Triathlon · 28 fev, 2007
No próximo domingo acontece em Jurerê Internacional, uma das mais badalas praias de Santa Catarina o Campeonato Ibero-Americano de Fast Triathlon Masculino. Essa é a nona edição do torneio e será disputada por triatletas de Brasil, Argentina, México, Venezuela, Portugal e Espanha, com largada às 9h30 na Avenida dos Salmões.
A disputa acontece em três baterias de aproximadamente 15 minutos, nas quais os competidores percorrem 250 metros de natação; 4.000 metros de ciclismo e 1.400 metros de corrida. Ao final, a equipe que obtiver mais pontos nas três baterias fatura o título. A equipe canarinho vai em busca do tetracampeonato na competição, para repetir o feitos das mulheres, que se tornaram penta com Mariana Ohata, Sandra Soldan e Ana Boccanera no último dia quatro de fevereiro.
O Brasil será representado por Virgílio de Castilho, Antonio Marcos e Bruno Matheus. Virgílio foi medalha de prata na prova de triathlon dos Jogos Pan-Americanos de 2003 em Santo Domingo e campeão brasileiro e sul-americano de triathlon em 2003; Antonio é atual bicampeão brasileiro de triathlon olímpico e campeão brasileiro de aquathlon; enquanto Bruno é medalha de prata na prova individual e de ouro por equipes nos Jogos Sul-Americanos de 2006, além de vice-campeão brasileiro na categoria sub-23.
O time argentino vai contar com Luciano Farías, Roberto Delpodio e Velmar Bianco; a mexicana terá os atletas Javier Rosas Sierra, Esteban Rosas Sierra e Sergio Sarmiento Aguilar; a Venezuela será representada por Hector Emílio Cardenas Oviedo, Abraham Alejandro Pino Moreno e Jose Rodríguez; Portugal terá Pedro Palma, Ruben Costa e João Amorim; enquanto a Espanha terá Francisco Fernandez Cortés Alvares, Karim Balli Al Soufi Espinosa e Albert Parreño Samper.
História - A prova surgiu em 1999 como um desafio entre brasileiros e argentinos, ocasião em que os hermanos levaram a melhor. No ano seguinte, com reconhecimento internacional, foi adotado o nome de Desafio das Américas e houve a inclusão das delegações dos Estados Unidos, Brasil, Argentina e Canadá (que obteve a vitória).
Em 2001 a disputa foi entre os mesmos países, mas os Estados Unidos levaram a melhor, fato repetido em 2006, quando impediram o tetra do Brasil. O caneco dourado ficou em terras tupiniquins nos anos de 2002; 2004 e 2005, enquanto que em 2003 os neozelandeses é que se deram bem.
Para quem quiser acompanhar a prova, a Tv Globo vai transmitir ao vivo, dentro do programa Esporte Espetacular.
Triathlon · 27 fev, 2007
Angra dos Reis receberá entre 31 de março e primeiro de abril a etapa regional do Nissan XTerra Brazil, prova de abertura de temporada e que serve como treinamento para a etapa nacional do circuito mundial Xterra Global Tour, em Ilhabela. A prova acontece em frente à Baía de Ilha Grande e tem como objetivo testar os atletas em terreno off-road.
"Conseguimos encontrar um percurso incrível, dentro de um safári e ao mesmo tempo um pouco mais fácil do que Ilhabela, para trazer iniciantes e novos adeptos à tribo xterra", comenta Bernardo Fonseca, diretor comercial da X3M Sports Business, organizadora do evento.
No trajeto, os atletas vão enfrentar 1,5 Km de natação (na Baía de Ilha Grande), 29 Km de Mountain Bike (MTB), entre trilhas abertas e matas fechadas, e nove quilômetros de corrida, por praias, ruas e trilhas, proporcionando contato e harmonia com a natureza. Entre os participantes de destaque estão Alexandre Ribeiro e Rodrigo Altafani, tops 10 ano passado e Cristina de Carvalho, vice-campeã em 2006.
