Atletismo · 15 mar, 2007
Desde a primeira edição dos Jogos Pan-americanos, em 1951, até a mais recente, em Santo Domingo (2003), o país que conquistou mais medalhas foi os Estados Unidos, com 3.679. Foram 1651 de ouro; 1207 de prata e 821 de bronze. Em seguida ficou Cuba (722 de ouro; 496 de prata e 440 de bronze), depois Canadá (309 de ouro; 503 de prata e 627 de bronze) e Argentina (247 de ouro; 263 de prata e 330 de bronze).
O Brasil aparece na quinta posição geral, com 765 medalhas no total, sendo 187 de ouro; 243 de prata e 335 de bronze. Já entre os países que ostentam menos medalhas, estão Ilhas Cayman, com duas de prata;República Dominicana, com uma de prata; Belize, com duas de bronze, Antígua e Barbuda; São Vicente e Granadinas, além de Santa Lúcia, com uma de bronze cada.
Triathlon · 14 mar, 2007
O triatleta goiano Santiago Ascenço completa esse ano sua 11ª participação no Troféu Brasil de Triathlon e apostará todas as suas forças para levar o tricampeonato já na prova de abertura, no próximo domingo (18) em Santos. Aos 26 anos de idade ele tem participado de provas mais longas, como meio ironman, mas diz que vai se focar no Troféu.
Foi neste campeonato que consegui o reconhecimento como triatleta profissional e vários de meus patrocinadores foram fechados. Isso mostra que minha carreira está diretamente ligada a este evento, que é a maior vitrine que o triathlon tem no país, comenta. Recentemente ele obteve o vice no Half Ironman de Pucon, no Chile, uma das mais tradicionais disputas do gênero e o sexto lugar no Internacional de Santos, à frente do favorito Oscar Galindez.
A prova abre o ranking de sete etapas e deve reunir mais de 800 triatletas de todo o país e também do exterior. Os profissionais completarão 1,5 quilômetros de natação, 40 de ciclismo e outros 10 de corrida, enquanto que os amadores farão metade dessas distâncias. O fato de treinar mais para disputar provas mais longas, fará com que o meu nível técnico aumente, pois até poucos anos atrás a minha carga de treinamento era bem pequena em relação a triatletas profissionais, ressalta.
Rival - Ele ostenta o título da prova de 2004 e o do ano passado, após uma disputa acirrada durante o campeonato com Fábio Carvalho, que promete ser novamente um rival à altura. Ainda é cedo para enumerar os principais adversários, mas certamente o Fabinho é um sério candidato a briga pelo título. Conheço bem o percurso e tenho bons amigos aqui e excelentes lembranças de minhas conquistas. Isso tudo motiva a sempre competir forte, até porque a cidade vive intensamente o triathlon e o público incentiva muito, comenta.
A largada acontece a partir das 8h para os amadores e às 9h20 para os profissionais, na praia do Gonzaga, sedo que a retirada de kits acontece no sábado (17) no Clube Sírio Libanês. Para mais informações, acesse o site oficial da competição, o www.trofeubrasil.com.
Triathlon · 13 mar, 2007
Uma das atrações da etapa carioca do RBK Premier Long Distance será a participação de Leandro Macedo, campeão Pan-americano em Mar Del Plata (1995). Aos 39 anos, o gaúcho radicado em Brasília compete no próximo domingo (18) após quase três anos longe das provas oficiais.
As Olimpíadas de Atenas, em 2004, marcaram a última participação dele em provas oficiais, pois resolveu se dedicar aos negócios de sua academia na capital federal. Porém, motivado por seus alunos, resolveu retornar na etapa de abertura do Circuito. Sempre acompanhei os alunos nos treinamentos e eles me incentivaram para este retorno. Comecei a me preparar nos feriados de final de ano, pois estava sentindo falta deste ritmo de competição, explica.
Apesar de preferir provas com distância de Ironman, ele acredita que a maior dificuldade não será o percurso, mas sim a pressão. O que me afastava dos eventos é justamente o fato de sempre entrar para vencer. Agora, estou consciente de que meus treinos são como um amador, nas horas vagas e com uma intensidade de apenas 60% em relação aos de um atleta profissional, ressalta. Com certeza vou entrar para fazer o meu melhor, como sempre aconteceu, mas sem a mesma cobrança e obrigação de antes, completa.
