Lícia vem competindo provas de triathlon de olho no Ironman do Havaí (foto: Tom Papp/ www.webrun.com.br)
A penúltima etapa do RBK Premier Long Distance aconteceu no último domingo em Caiobá e os atletas enfrentaram 1,9 km de natação, 90 km de ciclismo e 21 km de corrida sob frio e chuva. Fábio Carvalho e Vanessa Gianinni foram os vencedores entre os profissionais, mas o destaque ficou por conta da amadora Lícia Oliveira.
Ela foi a primeira amadora a cruzar a linha de chegada e usou a competição como mais um treinamento para o Ironman do Havaí, vaga conquistada na disputa da modalidade em Florianópolis. Não estava pensando em disputar a prova de Caiobá com força total, mas sim como treino. Estava frio e, pra falar a verdade, sem muito ânimo. Mas como venho treinando seguidamente para o Ironman, achei bom deixar a rotina e competir pra valer, comenta a paulista.
Segundo a triathleta, durante a prova ela se sentiu muito bem e conseguiu impor um ritmo forte, até porque já havia competido com a maioria das adversárias. Eu sabia que poderia vencer e fiquei muito satisfeita com o resultado. Aos 28 anos de idade ela começou na natação, fazendo travessias, e está no triathlon desde 2003.
Ironwoman – Na etapa de abertura, no Rio de Janeiro, ela venceu na categoria 25 a 29, foi terceira no geral e, no Ironman Brasil, foi a 11ª entre as mulheres e garantiu uma vaga no Havaí. Nos meus planos tentaria uma vaga somente em 2008. Mas como meu marido e meus amigos foram, acabei indo na onda para treinar e graças a eles levei dinheiro para a inscrição.
O Mundial de Ironman acontece no dia 13 de outubro na Ilha de Kona, Havaí e, para viabilizar a participação, Lícia vai batalhar para conseguir apoio de alguma entidade privada. Espero que meus resultados possam sensibilizar alguma empresa que queira investir, comenta.
Este texto foi escrito por: Webrun