Xterra Global Tour - No segundo semestre a mais importante prova de triathlon cross country do mundo agitará Ilhabela nos dias 25 e 26 de agosto e deverá reunir mais de 2.000 esportistas, entre profissionais e amadores, incluindo as crianças, que poderão participar do XTerra Kids (pequena prova de triathlon para crianças de seis a 12 anos). A novidade para esse ano é a inclusão das modalidades Xterra Mountain Cup, Swim Challenge e Downhill Session, além da prova principal e da Trail Run (prova apenas de corrida).
No Mountain Cup (bike) estarão reunidos diversos atletas de ponta da modalidade, como Edvando Cruz, que briga por uma vaga nos Jogos Pan-americanos do Rio de Janeiro. Eles vão percorrer 29 km, na disputa por R$ 3.000 em prêmios. Já o Downhill Session será uma descida de 1,7 km para concorrer a R$ 5.000 e o Swim Challenge duas provas em mar aberto (1,5 km e três quilômetros respectivamente), por uma premiação de R$ 3.000.
As inscrições para as duas competições podem ser feitas nas concessionárias Nissan cadastradas (Rio de Janeiro, São Paulo e Curitiba), ou no site www.xterrabrazil.com.
O Xterra Global Tour é um triathlon cross-country que inovou o formato das competições esportivas ao ar livre. Foi criado em 1996, no Havaí, com o nome de Aquaterra, onde Mountain Bikers e Triathletas se enfrentavam num duelo com o intuito de avaliar quem seria o mais resistente.
Pela sua ousadia atraiu praticantes das duas modalidades, bem como atletas entusiastas de práticas ao ar livre. Os mountain bikers contribuíram com seu estilo ousado e corajoso, enquanto que os triathletas trouxeram seu treino rígido e sua dedicação. Assim, não demorou para que todos descobrissem um espírito e atitudes comuns que acabou os unindo. Afinal, apesar das diferenças, ninguém conseguiu resistir aos desafios e as emoções oferecidas por esta modalidade esportiva múltipla.
Hoje, além da união dos atletas de diversas modalidades, a competição tem como objetivo unir a prática esportiva ao contato e interação com o meio ambiente, agregando valores únicos como os conceitos da preservação do meio ambiente e da responsabilidade social dos atletas participantes, bem como de todas as pessoas envolvidas. No total, incluindo o Brasil, são 11 países que realizam o Xterra Global Tour, distribuídos pela Europa, Ásia, Oceania e América do Norte.
Atletismo · 27 fev, 2007
A enxaqueca é uma doença que atinge grande parte da população. E erroneamente muitas vezes é tratada como uma simples dor de cabeça. Contudo, a enxaqueca é mais complexa e requer tratamento médico específico. De acordo com especialistas, um dos melhores remédios naturais contra a doença é a prática de atividade física, entre elas a corrida.
As mulheres, após a puberdade até a menopausa, são as que mais sofrem com a enxaqueca. Já nos homens, ela se manifesta com freqüência da idade escolar até a puberdade. Os fatores que mais favorecem o aparecimento da doença são as alterações hormonais (principalmente nas mulheres), a pré-disposição genética, consumo de bebidas alcoólicas e o estresse físico ou emocional.
Normalmente as pessoas, que sofrem de dores na cabeça, buscam combater o desconforto com analgésicos, para depois procurarem um médico. O tratamento preventivo só é recomendado para quem tem mais de duas crises de enxaqueca por mês, explica a neurologista e especialista em medicina do sono, Saada Ellovicth.
Um dos medicamentos usados no combate à doença é o antidepressivo. Eles (os antidepressivos) são utilizados porque liberam a endorfina, que melhora as crises da enxaqueca, diz a doutora. Mas não são só os antidepressivos que podem liberar essa substância. Nosso corpo também produz endorfina. Para isso é necessário que o corpo receba alguns estímulos e a corrida é um deles. Ou seja, podemos dizer que correr é um antidepressivo natural e saudável.
