
Caminhada de cinco quilômetros foi uma das opções oferecidas aos inscritos
Caminhada de cinco quilômetros foi uma das opções oferecidas aos inscritos
Elisângela Socorro foi a vencedora na prova de dez quilômetros
Elisângela Socorro foi a vencedora na prova de dez quilômetros
Terceiro na Maratona, queniano Sammy Kibet Rotich completou a prova com dores
Terceiro na Maratona, queniano Sammy Kibet Rotich completou a prova com dores
Prova foi disputada na manhã de 20 de novembro
Prova foi disputada na manhã de 20 de novembro

Atletas intensificam preparação para a São Silvestre

Corridas de Rua · 22 nov, 2011

Falta pouco para a Corrida Internacional de São Silvestre, que já está próxima de atingir 25 mil inscrições, e as assessorias esportivas do país intensificam os treinos dos atletas para prepará-los para a prova, que tem pontos de subida como a da Brigadeiro.

"É preciso fortalecer os músculos da perna com musculação e mais rodagem pegando subidas. A prova tem vários trechos com oscilação, incluindo as descidas. Isso faz força contrária e o impacto, principalmente o posterior da coxa, é maior", conta Adriano Bastos, atleta e treinador.

As dicas de especialistas servem para quem já corre e faz provas de dez quilômetros. Para quem não treina o conselho do professor Fábio Britto é focar em 2012. "É preciso, no mínimo, uma rodagem de três meses para encarar a São Silvestre de maneira segura para quem está parado. Por isso, o correto é procurar um médico e começar a treinar", conta Britto.

As inscrições para a São Silvestre estão em sua fase final. Para garantir uma vaga, basta acessar o site www.saosilvestre.com.br.

Copa do Mundo de Triathlon retorna ao México pela segunda vez em 2011

Triathlon · 05 out, 2011

O México vai sediar, pela segunda vez no ano, a Copa do Mundo de Thriatlon da ITU (União Internacional de Triathlon). O evento acontecerá em Huatulco, no próximo domingo, nove de outubro. A largada será às 8h para as mulheres e às 10h45 para os homens. Esse é um ano emocionante para o México, já que o país sediará duas vezes a Copa do Mundo e os jogos Pan-Americanos em Guadalajara.

O evento de domingo contará com a presença de atletas notáveis: o campeão inaugural Kris Gemmell e Matt Chrabot, vencedor da competição de 2009. O grande desafio dos competidores será enfrentar o português João Silva, que venceu, há algumas semanas, a etapa do Circuito Mundial em Yokohama. Na corrida feminina, a novidade é a volta da atleta de maior sucesso da Copa do Mundo, Vanessa Fernandes, que estava parada há 12 meses e acaba de voltar às provas da categoria.

É o quarto ano seguido que Huatulco sediará uma etapa da Copa do Mundo de Triathlon. Em 2008, a vitória foi de Kris Gemmell e Samantha Warriner; em 2009 Matt Chrabot e a japonesa Ai Ueda foram os campeões; e no ano passado Ueda manteve o título feminino e o campeão da prova masculina foi Javier Gomez.

O percurso terá 1,5 quilômetros de natação, 40 quilômetros de bicicleta e 10 quilômetros de corrida, com uma pequena colina no início. A cobertura da competição em tempo real estará disponível em www.triathlon.org

Inscrições para Circuito Longevidade Brasília terminam nessa quinta

Caminhada · 05 out, 2011

Quem estiver interessado em participar do Circuito de Corrida e Caminhada da Longevidade em Brasília (DF) deve fazer as inscrições nessa quarta-feira para a prova que será realizada no próximo domingo, nove de outubro, na Praça Buriti. Os participantes também poderão contar com um bicicletário no local da prova.

É a primeira vez que Brasília recebe o Circuito da Longevidade. O evento terá uma corrida de seis quilômetros, que largará às 8h15 e uma caminhada de três, às 9h15. Os kits serão distribuídos no dia oito de outubro, das 9h às 17h, na arena do evento.

As próximas etapas serão em Belo Horizonte, Curitiba, São Paulo, Porto Alegre e Rio de Janeiro. Para fazer as inscrições para a etapa de Brasília e as seguintes, os interessados devem acessar o site www.corridadalongevidade.com.br

Alemão de 85 anos disputa etapa de São Paulo do Circuito Caixa

A etapa de São Paulo do Circuito de Corridas Caixa 2011, disputada nesse domingo (02/10), atraiu em torno de duas mil pessoas para correr os dez ou cinco quilômetros pela Avenida Pacaembu e Elevado Costa e Silva.

