Marcha Atlética

Inscrição para Copa Brasil de Marcha segue até esta quarta-feira

Marcha Atlética · 23 jan, 2012

Os interessados em participar da Copa Brasil/Caixa de Marcha 50 km, marcada para o dia cinco de fevereiro, em Barueri, devem ser inscritos pelos seus respectivos clubes até esta quarta-feira (25/01). O evento abrirá o calendário de torneios nacionais organizados pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), em 2012.

Durante os eventos, os atletas lutarão para obter o índice olímpico (3h49min32), num circuito de um quilômetro. A largada será logo cedo, às 6h30, na rua Guilherme Guglielmo, em frente ao Ginásio de Esportes José Corrêa, no centro da cidade.

Ano passado, o potiguar Cláudio Richardson dos Santos conquistou o inédito heptacampeonato do torneio, realizado no mesmo local, com o tempo de 4h13min20. Já o atleta Luiz Felipe dos Santos ficou com a segunda colocação, seguido de Samir César Sabadin.

As outras provas da Copa Brasil/Caixa de Marcha-2012 acontecerão nos dias 25 e 26 de fevereiro. As inscrições serão realizadas pelo sistema on-line da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), no site http://www.cbat.org.br/.

Confira dicas para a prática de atividades físicas no verão

O verão começou oficialmente no dia 22 de dezembro e dura até o dia 20 de março, quando tem início o outono. Confira quais as principais medidas que devem ser tomadas na estação mais quente do ano quando for praticar atividades físicas – atitudes simples podem evitar infortúnios.

Sol- Procure o horário de menor agressividade do Sol. Além de se cansar menos, você preserva sua pele.

Certifique-se também de utilizar proteção contra os raios solares ultravioleta a cada duas horas, no corpo e na cabeça. O filtro solar é um aliado importante nesta época.

Roupas e acessórios- Utilize proteção para os olhos em caso de excesso de luminosidade. Óculos escuros com filtragem certificada dos raios UV e viseiras ou bonés auxiliam neste ponto.

Utilize também roupas leves e próprias para a estação. Nada de roupas que impeçam a troca de calor com o ambiente, como abrigos de nylon. Algodão e tecidos com tecnologia dry fit ajudam a prevenir desidratação e hipertermia (aquecimento excessivo do corpo).

Hidratação- É necessário manter o corpo hidratado, evitando perda de peso excessiva. Suor com muito sal, urina escura ou turva são sinais de desidratação, bem como perda de até 2% do peso após o treino ou prova.

O uso de isotônicos é indicado para perdas mais intensas, mas diabéticos, hipertensos ou doentes renais devem evitar (assim como crianças e gestantes). Isotônico não é refrigerante e nem água, é calórico e contém carboidratos. Portanto, deve ser usado apenas como reposição, após atividades físicas.

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) recomenda o uso de isotônicos apenas para atletas e esportistas, com prescrição de profissionais especializados, como nutricionistas ou médicos. Para se reidratar na primeira hora após os exercícios, tome apenas água ou suco de frutas para repor carboidratos e líquidos. Bebidas alcoólicas só após essa primeira hora.

Sódio e potássio- Ocorre maior risco de perda de sódio, o que leva a um quadro muito perigoso, a hiponatremia, que produz desde torpor até perda de consciência e parada cardíaca. Quanto ao potássio, sua diminuição no sangue durante a atividade física intensa também produz arritmias cardíacas perigosas.

A causa mais frequente de sua queda é pelo uso indevido de diuréticos para emagrecer ou então nos tratamentos médicos. Importante alertar que comer bananas não repõe o potássio necessário, pois para ser efetiva precisaríamos comer mais de oito bananas por dia.

Perda de peso pode ser perigosa - A perda de peso no verão geralmente se deve mais às perdas líquidas que, aliás, são rapidamente repostas ao se alimentar normalmente. Tome cuidado com a evolução de suas atividades, não forçando demais o corpo além dos limites.

Ao intensificar os exercícios sem estar preparado para emagrecer ou para conseguir atingir seu melhor desempenho rapidamente, correm-se vários riscos: desidratação, lesões musculares e tendinites. Isso sem falar no temido risco cardíaco de arritmias ou outras complicações dos exageros físicos.


Confira dicas para a prática de atividades físicas no verão

Atletismo · 23 jan, 2012

O verão começou oficialmente no dia 22 de dezembro e dura até o dia 20 de março, quando tem início o outono. Confira quais as principais medidas que devem ser tomadas na estação mais quente do ano quando for praticar atividades físicas – atitudes simples podem evitar infortúnios.

Sol- Procure o horário de menor agressividade do Sol. Além de se cansar menos, você preserva sua pele.

Certifique-se também de utilizar proteção contra os raios solares ultravioleta a cada duas horas, no corpo e na cabeça. O filtro solar é um aliado importante nesta época.

Roupas e acessórios- Utilize proteção para os olhos em caso de excesso de luminosidade. Óculos escuros com filtragem certificada dos raios UV e viseiras ou bonés auxiliam neste ponto.

Utilize também roupas leves e próprias para a estação. Nada de roupas que impeçam a troca de calor com o ambiente, como abrigos de nylon. Algodão e tecidos com tecnologia dry fit ajudam a prevenir desidratação e hipertermia (aquecimento excessivo do corpo).

