Triathlon

Nina Kraft quer vencer Internacional de Santos

Triathlon · 29 jan, 2007

A alemã Nina Kraft está disposta a quebrar a seqüência de vitórias brasileiras no Triathlon Internacional de Santos, que acontece no próximo domingo (4) no litoral paulista. Aos 38 anos, Nina é especialista em provas de longa distância e carrega importantes títulos, como a vitória no Ironman do Havaí.

Agora, mais adaptada à distância olímpica, ela promete uma performance ainda mais forte este ano. Em 2006, em sua estréia neste tipo de prova, ela foi a melhor nos 1,5 km de natação, a primeira a entregar a bike, após os 40 km de percurso, e só foi superada pela brasileira Carla Moreno nos 10 km de corrida.

Esta será a terceira vez que Nina compete em Santos. Depois de passar 16 meses longe das competições, devido à punição por ter sido flagrada no exame antidoping na vitória do Ironman do Havaí, em outubro de 2004, ela competiu pela primeira vez justamente no Internacional de Santos. “Foi um momento importante, especial. Para mim, o mais importante é poder fazer o melhor de mim e me divertir”, disse a competidora, que mora em Braunschweig.

A largada do Triathlon Internacional de Santos acontece no próximo dia quatro na praia do Boqueirão às 8h. De acordo com os organizadores, cerca de mil atletas participarão da competição.

Colucci é 2º colocado de triathlon no Chile

Triathlon · 29 jan, 2007

O brasileiro Reinaldo Colucci foi o vice-campeão nesse fim de semana do Triathlon Internacional de Villarica, que aconteceu no Chile. Colucci completou a prova no tempo de 1h48min38.

O campeão da competição foi o espanhol David Castro em 1h48min26. Já o terceiro lugar ficou com o também espanhol José Miguel Perez (1h48min44). “Pelo o que treinamos e por estarmos no início da temporada 2007, conseguimos alcançar o objetivo maior, que era estar no pódio no Chile”, comentou o treinador do brasileiro Antônio Carlos do Amaral, conhecido como Cali.

Essa foi a segunda prova do ano de Colucci que segundo seu técnico, tem muito trabalho pela frente. “Temos uma longa temporada, cujo objetivo principal é ficar mais perto da vaga para as Olimpíadas de 2008. É fundamental que o Colucci mantenha a regularidade, principalmente no circuito internacional”, acrescentou Cali.

O próximo desafio do triathleta está marcado para o dia quatro de fevereiro, no Triathlon Internacional de Santos (SP). Em abril, ele disputa a primeira prova da Copa do Mundo da modalidade, que soma pontos para os Jogos Olímpicos de Pequim.

Colucci quer ouro do Triathlon Internacional do Chile

Triathlon · 26 jan, 2007

O brasileiro Reinaldo Colucci participa no próximo domingo do Triathlon Internacional de Villarica, no Chile. A competição faz parte do circuito pan-americano da modalidade e o jovem quer mais uma vitória.

No último dia 21 ele venceu o Triathlon Internacional de La Paz, na Argentina, e por isso está cheio de gás para um novo título. “Foi um bom começo de temporada. Antes de viajar, passei cinco semanas treinando muito forte. Vi que toda a dedicação está valendo a pena. Estou bastante motivado para esse novo desafio”, comenta Colucci.

O percurso da prova chilena terá distâncias olímpicas, ou melhor, 1,5km de natação, 40km de ciclismo e 10km de corrida. A largada está prevista para as 7h30 (horário local). Além de Argentina e Chile, o circuito pan-americano passará por países como Colômbia, Honduras, Peru, México, Estados Unidos, Barbados e Venezuela.

Conheça a história do Triathlon Internacional de Santos

Triathlon · 26 jan, 2007

O Triathlon Internacional de Santos completa 16 anos e se transforma numa das provas mais tradicionais da modalidade no Brasil. Todos os anos a competição acontece no litoral paulista, mais precisamente na praia do Boqueirão, em Santos.

Criada em 1992, a prova reúne centenas de triathleta e grandes nomes do triathlon já passaram por lá. O argentino Oscar Galindez é um deles. Ele já venceu a competição sete vezes.

O primeiro Internacional aconteceu no mês de janeiro e foi assim até o ano de 1996, quando os organizadores perceberam que a rede hoteleira local estava saturada devido à grande quantidade de turistas nessa época do ano, somados aos competidores e acompanhantes do evento.

