Atletismo · 24 jan, 2012
A marca esportiva Adidas anunciou na última terça-feira (24/01) o início da campanha Pegada Sustentável, cujo objetivo é promover diversas ações com o objetivo de minimizar os impactos ambientais causados pelo descarte inadequado dos calçados esportivos. Qualquer pessoa poderá descartar um tênis sem condições de uso em uma das lojas da marca espalhadas pelo Brasil.
De acordo com números apresentados pela Adidas, anualmente são consumidos 800 milhões de pares de tênis no Brasil, sendo 120 milhões calçados esportivos. A ideia é promover uma logística reversa, ou seja, retornar o produto de consumo para seu local de origem e estimular as pessoas a descartarem o que não tem mais utilidade.
Todo o processo será feito em parceria com a RCR Ambiental, empresa especializada em gestão de produtos não comercializáveis, que cuidará do processo de transporte e reutilização do material. Todos os calçados serão triturados e servirão como combustível para fornos de cimento, sempre seguindo as normas ambientais nacionais.
Estamos desenvolvendo um programa mais abrangente visando a Copa 2014. Mais do que um compromisso de desenvolvimento sustentável, temos aqui uma iniciativa de cidadania corporativa, afirma Fernando Basualdo, Diretor Geral da Adidas Brasil. Cada pessoa poderá levar seu tênis esportivo de qualquer marca e modelo a um dos pontos de coleta, onde vai assinar um termo de doação e receberá um brinde especial (ingresso para visitar o Museu do Futebol, no Estádio do Pacembu, em São Paulo).
A segunda fase do projeto prevê o desmembramento dos componentes dos calçados com o intuito de gerar subprodutos, como enchimentos de quadra, por exemplo. A cidade de São Paulo será a primeira a participar do projeto e, a partir de março, as demais praças também farão parte.
A Loja Conceito da Adidas em São Paulo funciona na Rua Oscar Freire, 1057, Cerqueira Cesar. Para conhecer os outros endereços, basta acessar o site oficial da marca, o www.adidas.com.br.
Atletismo · 23 jan, 2012
O verão começou oficialmente no dia 22 de dezembro e dura até o dia 20 de março, quando tem início o outono. Confira quais as principais medidas que devem ser tomadas na estação mais quente do ano quando for praticar atividades físicas atitudes simples podem evitar infortúnios.
Sol- Procure o horário de menor agressividade do Sol. Além de se cansar menos, você preserva sua pele.
Certifique-se também de utilizar proteção contra os raios solares ultravioleta a cada duas horas, no corpo e na cabeça. O filtro solar é um aliado importante nesta época.
Roupas e acessórios- Utilize proteção para os olhos em caso de excesso de luminosidade. Óculos escuros com filtragem certificada dos raios UV e viseiras ou bonés auxiliam neste ponto.
Utilize também roupas leves e próprias para a estação. Nada de roupas que impeçam a troca de calor com o ambiente, como abrigos de nylon. Algodão e tecidos com tecnologia dry fit ajudam a prevenir desidratação e hipertermia (aquecimento excessivo do corpo).
Hidratação- É necessário manter o corpo hidratado, evitando perda de peso excessiva. Suor com muito sal, urina escura ou turva são sinais de desidratação, bem como perda de até 2% do peso após o treino ou prova.
O uso de isotônicos é indicado para perdas mais intensas, mas diabéticos, hipertensos ou doentes renais devem evitar (assim como crianças e gestantes). Isotônico não é refrigerante e nem água, é calórico e contém carboidratos. Portanto, deve ser usado apenas como reposição, após atividades físicas.
A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) recomenda o uso de isotônicos apenas para atletas e esportistas, com prescrição de profissionais especializados, como nutricionistas ou médicos. Para se reidratar na primeira hora após os exercícios, tome apenas água ou suco de frutas para repor carboidratos e líquidos. Bebidas alcoólicas só após essa primeira hora.
Sódio e potássio- Ocorre maior risco de perda de sódio, o que leva a um quadro muito perigoso, a hiponatremia, que produz desde torpor até perda de consciência e parada cardíaca. Quanto ao potássio, sua diminuição no sangue durante a atividade física intensa também produz arritmias cardíacas perigosas.
