Atletismo · 11 dez, 2010
Nome: Kledir Ball
Idade: 26
Dúvida: Quanto tempo demora para que os batimentos cardíacos voltem ao normal (entre 60 e 100 BTM) após fazer exercício físico??
Resposta: Num indivíduo considerado condicionado fisicamente, em seis minutos os batimentos retornam ao nível inicial. Esses dados são registrados no teste ergométrico feito com cardiologista habilitado
Resposta concedida pelo Dr. Nabil Ghorayeb. Especialista em Cardiologia e em Medicina do Esporte. É chefe da seção médica de cardiologia do exercício e esporte do Instituto Dante Pazzanese e coordenador clínico do Sport Check-up do Hospital do Coração.
Resposta concedida pelo Dr. Nabil Ghorayeb. Especialista em Cardiologia e em Medicina do Esporte. É chefe da seção médica de cardiologia do exercício e esporte do Instituto Dante Pazzanese e coordenador clínico do Sport Check-up do Hospital do Coração.
O Webrun lança nesta semana a pesquisa anual sobre o perfil do público e o mercado de corridas de rua.
Para participar é bem simples. Basta preencher o questionário online e responder a pergunta: "Qual sua motivação para correr/ pedalar em 2011?" Os autores das melhores frases ganharão prêmios. A promoção é válida até as 13h do dia 17/01/2011 e os resultados serão divulgados no dia 21/01/2011.
Serão distribuídos 13 prêmios para os vencedores: 1º ao 12º colocados levam um par de Tênis Fila Neo ou Way; o 13º leva uma avaliação postural e teste da pisada com o Fisioterapeuta David Homsi, do 14º ao 18º, um Theraband Physio pilates (cada); 19º ao 23º uma Reflex Ball 8cm Phisio pilates (cada), do 24º ao 33º um kit Kellogs cada um e o 34º um kit com camiseta e shorts Cris Racca.
Participe agora mesmo da pesquisa e concorra aos prêmios. Clique aqui.
Atletismo · 09 dez, 2010
O Webrun lança nesta semana a pesquisa anual sobre o perfil do público e o mercado de corridas de rua.
Para participar é bem simples. Basta preencher o questionário online e responder a pergunta: "Qual sua motivação para correr/ pedalar em 2011?" Os autores das melhores frases ganharão prêmios. A promoção é válida até as 13h do dia 17/01/2011 e os resultados serão divulgados no dia 21/01/2011.
Serão distribuídos 13 prêmios para os vencedores: 1º ao 12º colocados levam um par de Tênis Fila Neo ou Way; o 13º leva uma avaliação postural e teste da pisada com o Fisioterapeuta David Homsi, do 14º ao 18º, um Theraband Physio pilates (cada); 19º ao 23º uma Reflex Ball 8cm Phisio pilates (cada), do 24º ao 33º um kit Kellogs cada um e o 34º um kit com camiseta e shorts Cris Racca.
Participe agora mesmo da pesquisa e concorra aos prêmios. Clique aqui.
Atletismo · 28 jul, 2010
O inverno chegou, hora de vestir roupas quentes e se agasalhar para enfrentar o frio certo? Não necessariamente, já que num país de proporções continentais, como o Brasil, a amplitude térmica e a condição climática numa mesma estação do ano variam muito. Na região sul e sudeste, o frio predomina, no norte e nordeste as chuvas chegam com força, enquanto no centro oeste calor e baixa umidade predominam.
O Brasil está localizado em sua maior parte no hemisfério sul do planeta, mas possui uma porção do território no hemisfério norte, que compreende parte dos Estados de Roraima, Amazonas, Pará e Amapá. Apesar da presença em dois hemisférios, o inverno começa oficialmente no país no dia 21 de junho e se estende até 23 de setembro, época que marca o início da primavera.
Gilmário Mendes, técnico da fundista Marily do Santos, que mora e ministra os treinos em Pojuca (BA), comenta que as chuvas que atingem o norte e nordeste nessa época são os maiores desafios para os corredores. Geralmente eles vão encontrar lama, poças de água e, dependendo da estrutura da cidade, fica complicado treinar porque pode haver algum obstáculo escondido como buracos, por exemplo. Ele conta ainda que as competições também costumam sofrer uma pausa durante o inverno. Há cerca de 60% menos eventos. As exceções são provas comemorativas, como Festa de São João, padroeiro e aniversário das cidades.
O ideal, segundo Gilmário, é procurar treinar e competir em locais em que as condições sejam mais favoráveis, porém, caso enfrentar São Pedro seja a única alternativa, ele passa algumas dicas. Numa corrida é interessante usar um saco de lixo grande como capa de chuva, cortando o local onde vai colocar os braços e fazendo um buraco no local onde aparece o número de peito. Numa ocasião como essa, caso a chuva cesse no meio da prova, fica fácil descartar a proteção improvisada.