Por esse motivo, a organização transferiu a prova para o mês de fevereiro, época considerada baixa temporada. “Em janeiro, a rede hoteleira já conta com um grande número de turistas para a temporada de verão e fevereiro é um período em que a cidade não tinha turistas”, explica Núbio de Almeida, responsável pela organização.

Dessa forma, o Triathlon Internacional de Santos tornou-se um importante estimulante do turismo de negócios, além de atrair as atenções da imprensa internacional para a região.

Em 1998 foi aceita a proposta da deputada Mariângela Duarte, que oficializou a prova como um evento oficial do estado de São Paulo. Essa ano a prova acontece no dia quatro de fevereiro.

Começo de ano: época de não exagerar nem nos treinos nem na dieta

É compreensível que as pessoas comecem um ano todas cheias de vontades e motivações, retomando resoluções das mais diversas. Uma das mais comuns é justamente aderir a um programa de atividade física ou então iniciar treinos para algum desafio pessoal, como um recorde pessoal ou uma Maratona, por exemplo.

Ao mesmo tempo em que esse estímulo é muito bem-vindo e muito benéfico, ele requer uma atenção especial. Isso porque, a pessoa na maioria das vezes se esquece ou não dá a importância devida ao peso que o tempo de sedentarismo ou mesmo de sobrepeso pode exigir cuidados indispensáveis.

Parece lógico que o treino deva ir sempre passo a passo numa progressão paciente e cuidadosa. Mas quando o campo é a nutrição, alguns preferem táticas mais radicais como se isso pudesse reduzir o tempo de dieta para emagrecimento.

O problema é que assim como não há compensação de treino perdido, tampouco dá para se perder saudavelmente quilos que foram prazerosamente adquiridos durante todas as festividades de final de ano.

Perda de peso - Uma perda saudável que o corpo suporta fazendo os ajustes necessários para que não se queime massa muscular nesse processo, seria algo que sem precisamos fazer muitas contas, resultaria em perdas de aproximadamente um quilo por semana. Esse é um valor muito bom para indivíduos mais pesados.

Valores muito mais altos do que isso, como se encontra facilmente em falsas dietas miraculosas e inexplicáveis divulgadas em revistas de beleza, acaba por ser um atentado à boa saúde justamente por colocar em risco quem se submete a elas.

Se o apelo do saudável por si só não convence e mesmo assim a pessoa ainda está disposta a esse vale-tudo, temos ainda outro ponto interessante do porquê de se apelar para dietas de redução de peso mais convencionais.

Hoje a ciência nos mostra que há uma grande correlação positiva com o tempo de perda de peso e com o tempo que a pessoa sustenta este novo valor. Ou seja, as pessoas que sofreram reduções mais bruscas de peso, tenderam a readquirir muito rapidamente o valor antigo, enquanto as pessoas que perderam lentamente, por uma questão de reeducação alimentar e aderência por seguirem um programa menos restrito, obtiveram maior êxito na luta contra a balança mantendo o novo peso ou retomando apenas parte dele.

Isso por si só já seria bom, pois você acaba perdendo mais peso, com menor sofrimento por uma dieta menos rígida, mantém o novo peso, faz uma reeducação alimentar e sobrecarrega bem menos o corpo. Fora isso, você está certo de que não houve perda de massa muscular (tão importante no esporte!) e evita que o corpo reduza o gasto energético, que é uma conseqüência das dietas mais rigorosas e acaba sendo um ciclo vicioso, por fazer com que o corpo gaste cada vez menos calorias, quando você gostaria justamente do contrário.

Então agora que você está planejando esse reinício de ano, volte aos treinos! Tente perder o que ganhou no final do ano! Mas sem excessiva pressa. Nem na pista, nem na hora da refeição!


Começo de ano: época de não exagerar nem nos treinos nem na dieta

Atletismo · 26 jan, 2007

É compreensível que as pessoas comecem um ano todas cheias de vontades e motivações, retomando resoluções das mais diversas. Uma das mais comuns é justamente aderir a um programa de atividade física ou então iniciar treinos para algum desafio pessoal, como um recorde pessoal ou uma Maratona, por exemplo.

Ao mesmo tempo em que esse estímulo é muito bem-vindo e muito benéfico, ele requer uma atenção especial. Isso porque, a pessoa na maioria das vezes se esquece ou não dá a importância devida ao peso que o tempo de sedentarismo ou mesmo de sobrepeso pode exigir cuidados indispensáveis.