É evidente a melhora dos pacientes depois de começarem a atividade física, enfatiza a neurologista, que corre desde a adolescência. Eu sofro de enxaqueca e a combato de diversas maneiras, entre elas, correndo. Sem dúvida isso fez com que minhas crises melhorassem, explica.
Além do esporte, também é importante manter uma alimentação saudável e evitar, mesmo num mundo como o de hoje, o estresse. Tudo isso ajudará suas crises de enxaqueca diminuírem ou até cessarem.
Outro conselho da neurologista é evitar tomar remédios, porque eles viciam e podem causar a dor crônica, muito mais difícil de ser tratada. Se tiver que viciar em algo, que seja na corrida. Isso sim faz bem à saúde!
Uma dúvida comum entre as pessoas é se enxaqueca e a dor de cabeça são a mesma coisa. A resposta é não! A enxaqueca é um tipo de dor de cabeça. Aliás, é um dos tipos mais difíceis de ser diagnosticados, porque não tem como ser identificado nos exames. O sucesso do diagnóstico está na conversa com o especialista. Só assim ele poderá chegar até a doença.
Principais sintomas da enxaqueca -
Triathlon · 26 fev, 2007
O triathleta santista Bruno Pereira Matheus, 20 anos, foi convocado para a disputa do Fast Triathlon Masculino que acontece em Balneário Camboriú (SC), no próximo domingo (4). Bruno foi chamado pela Confederação Brasileira de Triathlon (CBTri) para substituir o paranaense Juraci Moreira Júnior, que foi cortado em virtude de uma lesão.
Ele integrará a seleção brasileira ao lado do cearense Antônio Marcos da Silva e do carioca Virgilio de Castilho na disputa pelo título individual e por equipes junto com as delegações de México, Portugal, Espanha, Argentina e Venezuela. "No momento que eu recebi a informação, não consegui acreditar. Foi inesperado. Mas estou honrado com a indicação e agora espero corresponder às expectativas", comenta a jovem promessa brasileira.
Acostumado a competir em distância olímpica (1.500m de natação; 40 km de ciclismo e 10 km de corrida) o triathleta terá que se acostumar ao ritmo intenso da prova, disputada em três baterias de 250 metros de natação, 4 km de ciclismo e 1,3 km de corrida. "O Fast Triathlon é muito dinâmico e requer maior explosão, sobretudo na largada e nas transições. É preciso estar no limite o tempo todo. Além disso, há o fator do trabalho em conjunto, que, se bem feito, pode garantir bons resultados para o grupo", avalia.
Expectativas - Ele diz ainda que mais importante do que ter uma boa performance, é ajudar o Brasil a conquistar o título por equipes. Se depender do retrospecto do início da temporada Bruno deve fazer uma boa prova domingo, já que ele foi quinto colocado na elite do Internacional de Santos e vice no Sesc Triathlon Caiobá, no Paraná.
"Espero que a temporada continue assim, cheia de boas marcas. Também pretendo disputar provas internacionais e o principal objetivo é assegurar uma vaga para o Mundial de Triathlon, na Alemanha, em agosto", afirma.
Atletismo · 26 fev, 2007
A partir dessa segunda-feira (26) os freqüentadores do Parque do Ibirapuera, em São Paulo, terão que pagar para estacionar no local. Os motoristas devem agora adquirir o cartão da zona azul para deixarem os carros nos bolsões, que ficam perto da Bienal do Ibirapuera, com capacidade para 600 veículos.
De acordo com os administradores do parque, a medida deve diminuir a espera por vagas durante os finais de semana. Cada veículo poderá ficar no máximo quatro horas estacionado ao valor de R$3,60. Aqueles que não usarem as folhas de zona azul e excederem as horas permitidas poderão ser multados em até R$53,20.