Tanto em treinos, como nas provas, a dica de Gilmário é levar uma toalha e uma roupa seca para usar depois de correr. É legal ter um agasalho e uma camiseta de algodão, ou outro tecido que não seja sintético.
Centro Oeste - Se na região norte e nordeste em geral as temperaturas ficam na marca dos 18º a 20ºC, no centro oeste o cenário é diferente. A baixa umidade do cerrado e as altas temperaturas a partir de meados de julho, também são motivo de diminuição do número de provas.
Temos frio de maio até junho, condição possível de se tolerar numa boa, mas depois começa uma época mais difícil para nós, relata Edilberto Barros, responsável por treinar Lucélia Peres em Brasília. Temos uma altitude aqui de 1.200m, umidade relativa do ar abaixo de 20% e um calor forte sem chuva até outubro. Esses três fatores derrubam a condição ideal de treinamento.
Ainda segundo o treinador, outro fator de complicação é a falta de opções de terrenos para o atleta variar o treino, já que a grama nessa época do ano não pode ser utilizada como alternativa para o alto impacto do asfalto. O terreno está esturricado, os pisos ficam duros e há uma queda de rendimento.
Com a baixa umidade, a sensação de suor é menor e muitos corredores acabam se esquecendo da hidratação durante os treinos. Nessa época quase não temos nuvens e o céu é aberto do amanhecer até o pôr-do-sol, então a desidratação é muito grande, esclarece o treinador, que também é fisiologista.
Assim sendo, o cuidado na reposição de líquidos e sais minerais deve ser redobrada, a alimentação balanceada, deve se dar preferência ao uso de roupas leves e usar muito protetor solar. Os termômetros começam o dia na marca dos 19 a 20ºC e chegam muitas vezes a 31ºC.
A dica de Edilberto para se adaptar é procurar correr nas primeiras horas da manhã e no final do dia, já mais à noite. Brasília é um bom lugar para treinar, não para competir. Quando o corredor sai daqui e vai para o nível do mar, por exemplo, tem um ganho aproximado de meio minuto no tempo nos 10 mil metros.
As competições não chegam a parar completamente, mas sofrem uma pausa e retornam gradativamente a partir de agosto. Teremos a Maratona Pão de Açúcar, a Duque de Caxias, a Capital Runners, entre outras.
Enquanto isso, nas regiões sul e sudeste do país, o frio costuma predominar nos meses de inverno, época em que a assiduidade de alunos nos treinos de assessorias esportivas costuma ser baixa. Nessa época há uma redução de pessoas nos treinos e nas academias, quando deveria ser o contrário, já que no frio a performance costuma ser melhor, avalia o técnico do Clube Pinheiros, Cláudio Castilho.
As temperaturas no começo do dia e durante a noite costumam cair para baixo dos 15ºC, então é necessário atentar a algumas dicas para não ter problemas com hipotermia e outros problemas ocasionados pelo frio. Segundo o treinador Aulus Sellmer, responsável pela equipe 4any1, deve-se dar preferência a agasalhos que tenham fleece, tecido com função de manter o corpo aquecido, sem bloquear a transpiração.
Ainda segundo o treinador, o aquecimento para o treino deve ser feito com várias camadas de roupa e, aos poucos, se desfazer das vestimentas para não se expor subitamente às mudanças de temperatura. Logo depois do treino, as roupas devem estar separadas para serem vestidas o mais rápido possível.
As competições não pararam nessa época do ano, como acontece nas outras regiões, pelo contrário, elas continuam a todo vapor e muitas vezes há mais de uma opção para um mesmo fim de semana. As temperaturas mais amenas trazem possibilidade para incrementar o desempenho. Converse com seu treinador sobre a possibilidade de aumentar os treinos longos e melhorar resistência aeróbia e capacidade aeróbia, responsável pelo melhor aproveitamento de oxigênio, finaliza Aulus.
Apesar das características marcantes de cada parte do Brasil, vale lembrar que muitas vezes ocorrem inversões térmicas, veranicos e outros fenômenos climáticos que podem alterar a condição em determinada época. O melhor, então, é ter um olho na planilha, outro na previsão do tempo e sempre consultar um profissional da área para obter o desempenho almejado.
Atletismo · 26 jul, 2010
Para quem quer perder peso, a estratégia hoje que parece consensualmente uma das mais aceitas é a de se conciliar uma dieta para redução de ingestão calórica, com a prática de exercício físico, o que geraria um maior gasto energético. Tudo tem que ser feito de forma sem exageros, porque qualquer dieta que prometa mais de um quilo a cada duas semanas, pode ser uma mentira ou um desastre.