Além dos atletas de elite que lutaram pela premiação e pelos pontos no ranking nacional de corridas de rua, o Ranking Caixa/CBAt 2011, a etapa teve a participação de corredores amadores de diferentes perfis, como o alemão Walter Sommerfeld, de 85 anos.

No Brasil há 60 anos, Walter diz que corre desde os 15 e elogia o percurso. “O trajeto é maravilhoso, sempre corro aqui. É ótimo”, conta o veterano. Apesar de feliz por ter completado a prova de cinco quilômetros, um detalhe na organização o deixou insatisfeito.

“A prova foi muito bacana, mas o guarda-volumes é o fim do mundo! Fiquei uma hora na fila e algumas pessoas ainda ficaram lá por um bom tempo quando saí”, explica o alemão, sobre o processo de retirada dos pertences dos corredores ao final do evento.

Edinalva da Silva Nunes, que correu os dez quilômetros, também dá sua opinião sobre a aglomeração no guarda-volumes. “Nós, os atletas, também somos culpados. Se todos fizessem fila em vez de tumultuar não seria essa bagunça”, esclarece a fundista, que ficou entre as três primeiras em 24 das 25 etapas do Circuito Popular de Corridas de Rua da Cidade de São Paulo em 2011.

“Treino todos os dias, menos de sábado”, justifica a corredora, primeira em sua categoria (45-49) na prova da Caixa, com o tempo de 40min54. “Em seis meses e meio só não competi em um domingo”, diz a atleta, que corre há 16 anos.

Um corredor que também chamou atenção foi Clemente Medeiros. Fantasiado de palhaço, com peruca rosa, óculos extravagantes, macacão de bolinhas com duas bolas de plástico nas costas, meiões coloridos, tênis trocados e com uma buzina nas mãos, Clemente brincava com os corredores e equipes de apoio por onde passava.

“Há sete anos faço isso, é muito gostoso. Interajo com público e atletas, contagio todos e eles me incentivam da mesma forma”, afirma o palhaço. Segundo ele, a fantasia não atrapalha seu rendimento. “Já me adaptei, não afeta em nada”, diz, antes de ouvir um galanteio brincalhão de outro corredor. “Tá vendo? É isso que me motiva”, finaliza Clemente.


Alemão de 85 anos disputa etapa de São Paulo do Circuito Caixa

Corridas de Rua · 03 out, 2011

A etapa de São Paulo do Circuito de Corridas Caixa 2011, disputada nesse domingo (02/10), atraiu em torno de duas mil pessoas para correr os dez ou cinco quilômetros pela Avenida Pacaembu e Elevado Costa e Silva.

Além dos atletas de elite que lutaram pela premiação e pelos pontos no ranking nacional de corridas de rua, o Ranking Caixa/CBAt 2011, a etapa teve a participação de corredores amadores de diferentes perfis, como o alemão Walter Sommerfeld, de 85 anos.

No Brasil há 60 anos, Walter diz que corre desde os 15 e elogia o percurso. “O trajeto é maravilhoso, sempre corro aqui. É ótimo”, conta o veterano. Apesar de feliz por ter completado a prova de cinco quilômetros, um detalhe na organização o deixou insatisfeito.

“A prova foi muito bacana, mas o guarda-volumes é o fim do mundo! Fiquei uma hora na fila e algumas pessoas ainda ficaram lá por um bom tempo quando saí”, explica o alemão, sobre o processo de retirada dos pertences dos corredores ao final do evento.

Edinalva da Silva Nunes, que correu os dez quilômetros, também dá sua opinião sobre a aglomeração no guarda-volumes. “Nós, os atletas, também somos culpados. Se todos fizessem fila em vez de tumultuar não seria essa bagunça”, esclarece a fundista, que ficou entre as três primeiras em 24 das 25 etapas do Circuito Popular de Corridas de Rua da Cidade de São Paulo em 2011.

“Treino todos os dias, menos de sábado”, justifica a corredora, primeira em sua categoria (45-49) na prova da Caixa, com o tempo de 40min54. “Em seis meses e meio só não competi em um domingo”, diz a atleta, que corre há 16 anos.

