Corridas de Rua · 07 abr, 2010
Com o objetivo de incentivar a prática de esporte nas crianças e jovens, a organização da Maratona Internacional de São Paulo realiza no dia primeiro de maio a segunda edição Maratoninha de São Paulo Corrida Infantil. O evento, que ocorre na véspera da prova principal, reunirá corredores de seis a 15 anos em diversas baterias na pista sintética do Estádio Ícaro de Castro Mello, no Conjunto Desportivo Constâncio Vaz Guimarães, no Ibirapuera.
Os participantes de seis e sete anos disputarão provas de 50 metros; os de oito e nove, 60m; os de 10 e 11, 80m, os de 12 e 13, 100m; os de 14, 300m; e os de 15 anos, 600 metros. Haverá premiação apenas nas categorias de 14 e 15 anos (masculino e feminino), pois até os 13 as corridas são participativas e todos ganham medalhas. A Confederação Brasileira de Atletismo e a Federação Paulista de Atletismo farão a supervisão técnica do evento.
As inscrições para a Maratoninha estão abertas e podem ser feitas até o dia 26 de abril no site www.maratoninhadesaopaulo.com.br pelo valor de R$ 20, sendo que a organização poderá suspender ou prorrogar o prazo, dependendo do número de inscritos. A retirada dos kits será no dia 30 de abril, das 12 às 20 horas, no Ginásio Poliesportivo Mauro Pinheiros, na rua Abílio Soares, 1.300, no Ibirapuera.
Atletismo · 01 abr, 2010
Nesta quinta-feira (01) o atual Secretário Municipal de Esportes, Lazer e Recreação de São Paulo, Walter Feldman, esteve no lançamento oficial da Maratona de São Paulo, um dos seus últimos compromissos oficiais no comando da pasta. Isso porque, ele pretende concorrer à reeleição da Câmara dos Deputados e precisa se afastar do atual cargo, segundo a lei eleitoral.
Ao retornar para Brasília, longe de São Paulo onde costuma correr quase todos os domingos em alguma prova, ele comenta que não pretende deixar de praticar o esporte. Eu não corro por conta do cargo. Essa função me estimulou muito a não apenas dar a buzina de largada ou entregar a premiação, comenta. Participo de quase todas as provas que posso e tenho um verdadeiro encantamento por elas. Já atingi 12 quilômetros e pretendo chegar à meia maratona e, quem sabe, à maratona, completa.
Ao ser questionado se fará uma fiscalização ativa em cima do novo Secretário, Feldman diz não estar preocupado com seu sucessor. Tive a oportunidade de sugerir o substituto, que é meu chefe de gabinete, Valter Rocha. Ele já está absolutamente envolvido na política atual do esporte na cidade. Não haverá retrocesso.
Por ser praticante de esportes, Feldman passa a receita de como conseguia dividir a rotina diária no gabinete, com a participação em eventos aos finais de semana e ainda ter tempo para a família. Eu tenho uma relação muito compreensiva por parte dos meus filhos e da minha mulher, confessa. Os finais de semana são totalmente tomados com esses compromissos, mas não abro mão de jantares com a família, idas periódicas ao teatro, ao cinema e até atividades esportivas com eles.
Em três anos de mandato, Walter Feldman esteve à frente de diversos projetos ligados às corridas de rua, incluindo a criação do Circuito Popular de Corridas, que visa levar o esporte às comunidades carentes. Já no ciclismo, ele ajudou a viabilizar a ciclofaixa, ligação por uma faixa de trânsito entre diversos parques aos domingos de manhã, e a ciclovia da Marginal Pinheiros.
Corridas de Rua · 30 mar, 2010
No dia 10 de abril acontece a primeira etapa do ano da Corrida Infantil Corpore, competição destinada a crianças de quatro a 12 anos, que disputarão baterias de acordo com o ano de nascimento. Além de correr, os atletas mirins poderão desfrutar de diversas atrações.
Brinquedos infláveis, personagens, pipoca, algodão doce e diversas brincadeiras estarão disponíveis na arena do evento, que será montada no Complexo Esportivo Constâncio Vaz Guimarães, no Ibirapuera. Os pais podem ficar tranqüilos, pois haverá monitores e seguranças para garantir que tudo saia conforme o planejado.