Hidratação- É necessário manter o corpo hidratado, evitando perda de peso excessiva. Suor com muito sal, urina escura ou turva são sinais de desidratação, bem como perda de até 2% do peso após o treino ou prova.

O uso de isotônicos é indicado para perdas mais intensas, mas diabéticos, hipertensos ou doentes renais devem evitar (assim como crianças e gestantes). Isotônico não é refrigerante e nem água, é calórico e contém carboidratos. Portanto, deve ser usado apenas como reposição, após atividades físicas.

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) recomenda o uso de isotônicos apenas para atletas e esportistas, com prescrição de profissionais especializados, como nutricionistas ou médicos. Para se reidratar na primeira hora após os exercícios, tome apenas água ou suco de frutas para repor carboidratos e líquidos. Bebidas alcoólicas só após essa primeira hora.

Sódio e potássio- Ocorre maior risco de perda de sódio, o que leva a um quadro muito perigoso, a hiponatremia, que produz desde torpor até perda de consciência e parada cardíaca. Quanto ao potássio, sua diminuição no sangue durante a atividade física intensa também produz arritmias cardíacas perigosas.

A causa mais frequente de sua queda é pelo uso indevido de diuréticos para emagrecer ou então nos tratamentos médicos. Importante alertar que comer bananas não repõe o potássio necessário, pois para ser efetiva precisaríamos comer mais de oito bananas por dia.

Perda de peso pode ser perigosa - A perda de peso no verão geralmente se deve mais às perdas líquidas que, aliás, são rapidamente repostas ao se alimentar normalmente. Tome cuidado com a evolução de suas atividades, não forçando demais o corpo além dos limites.

Ao intensificar os exercícios sem estar preparado para emagrecer ou para conseguir atingir seu melhor desempenho rapidamente, correm-se vários riscos: desidratação, lesões musculares e tendinites. Isso sem falar no temido risco cardíaco de arritmias ou outras complicações dos exageros físicos.

Entenda o que é e porque contratar uma assessoria esportiva

Com o crescimento do público corredor no Brasil, surgiram também diversos produtos e serviços voltados ao esporte. Organizadoras de provas, marcas esportivas e veículos de comunicação foram alguns dos setores que se desenvolveram com a disseminação das corridas.

As assessorias esportivas são um exemplo bem-sucedido de investimento nessa tendência. Mas o que exatamente faz uma assessoria e o que ela pode fazer por um corredor?

O que é e como escolher- “As assessorias são indicadas para todo mundo que corre, desde o iniciante ao competidor”, conta Nelson Evêncio, colunista do Webrun e diretor da Nelson Evêncio Assessoria Esportiva. Segundo o treinador, é importante que o local onde a equipe trabalhe seja próximo ao trabalho ou residência do corredor.

Além disso, Nelson indica que os interessados avaliem o currículo dos profissionais que compõem a assessoria. “Tem que treinar com alguém que tenha registro no Conselho Regional de Educação Física (CREF). Se não tem o CREF não pode orientar atividades físicas”, afirma.

Os horários de treinamento variam entre as assessorias. “Normalmente são treinos em grupos de manhã e à noite. Fora desses horários atendem alguns treinos, mas individuais”, pondera o treinador, presidente da Associação dos Treinadores de Corrida de São Paulo.

O que oferece- Em termos gerais, uma assessoria esportiva provê “avaliação, montagem e acompanhamento do treino”, como define Nelson. É feito um planejamento individual para cada aluno, de acordo com seus objetivos.

“Se a meta é correr uma maratona em dezembro, fazemos o planejamento de agora até lá com as etapas que a pessoa tem que cumprir para completar os 42 quilômetros”. Além disso, é oferecido o apoio técnico em provas, com estrutura específica e atendimento à distância para as dúvidas dos atletas. “Também são feitos exercícios de fortalecimento e equilíbrio para alunos que não estão associados a alguma academia”, diz.

O professor afirma também que dois pontos subjetivos fazem a diferença para as pessoas optarem pelos serviços de uma assessoria. “Um é o incentivo, o outro é a socialização. Uma coisa é treinar sozinho, outra é ter alguém te motivando e fazer parte de uma equipe”, explica.

Não é regra- “A pessoa não é obrigada a treinar em uma assessoria”, esclarece Nelson. “Mas é importante que ela tenha um treinador para fazer o seu treino, alguém que estudou para isso, que sabe os tempos de recuperação”, afirma.

Segundo o técnico, “uma pessoa que treina sozinha corre riscos maiores de lesão por não saber dosar a carga e não ter ninguém para freá-la”, diz, antes de concluir: “O professor que conhece seu aluno pode conscientizá-lo de quando não deve passar dos limites e quando ele pode ir além se estiver muito bem”, define.

Para os interessados em contratar uma assessoria, o Webrun tem uma relação de parceiras no site. Clique aqui para conferir a lista.


Entenda o que é e porque contratar uma assessoria esportiva

Atletismo · 18 jan, 2012

Com o crescimento do público corredor no Brasil, surgiram também diversos produtos e serviços voltados ao esporte. Organizadoras de provas, marcas esportivas e veículos de comunicação foram alguns dos setores que se desenvolveram com a disseminação das corridas.