Parece lógico que o treino deva ir sempre passo a passo numa progressão paciente e cuidadosa. Mas quando o campo é a nutrição, alguns preferem táticas mais radicais como se isso pudesse reduzir o tempo de dieta para emagrecimento.

O problema é que assim como não há compensação de treino perdido, tampouco dá para se perder saudavelmente quilos que foram prazerosamente adquiridos durante todas as festividades de final de ano.

Perda de peso - Uma perda saudável que o corpo suporta fazendo os ajustes necessários para que não se queime massa muscular nesse processo, seria algo que sem precisamos fazer muitas contas, resultaria em perdas de aproximadamente um quilo por semana. Esse é um valor muito bom para indivíduos mais pesados.

Valores muito mais altos do que isso, como se encontra facilmente em falsas dietas miraculosas e inexplicáveis divulgadas em revistas de beleza, acaba por ser um atentado à boa saúde justamente por colocar em risco quem se submete a elas.

Se o apelo do saudável por si só não convence e mesmo assim a pessoa ainda está disposta a esse vale-tudo, temos ainda outro ponto interessante do porquê de se apelar para dietas de redução de peso mais convencionais.

Hoje a ciência nos mostra que há uma grande correlação positiva com o tempo de perda de peso e com o tempo que a pessoa sustenta este novo valor. Ou seja, as pessoas que sofreram reduções mais bruscas de peso, tenderam a readquirir muito rapidamente o valor antigo, enquanto as pessoas que perderam lentamente, por uma questão de reeducação alimentar e aderência por seguirem um programa menos restrito, obtiveram maior êxito na luta contra a balança mantendo o novo peso ou retomando apenas parte dele.

Isso por si só já seria bom, pois você acaba perdendo mais peso, com menor sofrimento por uma dieta menos rígida, mantém o novo peso, faz uma reeducação alimentar e sobrecarrega bem menos o corpo. Fora isso, você está certo de que não houve perda de massa muscular (tão importante no esporte!) e evita que o corpo reduza o gasto energético, que é uma conseqüência das dietas mais rigorosas e acaba sendo um ciclo vicioso, por fazer com que o corpo gaste cada vez menos calorias, quando você gostaria justamente do contrário.

Então agora que você está planejando esse reinício de ano, volte aos treinos! Tente perder o que ganhou no final do ano! Mas sem excessiva pressa. Nem na pista, nem na hora da refeição!

Marcas esportivas desenvolvem produtos de “Ecomoda”

Para seguir a tendência mundial de preservação ambiental, as marcas esportivas Mizuno e Rainha lançaram produtos com tecidos orgânicos e assessórios inteligentes. Esse segmento do vestuário, que se preocupa com a natureza, recebeu o nome de “Ecomoda”.

Para o outono/inverno 2007, a Rainha lançou uma linha com tecidos em algodão orgânico. De acordo com a marca, esse tipo de algodão agride menos o solo quando é cultivado. Isso porque, a fibra é cultivada sem o uso de agrotóxicos, adubos químicos ou outros insumos prejudiciais à saúde humana e dos animais.

Além disso, o algodão orgânico já é cultivado com a cor manipulada geneticamente, ou seja, já nasce colorido, tornando-o ainda mais ecológico, pois dispensa as fases de tingimento e alvejamento na produção industrial. Esses processos em tecelagem são os que mais poluem o meio ambiente, além de utilizar uma quantidade muito grande de água.

A linha Rainha Organic System é composta por quatro modelos de camisetas, dois masculinos e dois femininos e custam em média R$49.

MP3 e energia solar - Já a Mizuno lançou um kit composto por jaqueta, aparelho MP3 de 1GB, fones de ouvido e arm band (para prender o aparelho no braço). Mas a novidade do kit fica por conta do recarregador solar de bateria para o MP3.

O mais interessante é que esse recarregador solar pode ser colocado na própria jaqueta, na parte das costas num compartimento especial. Assim o usuário carrega seu tocador digital enquanto usa a jaqueta.

A jaqueta Mizuno Solarun também possui bolso externo nos braços com saída para fone de ouvido, além de ser confeccionada em tecido plano especial. Há versões de cores femininas e masculinas e o preço médio do kit é de R$499.


Marcas esportivas desenvolvem produtos de “Ecomoda”

Atletismo · 24 jan, 2007

Para seguir a tendência mundial de preservação ambiental, as marcas esportivas Mizuno e Rainha lançaram produtos com tecidos orgânicos e assessórios inteligentes. Esse segmento do vestuário, que se preocupa com a natureza, recebeu o nome de “Ecomoda”.