As inscrições ainda estão abertas e podem ser feitas no site oficial da Corpore, o www.corpore.org.br sob o valor de R$ 30 para filhos de sócios da entidade e R$ 35 para filhos de não sócios.
Instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1993, o Dia Mundial da Água é celebrado no dia 22 de março. O objetivo da celebração é alertar e estimular governo, empresas, instituições e as pessoas em todo mundo a conscientização do uso consciente da água.
A preocupação mundial gira em torno da escassez deste recurso tão importante para a sobrevivência da raça humana. A verdade é que a água não está acabando, mas a população mundial tem crescido gradualmente, e a poluição também não contribui para a quantidade de água potável disponível. A fonte de água mundial está concentrada em poucos países, e o Brasil é uma destas fontes.
A população vem se conscientizando mais a cada ano, principalmente preocupadas com as constantes alterações climáticas e também com a poluição de mananciais. Muitas campanhas pelo Brasil tratam da preservação do bem natural em ações simples do cotidiano, como evitar torneiras pingando, diminuir o tempo no banho, lavar calçadas sem o auxílio de mangueiras.
Água e o corpo humano - Cerca de 50 litros de água é o mínimo que a ONU indica para atender as exigências diárias do ser humano, desde higiene, saneamento, preparação de alimentos e ingestão direta. O corpo humano é formado por 75% de água e os cuidados nos dias de forte calor devem ser redobrados.
Na prática esportiva, a hidratação durante as competições é de extrema importância para evitar a desidratação e manter a temperatura corpórea. Dr. Clemar Corrêa, chefe de equipes médicas de grandes provas de aventura no Brasil como o Rally dos Sertões e Ecomotion, alerta sempre os atletas sobre os cuidados com a água. Em competições na qual o calor é forte, beber água já quente não colabora para manter a temperatura corporal.
Sobre a água, não adianta matar a sede e tomar uma água que está morna. É preciso baixar a temperatura corporal. Todos se lembram daquela atleta na chegada das Olimpíadas (a suíça Gabriele Andersen, em 1984) após a maratona, extremamente cansada e cambaleando. Aquilo é a hipetermia, com falência motora, física e mental. E pode acontecer em qualquer momento. As situações mais graves que encontrei em provas foram de calor extremo, relemba Clemar.
Confira alguns artigos relacionados à água e hidratação publicados no Webrun:
Atletismo · 22 mar, 2010
Instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1993, o Dia Mundial da Água é celebrado no dia 22 de março. O objetivo da celebração é alertar e estimular governo, empresas, instituições e as pessoas em todo mundo a conscientização do uso consciente da água.
A preocupação mundial gira em torno da escassez deste recurso tão importante para a sobrevivência da raça humana. A verdade é que a água não está acabando, mas a população mundial tem crescido gradualmente, e a poluição também não contribui para a quantidade de água potável disponível. A fonte de água mundial está concentrada em poucos países, e o Brasil é uma destas fontes.
A população vem se conscientizando mais a cada ano, principalmente preocupadas com as constantes alterações climáticas e também com a poluição de mananciais. Muitas campanhas pelo Brasil tratam da preservação do bem natural em ações simples do cotidiano, como evitar torneiras pingando, diminuir o tempo no banho, lavar calçadas sem o auxílio de mangueiras.
Água e o corpo humano - Cerca de 50 litros de água é o mínimo que a ONU indica para atender as exigências diárias do ser humano, desde higiene, saneamento, preparação de alimentos e ingestão direta. O corpo humano é formado por 75% de água e os cuidados nos dias de forte calor devem ser redobrados.
Na prática esportiva, a hidratação durante as competições é de extrema importância para evitar a desidratação e manter a temperatura corpórea. Dr. Clemar Corrêa, chefe de equipes médicas de grandes provas de aventura no Brasil como o Rally dos Sertões e Ecomotion, alerta sempre os atletas sobre os cuidados com a água. Em competições na qual o calor é forte, beber água já quente não colabora para manter a temperatura corporal.