As assessorias esportivas são um exemplo bem-sucedido de investimento nessa tendência. Mas o que exatamente faz uma assessoria e o que ela pode fazer por um corredor?

O que é e como escolher- “As assessorias são indicadas para todo mundo que corre, desde o iniciante ao competidor”, conta Nelson Evêncio, colunista do Webrun e diretor da Nelson Evêncio Assessoria Esportiva. Segundo o treinador, é importante que o local onde a equipe trabalhe seja próximo ao trabalho ou residência do corredor.

Além disso, Nelson indica que os interessados avaliem o currículo dos profissionais que compõem a assessoria. “Tem que treinar com alguém que tenha registro no Conselho Regional de Educação Física (CREF). Se não tem o CREF não pode orientar atividades físicas”, afirma.

Os horários de treinamento variam entre as assessorias. “Normalmente são treinos em grupos de manhã e à noite. Fora desses horários atendem alguns treinos, mas individuais”, pondera o treinador, presidente da Associação dos Treinadores de Corrida de São Paulo.

O que oferece- Em termos gerais, uma assessoria esportiva provê “avaliação, montagem e acompanhamento do treino”, como define Nelson. É feito um planejamento individual para cada aluno, de acordo com seus objetivos.

“Se a meta é correr uma maratona em dezembro, fazemos o planejamento de agora até lá com as etapas que a pessoa tem que cumprir para completar os 42 quilômetros”. Além disso, é oferecido o apoio técnico em provas, com estrutura específica e atendimento à distância para as dúvidas dos atletas. “Também são feitos exercícios de fortalecimento e equilíbrio para alunos que não estão associados a alguma academia”, diz.

O professor afirma também que dois pontos subjetivos fazem a diferença para as pessoas optarem pelos serviços de uma assessoria. “Um é o incentivo, o outro é a socialização. Uma coisa é treinar sozinho, outra é ter alguém te motivando e fazer parte de uma equipe”, explica.

Não é regra- “A pessoa não é obrigada a treinar em uma assessoria”, esclarece Nelson. “Mas é importante que ela tenha um treinador para fazer o seu treino, alguém que estudou para isso, que sabe os tempos de recuperação”, afirma.

Segundo o técnico, “uma pessoa que treina sozinha corre riscos maiores de lesão por não saber dosar a carga e não ter ninguém para freá-la”, diz, antes de concluir: “O professor que conhece seu aluno pode conscientizá-lo de quando não deve passar dos limites e quando ele pode ir além se estiver muito bem”, define.

Para os interessados em contratar uma assessoria, o Webrun tem uma relação de parceiras no site. Clique aqui para conferir a lista.

Copa Brasil Caixa de Marcha 50 km estreia calendário nacional da Cbat

Marcha Atlética · 06 jan, 2012

No dia cinco de fevereiro a cidade de Barueri, na Zona Oeste da Grande São Paulo, receberá a Copa Brasil/Caixa de Marcha 50 km. O evento abrirá o calendário nacional de competições organizadas pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), na temporada 2012.

A prova será uma oportunidade dos atletas participantes conquistarem índice olímpico (3h49min32) e a largada está marca para as 6h30, na rua Guilherme Guglielmo, em frente ao Ginásio de Esportes José Corrêa, no centro da cidade. A competição é destinada apenas para a categoria masculina e as outras provas da Copa Brasil serão realizadas nos dias 25 e 26 de fevereiro, em local a ser confirmado proximamente.

Ano passado, o potiguar Cláudio Richardson dos Santos conquistou o inédito heptacampeonato do torneio, realizado no mesmo local, com o tempo de 4h13min20. Já Luiz Felipe dos Santos foi segundo colocado, seguido de Samir César Sabadin. As inscrições deverão ser feitas pelos clubes interessados no sistema on-line da CBAt, de 20 a 25 de janeiro. Não serão aceitas inscrições por outra forma, como e-mail, fax, correio, etc.

Atividade Física é sinônimo de vida longa

A inatividade física (sedentarismo), assim como o tabagismo, a hipertensão arterial e o colesterol elevado compõem os fatores de risco causadores de importantes problemas cardiovasculares, que representam as principais preocupações no campo de saúde atualmente. A idéia da relação entre atividade física e saúde não é recente: foi mencionada pelos filósofos gregos e romanos há centenas de ano

Entretanto, somente a partir dos anos 50, ao se pesquisar quais doenças atingiam os funcionários aposentados, da companhia de ônibus (motoristas) de Londres, comparadas com os dos correios, concluiu-se que os motoristas tinham o dobro de doenças do coração do que os carteiros. Hoje sabemos que o baixo nível de atividade física é um importante fator no desenvolvimento de doenças crônico degenerativas, como obesidade, diabetes tipo II, hipertensão arterial, angina/infarto do miocárdio, osteoporose, câncer de mama e do reto.

Inversamente, a atividade física pode reduzir o risco de desenvolvimento dessas doenças crônicas, além de aumentar a expectativa de vida e evidente melhor controle do peso corporal. Constatações recentes têm demonstrado que estes benefícios ocorrem mesmo entre os indivíduos sedentários ou incapacitados e que se tornaram mais ativos. Além dos idosos, que passaram a ter uma vida fisicamente independente, com menor risco de quedas, melhor estado de humor, aliviando os frequentes sintomas de depressão e ansiedade, enfim elevando os padrões de saúde e qualidade de vida dessa crescente população.