Um importante e detalhado estudo mostrou que as pessoas que faziam um registro de tudo aquilo que haviam comido, tinham maior perda e controle do peso no regime. As vantagens disso se mantinham mesmo que as pessoas sequer consultassem depois suas anotações! O simples ato de anotar parece fazer com que a pessoa tenha uma melhor ideia de quanto ela come. Nas pesquisas de saúde pública vemos sempre que as pessoas dizem se exercitar muito mais e comer muito menos do que realmente fazem.
Para piorar, o grande desafio pra quem quer fazer tudo sem consultar um profissional, é o baixo conhecimento médio das pessoas sobre o tema. As pessoas não sabem o quanto consumir, nem quando, nem o quê. Nem mesmo a experiência parece ser uma fonte segura, pois diversas pesquisas entre atletas e treinadores mostram que mesmo entre os de alto desempenho há um baixo conhecimento teórico sobre nutrição.
Não importando a pessoa, a sensação de sede é um excelente indicador de hidratação, mas a fome não é um indicador nada confiável de necessidade energética! Vejamos algumas armadilhas que já falamos aqui.
- A simples exposição a comerciais de fast food faz com que comamos mais;
- Algumas cidades americanas decidiram colocar valores calóricos nos cardápios das lanchonetes, mas o consumo não se alterou;
- As cadeias de lanchonetes mais saudáveis acabam fazendo com que as pessoas comam mais por acharem que os pratos são mais leves;
- Pratos light são erroneamente subavaliados quanto aos valores calóricos;
- Testes com combos de redes de fast food são muito subavaliados na quantidade calórica;
- Um homem quando acompanhado de uma mulher come mais do que sua média, enquanto ela come menos que o habitual;
- Pessoas instruídas a caminhar um pouco consumiam muito mais quando a elas se dizia que haviam feito exercício físico;
Ou seja, nossa decisão de comer ainda é muitas vezes um grande mistério sem lógica. Uma recente pesquisa da pesquisadora Dolores Albarracín, da Universidade americana de Illinois, mostra que a simples menção a campanhas de praticar exercício faz com que comamos mais, mesmo sem se exercitar. No estudo temos que as pessoas expostas a pôsteres simples com dizeres como matricule-se em uma academia, ou pratique caminhada, fez com que os estudados comessem muito mais do que os expostos a mensagens neutras! Ou seja, o simples gesto de ler algo relativo a exercício, já os fez consumir 30% mais, como se eles já estivessem treinando!
Então, preste atenção no que você come no dia a dia e o quanto faz de atividade física, para obter um equilíbrio e evitar brigas desnecessárias com a balança.
Atualizado em 15/06 às 12h
Nessa terça-feira (15/06/2010) o Portal Webrun comemora oito anos de história. Desde 2002 nossa equipe corre para levar a você as melhores informações e imagens sobre tudo que acontece no mundo da corrida e do triathlon.
Para comemorar a data fizemos uma retrospectiva com oito importantes acontecimentos para o portal no decorrer da história. Como a ideia é enumerar oito acontecimentos, muita coisa legal certamente ficou de fora dessa lista, mas convidamos todos a acessarem o Fórum para discutir o assunto.
CRIAÇÃO DO WEBRUN. Em 2002, o mesmo grupo que administra o portal Webventure se junta com o antigo fundador do Maratona.com, Harry Thomas Júnior, para criar o Webrun. Veja mais. Foto: Reprodução. |
GUIA DO TÊNIS. Desde 2005, o Webrun publica anualmente o Guia do Tênis, com informações sobre os lançamentos das principais marcas de running e triathlon no mercado brasileiro. O Guia é um dos artigos mais procurados pelos leitores ao longo do ano. Veja mais Foto: Arte Webrun. |
QUEDA INTERNACIONAL. Durante a Maratona de Chicago de 2006, o queniano Robert Cheruiyot levou um tombo poucos metros antes de cruzar a linha de chegada. O Webrun estava presente para registrar o momento. Veja mais. Foto: Donata Lustosa / Webrun. |
VITÓRIA INTERNACIONAL. Marílson Gomes dos Santos venceu a Maratona de Nova York no dia cinco de novembro de 2006 e se tornou o primeiro brasileiro a subir no lugar mais alto do pódio da competição americana. O Webrun foi o primeiro veículo de imprensa brasileiro a noticiar e um dos únicos que estava presente na prova. Veja mais. Foto: Donata Lustosa / Webrun. |
PAN DO RIO. Em 2007, o Rio de Janeiro foi sede dos Jogos Pan Americanos e o Webrun esteve in loco para acompanhar o maior evento esportivo do continente, cobrindo as provas de atletismo, maratona e triatlhon. Os Jogos consagraram diversos nomes do esporte nacional e internacional. Veja mais. Foto: Thiago Padovanni / Webrun. |
VÍDEO DA CHEGADA. |
ONDE TREINAR. Em 2008, o Webrun criou a ferramenta Onde Treinar, na qual os leitores e organizadores de prova podem cadastrar suas rotas favoritas, além de competições. Atualmente são mais de cinco mil locais disponíveis. Veja mais. Foto: Reprodução. |
NOVO LAYOUT. Em agosto de 2008, o Webrun passou por uma reformulação de layout. Acompanhando os adventos da internet 2.0, a nova página passou a oferecer conteúdos multimídia, interatividade e mais dinamismo. Veja mais. Foto: Reprodução. |
Atletismo · 15 jun, 2010
Atualizado em 15/06 às 12h
Nessa terça-feira (15/06/2010) o Portal Webrun comemora oito anos de história. Desde 2002 nossa equipe corre para levar a você as melhores informações e imagens sobre tudo que acontece no mundo da corrida e do triathlon.