Um corredor que também chamou atenção foi Clemente Medeiros. Fantasiado de palhaço, com peruca rosa, óculos extravagantes, macacão de bolinhas com duas bolas de plástico nas costas, meiões coloridos, tênis trocados e com uma buzina nas mãos, Clemente brincava com os corredores e equipes de apoio por onde passava.

“Há sete anos faço isso, é muito gostoso. Interajo com público e atletas, contagio todos e eles me incentivam da mesma forma”, afirma o palhaço. Segundo ele, a fantasia não atrapalha seu rendimento. “Já me adaptei, não afeta em nada”, diz, antes de ouvir um galanteio brincalhão de outro corredor. “Tá vendo? É isso que me motiva”, finaliza Clemente.

Conheça dicas para manter a saúde do seu coração

Dia 29 de setembro é o Dia Mundial do Coração, data instituída pela Federação Mundial do Coração – World Heart Federation – para incentivar ações de prevenção contra os malefícios coronários. As campanhas visam conscientizar a população – atletas ou sedentários – não apenas sobre a realização de exames preventivos, mas também quanto à adoção de hábitos alimentares saudáveis e a prática esportiva.

“É uma data para reforçar as ações de prevenção”, conta o Dr. Marcelo Cantarelli, cardiologista da Angiocardio e diretor da Sociedade Brasileira de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista. O Dr. Marcelo lembra que o número de mortes por enfarto em mulheres no mundo é seis vezes maior do que por câncer de mama. “É a segunda causa de morte no País, 300 mil pessoas por ano morrem de enfarto de miocárdio no Brasil. No mundo são mais de 17 milhões”.

Segundo o doutor, o primeiro passo que uma pessoa deve dar no Dia Mundial do Coração é se perguntar “O que eu já fiz pelo meu coração?”, como explica ele. “Muitas doenças não são detectadas até estarem em um estágio avançado. É um órgão interno, às vezes tem algo errado, mas não está aparente”, diz o Dr. Marcelo.

Hoje em dia, a procura pelos exames antes do início de uma prática esportiva é mais comum no Brasil. “Há uma educação maior quanto a isso, o brasileiro já criou essa cultura”, comenta o médico.

“A primeira coisa é ir ao médico para medir se o coração é saudável como se pensa”, afirma. Para quem já pratica atividade física, o recomendado é que nesse exame seja realizado um teste de esforço físico para saber se o coração responde normalmente à demanda do corpo.

O cardiologista alerta para quem resolve começar a correr sem conhecer sua condição. “O teste é que pode dizer se ele pode correr”, esclarece. Um teste ergométrico avalia as reações cardiovasculares do indivíduo, como pressão, frequência cardíaca e possíveis arritmias.

A partir desse momento, caso não apresente irregularidades e nem fatores de risco – como pressão alta, obesidade, sedentarismo, estresse, colesterol alto, diabetes, tabagismo ou herança familiar – a pessoa pode começar a prática das atividades físicas. Em caso contrário, evidentemente, deve se iniciar o combate ao fator de risco em questão.

Exercícios são aliados do coração - Para o Dr. Marcelo, hábitos saudáveis são fundamentais para o bom funcionamento do órgão. “Cuidados com a alimentação e atividade física regular auxiliam no combate aos fatores de risco”, conta o médico.

A prática de exercícios regula a pressão, diminui o grau de glicemia, combate a obesidade, o stress e auxilia na substituição de vícios, como o tabagismo. “A pessoa substitui o vício no cigarro pelo vício saudável em endorfina – o hormônio liberado pela atividade física que dá prazer”, esclarece.

Não é necessário ser um superatleta para reduzir os riscos. “Uma caminhada de no mínimo 30 minutos por dia, três vezes por semana, já é o suficiente para uma pessoa não ser considerada sedentária”, explica Dr. Marcelo.

Alimentação não precisa ser radical - Uma alimentação balanceada não é sinônimo de comida sem sabor. “O mais importante é que a pessoa tenha conhecimento do que é bom e do que é ruim para o organismo”, comenta o especialista. O médico acrescenta que é preciso ter a consciência do que não faz bem e saber dosar, sem ser radical. “Não precisa deixar de comer a pizza no final de semana”, brinca o doutor.