Destaques e serviço - Além de Macedo, a prova contará com Juraci Moreira, Guilherme Manocchio, Ivan Albano, Yana Glasser e Cíntia Gama, num total de 300 inscritos que brigarão por R$ 14,4 mil de premiação. A largada para os 1,9 quilômetros de natação, 90 de ciclismo e 21 de corrida está prevista para as 8 horas.
A entrega de kits acontecerá nessa sexta-feira (16) na loja Físico & Forma do Shopping Rio Sul, sito à Rua Lauro Muller, 116, em Botafogo e quem fizer a retirada entre 15 e 21 horas ganhará boné e squeeze do evento. A programação ainda engloba a Expo Sports e Simpósio Técnico no sábado, dia 17, no Golden Park, na Glória.
No dia do evento a abertura da área de transição será às 6 horas, com fechamento às 7h50 e o término da competição está previsto para as 13 horas, quando serão conhecidos os melhores da primeira etapa da temporada.
Triathlon · 13 mar, 2007
O empresário santista Luiz Lopes Júnior está animado para a abertura do Troféu Brasil de Triathlon, que acontece no próximo domingo (18) em Santos, principalmente após o resultado obtido no Internacional de Santos, prova em que obteve o sexto lugar na categoria 35/39 anos. Apesar de sua especialidade ser longas distâncias, ele acredita que vai se sair bem nos 750 metros de natação, 20 quilômetros de ciclismo e cinco quilômetros de corrida.
Fiquei bem satisfeito com o resultado do Internacional. Não esperava tanto, ainda mais com o calor daquele dia, mas agora é competir forte novamente, comenta o triatleta de 37 anos, que já praticou diversos esportes, como canoa havaiana, maratona, surf e futebol de salão. Em 2004, com a morte do meu pai, levado pela dificuldade do momento, voltei a nadar e na seqüência me apaixonei pelo triathlon e minha primeira prova foi o Internacional, conta.
Em 2005 ele também começou a praticar ciclismo, modalidade em que tem melhor performance no triathlon e na qual já participou de grandes competições, como a Le Tour Direct, uma prova em equipe, com mais de quatro mil quilômetros, que refez trechos do Tour de France. Na ocasião, apesar de ainda ser estreante, competiu com importantes nomes como Julio Paterlini e Emerson Gomes (hoje o seu técnico).
Bagagem - Em 2006 participei de provas na França e Itália e de uma meia-maratona em Lisboa. Tudo isso me deu estrutura para melhorar no triathlon e para a minha estréia no Ironman Brasil. Este ano, farei novamente, mas com outra visão do que é essa prova. Antes, disputarei o meio Ironman de Portugal, uma prova rápida, onde tentarei me destacar no ciclismo. Terei como companheiro de prova o triatleta profissional, Fred Monteiro, ressalta o empresário.
A prova terá largada e chegada na Praia do Gonzaga, em Santos, sendo que o tiro inicial está programado para as 8h e a área de transição das modalidades estará montada junto à Praça das Bandeiras, em frente à Avenida Ana Costa, onde também será realizada a premiação.
Atletismo · 13 mar, 2007
O jornalista Marcelo André Carone, 27 anos, sofria de obesidade mórbida. Ele chegou a pesar mais de 160 kg e no início de 2005 se submeteu à cirurgia de redução do estômago. Normalmente quem passa por essa cirurgia tem um ano e meio para reduzir 40% do peso. Ou seja, Marcelo teria até meados deste ano para perder 65,2 Kg. Mas três meses após a cirurgia, o jornalista conseguiu perder 40 kg.
Um ano após a operação, ele já eliminou 75kg. Como isso aconteceu? Segundo Marcelo, a chave do sucesso está na determinação, disciplina e na corrida. Mas o desafio não foi tão fácil.