Avaliações dos RH (recursos humanos) de empresas que adotaram programas de atividade física por alguns minutos, durante o trabalho para seus funcionários, mostraram redução na falta ao trabalho, nos custos médicos e com aumento na produtividade. Evidências científicas tem reforçado que um estilo de vida ativo desde a infância traz vários benefícios desde melhor rendimento escolar, menos faltas às aulas, até melhora no relacionamento com os pais e aumento da responsabilidade em geral.


Exercício é uma faca de dois gumes! Atual controvérsia é a de que pode parecer melhor não se exercitar a fazer exercícios físicos esporadicamente. Estudos concluíram que atividade física esporádica (vez ou outra por mês) se for intensa pode ser o gatilho de complicações cardíacas. Pesquisa realizada com seis milhões de membros de academias nos EUA, durante dois anos, foram constatadas 66 pessoas mortes e desse total, mais de 70% exercitava-se somente uma vez por semana e tinham algum antecedente cardiológico não controlado.

O mesmo risco pode ocorrer nas atividades físicas intensas (maratona, triatlo etc) de quem tem histórico de doenças cardíacas, porque essas pessoas, obrigatoriamente, devem fazer acompanhamento médico especializado com exames regulares, para que o exercício não seja danoso. Numa condição dessas, o melhor a fazer são atividades físicas como caminhadas leves ou moderadas.

O respeito aos limites é algo que deve ser sempre lembrado na hora de praticar qualquer atividade física. Ao entrar numa academia ou participar de grupo de acessórias de corridas ou se quiser fazer seu esporte de lazer, faça a avaliação médica prévia especializada. Mantenha os limites que seu médico indicou. Como regra geral recomendamos exercícios aeróbicos quatro vezes semanais com duração de 60 minutos: corrida ou bicicleta ou natação associados a exercícios de fortalecimento muscular e de equilíbrio (duas vezes na semana e com média de 15 a 20 minutos).

Sintomas como falta de ar, dores do peito ou costas, tonturas, palpitações ou outras manifestações fora do habitual, durante ou após a atividade física, devem ser comunicados ao seu médico. A avaliação médica prévia consiste no mínimo em uma consulta e um eletrocardiograma. Caso exista familiares diretos com doenças cardíacas ou a pessoa pratique atividade física intensa, o ideal é teste ergométrico com presença de cardiologista (previsto em lei).

Vale ressaltar que hábitos de vida saudáveis dispensam práticas inúteis, custosas e não aceitas pela comunidade científica e pelos Conselhos de Medicina. Alguns exemplos são a medicina bio ou ortomolecular, as novas promessas anti envelhecimento e hormônios bioidenticos, sem comprovação alguma e reconhecimento das ciências médicas.


Atividade Física é sinônimo de vida longa

Atletismo · 03 jan, 2012

A inatividade física (sedentarismo), assim como o tabagismo, a hipertensão arterial e o colesterol elevado compõem os fatores de risco causadores de importantes problemas cardiovasculares, que representam as principais preocupações no campo de saúde atualmente. A idéia da relação entre atividade física e saúde não é recente: foi mencionada pelos filósofos gregos e romanos há centenas de ano

Entretanto, somente a partir dos anos 50, ao se pesquisar quais doenças atingiam os funcionários aposentados, da companhia de ônibus (motoristas) de Londres, comparadas com os dos correios, concluiu-se que os motoristas tinham o dobro de doenças do coração do que os carteiros. Hoje sabemos que o baixo nível de atividade física é um importante fator no desenvolvimento de doenças crônico degenerativas, como obesidade, diabetes tipo II, hipertensão arterial, angina/infarto do miocárdio, osteoporose, câncer de mama e do reto.

Inversamente, a atividade física pode reduzir o risco de desenvolvimento dessas doenças crônicas, além de aumentar a expectativa de vida e evidente melhor controle do peso corporal. Constatações recentes têm demonstrado que estes benefícios ocorrem mesmo entre os indivíduos sedentários ou incapacitados e que se tornaram mais ativos. Além dos idosos, que passaram a ter uma vida fisicamente independente, com menor risco de quedas, melhor estado de humor, aliviando os frequentes sintomas de depressão e ansiedade, enfim elevando os padrões de saúde e qualidade de vida dessa crescente população.

Avaliações dos RH (recursos humanos) de empresas que adotaram programas de atividade física por alguns minutos, durante o trabalho para seus funcionários, mostraram redução na falta ao trabalho, nos custos médicos e com aumento na produtividade. Evidências científicas tem reforçado que um estilo de vida ativo desde a infância traz vários benefícios desde melhor rendimento escolar, menos faltas às aulas, até melhora no relacionamento com os pais e aumento da responsabilidade em geral.


Exercício é uma faca de dois gumes! Atual controvérsia é a de que pode parecer melhor não se exercitar a fazer exercícios físicos esporadicamente. Estudos concluíram que atividade física esporádica (vez ou outra por mês) se for intensa pode ser o gatilho de complicações cardíacas. Pesquisa realizada com seis milhões de membros de academias nos EUA, durante dois anos, foram constatadas 66 pessoas mortes e desse total, mais de 70% exercitava-se somente uma vez por semana e tinham algum antecedente cardiológico não controlado.