Para o outono/inverno 2007, a Rainha lançou uma linha com tecidos em algodão orgânico. De acordo com a marca, esse tipo de algodão agride menos o solo quando é cultivado. Isso porque, a fibra é cultivada sem o uso de agrotóxicos, adubos químicos ou outros insumos prejudiciais à saúde humana e dos animais.

Além disso, o algodão orgânico já é cultivado com a cor manipulada geneticamente, ou seja, já nasce colorido, tornando-o ainda mais ecológico, pois dispensa as fases de tingimento e alvejamento na produção industrial. Esses processos em tecelagem são os que mais poluem o meio ambiente, além de utilizar uma quantidade muito grande de água.

A linha Rainha Organic System é composta por quatro modelos de camisetas, dois masculinos e dois femininos e custam em média R$49.

MP3 e energia solar - Já a Mizuno lançou um kit composto por jaqueta, aparelho MP3 de 1GB, fones de ouvido e arm band (para prender o aparelho no braço). Mas a novidade do kit fica por conta do recarregador solar de bateria para o MP3.

O mais interessante é que esse recarregador solar pode ser colocado na própria jaqueta, na parte das costas num compartimento especial. Assim o usuário carrega seu tocador digital enquanto usa a jaqueta.

A jaqueta Mizuno Solarun também possui bolso externo nos braços com saída para fone de ouvido, além de ser confeccionada em tecido plano especial. Há versões de cores femininas e masculinas e o preço médio do kit é de R$499.

Atletas de peso confirmam presença no Triatlhon Internacional de Santos

Triathlon · 24 jan, 2007

No dia quatro de fevereiro acontece em Santos, litoral paulista, o Triathlon Internacional. A prova é a abertura do Triathlon Pro Tour (TPT) e deve reunir nomes de peso da modalidade. Alguns importantes atletas do cenário já confirmaram presença.

Na disputa feminina pelo pódio, a alemã Nina Kraft é uma das favoritas. No ano passado, a triathleta voltou às competições depois de ter ficado afastada por doping, e logo conquistou o segundo lugar do Internacional. Nina ficou atrás apenas da brasileira Carla Moreno, que ainda não está confirmada para a edição 2007.

A carioca Ana Cristina Boccanera também vai estar na competição. Aos 32 anos, a triathleta já conquistou importantes títulos como o bicampeonato do Troféu Brasil de Triathlon em 2004 e 2005.

Já a briga masculina do Triathlon Internacional deve ficar entre Fábio Carvalho e Marcus Ornellas. Ambos participaram da prova em 2006 e agora querem melhorar suas colocações. No ano passado Fábio Carvalho ficou com o segundo lugar seguido por Ornellas. O campeão foi o argentino Oscar Galindez, que na ocasião se tornou heptacampeão da prova.

A largada do Triathlon Internacional de Santos acontece no dia quatro de fevereiro na praia do Boqueirão em Santos. Os participantes terão que nadar 1,5Km de natação, 40Km de ciclismo e 10Km de corrida.

Galindez conquista tetracampeonato de Meio Ironman chileno

Triathlon · 23 jan, 2007

Pela quarta vez o argentino radicado no Brasil, Oscar Galindez, venceu o Meio Ironman de Pucón, realizado no último domingo no Chile. Galindez completou o percurso no tempo de 3h58min53. O segundo lugar da competição ficou com o brasileiro Santiago Ascenço em 4h05min54. Já a terceira colocação foi para o americano Cameron Widoff (4h09min20).

De acordo com os organizadores, cerca de 500 triathletas participaram da prova que contou com 1,9km de natação, 90km de bike e 21km de corrida. Apesar da vitória, Galindez não liderou a prova. Na natação ele foi o 11º homem a sair da água. Isso porque, uma lesão no ombro o impediu de nadar muito forte.

Mas na etapa de bike, Galindez tomou a liderança e mostrou para seus adversários porque é considerado por muitos o “rei do pedal”. Já o brasileiro Santiago Ascenço conseguiu garantir a segunda colocação na etapa da corrida.

Para começar o ano com o pé direito, Galindez terminou a prova de mãos dadas com seus filhos Thomas e Sofia.

Mulheres - A disputa feminina pelo pódio foi acirrada, mas a canadense Lisa Bently confirmou favoritismo e se tornou tetracampeã da competição. Ela cruzou a linha da chegada em 2h28min49. O segundo lugar ficou com Heather Gollnick (4h29min) seguida por Kim Loeffler em 4h29min41, ambas americanas.