Para comemorar a data fizemos uma retrospectiva com oito importantes acontecimentos para o portal no decorrer da história. Como a ideia é enumerar oito acontecimentos, muita coisa legal certamente ficou de fora dessa lista, mas convidamos todos a acessarem o Fórum para discutir o assunto.
CRIAÇÃO DO WEBRUN. Em 2002, o mesmo grupo que administra o portal Webventure se junta com o antigo fundador do Maratona.com, Harry Thomas Júnior, para criar o Webrun. Veja mais. Foto: Reprodução. |
GUIA DO TÊNIS. Desde 2005, o Webrun publica anualmente o Guia do Tênis, com informações sobre os lançamentos das principais marcas de running e triathlon no mercado brasileiro. O Guia é um dos artigos mais procurados pelos leitores ao longo do ano. Veja mais Foto: Arte Webrun. |
QUEDA INTERNACIONAL. Durante a Maratona de Chicago de 2006, o queniano Robert Cheruiyot levou um tombo poucos metros antes de cruzar a linha de chegada. O Webrun estava presente para registrar o momento. Veja mais. Foto: Donata Lustosa / Webrun. |
VITÓRIA INTERNACIONAL. Marílson Gomes dos Santos venceu a Maratona de Nova York no dia cinco de novembro de 2006 e se tornou o primeiro brasileiro a subir no lugar mais alto do pódio da competição americana. O Webrun foi o primeiro veículo de imprensa brasileiro a noticiar e um dos únicos que estava presente na prova. Veja mais. Foto: Donata Lustosa / Webrun. |
PAN DO RIO. Em 2007, o Rio de Janeiro foi sede dos Jogos Pan Americanos e o Webrun esteve in loco para acompanhar o maior evento esportivo do continente, cobrindo as provas de atletismo, maratona e triatlhon. Os Jogos consagraram diversos nomes do esporte nacional e internacional. Veja mais. Foto: Thiago Padovanni / Webrun. |
VÍDEO DA CHEGADA. |
ONDE TREINAR. Em 2008, o Webrun criou a ferramenta Onde Treinar, na qual os leitores e organizadores de prova podem cadastrar suas rotas favoritas, além de competições. Atualmente são mais de cinco mil locais disponíveis. Veja mais. Foto: Reprodução. |
NOVO LAYOUT. Em agosto de 2008, o Webrun passou por uma reformulação de layout. Acompanhando os adventos da internet 2.0, a nova página passou a oferecer conteúdos multimídia, interatividade e mais dinamismo. Veja mais. Foto: Reprodução. |
Corrida de Obstáculos · 27 mar, 2010
O trecho sul do Rodoanel é uma promessa para aliviar o trânsito de veículos pesados dentro da cidade e uma alternativa para os carros chegarem mais rápido ao litoral sul do Estado. Neste sábado, porém, na pré-estreia da Rodovia, não foram nem os carros e nem os caminhões que estiveram presentes, mas sim os ciclistas, na primeira etapa da Claro 100k..
São Paulo - Cerca de mil atletas disputaram a prova, que reuniu representantes do Mountain Bike, do Triathlon e do Ciclismo de Estrada, num evento inédito até hoje na modalidade. O dia amanheceu encoberto e uma nevoa pairava sobre o local da largada por volta das 8h, mas às 9h o céu já estava azul e o sol raiava com forte intensidade.
Poucos minutos antes do tiro de partida, os organizadores fizeram uma breve apresentação dos atletas de elite de cada categoria, que concorriam a uma premiação total de 50 mil reais. Logo após a autorização para a saída, todos dispararam no sentido de Mauá para um trajeto de quatro voltas.