Sobre a água, não adianta matar a sede e tomar uma água que está morna. É preciso baixar a temperatura corporal. Todos se lembram daquela atleta na chegada das Olimpíadas (a suíça Gabriele Andersen, em 1984) após a maratona, extremamente cansada e cambaleando. Aquilo é a hipetermia, com falência motora, física e mental. E pode acontecer em qualquer momento. As situações mais graves que encontrei em provas foram de calor extremo, relemba Clemar.
Confira alguns artigos relacionados à água e hidratação publicados no Webrun:
Corridas de Rua · 16 mar, 2010
Para a edição 2010 do Circuito XTerra, os organizadores resolveram criar uma categoria específica para os atletas Portadores de Necessidades Especiais (PNEs), visto que nos últimos anos houve um significativo aumento de competidores desta categoria. Só na abertura deste ano, em São Lourenço (MG) foram 23 participantes nas três modalidades: triathlon, corrida e mountain bike.
Para nós é um grande orgulho ver que em provas complicadas de aventura, portadores de necessidades especiais nos prestigiam participando e mostrando superação, comenta Adriano Seabra, sócio da agência de marketing esportivo X3M, organizadora do XTerra Regional São Lourenço, sobre a inclusão dos PNE por meio do esporte.
Até o final do ano passado, não havia uma categoria específica que recebesse pessoas com qualquer debilidade mental ou física. Mas observando que esse público estava dando um jeito de participar das provas XTerra, repensaram as categorias existentes.
Observamos que alguns atletas participavam das competições na categoria amador, já que não havia uma que os acolhesse. Eles gostavam, competiam, mas não era possível se igualar a competidores em outra condição, neste momento decidimos criar a categoria voltada para eles, esclarece o organizador.
Para Fabiana Politano, professora de Educação Física da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de São Lourenço (APAE São Lourenço), que trouxe a escola em peso para o night trail run, essa inclusão é fundamental para o portador de necessidade especial. Já temos o costume de participar de atividades que envolvam e incluam os alunos por meio do esporte. Eles adoram, por isso são preparados fisicamente o ano todo para poderem sempre participar, declara Fabiana.
Sucesso de adesão Na primeira edição do XTerra já com a categoria PNE, um atleta participou para a prova de triathlon, 21 se inscreveram para a corrida noturna e um competiu no MTB Cup. Por isso temos tanto orgulho do XTerra, porque é um evento que inclui todos e toda a família, as crianças vêm para o Kids Running, as mães e pais para a corrida ou mountain bike, e vemos que as provas na terra não são um problema para os PNE, porque eles fazem questão de participar, finaliza Adriano, contente com a bem-sucedida inclusão.
Kids · 14 mar, 2010
Não faltaram mães e pais orgulhosos ao verem seus pequeninos disputando a toda velocidade um lugarzinho no pódio preparado para receber todos os 300 inscritos de forma gratuita na mini corrida para crianças do Xterra São Lourenço (MG). A prova aconteceu no último sábado (13/03) e teve baterias divididas por idade, realizada em frente ao Parque das Águas.
O casal de cariocas Zelimar Rodrigues Batista Paula, de 34 anos, e Ivan Luís da Silva Paula, de 37 anos, não perderam tempo e trouxeram os filhos Jorge Luis, de nove, e Beatriz, de seis anos, para mais evento esportivo infantil. Essa já é a terceira corrida infantil da Bia e a segunda do Jorge. Eu mesma costumo correr, comecei pensando em emagrecer, mas peguei gosto pela prática. Meu marido também pratica natação, então tentamos envolver nossos filhos, para cultivarem hábitos saudáveis, declara Zelimar.
A mais nova, Beatriz, disse ter achado bem legal correr na prova, e a mãe entregou que ela até se preparou para o evento, treinando para ficar mais rápida. Os pais esperam, também atletas, se preparavam para a disputa da Night Trail Run, a corrida noturna que aconteceu também no sábado.
A edição o Kids Running consiste numa disputa simbólica, criada para promover integração esportiva entre as crianças e incentivar o contato com a natureza e a prática de esportes. Nesta prova, todos os participantes ganharam uma medalha.