“É só saber que comidas tem excesso de gorduras saturadas e evitar abusos de sal ou açúcar”, conta ele. Uma alimentação que inclua legumes, verduras, grãos e cereais é o mais indicado. Carnes e massas são permitidas, mas deve-se evitar as mais gordurosas ou que levem muito molho. “Prefira uma carne grelhada a um strogonoff”, comenta.

Azeite e castanhas são mais calóricos – não indicados para quem quer emagrecer - mas extremamente saudáveis para o coração. “Basta incluí-los na sua alimentação. Pouco a pouco você vai se reeducando”, conclui o cardiologista.


Conheça dicas para manter a saúde do seu coração

Atletismo · 29 set, 2011

Dia 29 de setembro é o Dia Mundial do Coração, data instituída pela Federação Mundial do Coração – World Heart Federation – para incentivar ações de prevenção contra os malefícios coronários. As campanhas visam conscientizar a população – atletas ou sedentários – não apenas sobre a realização de exames preventivos, mas também quanto à adoção de hábitos alimentares saudáveis e a prática esportiva.

“É uma data para reforçar as ações de prevenção”, conta o Dr. Marcelo Cantarelli, cardiologista da Angiocardio e diretor da Sociedade Brasileira de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista. O Dr. Marcelo lembra que o número de mortes por enfarto em mulheres no mundo é seis vezes maior do que por câncer de mama. “É a segunda causa de morte no País, 300 mil pessoas por ano morrem de enfarto de miocárdio no Brasil. No mundo são mais de 17 milhões”.

Segundo o doutor, o primeiro passo que uma pessoa deve dar no Dia Mundial do Coração é se perguntar “O que eu já fiz pelo meu coração?”, como explica ele. “Muitas doenças não são detectadas até estarem em um estágio avançado. É um órgão interno, às vezes tem algo errado, mas não está aparente”, diz o Dr. Marcelo.

Hoje em dia, a procura pelos exames antes do início de uma prática esportiva é mais comum no Brasil. “Há uma educação maior quanto a isso, o brasileiro já criou essa cultura”, comenta o médico.

“A primeira coisa é ir ao médico para medir se o coração é saudável como se pensa”, afirma. Para quem já pratica atividade física, o recomendado é que nesse exame seja realizado um teste de esforço físico para saber se o coração responde normalmente à demanda do corpo.

O cardiologista alerta para quem resolve começar a correr sem conhecer sua condição. “O teste é que pode dizer se ele pode correr”, esclarece. Um teste ergométrico avalia as reações cardiovasculares do indivíduo, como pressão, frequência cardíaca e possíveis arritmias.

A partir desse momento, caso não apresente irregularidades e nem fatores de risco – como pressão alta, obesidade, sedentarismo, estresse, colesterol alto, diabetes, tabagismo ou herança familiar – a pessoa pode começar a prática das atividades físicas. Em caso contrário, evidentemente, deve se iniciar o combate ao fator de risco em questão.

Exercícios são aliados do coração - Para o Dr. Marcelo, hábitos saudáveis são fundamentais para o bom funcionamento do órgão. “Cuidados com a alimentação e atividade física regular auxiliam no combate aos fatores de risco”, conta o médico.

A prática de exercícios regula a pressão, diminui o grau de glicemia, combate a obesidade, o stress e auxilia na substituição de vícios, como o tabagismo. “A pessoa substitui o vício no cigarro pelo vício saudável em endorfina – o hormônio liberado pela atividade física que dá prazer”, esclarece.

Não é necessário ser um superatleta para reduzir os riscos. “Uma caminhada de no mínimo 30 minutos por dia, três vezes por semana, já é o suficiente para uma pessoa não ser considerada sedentária”, explica Dr. Marcelo.

Alimentação não precisa ser radical - Uma alimentação balanceada não é sinônimo de comida sem sabor. “O mais importante é que a pessoa tenha conhecimento do que é bom e do que é ruim para o organismo”, comenta o especialista. O médico acrescenta que é preciso ter a consciência do que não faz bem e saber dosar, sem ser radical. “Não precisa deixar de comer a pizza no final de semana”, brinca o doutor.