A causa mais frequente de sua queda é pelo uso indevido de diuréticos para emagrecer ou então nos tratamentos médicos. Importante alertar que comer bananas não repõe o potássio necessário, pois para ser efetiva precisaríamos comer mais de oito bananas por dia.
Perda de peso pode ser perigosa - A perda de peso no verão geralmente se deve mais às perdas líquidas que, aliás, são rapidamente repostas ao se alimentar normalmente. Tome cuidado com a evolução de suas atividades, não forçando demais o corpo além dos limites.
Ao intensificar os exercícios sem estar preparado para emagrecer ou para conseguir atingir seu melhor desempenho rapidamente, correm-se vários riscos: desidratação, lesões musculares e tendinites. Isso sem falar no temido risco cardíaco de arritmias ou outras complicações dos exageros físicos.
Corridas de Rua · 19 jan, 2012
Nos últimos anos, além do crescimento dos praticantes de corrida de forma geral, também tem aumentado o número de pessoas idosas que praticam o esporte. Por esse motivo, o Laboratório de Biofísica da Escola de Educação Física e Esporte da USP iniciou um estudo que tem como objetivo entender melhor como os movimentos de um idoso diferem dos movimentos de um praticante jovem.
O perfil procurado pelos pesquisadores é de pessoas que corram há pelo menos um ano e tenham nos dez quilômetros um tempo menor ou igual a uma hora. A faixa etária da pesquisa é homens e mulheres entre 18 e 30 anos ou com mais de 65.
Para participar é necessário entrar em contato pelo telefone 11-3091-8735 ou pelo email [email protected]. Os voluntários ficarão à disposição do estudo durante um dia para avaliação do movimento com equipamentos de alta tecnologia exclusivos da Universidade.
Com o crescimento do público corredor no Brasil, surgiram também diversos produtos e serviços voltados ao esporte. Organizadoras de provas, marcas esportivas e veículos de comunicação foram alguns dos setores que se desenvolveram com a disseminação das corridas.
As assessorias esportivas são um exemplo bem-sucedido de investimento nessa tendência. Mas o que exatamente faz uma assessoria e o que ela pode fazer por um corredor?
O que é e como escolher- As assessorias são indicadas para todo mundo que corre, desde o iniciante ao competidor, conta Nelson Evêncio, colunista do Webrun e diretor da Nelson Evêncio Assessoria Esportiva. Segundo o treinador, é importante que o local onde a equipe trabalhe seja próximo ao trabalho ou residência do corredor.
Além disso, Nelson indica que os interessados avaliem o currículo dos profissionais que compõem a assessoria. Tem que treinar com alguém que tenha registro no Conselho Regional de Educação Física (CREF). Se não tem o CREF não pode orientar atividades físicas, afirma.
Os horários de treinamento variam entre as assessorias. Normalmente são treinos em grupos de manhã e à noite. Fora desses horários atendem alguns treinos, mas individuais, pondera o treinador, presidente da Associação dos Treinadores de Corrida de São Paulo.
O que oferece- Em termos gerais, uma assessoria esportiva provê avaliação, montagem e acompanhamento do treino, como define Nelson. É feito um planejamento individual para cada aluno, de acordo com seus objetivos.
Se a meta é correr uma maratona em dezembro, fazemos o planejamento de agora até lá com as etapas que a pessoa tem que cumprir para completar os 42 quilômetros. Além disso, é oferecido o apoio técnico em provas, com estrutura específica e atendimento à distância para as dúvidas dos atletas. Também são feitos exercícios de fortalecimento e equilíbrio para alunos que não estão associados a alguma academia, diz.
O professor afirma também que dois pontos subjetivos fazem a diferença para as pessoas optarem pelos serviços de uma assessoria. Um é o incentivo, o outro é a socialização. Uma coisa é treinar sozinho, outra é ter alguém te motivando e fazer parte de uma equipe, explica.
