Eduardo fez tempo superior ao da categoria feminina (foto: Paulo Gomes/ www.webrun.com.br)
Direto de Curitiba – O paraatleta Eduardo Aparecido de França foi o primeiro colocado na categoria Cadeirante da Maratona de Curitiba, disputada no domingo, 20 de novembro. Eduardo completou o percurso conhecido pela dificuldade de suas subidas em 2h42min22, tempo abaixo do da vencedora na categoria feminina, a queniana Nelly Jepkurui (2h43min56).
Não consegui baixar o meu tempo em relação ao ano passado, mas é um percurso legal. Mesmo com algumas subidas, a maior parte é plana, explica Eduardo, vencedor em 2009 e segundo em 2010.
Apesar de largar atrás, o cadeirante de São José dos Pinhais (PR) conquistou a liderança, então com Rayan de Souza e Silva, ainda no primeiro quilômetro. Rayan completou a prova em 3h04min35.
Eduardo elogiou as condições climáticas da prova (9 °C na hora da largada), mas revelou um momento de dificuldade. Estava um vento bom, mas caiu um sereno na metade da prova e dificultou a batida da cadeira, conta o competidor.
Ele explica que, como sua luva é de borracha, escorrega quando fica molhada. Tem que fazer mais força com o braço e a luva não cria aderência para girar a roda, ilustra. Foi quando perdi mais tempo, sete ou oito minutos para subir a ladeira, com a luva molhada, conclui o vencedor.
Este texto foi escrito por: Paulo Gomes