Marca americana lança garrafinha de hidratação inteligente

Atletismo · 22 jan, 2007

A marca esportiva americana, Sportiline, lançou um novo conceito de garrafa de água. A HydraCoach, garrafinha esportiva, que pode ser levada aos treinos, é inteligente. Isso porque, o utensílio calcula as necessidades hídricas do atleta.

Com um monitor na parte externa da garrafa, o produto avisa quando o esportista precisa se hidratar, além de calcular a quantidade exata de água ou bebida energética necessária para determinado treino. Para obter esse tipo de resultado, o usuário da HydraCoach deve colocar informações como idade, sexo e nível de treinamento.

De acordo com a marca, as pessoas não se hidratam corretamente, já que esquecem muitas vezes de beberem água nos momentos adequados. Por isso a HydraCoach, que em português significa Técnico de Hidratação, vai auxiliar os distraídos.

O produto pode ser adquirido nas principais lojas esportivas dos Estados Unidos por US$30, aproximadamente R$65. Mas ainda não tem previsão de lançamento no Brasil. Para saber mais: www.walkingadvantage.com

Ano novo, alimentação nova

Enfim chegamos em 2007! Começo de ano e sempre vêm à cabeça aquela mesma promessa de que a partir de agora o plano é emagrecer! Realmente esse é um período mais do que favorável para colocarmos em dia todas aquelas promessas que fazemos, mas nunca conseguimos cumprir. Uma delas é a perda de peso.

Antes de tudo, comece com a prática de algum tipo de exercício físico; a pessoa sedentária dispõe de um metabolismo mais lento do que as que praticam algum tipo de atividade física e, portanto a perda de peso se torna mais lenta, por isso é que muitas pessoas acabam ficando desmotivadas e abandonam a dieta.

Depois de matriculada em alguma academia, ou de começar a freqüentar o parque mais próximo de sua casa por pelo menos três vezes na semana, comece a se preocupar com a sua alimentação. Se alimente de três em três horas, não pule nenhuma refeição e beba sempre muita água.

Uma dica que é super legal e tem feito muito sucesso entre minhas pacientes aqui no consultório é a seguinte: comece sua refeição pela salada; as folhas contêm muitas fibras que ajudam a dar sensação de saciedade. Assim quando você parte para o prato principal não sente tanta fome e conseqüentemente acaba comendo menos. Outra dica interessante é a de não beber junto com as refeições, ou seja, acabe de comer e depois beba.

Ao longo desse ano continuarei aqui com nossa coluna e todo mês uma trarei uma dica diferente e bacana sobre os alimentos! Faça valer a pena. Comece o ano cuidando de você e de sua saúde, afinal de contas você é o que você come.


Ano novo, alimentação nova

Atletismo · 20 jan, 2007

Enfim chegamos em 2007! Começo de ano e sempre vêm à cabeça aquela mesma promessa de que a partir de agora o plano é emagrecer! Realmente esse é um período mais do que favorável para colocarmos em dia todas aquelas promessas que fazemos, mas nunca conseguimos cumprir. Uma delas é a perda de peso.

Antes de tudo, comece com a prática de algum tipo de exercício físico; a pessoa sedentária dispõe de um metabolismo mais lento do que as que praticam algum tipo de atividade física e, portanto a perda de peso se torna mais lenta, por isso é que muitas pessoas acabam ficando desmotivadas e abandonam a dieta.

Depois de matriculada em alguma academia, ou de começar a freqüentar o parque mais próximo de sua casa por pelo menos três vezes na semana, comece a se preocupar com a sua alimentação. Se alimente de três em três horas, não pule nenhuma refeição e beba sempre muita água.

Uma dica que é super legal e tem feito muito sucesso entre minhas pacientes aqui no consultório é a seguinte: comece sua refeição pela salada; as folhas contêm muitas fibras que ajudam a dar sensação de saciedade. Assim quando você parte para o prato principal não sente tanta fome e conseqüentemente acaba comendo menos. Outra dica interessante é a de não beber junto com as refeições, ou seja, acabe de comer e depois beba.

Ao longo desse ano continuarei aqui com nossa coluna e todo mês uma trarei uma dica diferente e bacana sobre os alimentos! Faça valer a pena. Comece o ano cuidando de você e de sua saúde, afinal de contas você é o que você come.