Não é regra- A pessoa não é obrigada a treinar em uma assessoria, esclarece Nelson. Mas é importante que ela tenha um treinador para fazer o seu treino, alguém que estudou para isso, que sabe os tempos de recuperação, afirma.
Segundo o técnico, uma pessoa que treina sozinha corre riscos maiores de lesão por não saber dosar a carga e não ter ninguém para freá-la, diz, antes de concluir: O professor que conhece seu aluno pode conscientizá-lo de quando não deve passar dos limites e quando ele pode ir além se estiver muito bem, define.
Para os interessados em contratar uma assessoria, o Webrun tem uma relação de parceiras no site. Clique aqui para conferir a lista.
Atletismo · 18 jan, 2012
Com o crescimento do público corredor no Brasil, surgiram também diversos produtos e serviços voltados ao esporte. Organizadoras de provas, marcas esportivas e veículos de comunicação foram alguns dos setores que se desenvolveram com a disseminação das corridas.
As assessorias esportivas são um exemplo bem-sucedido de investimento nessa tendência. Mas o que exatamente faz uma assessoria e o que ela pode fazer por um corredor?
O que é e como escolher- As assessorias são indicadas para todo mundo que corre, desde o iniciante ao competidor, conta Nelson Evêncio, colunista do Webrun e diretor da Nelson Evêncio Assessoria Esportiva. Segundo o treinador, é importante que o local onde a equipe trabalhe seja próximo ao trabalho ou residência do corredor.
Além disso, Nelson indica que os interessados avaliem o currículo dos profissionais que compõem a assessoria. Tem que treinar com alguém que tenha registro no Conselho Regional de Educação Física (CREF). Se não tem o CREF não pode orientar atividades físicas, afirma.
Os horários de treinamento variam entre as assessorias. Normalmente são treinos em grupos de manhã e à noite. Fora desses horários atendem alguns treinos, mas individuais, pondera o treinador, presidente da Associação dos Treinadores de Corrida de São Paulo.
O que oferece- Em termos gerais, uma assessoria esportiva provê avaliação, montagem e acompanhamento do treino, como define Nelson. É feito um planejamento individual para cada aluno, de acordo com seus objetivos.
Se a meta é correr uma maratona em dezembro, fazemos o planejamento de agora até lá com as etapas que a pessoa tem que cumprir para completar os 42 quilômetros. Além disso, é oferecido o apoio técnico em provas, com estrutura específica e atendimento à distância para as dúvidas dos atletas. Também são feitos exercícios de fortalecimento e equilíbrio para alunos que não estão associados a alguma academia, diz.
O professor afirma também que dois pontos subjetivos fazem a diferença para as pessoas optarem pelos serviços de uma assessoria. Um é o incentivo, o outro é a socialização. Uma coisa é treinar sozinho, outra é ter alguém te motivando e fazer parte de uma equipe, explica.
Não é regra- A pessoa não é obrigada a treinar em uma assessoria, esclarece Nelson. Mas é importante que ela tenha um treinador para fazer o seu treino, alguém que estudou para isso, que sabe os tempos de recuperação, afirma.
Segundo o técnico, uma pessoa que treina sozinha corre riscos maiores de lesão por não saber dosar a carga e não ter ninguém para freá-la, diz, antes de concluir: O professor que conhece seu aluno pode conscientizá-lo de quando não deve passar dos limites e quando ele pode ir além se estiver muito bem, define.
Para os interessados em contratar uma assessoria, o Webrun tem uma relação de parceiras no site. Clique aqui para conferir a lista.
Caminhada · 16 jan, 2012
A primeira edição do Circuito da Longevidade em Recife ocorreu no domingo (15/01) e teve a presença de cerca de três mil participantes. Um terço desse número esteve na corrida de seis quilômetros na capital pernambucana.
Na categoria masculina, o vencedor foi o queniano Joseph Aperumoi, com 16min45. Apesar de completar com vantagem de mais de meio minuto para o segundo colocado, o fundista africano elogia os competidores locais. São todos muito bons, de alto nível, afirma.
O segundo colocado foi Robson Pereira de Lima, com 17min18. Ficamos uns cinco corredores numa briga boa, embolados em grande parte do percurso, conta o brasileiro. José Márcio Leão da Silva foi o terceiro, com 17min24.