A prova trocava de líder a cada momento e, como o vácuo era permitido, o que se via eram grandes pelotões correndo juntos e passando em alta velocidade para delírio do público local e dos operários que finalizam as obras do Rodoanel. O primeiro a cruzar a linha de chegada foi o atleta da categoria Estrada, Jorge Giacinti, com o tempo de 2h16min10.
Como já era esperado os representantes de Estrada dominaram a prova, já que o segundo e terceiros a chegarem foram representantes desta categoria. José Eriberto Rodrigues marcou 2h16min23, enquanto Daniel Rogelin fechou em 2h16min28.
Demais categorias - Já nas outras categorias a briga foi acirrada, principalmente entre Ivan Albano e Erasmo Cardoso, o Xiquito. Acostumados a correr no asfalto, os triathletas levam vantagem sobre os mountain bikers, que são mais velozes na terra, mas Albano teve trabalho para chegar à frente de Xiquito, com 2h21min20 contra 2h21min22.
Essa briga, porém, serve apenas como uma disputa saudável, já que cada categoria possui premiação separada. Desta forma, na Estrada o pódio foi formado pelos primeiros a cruzar linha de chegada e no Triathlon Ivan Albano foi o primeiro, Ciro Violin o segundo (2h21min21seg05) e Luiz Otávio Duarte o terceiro (2h21min21seg45). Já no Mountain Bike, Xiquito foi o primeiro, Mateus Gil o segundo (2h30min24) e Antônio Fábio Aires o terceiro (2h32min49).
O percurso foi duro, mas foi uma prova legal e tive a sorte de conseguir ganhar, relata o campeão de Estrada, Giacinti, que agradeceu a São Pedro por não ter mandado chuva na hora da prova. O asfalto da pista é novo, o que facilita o desempenho, mas há algumas desvantagens, segundo o argentino. Tem muitos trechos com pouca aderência e a roda cola mais.
Para o campeão do Mountain Bike, a organização está de parabéns. Acho que aqui é um lugar perfeito para fazer prova de ciclismo, é muito rápido, comenta Xiquito. Apesar de correr na categoria MTB, dei um jeito me colocar no meio do pelotão de ciclismo, onde estão os melhores atletas do Brasil. Então mesmo se eu ficasse tonto, ou visse estrelas, tinha que me manter por lá, brinca o representante da equipe Quasar Lontra.
Já segundo o triathleta Ivan Albano, foi muito boa a ideia de se juntar as categorias de ciclismo num evento só. Achei super interessante e vou tentar encaixar a próxima etapa no meu calendário. A disputa foi bem concorrida, pois as posições se invertem muito rápido e eu procurei me posicionar sempre à frente do pelotão, inclusive para evitar acidentes. Seu próximo compromisso será no dia 11 de abril em Caiobá, no Paraná. Vou para a segunda etapa do Long Distance com o objetivo de me preparar para o Ironman Brasil.
Na disputa feminina também não houve surpresas e as meninas da categoria estrada mostraram que estão em plena forma e deram um show no pedal. O curioso é que as primeiras colocadas fizeram tempos que se assemelham aos campeões masculinos do triathlon.
As colocações foram decididas nos centésimos de segundo, já que Janildes da Silva foi a primeira com o tempo de 2h21min20seg05, seguida por Daniela Genovesi com 2h21min20seg85 e Luciene Ferreira da Silva com 2h21min21. No Mountain Bike a primeira colocada foi Adriana Nascimento, que confirmou o favoritismo e foi mais rápida inclusive do que as triathletas, ao marcar 2h33min57. A segunda posição ficou com Andréa Estevam (2h53min50) e a terceira com Marcella Toldi (2h53min51).
No triathlon, Luiza Bello foi a melhor com 2h34min18, seguida por Cristina de Carvalho com 2h41min58 e Simone Arruda com 2h49min07. Além da estrutura excelente, a segurança foi muito boa e pudemos pedalar tranqüilamente no circuito. Luiza conta ainda que se juntou aos homens para tentar forçar o ritmo e garantir o topo do pódio. Consegui me distanciar no quilômetro 73, onde tinha uma leve subida e eu consegui ir junto.
Já para Adriana Nascimento, a prova foi fantástica. Foi uma prova linda, uma verdadeira festa com todos confraternizando e espero ver todo mundo na segunda etapa. Ela admite que não conseguiu marcar as adversárias, pois a troca de posições no pelotão era constante. Eu tinha que vencer os 100 quilômetros da melhor forma possível e me encaixei no grupo dos homens. A dificuldade foi acompanhá-los.
Quem também elogia a organização é a campeã de Estrada. A prova foi muito dura devido ao calor, mas foi tudo muito bem organizado, comenta Janildes. Agradeço demais aos meus patrocinadores, pois sem eles não conseguiria competir.