O mesmo risco pode ocorrer nas atividades físicas intensas (maratona, triatlo etc) de quem tem histórico de doenças cardíacas, porque essas pessoas, obrigatoriamente, devem fazer acompanhamento médico especializado com exames regulares, para que o exercício não seja danoso. Numa condição dessas, o melhor a fazer são atividades físicas como caminhadas leves ou moderadas.

O respeito aos limites é algo que deve ser sempre lembrado na hora de praticar qualquer atividade física. Ao entrar numa academia ou participar de grupo de acessórias de corridas ou se quiser fazer seu esporte de lazer, faça a avaliação médica prévia especializada. Mantenha os limites que seu médico indicou. Como regra geral recomendamos exercícios aeróbicos quatro vezes semanais com duração de 60 minutos: corrida ou bicicleta ou natação associados a exercícios de fortalecimento muscular e de equilíbrio (duas vezes na semana e com média de 15 a 20 minutos).

Sintomas como falta de ar, dores do peito ou costas, tonturas, palpitações ou outras manifestações fora do habitual, durante ou após a atividade física, devem ser comunicados ao seu médico. A avaliação médica prévia consiste no mínimo em uma consulta e um eletrocardiograma. Caso exista familiares diretos com doenças cardíacas ou a pessoa pratique atividade física intensa, o ideal é teste ergométrico com presença de cardiologista (previsto em lei).

Vale ressaltar que hábitos de vida saudáveis dispensam práticas inúteis, custosas e não aceitas pela comunidade científica e pelos Conselhos de Medicina. Alguns exemplos são a medicina bio ou ortomolecular, as novas promessas anti envelhecimento e hormônios bioidenticos, sem comprovação alguma e reconhecimento das ciências médicas.

Conservantes, transporte e hormônios prejudicam os alimentos?

Por volta de 1800, o economista e estatístico Thomas Malthus criou o que seria a Teoria Populacional Malthusiana. Segundo ela, haveria uma terrível falta de alimentos porque a população crescia muito rápido em função das melhoras com saneamento básico e depois por causa da Revolução Industrial. A produção de alimentos para ele não acompanharia esse ritmo.

Malthus não viu (nem tinha como prever) a Revolução Verde entre os anos 1960 e 1970: novas práticas agrícolas (fertilizantes e agrotóxicos), melhoramento genético das sementes, mecanização e enorme redução dos custos. Se hoje existe a fome no mundo (e ela ainda é grande!) é pela concentração desigual, a produção de alimentos hoje pode alimentar duas vezes a população humana.

Entra nessa conta ainda a redução dos custos e do tempo de transporte e a melhora da conservação, já que hoje muitos lares possuem geladeira. O alimento em nossa geração está muito mais barato.

Agrotóxicos - Tudo que é novo assusta. Décadas atrás o uso intensivo de pesticidas foi iniciado sem muito cuidado com as consequências então ainda desconhecidas. As regras foram alteradas e hoje foram criadas leis rígidas de controle de agrotóxicos. Para ser sucinto, o uso de agrotóxicos controlados não traz qualquer prejuízo à saúde das pessoas. Uma extensa e séria pesquisa britânica comprovou que alimentos orgânicos não possuem nenhuma vantagem nutricional. O papel de quem se preocupa com sua alimentação é o de se certificar de consumir alimentos de produtores de origem conhecida.

Hormônios - O uso de hormônios na pecuária é proibido no Brasil, mas liberado nos EUA, por exemplo. O problema é que quase metade da carne consumida no Brasil vem de abatedouros clandestinos, assim não há qualquer controle desse produto. O consumidor deveria consumir apenas carne de origem conhecida, aquela dos grandes produtores.

Transporte - O maior “inimigo” do teor nutricional de frutas e legumes não é o transporte, mas a conservação deles. Alimentos abertos, “machucados”, ou cozidos podem perder muito de seu valor nutricional por causa da oxidação de algumas vitaminas e minerais. E essa oxidação não se resolve apenas evitando o contato com o ar porque a luz também é outro vilão nessas horas.

Como o transporte também pode levar dias, alguns alimentos são colhidos antes de sua maturação ótima, o que tira também um pouco do seu valor nutricional.

Como o leitor pode ver, há perdas e elas são inevitáveis a menos que tenhamos cada um seu próprio pomar o que com a atual tecnologia é impossível. Há aspectos muito mais importantes com os quais o indivíduo deve se preocupar em sua alimentação. Uma dieta saudável e variada oferece todos os micronutrientes necessários e em quantidade adequadas. Essa dieta pode passar tranquilamente por alimentos produzidos com o uso de pesticidas e frutas que vêm de longe, até mesmo de outros países.


Conservantes, transporte e hormônios prejudicam os alimentos?

Atletismo · 21 dez, 2011

Por volta de 1800, o economista e estatístico Thomas Malthus criou o que seria a Teoria Populacional Malthusiana. Segundo ela, haveria uma terrível falta de alimentos porque a população crescia muito rápido em função das melhoras com saneamento básico e depois por causa da Revolução Industrial. A produção de alimentos para ele não acompanharia esse ritmo.