Nos três primeiros meses do pós-operatório, os novos magros (chamados pelos médicos), só podem caminhar. Passado esse período, estão liberados para qualquer atividade física. Marcelo, incentivado pelo irmão que também passou pela cirurgia, começou a treinar corrida. Sua primeira prova foi os 10km Unicsul em São Paulo, no ano passado. Ele correu cinco quilômetros em 32 minutos. De lá para cá, não larguei mais. Hoje corro, em média, uma ou duas provas por mês, diz.
O jovem costuma intercalar os treinos de corrida e musculação para evitar lesões e fadigas musculares. Ele corre de segunda-feira e quarta. Nos outros dias faz musculação, incluindo o sábado. Sem contar o futebol uma vez por semana e, até o mês passado, os ensaios na escola de samba, outra paixão dele. Comecei a fazer musculação este ano porque tenho um pouco de flacidez na região da barriga. Como morro de medo de cirurgia, capricho nas abdominais, afirma. Quem não sabe do passado dele, não diz que já foi obeso.
Segundo Marcelo, quando começou a correr, seu objetivo era somente terminar bem as provas. Hoje, mais experiente, ele vai além. Este ano vou correr uma meia maratona e também quero participar da Maratona de São Paulo.
A cirurgia do Marcelo foi, sem dúvida, um caso bem sucedido. Mas, segundo o Dr. Sizenando Ernesto de Lima Jr., que fez a operação, o sucesso se deve muito mais ao fator psicológico do que ao físico.
A cirurgia não muda a genética nem a cabeça do obeso. O sucesso está em a pessoa começar a pensar com a cabeça de um magro, afirma. O médico ainda explica que o obeso sofre da compulsão por comer. E, após a operação, essa compulsão deve-se transformar em algo benéfico para ele. Tudo em excesso faz mal. Mas precisamos transformar essa compulsão em algo que não seja a comida, nem drogas e álcool. Por isso, a atividade física é uma das melhores saídas, diz.
O cirurgião enfatiza que o primeiro e o segundo ano são os mais fáceis de manter a disciplina. Depois, complica. Aí a vantagem de ser ativo. A prática de exercícios, como a corrida, auxilia muito na manutenção, afirma.
Como funciona a cirurgia A cirurgia de redução de estômago consiste em diminuir o aparelho digestivo em 70%. Nos 30% que restam, é colocado um anel para lembrar o paciente da importância de uma boa mastigação. Caso isso não ocorra ou ele abuse da comida, os resultados são vômitos e até pedaços de alimentos entalados, que são retirados no hospital.
Uma pessoa que sofreu a intervenção cirúrgica deve tomar muito cuidado com doenças, como a anemia, já que todos os nutrientes devem ser consumidos, mas num número menor de refeições. Diferente de uma pessoa com 100% do aparelho digestivo, o ex-obeso consegue fazer, no máximo, quatro refeições diárias, sendo que uma delas deve ser algo bem leve, como uma fruta.
O objetivo da operação é aumentar o tempo e a qualidade de vida de quem sofre de obesidade. Hoje a expectativa de vida de quem está bem acima do peso é de 20% a menos do que quem está no seu peso normal.
As indicações cirúrgicas para o tratamento da obesidade mórbida são: peso corporal 45 kg acima do peso ideal, ou seja, Índice de Massa Corpórea (IMC) superior a 40, mantido por período mínimo de dois anos. Também são candidatos à cirurgia pessoas com IMC entre 35 e 40, caso apresentem manifestações graves de doenças associadas, porém reversíveis ou mais facilmente controláveis com a perda de peso, tais como: diabetes, hipertensão arterial e osteoartroses.
Já as contra-indicações da cirurgia, são quando o paciente tem dúvidas sobre as modificações que a redução do peso trará em sua vida, já que nesse sentido o indivíduo é soberano em sua decisão. Do ponto de vista médico está contra indicada nos portadores de alcoolismo, especialmente se já desenvolveram cirrose hepática, no usuário de drogas e em alguns distúrbios psiquiátricos.