Avaliação - Se para os participantes o evento foi um sucesso, para o responsável pela organização, Mário Roma, a prova está mais do que consolidada. Reunimos mil atletas e acho que deu tudo certo. Não houve nenhum acidente grave e agora vamos pensar já na etapa de Campinas. Segundo ele, a briga entre as modalidades foi muito boa. O pessoal do MTB e do triathlon não deixaram barato para os atletas de Estrada.
No dia 25 de abril a Copa segue para Campinas, no dia 20 de junho irá até Brasília, em cinco de setembro para o Rio de Janeiro, até o encerramento no dia 10 de outubro em Campos do Jordão. Para efetuar a inscrição, basta acessar o site www.claro100k.com.br.
Atletismo · 08 jan, 2010
Os 30 minutos que antecedem o início de uma competição ou sessão de treinamento constituem um de seus momentos mais importantes. Durante este período, o atleta deverá se alongar seja ele profissional, amador ou praticante de atividade física.
O alongamento é muito mais do que tocar a ponta dos pés por algumas vezes antes de começar a praticar alguma atividade. É a chance de sentir o próprio corpo e começar a se preparar para o jogo ou treino, tanto fisicamente quanto psicologicamente. O músculo que não está adequadamente alongado torna-se muito mais suscetível a estiramentos ou rupturas (lesões) quando submetido a forças repentinas. Já o músculo alongado permite ao atleta movimentos mais completos, mínimo risco de lesões e melhor desempenho físico.
A rotina de alongamentos também proporciona ao esportista uma excelente oportunidade para começar a se concentrar, rever sua tática para a prova e mentalizar a técnica correta de seus movimentos. Qualquer alongamento é sinônimo de relaxamento e, portanto não deve causar dor. Sempre deve ser realizado com movimentos suaves e contínuos, com ênfase no tempo de execução das diversas posições e não no número de repetições dos exercícios.
Apesar da prática do alongamento ser recomendada por inúmeros profissionais da área da atividade física, seu benefício para a prevenção de lesões não é consensual na literatura científica especializada. Entretanto, diversos estudos mostram que corredores com lesões prévias são menos propensos a incorporar uma rotina de alongamentos durante seus treinamentos1, e outros apontam uma redução drástica no índice de lesões em atletas que se alongam regularmente2.
A tabela a seguir apresenta a divisão dos períodos de uma sessão de treinamento em relação ao tempo total disponível, em porcentagem de minutos, contemplando os períodos de preparação pré-treino e recuperação pós-treino normalmente negligenciada pelos corredores.
1) Rotina de treino (% em relação ao tempo total disponível)
- Aquecimento = 5%
- Alongamento = 15%
- TREINO = 60%
- Desaquecimento = 5%
- Alongamento = 15%
Note que o alongamento inicial é precedido por um curto aquecimento para que a musculatura não seja submetida às forças deste estiramento controlado estando totalmente despreparada, enquanto que o alongamento final é precedido pelo desaquecimento e possui outra finalidade: promover ganhos de amplitude da musculatura e auxiliar sua recuperação metabólica após o trabalho físico realizado.
Comece a rotina de alongamentos com um leve trote de cinco a 10 minutos de duração (uma ou duas voltas na pista de atletismo). Durante os exercícios, os 10 segundos iniciais dos alongamentos compõem a fase de relaxamento, feitos de forma muito lenta e relaxada.
Segue-se então a fase de desenvolvimento, com movimentos mais intensos (sem causar dor) que devem duram por volta de 20-30 segundos. Nessa etapa respire de maneira lenta e controlada, pois respiração difícil é sinônimo de esforço desnecessário.
Produtos tópicos como cremes ou loções podem proporcionar uma sensação de alívio e calor pelo aumento da temperatura local da pele, porém, jamais devem substituir os alongamentos. Ao final do treino ou competição repita a rotina de alongamentos após o desaquecimento. Desta forma, seus músculos conseguirão metabolizar mais facilmente os resíduos biológicos produzidos pelo exercício físico e você estará mais bem recuperado e preparado para seu próximo treino.
Referências:
1. McCrory et al., ACSM, 1999
2. DAmbrosia, Clin Sports Med, 1985
Atletismo · 04 jan, 2010
Estou decidido. Em 2010 só vou correr para ganhar. Cansei de ouvir pessoas, que não andam nem cinco minutos parar ir à padaria, perguntarem o que eu ganho correndo? Se pretendo ganhar a São Silvestre e coisas deste gênero. Chega! Agora só vou correr para ganhar.