Malthus não viu (nem tinha como prever) a Revolução Verde entre os anos 1960 e 1970: novas práticas agrícolas (fertilizantes e agrotóxicos), melhoramento genético das sementes, mecanização e enorme redução dos custos. Se hoje existe a fome no mundo (e ela ainda é grande!) é pela concentração desigual, a produção de alimentos hoje pode alimentar duas vezes a população humana.

Entra nessa conta ainda a redução dos custos e do tempo de transporte e a melhora da conservação, já que hoje muitos lares possuem geladeira. O alimento em nossa geração está muito mais barato.

Agrotóxicos - Tudo que é novo assusta. Décadas atrás o uso intensivo de pesticidas foi iniciado sem muito cuidado com as consequências então ainda desconhecidas. As regras foram alteradas e hoje foram criadas leis rígidas de controle de agrotóxicos. Para ser sucinto, o uso de agrotóxicos controlados não traz qualquer prejuízo à saúde das pessoas. Uma extensa e séria pesquisa britânica comprovou que alimentos orgânicos não possuem nenhuma vantagem nutricional. O papel de quem se preocupa com sua alimentação é o de se certificar de consumir alimentos de produtores de origem conhecida.

Hormônios - O uso de hormônios na pecuária é proibido no Brasil, mas liberado nos EUA, por exemplo. O problema é que quase metade da carne consumida no Brasil vem de abatedouros clandestinos, assim não há qualquer controle desse produto. O consumidor deveria consumir apenas carne de origem conhecida, aquela dos grandes produtores.

Transporte - O maior “inimigo” do teor nutricional de frutas e legumes não é o transporte, mas a conservação deles. Alimentos abertos, “machucados”, ou cozidos podem perder muito de seu valor nutricional por causa da oxidação de algumas vitaminas e minerais. E essa oxidação não se resolve apenas evitando o contato com o ar porque a luz também é outro vilão nessas horas.

Como o transporte também pode levar dias, alguns alimentos são colhidos antes de sua maturação ótima, o que tira também um pouco do seu valor nutricional.

Como o leitor pode ver, há perdas e elas são inevitáveis a menos que tenhamos cada um seu próprio pomar o que com a atual tecnologia é impossível. Há aspectos muito mais importantes com os quais o indivíduo deve se preocupar em sua alimentação. Uma dieta saudável e variada oferece todos os micronutrientes necessários e em quantidade adequadas. Essa dieta pode passar tranquilamente por alimentos produzidos com o uso de pesticidas e frutas que vêm de longe, até mesmo de outros países.

Meias de compressão: apenas moda ou ciência a favor dos atletas?

As meias de compressão entraram, há poucos anos, no gosto dos corredores, prometendo aumentar a resistência das pernas em provas longas. “Ao usá-las, os vasos sanguíneos da panturrilha são comprimidos. Isso faz com que se tenha uma oxigenação maior dos tecidos, porque o sangue flui com mais rapidez, levando a um melhor desempenho da musculatura”, explica Marcio Cunha, fisioterapeuta do Esporte Clube Pinheiros.

Apesar da quantidade de estudos ainda ser pequena, é consenso entre os especialistas consultados pelo Webventure que tal acessório realmente traz benefícios para os esportistas. A dúvida é que ainda não há dados precisos em relação à grandeza desse ganho para cada usuário. Alguns poucos estudos demonstram ganhos de performance, como aumento de velocidade, que pode variar de 2% a 6%, dependendo do atleta.

Além da oxigenação, acredita-se que o efeito de sustentação das meias também ajude a diminuir o cansaço muscular, amenizando a vibração dos músculos e, portanto, o desperdício de energia. O doutor Marcondes Figueiredo – especializado em angiologia, área médica que se ocupa dos vasos sanguíneos – acrescenta que elas “impedem o acúmulo excessivo de catabólitos no músculo, que causam dor após o esporte”. Os catabólitos são substâncias tóxicas expelidas pelas células durante a produção de energia, como a creatinina e o ácido lático.

Outros autores de estudos têm afirmado que o ganho de desempenho proporcionado pelas meias beneficia apenas os atletas de alto rendimento, em provas de longa duração, com mais de 10 quilômetros. Apesar de essa hipótese ser plausível, o doutor Marcondes sublinha que “a diferença entre atletas de alta e baixa performance é um terreno meio pantanoso, que precisa de mais estudos.”

Não abuse. Em geral, as meias elásticas são feitas de materiais sintéticos, como nylon, poliamida e elastano, em versões para perna inteira, de cano longo, ou sleeves, que não cobrem os pés. Cada modelo possui uma taxa de compressão medida em milímetros de mercúrio, variando de 15 a 25 mm Hg.

É importante prestar atenção para distinguir as meias de modelos esportivos das versões medicinais. As que possuem taxas de compressão de 30 milímetros de mercúrio ou mais são indicadas apenas para tratamentos de doenças específicas. O uso indevido de um item medicinal pode ocasionar lesões por conta de um possível efeito torniquete, que dificulta a passagem do sangue. Mas, as esportivas podem ser usadas em situações nas quais seja necessário ficar muito tempo de pé ou sentado, como viagens intercontinentais ou ao dar aulas.


Meias de compressão: apenas moda ou ciência a favor dos atletas?