Triathlon · 12 mar, 2007
Depois de dois anos sem participar do Troféu Brasil de Triathlon, o santista Fred Monteiro retorna com força total e quer um bom desempenho na prova de abertura, que acontece no próximo domingo (18) em Santos. Ele vai disputar os 1,5 quilômetros de natação; 40 quilômetros de ciclismo e 10 quilômetros de corrida sempre de olho na vitória.
Meu ano começou muito bem e quero manter esse nível até o final da temporada. Para isso, terei de treinar muito forte e ter claras as minhas metas. Nesta etapa, quero brigar pela vitória. Sei que será duro, porque tem gente muito forte, mas vou para cima, comenta o atleta que esse ano obteve um quarto lugar no Triathlon Internacional de Santos e terceiro no Sesc Caiobá.
Entre os melhores resultados na competição, ele tem um segundo lugar numa etapa em Santos e a quarta posição no ranking final em 2004. Os outros anos não corri o circuito todo, sendo assim, será o meu retorno e espero estar entre os melhores, completa. Aos 31 anos de idade ele carrega no currículo o título do Circuito Long Distance (meio Ironman) e a terceira melhor colocação no Brasileiro de Longa distância.
Entre os atletas que podem fazer frente à Fredinho, como é chamado pelos amigos, estão o goiano Santiago Ascenço, atual bicampeão e Fábio Carvalho, vice ano passado por uma diferença de 1,5 pontos. A competição terá largada e chegada na Praia do Gonzaga, às 8h para os amadores; às 9h20 para os profissionais e às 9h25 para a elite.
Triathlon · 11 mar, 2007
A etapa mineira do Troféu Brasil de Triathlon, que estava prevista para acontecer dia 19 de agosto na cidade de Nova Lima, foi cancelada segundo informado pelos organizadores do circuito.
Em seu lugar uma nova prova será realizada no mesmo dia na Cidade Universitária (USP), na capital de São Paulo.
Essa é a 17ª edição do Troféu Brasil de Triathlon que contará na temporada 2007 com sete etapas disputadas nas cidades de Santos e São Paulo (SP) e Goiânia (GO).
Triathlon · 09 mar, 2007
No dia 18 de março acontece no Parque do Flamengo, Rio de Janeiro, a primeira etapa do RBK Premier Long Distance, que contará com atletas de renome da categoria. Ao todo estão confirmados mais de 200 atletas, que vão disputar 1,9 km de natação, 90 km de ciclismo e 21 km de corrida.
Juraci Moreira, vencedor da etapa de Curitiba em 2005 e 5º do ranking; Guilherme Manocchio, vencedor em Caiobá no ano passado, quando terminou o ano na terceira colocação; Mauro Cavanho, vencedor da etapa de Pirassununga em 2006 e 4º do ranking; Ivan Albano, 5º colocado no ano passado e Leandro Macedo, ex-triatleta olímpico e que retorna às disputas oficiais de triatlo após quase sete anos, são alguns dos nomes.
Sem dúvida estamos bastante felizes com este começo. Trata-se de uma etapa que tem muito a crescer, mas já começa em grande estilo, explica Célio Balieiro, diretor da prova. A largada acontece Às 8h, em frente ao Monumento dos Pracinhas, local também da chegada dos competidores.
As inscrições para essa etapa terminam neste sábado (10) e os interessados podem confirmar presença pelo site oficial, www.ciadeeventos.com.br, com os seguintes valores: R$ 420 para a Elite, R$ 400 para o Amador e R$ 460 para o Revezamento. Informações complementares podem ser obtidas pelo telefone (11) 5581-3153.
Atletismo · 08 mar, 2007
Algumas mulheres, quando engravidam, acham que não podem fazer mais exercício físico. Mas se enganam. Elas não só podem como devem se exercitar. E acreditem, correr durante a gestão só traz benefícios para a saúde da gestante e do bebê.
Gravidez não é doença, enfatiza o personal trainer pós-graduado em fisiologia do exercício, Renato Augusto Francisco. Segundo Renato, a mulher pode treinar até o último mês de gestação, mas tem que tomar alguns cuidados. O principal cuidado a ser tomado é com quedas, afirma. Por isso, ele diz que caminhar ou correr na água é o mais recomendado, porque reduz o impacto, aumenta a queima calórica e a resistência e auxilia a respiração.