Vou correr para ganhar saúde. A corrida bem orientada e praticada regularmente é um grande aliado no aumento da saúde. Você diminui o colesterol ruim (LDL), aumenta o colesterol bom (HDL), regula a pressão arterial, torna seu coração mais eficiente diminuindo os batimentos cardíacos, melhora a oxigenação sanguínea, diminui seu percentual de gordura, aumenta sua massa muscular facilitando seu deslocamento e sua força útil, aumenta seu metabolismo tornando seus órgãos vitais mais eficientes, aumenta sua disposição e com isso torna-se uma pessoa mais útil a sociedade e feliz.
Vou correr pra ganhar mais inteligência. Estes dias li um estudo interessante publicado na Proceedings of the National Academy of Sciences e realizado pela Universidade de Gotemburgo (Suécia) com mais de um milhão de homens entre 15 a 18 anos, onde concluiu-se que exercícios físicos aeróbios estão associados a uma melhor cognição (capacidade do cérebro em processar informações e cruzá-las, dando resposta a um estímulo) em jovens.
Observou-se que os indivíduos que apresentaram melhores condições nos testes ergométricos (que mede a condição aeróbia) também se saíram melhor em testes de QI, especialmente nas áreas de compreensão verbal e pensamento lógico. Verdade, quem corre regularmente ganha mais inteligência. Agora quando perguntarem por que eu corro, responderei que é para ficar mais inteligente!
Vou correr para ganhar mais amigos. Você já percebeu quantos amigos tem um corredor? Sem dúvida um dos fatores mais importantes pelo crescimento da corrida no Brasil é o fato das pessoas que correm serem mais susceptíveis a novas amizades. Outro dia um professor meu, que também corre, fez a importante observação: a maioria dos corredores se cumprimenta quando se encontram correndo nos locais de treino, mesmo sem se conhecerem. Identificação.
Desde os primórdios é comum o ser humano se aglutinar em tribos. Pessoas que treinam nos mesmos lugares, nos mesmo grupos, que participam das mesmas provas, que tem o mesmo tipo de vestimenta, os mesmos hábitos, os mesmos horários de treinos, que optam pelas mesmas viagens e por aí vai. Hoje em dia até pelo tipo de tênis, ou pelo tipo de relógio, você identifica um corredor e puxa conversa, mesmo que este não esteja em um parque e nem vestido de shorts e camiseta. É isso aí, em 2010 vou correr para ganhar ainda mais amigos.
Vou correr pra ganhar mais persistência e disposição. Um dos grandes baratos do corredor é que quando ele treina regularmente e bem orientado, fica muito visível perceber a facilidade com que evolui na superação dos treinos, distâncias e provas, além de ter seus outros limites também ampliados, como a perseverança a persistência o limiar de dor, a capacidade de suportar pressões internas e externas e etc. Às vezes você acorda cedo, com aquela indisposição para treinar, ou vem direto de uma reunião de trabalho pesada, chega no treino, olha a planilha e pensa que é simplesmente impossível cumpri-la. Começa o treino, vai aquecendo aos poucos e quando menos percebe já realizou o proposto até com certa facilidade.
Quando termina um treino mais longo ou mais intenso, em um dia de calor, muito frio ou chuva, daqueles que a maioria daria tudo para ficar pegando sol no clube ou embrulhado debaixo das cobertas é impressionante o efeito positivo que isto provoca nas demais áreas da vida. Definitivamente os limites de quem corre vão bem além dos limites dos que não correm e é por isso que vou correr ainda mais em 2010.
Vou correr para ampliar meus negócios. Se o Golf e o Tênis sempre foram os esportes
onde mais se fechava negócios entre executivos, a corrida nos últimos tempos, sobretudo no Brasil, tornou-se um grande aliado de quem quer divulgar ou vender algum produto ou serviço. Tanto que há muitas pessoas que freqüentam grupos de corridas não somente pelo treino, mas pensando em ter acesso ao público alvo que treina naquele horário e acaba estando mais próximo.
É cada vez mais comum as pessoas trocarem cartões durante os treinos, agendarem reuniões e fecharem bons negócios. Também é comum pessoas trocarem de emprego ou conseguirem recolocação no mercado de trabalho através dos contatos da corrida.
Anos atrás um cidadão me disse que não corria, pois preferia jogar tênis já que conseguia ganhar de muita gente. Desistiu da corrida, por não ter biótipo e acabar ficado para atrás nas provas, muitas vezes até de pessoas mais velhas. Como se isso fosse algum demérito.