“É só saber que comidas tem excesso de gorduras saturadas e evitar abusos de sal ou açúcar”, conta ele. Uma alimentação que inclua legumes, verduras, grãos e cereais é o mais indicado. Carnes e massas são permitidas, mas deve-se evitar as mais gordurosas ou que levem muito molho. “Prefira uma carne grelhada a um strogonoff”, comenta.

Azeite e castanhas são mais calóricos – não indicados para quem quer emagrecer - mas extremamente saudáveis para o coração. “Basta incluí-los na sua alimentação. Pouco a pouco você vai se reeducando”, conclui o cardiologista.

Barriga de chope: os riscos para a saúde

A gordura abdominal, conhecida também como: barriga de cerveja (ou de chopp), pochete, pneu, panceps, entre outras denominações populares, não é apenas um problema estético, mas um grande problema para a saúde da população. Recentemente o Ibge divulgou um estudo em que 50,1% dos homens e 48% das mulheres acima dos 20 anos estão acima do peso segundo o IMC (fórmula que usa peso e altura para estabelecer estado nutricional). Isso demonstra uma mudança no perfil nutricional da população.

Antes o problema era a desnutrição infantil, agora, o problema é a obesidade infantil. E se a população agora adulta pertence ao período de um número maior de desnutrição infantil, é melhor nem imaginar o futuro das crianças obesas.

Com esta mudança de perfil nutricional, a expectativa de vida que só cresceu nos últimos 100 anos pode começar a cair, pois o excesso de peso acarreta problemas de saúde como: hipercolesterolemia, hipertrigliceridemia, diabetes, hipertensão arterial, infarto, entre outras doenças, que podem levar à morte mais precocemente.

A circunferência abdominal além do limite aumenta a chance de infartos. Foto: domínio público
A circunferência abdominal além do limite aumenta a chance de infartos. Foto: domínio público

E uma grande vilã deste novo momento, é a gordura abdominal. A associação do sedentarismo com uma alimentação desbalanceada resulta em aumento de peso, que muitas vezes leva ao acúmulo de gordura na região abdominal. E esta gordura já é classificada como um fator de risco para doenças do coração.

A Diretriz Brasileira da Sociedade de Cardiologia recomenda que a circunferência abdominal (a fita métrica deva estar em cima da cicatriz umbilical) deve estar abaixo de 90 cm nos homens, e abaixo de 80 cm nas mulheres. E eu posso afirmar pela minha experiência em consultório que grande parte da população está bem acima do valor recomendado.

A circunferência abdominal além do limite aumenta a chance de infartos. Foto: domínio público
A circunferência abdominal além do limite aumenta a chance de infartos. Foto: domínio público

Sabendo que o problema da barriga proeminente é mais do que estético e sim um enorme risco pra saúde, podendo levar até mesmo a morte, qual a solução para resolver este problema?

Soluções - A regra para solucionar o problema é clara: mudança de estilo de vida. O que significa isso? Dieta adequada, atividade física e repouso adequado. A associação destes itens resulta em uma diminuição significativa da gordura abdominal e dos níveis sanguíneos de colesterol, triglicérides e glicose, além de melhorar os níveis de pressão arterial.

A dieta ideal segue as seguintes premissas:

  • pouca gordura animal: trocar leite integral pelo desnatado, não consumir
  • carnes gordas e jamais comer a gordura da picanha e a pele do frango;
  • rica em fibras: consumir pelo menos quatro porções de legumes, verduras e frutas por dia;
  • pobre em açúcar simples: evitar tudo que contenha açúcar em sua
  • composição como os doces, bolos, sorvetes.
  • pobre em ácidos graxos trans: não consumir alimentos indrustrializados que contenham gordura vegetal hidrogenada;
  • rica em ácidos graxos insaturados: que são os famosos ômega 3 (soja, canola, linhaça, peixes de águas frias) e ômega 6 (óleos vegetais de soja, milho e girassol);
  • rica em antioxidantes: encontrados nas frutas, legumes e verduras, grão, sementes, castanhas, ervas, chás.

    Associada a uma dieta adequada, é importante realizar atividade física de três a seis vezes por semana, de 30 minutos a uma hora. A atividade irá aumentar o consumo de calorias pelo corpo, o que resulta em emagrecimento. É sempre importante lembrar que antes de iniciar uma atividade física um médico deve ser consultado para a realização de exames que avaliam a condição física do praticante e indica a atividade liberada para cada pessoa.