Corridas de Rua · 16 dez, 2011

As meias de compressão entraram, há poucos anos, no gosto dos corredores, prometendo aumentar a resistência das pernas em provas longas. “Ao usá-las, os vasos sanguíneos da panturrilha são comprimidos. Isso faz com que se tenha uma oxigenação maior dos tecidos, porque o sangue flui com mais rapidez, levando a um melhor desempenho da musculatura”, explica Marcio Cunha, fisioterapeuta do Esporte Clube Pinheiros.

Apesar da quantidade de estudos ainda ser pequena, é consenso entre os especialistas consultados pelo Webventure que tal acessório realmente traz benefícios para os esportistas. A dúvida é que ainda não há dados precisos em relação à grandeza desse ganho para cada usuário. Alguns poucos estudos demonstram ganhos de performance, como aumento de velocidade, que pode variar de 2% a 6%, dependendo do atleta.

Além da oxigenação, acredita-se que o efeito de sustentação das meias também ajude a diminuir o cansaço muscular, amenizando a vibração dos músculos e, portanto, o desperdício de energia. O doutor Marcondes Figueiredo – especializado em angiologia, área médica que se ocupa dos vasos sanguíneos – acrescenta que elas “impedem o acúmulo excessivo de catabólitos no músculo, que causam dor após o esporte”. Os catabólitos são substâncias tóxicas expelidas pelas células durante a produção de energia, como a creatinina e o ácido lático.

Outros autores de estudos têm afirmado que o ganho de desempenho proporcionado pelas meias beneficia apenas os atletas de alto rendimento, em provas de longa duração, com mais de 10 quilômetros. Apesar de essa hipótese ser plausível, o doutor Marcondes sublinha que “a diferença entre atletas de alta e baixa performance é um terreno meio pantanoso, que precisa de mais estudos.”

Não abuse. Em geral, as meias elásticas são feitas de materiais sintéticos, como nylon, poliamida e elastano, em versões para perna inteira, de cano longo, ou sleeves, que não cobrem os pés. Cada modelo possui uma taxa de compressão medida em milímetros de mercúrio, variando de 15 a 25 mm Hg.

É importante prestar atenção para distinguir as meias de modelos esportivos das versões medicinais. As que possuem taxas de compressão de 30 milímetros de mercúrio ou mais são indicadas apenas para tratamentos de doenças específicas. O uso indevido de um item medicinal pode ocasionar lesões por conta de um possível efeito torniquete, que dificulta a passagem do sangue. Mas, as esportivas podem ser usadas em situações nas quais seja necessário ficar muito tempo de pé ou sentado, como viagens intercontinentais ou ao dar aulas.

Confira os ganhadores da Promoção Pesquisa de Perfil de Público

Atletismo · 12 dez, 2011

A Pesquisa de Perfil de Público do Webrun perguntou aos leitores “Em 2012 eu vou desafiar meus limites por que....”. Ao todo recebemos milhares de respostas e as 35 mais criativas foram selecionadas por uma comissão do Portal e seus autores serão contemplados com prêmios exclusivos.

Os quatro melhores receberão um tênis Fila, o quinto ao décimo uma mochila de hidratação tryon, e o 11º ao 35º um kit Kellogs. Os premiados devem entrar em contato pelo email [email protected] até essa segunda-feira (12/12).

Segue abaixo os nomes dos vencedores:

1º ao 4º lugar:

  • Marcos Masaharu Yamamoto
  • Domingas Rodrigues Milton
  • Daniel Barboza Lopes de Souza
  • Israel Péreira da Silva

    5º ao 10º lugar:

  • Marines Pooder Nagata
  • Wagner Oliveira Lima
  • Caio Souza
  • Denis Aparecido Calça
  • Fernando Tadeu Felicio
  • Ilton da Silva Ferreira

    11º ao 35º lugar:

  • Luiz Cláudio dos Santos
  • Marcos Antonio Inacio de Oliveira Filho
  • José Luiz de Moraes
  • Wagner Marcio Damasco
  • Armando Vilaça
  • Felipe Bruschi Giorni
  • George Marcelo Arruda Freitas da Conceição
  • João Vitor Venancio
  • Luiz Tomiato
  • Jose Edenilson P Lima
  • Günther Michetti Hofner
  • Roberto Pereira Canejo
  • Lazaro Luiz de Brito
  • Cesar Galhardo
  • Marcelo Teixeira de Lima
  • Adilson Miguel Chiquitti
  • Gandhi Kalil Chufalo
  • Anderson Barros Alves
  • Jair Dias
  • Belmiro Santos Frois
  • Sonia Maria Wrobel
  • Marcelo Martins Schmaedecke
  • Gilson Manoel dos Santosa
  • Carlos Andre Santos Lima
  • Luiz Roberto dos Santos

  • Giomar Pereira vence Meia de Blumenau e dispara no Ranking Caixa/CBAt

    O baiano Giomar Pereira venceu a 5ª Meia Maratona de Blumenau (SC), disputada no domingo (27/11). Com o resultado, Giomar, que tinha 15 pontos de vantagem para o segundo colocado no Ranking Caixa/CBAt de Corredores de Rua, aumenta a diferença para 45 pontos.

    A liderança foi assegurada por conta da não participação do jovem Gilmar Silvestre, que briga com Giomar pelo posto de melhor corredor de rua do Brasil em 2011. Giomar, de 39 anos, correu os 21 quilômetros na cidade catarinense em 1h05min46.