Ao final da entrega de medalhas, foram sorteadas entre os pequenos corredores mountain bikes, equipamentos de segurança e acessórios de diversos tamanhos, totalizando R$ 20 mil em prêmios.
Corrida de Montanha · 04 mar, 2010
O Circuito XTERRA chega com novidades para seus participantes em 2010. Serão mais duas provas, na Amazônia e no Espírito Santo, além das competições nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal e Minas Gerais. A abertura do evento será na etapa regional em São Lourenço (MG) nos dias 13 e 14 de março.
No sábado (13) terão vez o triathlon (1,5 quilômetro de natação, 26 quilômetros de mountain bike e nove quilômetros de corrida em trilha) e o Night Trail Run (seis quilômetros). Já no domingo, junto ao Mountain Bike Cup, haverá a disputa da corrida para crianças.
Além das premiações por prova, ao final do ano o circuito de triathlon pagará R$ 16 mil para os profissionais que mais pontuarem e prêmios exclusivos e personalizados para os três primeiros amadores de cada categoria.
O evento principal do Circuito XTerra será nos dias seis, sete e oito de agosto em Angra dos Reis (RJ) e conta com provas de maratona aquática, triathlon cross country, corrida noturna, triathlon e corrida mirins no domingo. As inscrições, tanto para a primeira etapa em São Lourenço como para o evento em Andra dos Reias, estão abertas no portal www.xterrabrasil.com.br e todas as provas têm vagas limitadas.
Atletismo · 04 fev, 2010
Nome: Cristiane Brotto
Idade: 20 anos
Dúvida: Gostaria de saber quais são os exercidos de academia mais recomendados para o fortalecimento do joelho como recuperação do LCA?
Resposta: Para saber quais exercícios você pode fazer na academia, depende de que estágio de reabilitação você esta. Num estagio precoce de reabilitação de LCA, é contra indicado academia.
Seu fisioterapeuta está apto a lhe informar o momento exato de fortalecer em academia, fora isso pode fortalecer nas sessões de fisioterapia.
Resposta concedida pelo fisioterapeuta David Homsi. Especialista em fisioterapia esportiva e RPG, hoje ministra palestras e é responsável pelo centro de estudos e projeto running da clínica Dr. Osmar de Oliveira: www.davidhomsi.com.br
Corridas de Rua · 15 jan, 2010
No próximo dia 20 acontecerá no Rio de Janeiro a edição 2010 da Corrida de São Sebastião, mas antes, neste domingo (17) será disputada pelo segundo ano consecutivo a São Sebastião Kids. Confira detalhes sobre a entrega de kits de ambas as provas.
A partir deste sábado (16) estará disponível o material da competição principal, a ser retirado no Estádio Célio de Barros, Maracanã, no Portão 17 B das 9h às 17h. Já no domingo (17) o horário será das 11h às 16h. Para a disputa infantil, os responsáveis pelos atletas devem comparecer ao mesmo local das 6h30 às 8h para retirar o kit.
As crianças de quatro a 14 anos disputarão baterias que variam entre 50 e 800 metros, enquanto os atletas da prova maior terão que enfrentar 10 quilômetros no dia do padroeiro da cidade. Todos os atletas de ambas as provas receberão medalhas de finisher após cruzar a linha de chegada.
Atletismo · 12 jan, 2010
Nós podemos dizer que o nosso peso é uma resultante da congruência de nossos hábitos alimentares (quando, o quanto e o quê comemos) e de nosso gasto energético aplicados à nossa genética. Um dos grandes segredos que fazem essa conta não ser assim tão simples de ser fechada é que entra aí também, mas com peso diferente, a influência do meio em que vivemos sobre as nossas decisões e escolhas. Já disse aqui nesse espaço como as calorias no cardápio ou outras coisas aparentemente ainda mais simples têm influência nas nossas decisões e consequentemente em nossas medidas.
