As pessoas erram quando pensam que a altura da pessoa vai depender do tamanho do quadro (foto: Fernanda Paradizo)
É muito fácil conseguir uma bicicleta para começar a competir. Hoje, existem várias marcas e modelos no mercado. Eu aconselho marcas importadas porque não existe uma marca nacional que seja ideal para o triathlon. Você precisa cuidar de uma série de itens:
Tamanho da bicicleta: Você pode fazer um quadro sob medida ou pegar uma bicicleta pronta no mercado. As prontas possuem diversas medidas e você se adapta a elas. As pessoas erram quando pensam que a altura da pessoa vai depender do tamanho do quadro. Por exemplo, eu tenho as pernas bastante compridas, então meu quadro tem que ser alto. Minha medida de quadro é para pessoas que tem 1m83 de altura, sendo que eu tenho 1m75. Então isso fica muito relativo.
Para se fazer a coisa bem feita, a pessoa deve saber o comprimento dos braços, pernas, tronco e se encaixar no quadro.
Treino: Fazer seções de spining (pode ser feito em casa) e estrada.
Manutenção da bike: Lavar a bicileta, no mínimo, a cada 15 dias. Devido à maresia, quem mora no mar deve diminuir este espaço de tempo. Você não pode lavar a bicicleta com um jato dágua, pois força do jato tira a lubrificação interna. Nunca tire a corrente, pois quanto menos houver o tira e coloca, melhor será. O básico da manutenção e ter um câmbio funcionando legal e a corrente limpa e a roda centralizada.
Calibragem: Não se pode exagerar na calibragem, pois há risco de estouro do pneu durante a prova ou ele pode pular do aro. 110 é uma boa calibragem, não é indicado colocar menos que isso.
Curvas: Aconselho ficar do meio do pelotão para frente, pois existe risco de queda nas curvas e se houver alguma queda na sua frente, fatalmente você também cairá. Portanto também é bom se manter dos lados do pelotão. Fazer a curva em uma tangente não muito fechada e não muito aberta, além de não brecar longe da curva.
Uma boa posição para a curva, é segurar o guidão por baixo, na posição aerodinâmica. Evite brecar com o freio traseiro, pois a bike escorregará. O freio traseiro é só para acompanhar a freiada, feita com o freio dianteiro. Aconselho a também a se posicionar bem atrás do selim.
Melhores posições: No começo do Triathlon, os atletas colocavam o selim bem a frente, pedalando boa parte do tempo em pé. Depois eles foram descobrindo que isso não era interessante, pois isso desgasta a musculatura que será utilizada para correr. A partir daí, o selim foi posicionado mais para trás.
Se você faz uma divisão de forças, de dividi-la entre a parte da frente e de trás de coxa e na panturrilha.
Na chuva: Existem pneus slic e desenhados para chuva, mas eles não fazem tanta diferença, pois os dois escorregam. Tome muito cuidado durante a chuva, principalmente na curva.
Este texto foi escrito por: Oscar Galindez