Muito tempo se passou e volta e meia me pego fazendo um balanço de quantas coisas ganhei com a corrida desde aquela época, independente de ter subido ao pódio, de estar correndo um pouco mais longe ou mais rápido e de ter batido meus recordes pessoais. Quanto em saúde, quantos amigos, quantos problemas resolvidos, quantas soluções me vieram à mente enquanto corria e quantas novas oportunidades a corrida me proporcionou. Por outro lado fico pensando quanto deixou de ganhar o cidadão acima citado que pensa equivocadamente que no mundo da corrida só ganha algo quem chega nas primeiras colocações.
Em fim, quem não corre está perdendo muito e se você já corre, não tenha a menor vergonha de dizer que em 2010, assim como eu, será mais um dos que só correrá para ganhar!
O ano de 2009 começou na incerteza. Com a crise financeira, o mercado estava com medo de arriscar. Mas no mundo running, essa crise parece que passou longe. A corrida de rua no Brasil mostrou mais uma vez que só cresce. E não é preciso de pesquisas para constar, basta ver a quantidade de eventos que encontramos em todo país.
E um dos eventos que mais marcaram o ano no Brasil foi o Desafio 600k SP-Rio. A corrida aconteceu no mês de outubro e reuniu 20 equipes (cada uma com 12 integrantes), que se revezaram para correr entre as cidades de São Paulo e Rio de Janeiro num período de quatro dias.
O Desafio passou por belas paisagens e mostrou que o corredor é capaz de enfrentar qualquer dificuldade. Para quem completou a prova, o revezamento foi indescritível. Para aqueles que acompanharam as notícias ficou a vontade de participar. Ainda não sabemos se o evento acontece novamente em 2010. Mas se rolar com certeza será muito desejado.
No atletismo o jamaicano Usain Bolt superou seus próprios recordes. Ele bateu novamente a melhor marca dos 100 e dos 200 metros rasos. O feito foi angariado no Mundial de Berlim em agosto. Ele completou os 100m em 9seg58 e os 200m 19seg19. Assim, Bolt confirmou mais uma vez que é o homem mais rápido do mundo.
Foi também no atletismo que tivemos a pior notícia do ano. O técnico Jayme Netto foi o responsável pelo maior caso de doping do país. Ele ministrou EPO para seus atletas sem o conhecimento do grupo. Com isso Jorge Célio da Rocha Sena, Bruno Lins Tenório de Barros e Lucimara Silvestre foram suspensos por dois anos. Luciana França e Josiane Tito também foram flagradas no doping.
Atletismo · 28 dez, 2009
O ano de 2009 começou na incerteza. Com a crise financeira, o mercado estava com medo de arriscar. Mas no mundo running, essa crise parece que passou longe. A corrida de rua no Brasil mostrou mais uma vez que só cresce. E não é preciso de pesquisas para constar, basta ver a quantidade de eventos que encontramos em todo país.
E um dos eventos que mais marcaram o ano no Brasil foi o Desafio 600k SP-Rio. A corrida aconteceu no mês de outubro e reuniu 20 equipes (cada uma com 12 integrantes), que se revezaram para correr entre as cidades de São Paulo e Rio de Janeiro num período de quatro dias.
O Desafio passou por belas paisagens e mostrou que o corredor é capaz de enfrentar qualquer dificuldade. Para quem completou a prova, o revezamento foi indescritível. Para aqueles que acompanharam as notícias ficou a vontade de participar. Ainda não sabemos se o evento acontece novamente em 2010. Mas se rolar com certeza será muito desejado.
No atletismo o jamaicano Usain Bolt superou seus próprios recordes. Ele bateu novamente a melhor marca dos 100 e dos 200 metros rasos. O feito foi angariado no Mundial de Berlim em agosto. Ele completou os 100m em 9seg58 e os 200m 19seg19. Assim, Bolt confirmou mais uma vez que é o homem mais rápido do mundo.
Foi também no atletismo que tivemos a pior notícia do ano. O técnico Jayme Netto foi o responsável pelo maior caso de doping do país. Ele ministrou EPO para seus atletas sem o conhecimento do grupo. Com isso Jorge Célio da Rocha Sena, Bruno Lins Tenório de Barros e Lucimara Silvestre foram suspensos por dois anos. Luciana França e Josiane Tito também foram flagradas no doping.
Atletismo · 25 dez, 2009
Mais um ano está no fim. Durante 2009, o Webrun esteve aqui, no ar, durante 365 dias suando a camisa para levar para você o melhor conteúdo de corrida, triathlon e qualidade de vida. E você esteve aí se esforçando para desafiar todos os limites.
Por isso, hoje, 25 de dezembro, descansem os pezinhos e curtam com os amigos e família essa data! Mas aqueles que ainda vão correr a São Silvestre, não abusem da comilança.
A equipe do Webrun deseja boas festas e um 2010 com muitos quilômetros rodados!
Boas festas e bons treinos,
Equipe Webrun
Desafie o seu limite!