Outros exemplos interessantes vêm de uma coletânea de estudos publicada recentemente. Os pesquisadores Nicholas Christakis e James Fowler, por exemplo, examinaram uma enorme base de dados para confirmar algo que já se desconfiava: nós temos e adquirimos os mesmos hábitos alimentares de nossos amigos mais próximos. Sua silhueta pode acabar pagando a conta por causa do tipo de pessoa com quem você convive. Eles mostraram que 57% das pessoas estavam mais propensas a se tornar obesas se um dos amigos era obeso também. O mais assustador é que esse número é de ainda impressionantes 20% se um "amigo de nosso amigo" é obeso! Nesse caso, esse risco independe do peso do nosso amigo mais próximo, pois mesmo ele sendo magro, com o colega distante sendo gordo, temos os mesmos 20% a mais de chances!
No caso das mulheres há ainda outro comportamento peculiar. Outro estudo da University of British Columbia encontrou que, sem se dar conta, as mulheres fazem um ajuste do quanto devem comer baseado no fato da pessoa perto dela ser gorda ou magra. Se essa pessoa é magra e come muito, ela segue o mesmo ritmo, o que acaba gerando ganho de peso em muitas delas.
Se a pessoa com quem andamos pode influenciar, o que dizer do tamanho do nosso prato ou da tigela? O pesquisador Brian Wansink da Cornell University Food and Brand Lab fez um experimento no qual ele oferecia pipoca em grandes potes aos indivíduos. Quando estavam com grandes porções, as pessoas comiam 53% mais. Para piorar, em estudos com as pessoas assistindo TV, concluiu-se que as pessoas perdem alguns sinais que o cérebro envia sinalizando saciedade e pedindo para que paremos de comer. Os pesquisadores canadenses avaliaram que garotos que viam Simpsons consumiram 228 kcal a mais em pizza quando comparados com aqueles que não estavam em frente à TV.
E o que vestimos, atrapalha ou ajuda? Um estudo interessante aponta a relação do conforto da nossa roupa para a manutenção de nosso peso. Veja só, em tese, roupas apertadas ou justas supostamente fariam as pessoas notar que elas estão acima do peso, tendo assim maior cuidado com o peso e a alimentação, certo? Pois pesquisadores da University of Wisconsin-Lacrosse viram que com essas roupas as pessoas acabam se movimentando menos em função do desconforto fazendo assim com que economizem importante energia na guerra contra a balança. Vestindo estilos mais casuais as pessoas caminhavam até 8% mais do que com roupas mais formais.
E a apresentação daquilo que comemos? Todo nutricionista sabe que isso é fundamental na constituição de um bom cardápio. Muitos já devem ter ouvido a dica de fazer um prato colorido para que ele seja mais saudável e balanceado. Mas e quando estamos falando de doces? A regra vale? Pois tome cuidado quando o assunto não for os vegetais porque quando falamos de doces, mais cores e mais variedade também significam exagero. Em um estudo, quando havia seis cores diferentes de doces no mesmo pote, as pessoas comiam 69% mais do que quando havia potes sem diferenças nas cores. Quando havia a opção de sete e 10 diferentes cores de M&Ms, os expostos aos 10 comeram 43% a mais! Então cuidado porque a quantidade parece mais uma vez não sinalizar bem o que seria o suficiente.
E por fim, mas não menos importante, será que aquele comercial de comida ou fast food que você vê enquanto está sentado em frente à TV teria algum peso na sua dieta normal? Acredite, ele tem efeito, sim! Segundo um estudo da Health Psychology, as 120 crianças do estudo que assistiam a desenhos intercalados com comerciais consumiam até 45% mais porcarias que as não expostas. Já os 100 adultos que assistiam a um programa de TV consumiram também mais, seja alimentos saudáveis ou mesmo o junk food.
Em ambos os grupos essa propaganda aumentou o consumo não daquilo que foi anunciado, ou seja, ela não tem ação direta nesse caso, mas nos faz comer mais, sim. A teoria é que os comerciais fazem você achar que está com fome. Não importa o que esteja sendo veiculado, você então irá comer o que tiver por perto. São tantas as situações a que estamos expostos em nossa vida social que o melhor a fazer é evitar ter por perto tantas opções de alimento, dica essa que já é antiga.
Alimentação · 17 jun, 2026
Saúde · 17 jun, 2026
Atletismo · 17 jun, 2026