Nos três primeiros meses, época em que o feto está em formação, recomenda-se exercícios de intensidade leve. A intensidade não pode ser muito alta nesses meses de gestação para que não eleve a pressão arterial da atleta, explica o personal. Após esse período, a intensidade pode ser aumentada, gradativamente. É importante lembrar que a mulher deve ter um acompanhamento maior e mais específico durante a gravidez, afinal, o treinador deve levar em conta que serão duas pessoas correndo.
Além da corrida ou caminhada, as gestantes devem fazer muito alongamento, e fortalecimento, principalmente da lombar. O ideal é que a mulher engorde um quilo ou pouco mais por mês. Ou seja, no final da gravidez o correto é estar de 9 a 12 kg a mais que seu peso normal, explica Renato.
Os benefícios da corrida para as gestantes são os mesmos que para as não gestantes, que também verão resultado na hora do parto. Como a resistência física dessas mulheres é maior, o parto tende a ser mais tranqüilo do que para as sedentárias, afirma Renato.
Outro fator beneficiado pela corrida é a depressão pós-parto. Não há estudos científicos que comprovem a diminuição ou até mesmo a não manifestação da depressão pós-parto em mulheres que praticam exercícios. Mas os exercícios liberam a endorfina, antidepressivo natural, explica Renato. Com isso, pode-se concluir que a probabilidade de uma atleta ter uma depressão é bem menor.
E não são só as mamães que ganham com a prática de atividades físicas. O bebê está em comunicação direta com a mulher, ou seja, quanto melhor a saúde da mãe, mais saudável será o filho.
Triathlon · 07 mar, 2007
Após um começo de ano animador, com o vice no Internacional de Santos, a triatleta Fernanda Garcia quer manter a boa fase e conquistar um bom resultado na abertura do Troféu Brasil de Triathlon, no próximo dia 18. Ela competirá em casa os 1,5 km de natação, 40 km de ciclismo e 10 de corrida, que terá largada e chegada na Praia do Gonzaga (Santos).
Estou bem motivada, com a boa prova que fiz no Internacional, mas é claro que a cobrança será maior. Mas isso é que faz o atleta se dedicar para tentar melhor sempre, comenta Fernanda, que além da motivação pelo vice, pretende melhorar a marca de 2006. No ano passado terminei em 4º lugar no ranking do Troféu Brasil e agora quero ficar entre as três primeiras, completa.
Ela vem fazendo um treinamento forte na natação, mas sem esquecer as outras modalidades, pois pretende participar de provas apenas de corrida, como os 10 KM Tribuna FM desse ano, onde vai largar na Elite B. Não é a primeira vez que ela arrisca umas passadas fora do triathlon, já que em 2005 foi campeã amadora da Meia-Maratona A Tribuna-Praia Grande.
A prova - O troféu Brasil de Triathlon terá sete etapas, quatro delas em Santos, incluindo a finalíssima e como critério de classificação a prova inicial terá peso 1,25; enquanto que a decisão terá peso 1,5. Os atletas vão brigar por uma premiação de R$ 15 mil aos cinco melhores de cada etapa, os cinco melhores do ranking terão mais R$ 20 mil, enquanto que os amadores, que farão metade das distâncias dos profissionais, receberão troféus e relógios como forma de premiação.
Também haverá as categorias revezamento, com participarão de dois ou três atletas e que receberão troféus como premiação; e executivo, com bonificação para os cinco melhores da categoria até 39 anos e os cinco na 40+ e que receberão troféus e relógios. A novidade para esse ano será a categoria elite amador, aberta para qualquer competidor a partir dos 25 anos de idade; já que dos 15 aos 24 anos é necessário ter índice de 1h02 para os homens e 1h10 para as mulheres.
A expectativa é de participação de mais de 800 triatletas de 25 estados e até do exterior. As inscrições já estão abertas para todas as categorias através do site do evento, o www.trofeubrasil.com e para quaisquer dúvidas o telefone (13) 3289-3444 e o e-mail [email protected] estão à disposição.