    O segundo colocado foi o blumenauense Adílson Alves Dolberth, com 1h05min55, seguido de perto por Rosivaldo Moreira, que terminou a prova em 1h05min56. O evento contou ainda com as provas de corrida rústica de sete quilômetros e marcha atlética de dez quilômetros, totalizando cerca de 1.600 participantes.

    Entre as mulheres, a vitória na Meia ficou com Edielza Alves dos Santos, que correu em 1h17min48. Dione D’Agostini ficou em segundo, com 1h18min13, seguida por Roselaine de Sousa, que completou o percurso em 1h19min22.

    A decisão masculina pelo primeiro lugar do Ranking Caixa/CBAt fica restrita agora às duas últimas provas, a Volta da Pampulha, em Belo Horizonte (04/12) e a Corrida de São Silvestre (31/12), em São Paulo. Tanto Giomar Pereira quanto Gilmar Silvestre confirmaram presença nas duas corridas.

    Confira os resultados da 5ª Meia Maratona de Blumenau:

    Meia Maratona Masculina:

  • 1º Giomar Pereira – 1h05min46
  • 2º Adílson Alves Dolberth – 1h05min55
  • 3º Rosivaldo Moreira – 1h05min56
  • Meia Maratona Feminina:

  • 1ª Edielza Alves dos Santos – 1h17min48
  • 2ª Dione D’Agostini – 1h18min13
  • 3ª Roselaine de Souza – 1h19min22
  • Corrida Rústica Masculina:

  • 1º Jurandir de Jesus – 22min04
  • 2º Marcos Antônio Capis – 22min18
  • 3º Maicon Douglas- 22min30
  • Corrida Rústica Feminina:

  • 1ª Elisângela Ferreira – 27min26
  • 2ª Solange Lüebke – 30min52
  • 3ª Daiana Priscilla – 31min15

  • Giomar Pereira vence Meia de Blumenau e dispara no Ranking Caixa/CBAt

    Corridas de Rua · 28 nov, 2011

    O baiano Giomar Pereira venceu a 5ª Meia Maratona de Blumenau (SC), disputada no domingo (27/11). Com o resultado, Giomar, que tinha 15 pontos de vantagem para o segundo colocado no Ranking Caixa/CBAt de Corredores de Rua, aumenta a diferença para 45 pontos.

    A liderança foi assegurada por conta da não participação do jovem Gilmar Silvestre, que briga com Giomar pelo posto de melhor corredor de rua do Brasil em 2011. Giomar, de 39 anos, correu os 21 quilômetros na cidade catarinense em 1h05min46.

    O segundo colocado foi o blumenauense Adílson Alves Dolberth, com 1h05min55, seguido de perto por Rosivaldo Moreira, que terminou a prova em 1h05min56. O evento contou ainda com as provas de corrida rústica de sete quilômetros e marcha atlética de dez quilômetros, totalizando cerca de 1.600 participantes.

    Entre as mulheres, a vitória na Meia ficou com Edielza Alves dos Santos, que correu em 1h17min48. Dione D’Agostini ficou em segundo, com 1h18min13, seguida por Roselaine de Sousa, que completou o percurso em 1h19min22.

    A decisão masculina pelo primeiro lugar do Ranking Caixa/CBAt fica restrita agora às duas últimas provas, a Volta da Pampulha, em Belo Horizonte (04/12) e a Corrida de São Silvestre (31/12), em São Paulo. Tanto Giomar Pereira quanto Gilmar Silvestre confirmaram presença nas duas corridas.

    Confira os resultados da 5ª Meia Maratona de Blumenau:

    Meia Maratona Masculina:

  • 1º Giomar Pereira – 1h05min46
  • 2º Adílson Alves Dolberth – 1h05min55
  • 3º Rosivaldo Moreira – 1h05min56
  • Meia Maratona Feminina:

  • 1ª Edielza Alves dos Santos – 1h17min48
  • 2ª Dione D’Agostini – 1h18min13
  • 3ª Roselaine de Souza – 1h19min22
  • Corrida Rústica Masculina:

  • 1º Jurandir de Jesus – 22min04
  • 2º Marcos Antônio Capis – 22min18
  • 3º Maicon Douglas- 22min30
  • Corrida Rústica Feminina:

  • 1ª Elisângela Ferreira – 27min26
  • 2ª Solange Lüebke – 30min52
  • 3ª Daiana Priscilla – 31min15
  • Lojas de calçados oferecem grandes descontos na Black Friday

    Corridas de Rua · 25 nov, 2011

    Desde as primeiras horas desta sexta-feira (25/11) acontece a “Black Friday”, período de 24 horas em que diversas lojas oferecem grandes descontos em produtos. Tradicional nos Estados Unidos, a “Sexta Negra” agora chega ao Brasil, com promoções que podem chegar a 70% do valor original.

    A Centauro e a Netshoes foram duas lojas que aderiram à Black Friday, com promoções em calçados e vestuário esportivo. Para adquirir os itens o consumidor deve acessar o site www.blackfriday.com.br e buscar as lojas/ marcas participantes.

    As promoções serão válidas somente até as 23h59 desta sexta-feira e algumas lojas físicas também aderiram.

    Aproveite para ver qual é o melhor tênis para você no Guia do Tênis do Webrun