Entre as mulheres, a vitória também foi do Quênia. Rumokol Elizabeth Chepkanan completou a prova em 19min20. Não foi fácil, mas consegui chegar bem, celebra a vencedora. Rumokol foi seguida por Jackline Sakilu, da Tanzânia, e a brasileira Marily dos Santos chegou em terceiro lugar.
Maratonista, Marily comemora o resultado na prova que tem apenas um sétimo da distância que ela está acostumada a correr. É uma prova muito rápida. Estou muito satisfeita com o terceiro lugar, pondera a fundista.
A caminhada, de três quilômetros, reuniu dois mil participantes de todas as idades o propósito do Circuito é estimular a prática de atividades físicas como meio de levar uma vida mais saudável e longeva. Ao longo do percurso, os caminhantes foram acompanhados por bonecos tradicionais do Carnaval de Olinda (PE).
Confira os resultados do Circuito da Longevidade em Recife:
Masculino
Feminino
Caminhada · 11 jan, 2012
No domingo (15/01) ocorre pela primeira vez em Recife uma etapa do Circuito da Longevidade. Com largada para a corrida de seis quilômetros às 7h30 no Marco Zero da capital pernambucana, a prova fecha o calendário 2011 do Circuito.
Além da corrida, o evento terá uma caminhada de três quilômetros, com largada também no Marco Zero, às 8h30. A expectativa dos organizadores foi superada quando as inscrições para a corrida esgotaram-se uma semana antes do previsto.
Com a proposta de estimular a prática de exercícios físicos como um meio para ter uma vida longa e saudável, o Circuito da Longevidade já mobilizou cerca de 160 mil pessoas desde 2007.
As inscrições para a caminhada podem ser feitas até esta quinta-feira, 12 de janeiro, em corridadalongevidade.com.br.
A retirada de kits será no sábado das 9h às 17h, na arena do evento. Para os corredores, estará disponível também a retirada do chip de cronometragem. Haverá ainda um bicicletário disponível no dia da prova, que deve ser reservado na retirada do kit.
Caminhada · 10 jan, 2012
Dia 25 de janeiro é aniversário de 458 anos da cidade de São Paulo e, tradicionalmente, será realizado o Troféu Cidade de São Paulo para comemorar a data. São esperados cerca de dez mil participantes para o evento nos arredores do Parque do Ibirapuera, com corrida de dez quilômetros e uma caminhada de seis.
Apesar de manter a data e percurso, a 15ª edição do Troféu traz algumas mudanças. Uma delas é na premiação. Desta vez, além do troféu de campeão, os vencedores serão premiados com motos Kasinski (modelo Comet 150 para o ganhador masculino e modelo Prima 150 para a ganhadora feminina).
A premiação será em dinheiro do segundo ao quinto colocado. Outra inovação que a prova traz é a distribuição de água, que será em caixinhas da Tetra Pak, produzidas com matéria-prima renovável e 100% recicláveis. O material utilizado será coletado após a prova e destinado a uma cooperativa de catadores.
A largada da prova será às 7h50 para a Corrida Especial e 8h para os demais. O kit dos corredores terá camiseta Fila e as inscrições online podem ser feitas até quarta-feira (11/01). Mais informações em http://www.jjseventos.com.br/tsp2012.html.
Atletismo · 03 jan, 2012
A inatividade física (sedentarismo), assim como o tabagismo, a hipertensão arterial e o colesterol elevado compõem os fatores de risco causadores de importantes problemas cardiovasculares, que representam as principais preocupações no campo de saúde atualmente. A idéia da relação entre atividade física e saúde não é recente: foi mencionada pelos filósofos gregos e romanos há centenas de ano
Entretanto, somente a partir dos anos 50, ao se pesquisar quais doenças atingiam os funcionários aposentados, da companhia de ônibus (motoristas) de Londres, comparadas com os dos correios, concluiu-se que os motoristas tinham o dobro de doenças do coração do que os carteiros. Hoje sabemos que o baixo nível de atividade física é um importante fator no desenvolvimento de doenças crônico degenerativas, como obesidade, diabetes tipo II, hipertensão arterial, angina/infarto do miocárdio, osteoporose, câncer de mama e do reto.