Por enquanto o estacionamento do autorama e do portão sete não serão cobrados. A zona azul funcionará inicialmente por seis meses, período experimental. Depois poderá ser ampliada para as demais áreas do Ibirapuera. Os funcionários do CET (Companhia de Engenharia e Tráfego) venderão o talão zona azul dentro do parque para comodidade e segurança dos freqüentadores.
Triathlon · 26 fev, 2007
O forte calor não desanimou os esportistas que participaram no domingo da etapa de abertura do Biathlon Series. A prova aconteceu em Bertioga, São Paulo, e contou com 750 m de natação e 5 km de corrida.
Os vencedores da etapa foram Edney Batista (26min02) e Priscila Rocha com 31min59. Além da competição adulta, também foi realizada uma prova infantil com percurso menor: 300 m de natação e mais 2 km de corrida. Nesta o campeão foi Fader Luis, campeão com 13min10.
A próxima etapa do circuito será no dia 25 de março na Praia da Enseada, em Bertioga, próximo ao Forte São João e as inscrições poderão ser feitas a partir desta segunda-feira (27). Para saber mais: www.th5eventos.com.br
Caminhada · 23 fev, 2007
A TPM (tensão pré-menstrual) é um fantasma na vida de muitas mulheres. Algumas sofrem mais, outras menos, mas a maioria se sente bastante desconfortável nesse período do mês. Os principais sintomas são o inchaço devido à retenção de líquido, dor de cabeça, irritação, dor nas mamas, alteração no ritmo intestinal, sensibilidade à flor da pele (choram por qualquer coisa) e cólicas. A boa notícia é que correr alivia, e às vezes até elimina, a TPM.
Esses sintomas são causados pelas alterações hormonais que a mulher sofre no período menstrual. Hoje em dia, muitas mulheres sofrem de TPM por causa do estresse do mundo em que vivemos, explica a ginecologista Patrícia Ponte Maganha. Elas tomam remédio porque acham mais prático. Mas o melhor mesmo é a mudança dos hábitos de vida, como a prática de exercícios físicos e uma alimentação saudável, diz a doutora que recomenda praticar esportes pelo menos três vezes por semana.
Mas, se por um lado correr ajuda a combater a TPM, por outro, pode ser difícil encarar os treinos nesses dias por causa do desconforto. Nessa época do mês a mulher fica mais pesada e, principalmente as atletas de ponta, sentem seu rendimento cair um pouco, explica a treinadora Luciana Dias Lima.
As atletas de elite têm que tomar muito cuidado com esse período já que, se não tiverem bons resultados nas provas, podem até perder o patrocinador, diz. Nesses casos, é importante adequar as competições ao ciclo menstrual para que essa baixa no rendimento não prejudique tanto.
Nesse período também é importante a mulher se hidratar bem. Apesar da hidratação ser recomendada sempre, nesses dias a mulher perde muito sangue (cerca de 450ml por dia) e a perda dos glóbulos vermelhos está diretamente ligado ao desempenho, afinal eles são os responsáveis por transportar as moléculas de oxigênio.
Para as mulheres que se sentem incomodadas em treinar menstruadas, a dica é usar dois absorventes (um interno e um externo) e um short mais justo para manter o absorvente no lugar durante os treinos e provas. No começo, pode ser difícil sair de casa para treinar com cólica, dor de cabeça ou qualquer outro sintoma.
Porém, aos poucos, com a melhora, o difícil vai ser querer ficar em casa. Portanto, a partir de agora, quando você ouvir a palavra TPM interprete-a como: tempo para malhar, e corra!
Triathlon · 23 fev, 2007
O Circuito Biathlon Series 2007 começa no próximo domingo (25) no Canto do Indaiá, Bertioga (SP). A largada será dada às 10h e os atletas serão divididos nas categorias: individual, revezamento (duplas) e infantil.
O percurso adulto contará com 750 m de natação e 5 km de corrida. Já a criançada enfrentará 300 m de natação e mais 2 km de corrida. O kit atleta será entregue no dia da competição a partir das 8h, no local do evento. De acordo com os organizadores, o kit contém: camiseta com tecido dry, boné, medalha, número de peito, lanche e suco de frutas.
