Brasileiro pode se tornar o único atleta da história a vencer todas as etapas da corrida da Disney

Gabriel Gameiro | Corridas de Rua · 15 ago, 2017

Os parques da Disney serão palco em janeiro do próximo ano da Run Disney, corrida de rua que completa 25 anos tendo os brasileiros como os grandes destaques. Até hoje, 16 edições da prova foram vencidas por atletas nacionais. Mas nunca uma pessoa, independentemente da nacionalidade, conseguiu conquistar o topo do pódio ao vencer as quatro etapas existentes: 5 km, 10 km, 21 km e 42 km.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Para 2018, este desafio estará na mão de Marcelo Avelar, corredor amador graduado em Educação Física, nascido em Vitória da Conquista (BA), e que estará na Run Disney disposto a bater seu próprio recorde, sendo que nas edições anteriores do evento ele foi o único atleta a vencer três das quatro etapas da competição.

“Venho de uma série de vitórias que muito me orgulhou, pois representar o Brasil em uma prova tão cobiçada por corredores do meu próprio país, e também do exterior, é indescritível. E como nós, atletas, vivemos sempre de superar desafios, encaro este de também vencer a etapa de 42 km como um dos maiores da minha vida, e espero não desapontar, pois estou há meses treinando para conquistar este objetivo”, destaca Avelar.

O corredor traz ainda na sua bagagem o grande feito de vencer três das quatro provas no tão sonhado Desafio do Dunga que acontecer na Disney em Orlando todos os anos. Em 2016 foi o atleta que mais venceu provas de 5 km no Brasil, e em todas as participações esteve nos pódios.

Fundador dos Corredores da Zona Norte, Assessoria Esportiva hoje com mais de 300 alunos presenciais, expandindo seu serviço para diversos estados como: Bahia, Pernambuco, Goiás e Distrito Federal. Atleta apoiado pela Dr. Cool Brasil e que aposta nele para o Desafio Run Disney 2018.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Avelar tem um dia repleto de atividades profissionais e busca reservar ao menos uma hora por dia para se dedicar aos treinos preparatórios. São treinos diários, e quando há “janela” durante o dia onde algum dos seus alunos de personal não comparecem, ele “encaixa” um segundo treino no dia. As sessões são divididas em: treino de força três vezes por semana, treinos intervalados duas vezes na semana, treino de educativos e um treino que denominou como “suporte”, onde dá ênfase a pequenos detalhes que não são trabalhados com muita atenção em alguns momentos, mas que fazem toda a diferença para um corredor.

Neste processo de preparação para a Run Disney, ele busca tempo também para uma fisioterapia preventiva e de recuperação. Há muita coisa interessante na rotina de treinos que simula o que vai acontecer na Disney, a exemplo de provas com distancias progressivas em dias consecutivos, horários parecidos e conduta no percurso, como se estivesse em Orlando.

Gabriel Gameiro

Ver todos os posts

Estudante de jornalismo, que caiu no mundo dos esportes por acidente e com o tempo aprendeu a amar. Gosta do que faz e apesar de ainda não ser um corredor ama fazer spinning e cobrir corridas.

 
 

Outras deste autor