Inversamente, a atividade física pode reduzir o risco de desenvolvimento dessas doenças crônicas, além de aumentar a expectativa de vida e evidente melhor controle do peso corporal. Constatações recentes têm demonstrado que estes benefícios ocorrem mesmo entre os indivíduos sedentários ou incapacitados e que se tornaram mais ativos. Além dos idosos, que passaram a ter uma vida fisicamente independente, com menor risco de quedas, melhor estado de humor, aliviando os frequentes sintomas de depressão e ansiedade, enfim elevando os padrões de saúde e qualidade de vida dessa crescente população.
Avaliações dos RH (recursos humanos) de empresas que adotaram programas de atividade física por alguns minutos, durante o trabalho para seus funcionários, mostraram redução na falta ao trabalho, nos custos médicos e com aumento na produtividade. Evidências científicas tem reforçado que um estilo de vida ativo desde a infância traz vários benefícios desde melhor rendimento escolar, menos faltas às aulas, até melhora no relacionamento com os pais e aumento da responsabilidade em geral.
Exercício é uma faca de dois gumes! Atual controvérsia é a de que pode parecer melhor não se exercitar a fazer exercícios físicos esporadicamente. Estudos concluíram que atividade física esporádica (vez ou outra por mês) se for intensa pode ser o gatilho de complicações cardíacas. Pesquisa realizada com seis milhões de membros de academias nos EUA, durante dois anos, foram constatadas 66 pessoas mortes e desse total, mais de 70% exercitava-se somente uma vez por semana e tinham algum antecedente cardiológico não controlado.
O mesmo risco pode ocorrer nas atividades físicas intensas (maratona, triatlo etc) de quem tem histórico de doenças cardíacas, porque essas pessoas, obrigatoriamente, devem fazer acompanhamento médico especializado com exames regulares, para que o exercício não seja danoso. Numa condição dessas, o melhor a fazer são atividades físicas como caminhadas leves ou moderadas.
O respeito aos limites é algo que deve ser sempre lembrado na hora de praticar qualquer atividade física. Ao entrar numa academia ou participar de grupo de acessórias de corridas ou se quiser fazer seu esporte de lazer, faça a avaliação médica prévia especializada. Mantenha os limites que seu médico indicou. Como regra geral recomendamos exercícios aeróbicos quatro vezes semanais com duração de 60 minutos: corrida ou bicicleta ou natação associados a exercícios de fortalecimento muscular e de equilíbrio (duas vezes na semana e com média de 15 a 20 minutos).
Sintomas como falta de ar, dores do peito ou costas, tonturas, palpitações ou outras manifestações fora do habitual, durante ou após a atividade física, devem ser comunicados ao seu médico. A avaliação médica prévia consiste no mínimo em uma consulta e um eletrocardiograma. Caso exista familiares diretos com doenças cardíacas ou a pessoa pratique atividade física intensa, o ideal é teste ergométrico com presença de cardiologista (previsto em lei).
Vale ressaltar que hábitos de vida saudáveis dispensam práticas inúteis, custosas e não aceitas pela comunidade científica e pelos Conselhos de Medicina. Alguns exemplos são a medicina bio ou ortomolecular, as novas promessas anti envelhecimento e hormônios bioidenticos, sem comprovação alguma e reconhecimento das ciências médicas.
Atletismo · 22 dez, 2011
A estação mais quente do ano chegou e com o aumento do calor, aparecem também os problemas de pele nos pés. Os motivos são muitos, desde as altas temperaturas que aumentam o suor e a umidade na região até a falta de cuidado básicos dos que aproveitam a época de férias para praticar esportes ou ir à praia.
O podólogo e colunista do Webrun, André Luiz Vicente da Silva, fala sobre as melhores e mais simples formas de prevenção e tratamento de problemas comuns do verão, como frieiras, bolhas e micoses. Para quem está começando a correr, a dica é recorrente: fazer o teste da pisada antes de comprar um tênis.