    Seguindo estas dicas, quem sabe no próximo resultado do Ibge conseguiremos melhorar um pouco este valor assustador de metade da população acima do peso? Boa sorte e seja feliz.


  • Barriga de chope: os riscos para a saúde

    Atletismo · 01 ago, 2011

    A gordura abdominal, conhecida também como: barriga de cerveja (ou de chopp), pochete, pneu, panceps, entre outras denominações populares, não é apenas um problema estético, mas um grande problema para a saúde da população. Recentemente o Ibge divulgou um estudo em que 50,1% dos homens e 48% das mulheres acima dos 20 anos estão acima do peso segundo o IMC (fórmula que usa peso e altura para estabelecer estado nutricional). Isso demonstra uma mudança no perfil nutricional da população.

    Antes o problema era a desnutrição infantil, agora, o problema é a obesidade infantil. E se a população agora adulta pertence ao período de um número maior de desnutrição infantil, é melhor nem imaginar o futuro das crianças obesas.

    Com esta mudança de perfil nutricional, a expectativa de vida que só cresceu nos últimos 100 anos pode começar a cair, pois o excesso de peso acarreta problemas de saúde como: hipercolesterolemia, hipertrigliceridemia, diabetes, hipertensão arterial, infarto, entre outras doenças, que podem levar à morte mais precocemente.

    A circunferência abdominal além do limite aumenta a chance de infartos. Foto: domínio público
    A circunferência abdominal além do limite aumenta a chance de infartos. Foto: domínio público

    E uma grande vilã deste novo momento, é a gordura abdominal. A associação do sedentarismo com uma alimentação desbalanceada resulta em aumento de peso, que muitas vezes leva ao acúmulo de gordura na região abdominal. E esta gordura já é classificada como um fator de risco para doenças do coração.

    A Diretriz Brasileira da Sociedade de Cardiologia recomenda que a circunferência abdominal (a fita métrica deva estar em cima da cicatriz umbilical) deve estar abaixo de 90 cm nos homens, e abaixo de 80 cm nas mulheres. E eu posso afirmar pela minha experiência em consultório que grande parte da população está bem acima do valor recomendado.

    A circunferência abdominal além do limite aumenta a chance de infartos. Foto: domínio público
    A circunferência abdominal além do limite aumenta a chance de infartos. Foto: domínio público

    Sabendo que o problema da barriga proeminente é mais do que estético e sim um enorme risco pra saúde, podendo levar até mesmo a morte, qual a solução para resolver este problema?

    Soluções - A regra para solucionar o problema é clara: mudança de estilo de vida. O que significa isso? Dieta adequada, atividade física e repouso adequado. A associação destes itens resulta em uma diminuição significativa da gordura abdominal e dos níveis sanguíneos de colesterol, triglicérides e glicose, além de melhorar os níveis de pressão arterial.

    A dieta ideal segue as seguintes premissas:

  • pouca gordura animal: trocar leite integral pelo desnatado, não consumir
  • carnes gordas e jamais comer a gordura da picanha e a pele do frango;
  • rica em fibras: consumir pelo menos quatro porções de legumes, verduras e frutas por dia;
  • pobre em açúcar simples: evitar tudo que contenha açúcar em sua
  • composição como os doces, bolos, sorvetes.
  • pobre em ácidos graxos trans: não consumir alimentos indrustrializados que contenham gordura vegetal hidrogenada;
  • rica em ácidos graxos insaturados: que são os famosos ômega 3 (soja, canola, linhaça, peixes de águas frias) e ômega 6 (óleos vegetais de soja, milho e girassol);
  • rica em antioxidantes: encontrados nas frutas, legumes e verduras, grão, sementes, castanhas, ervas, chás.

    Associada a uma dieta adequada, é importante realizar atividade física de três a seis vezes por semana, de 30 minutos a uma hora. A atividade irá aumentar o consumo de calorias pelo corpo, o que resulta em emagrecimento. É sempre importante lembrar que antes de iniciar uma atividade física um médico deve ser consultado para a realização de exames que avaliam a condição física do praticante e indica a atividade liberada para cada pessoa.

    Seguindo estas dicas, quem sabe no próximo resultado do Ibge conseguiremos melhorar um pouco este valor assustador de metade da população acima do peso? Boa sorte e seja feliz.