A próxima etapa do circuito acontece também na cidade de Bertioga, no dia 25 de março, mas na Praia da Enseada, próximo ao Forte São João. Ao todo serão seis etapas disputadas ao longo do ano todas no litoral paulista.
Atletismo · 22 fev, 2007
Por que seria tão importante uma simples refeição, como café da manhã, dentre tudo que a gente come ao longo de um dia inteiro? Não seria apenas um mito ou um exagero?
Aquela recomendação que sustenta a idéia do café da manhã ser a refeição mais importante, mesmo que seja pelos argumentos errados, tem muito fundamento. Mesmo que a pessoa recomende sem saber o porquê, ela acaba dando uma boa dica.
Essa refeição é uma recuperadora e uma forma de preparação para o que está por vir. Após nossa noite de sono (mesmo que seja por meras quatro ou cinco horas) nosso organismo se encontra em um estado de grande necessidade de reposição de carboidrato. Não é à toa que nossa cultura inclui no desjejum tipicamente brasileiro, alimentos ricos nesse macronutriente (pães, frutas, bolachas, sucos, cereais matinais...).
Se houvesse necessidade de somente se recuperar do tempo de jejum, já se justificaria um café da manhã cuidadoso e atencioso. Mas ele é mais do que isso. Ele é a primeira refeição que também fornecerá os nutrientes e energia necessária para a pessoa começar bem o dia.
As pessoas sempre se questionam se não haveria ao menos dois casos em que essa recomendação não as dispensaria de ter como regra: a primeira é quando a pessoa treina muito cedo ou então quando ela está em dieta para perda e peso.
Não! Nos dois casos a recomendação é manter o hábito e comer tão logo que se levante. A pessoa que vai treinar bem cedo realmente poderá ter dificuldade para comer, caso não tenha esse hábito. Não estou aqui recomendando que ela coma e já saia correndo. Mas não é nada saudável treinar em jejum. Se não há o hábito de comer tão cedo ou de comer tão próximo à atividade, que se crie pouco a pouco esse costume.
Comece com alimentos mais leves, em menor quantidade e que sejam de fácil digestão. Experimente uma pequena barra der cereal, uma fruta mais leve ou um suco. Tente algum suplemento como um gel. Mas não saia em jejum! Pouco a pouco a pessoa deve ir aumentando até ser mais do que normal comer (e às vezes até comer bastante) antes da atividade.
E quando se quer perder peso? Então, mais uma vez, coma após acordar! Estranho? Não, de jeito nenhum! Em jejum tanto tempo você obriga o seu corpo a reduzir a queima calórica por uma inibição enzimática. Essa inibição não existe quando você se alimenta com um pouco de carboidrato. Ou seja, você consegue queimar gordura após comer, mas não consegue fazê-lo quando passa longas horas em jejum!
Se não há então exceção, então o café da manhã é uma regra. E quanto mais saudável e variado for melhor para você, sua saúde e seus treinos!
Triathlon · 22 fev, 2007
O triathleta Oscar Galindez venceu no último fim de semana a primeira etapa do XTerra Global Tour. A competição foi realizada na cidade de Córdoba, Argentina, e contou com 1,5 km de natação, 30 km de mountain bike e 10 km de corrida.
Galindez foi o primeiro a cruzar a linha de chegada no tempo de 2h25min. Esse foi um título inédito para o argentino radicado no Brasil, que durante o percurso machucou a perna ao bater num pedaço de árvore. Mas de acordo com os organizadores, o ferimento não foi grave, o que possibilitou a vitória de Galindez.
O segundo lugar ficou com Maximiliano Morales (2h30min15) seguido por Raul Gonzalo em 2h30min24. Entre as mulheres a vencedora foi Maria Soledad Omar no tempo de 3h33min08.