É ideal saber se a pisada é supinada, neutra ou pronada, algo que é possível descobrir em algumas lojas ou clínicas especializadas, reforça o especialista. Segundo André, como consequência do uso de um tênis errado, um atleta pode ter problemas estruturais (coluna e quadril), lesões no joelho e torção nos pés.
Pé quente - Aliadas à prática esportiva, as altas temperaturas do verão facilitam o superaquecimento dos pés dentro dos calçados. O calor deixa a região úmida, o que cria frieiras entre os dedos e bolhas ou descamações na pele.
A solução para enfrentar esse problema é simples. Utilize sempre meias de algodão. Muita gente não usa meia, mas o algodão esquenta menos e absorve bem o suor, não deixando a umidade em contato com a pele, conta André. Além disso, é ideal utilizar calçados que permitam melhor ventilação dos pés algo já usual nos tênis de corrida.
Praia - Ao ficar descalço, quem vai à praia está sujeito a contrair diversos patógenos. Micoses, bicho geográfico e bicho de pé são muito comuns nestes ambientes. Mas não há motivo para desespero. O conselho é evitar os locais com alto risco de contaminação.
Canais que deságuam esgotos e locais frequentados por animais devem ser evitados, explica o podólogo. Ao retornar para casa o ideal é dar atenção especial aos pés. Os pés devem ser lavados com água e sabão, e receber a aplicação de algum produto antisséptico e antifúngico encontrados nos formatos de talco ou spray aerosol, afirma.
Comum entre os atletas na praia, o uso de tornozeleiras é liberado, mas com ressalvas. São acessórios que mantém os dedos expostos, então não prejudica muito o pé. Mas a pessoa não pode ficar muitas horas com aquele material molhado. Entrar no mar, sair e continuar muito tempo com a tornozeleira úmida pode causar doenças de pele, adverte.
Medicamentos - Para tratar as dermatoses mais comuns nos pés, são indicadas diferentes pomadas e remédios. Para bolhas criadas pelo desgaste nas solas, as indicações são pomadas com cerusa nigra e calêndula. Tem efeito calmante e cicatrizante para as bolhas, explica André.
No caso de frieiras, existem diferentes tratamentos de acordo com o estágio da lesão. Em casos iniciais a simples manutenção do pé seco já resolve, porque evita que exista o ambiente propício para o desenvolvimento do fungo. Assim, o próprio organismo pode combater a frieira.
Para casos mais avançados, o podólogo indica medicamentos que proporcionam resultados rápidos. Existem várias versões com cloridrato de terbinafina que podem ser utilizadas. Em alguns a pessoa passa a pomada uma única vez e o fungo já morre, conclui.
Atletismo · 19 dez, 2011
É comum que, no período de festas de final de ano e por conta da correria do dia a dia, somadas às preocupações deste período, as pessoas deixem de tomar certos cuidados com a saúde dos pés. Se você é uma destas pessoas, fique atento, pois neste período é comum ficarmos mais estressados e por isso ficarmos com a resistência baixa. É aí que mora o perigo!
Se você não tem o hábito de secar bem os pés, principalmente entre os dedos, fatalmente irá desenvolver o famoso pé de atleta, também conhecido como frieira. Acomete as pessoas que não secam seus pés, que não tem o hábito de usar chinelo ao entrar em vestiários e costumam usar calçados úmidos, molhados e de terceiros.
A frieira, se não cuidada de início poderá se tornar um grande fator de desencadeamento de outras patologias, pois será a porta de entrada para os estreptococos, causadores da erisipela, doença esta que, se não tratada de início, poderá trazer muitas dores, desconfortos e até a internação do indivíduo.
Então, tenha muito cuidado com seus pés neste período e aproveite o verão, afinal você não vai querer correr o risco de começar o ano de 2012 tomando fortíssimos antibióticos ou até mesmo internado em um hospital!
É isso aí, tenham todos um Feliz 2012.
Para saber mais consulte nosso site, www.centralfeet.com.br
Confira também nossa entrevista no vídeo abaixo: