Prova foi disputada nas ruas coloniais de Tiradentes (foto: Paulo Gomes/ www.webrun.com.br)
Luzia Bello sagrou-se campeã antecipada de Triathlon/Duathlon do XTerra Brasil Tour 2011, ao vencer neste sábado (22/10) a nona etapa do circuito, disputada em Tiradentes e São João Del Rei, cidades históricas de Minas Gerais. Sob neblina e temperatura amena, a prova teve largada às 9h. Entre os homens, o ganhador foi o estreante em provas do XTerra Adriano Sacchetto, ao protagonizar uma ultrapassagem no quilômetro final.
Vencedora com o tempo de 3h14min38, Luzia dominou o percurso, liderando de ponta a ponta. Eu consegui imprimir meu ritmo desde o começo da prova, conta a triatleta. Corri os três quilômetros iniciais não muito bem, mas consegui me distanciar um pouco da Isabella Ribeiro na mountain bike e mantive na corrida final, explica Luzia, sobre o percurso de três quilômetros de corrida, 32 de mountain bike e mais nove de corrida.
A mineira Isabella Ribeiro foi a segunda colocada, com 3h32min30, e elogiou a prova. Foi muito bacana. Sou supeita pra falar porque sou daqui, mas foi a cara de Minas!, celebra Isabella, exaltando as subidas e descidas do percurso.
Tem muito trecho técnico, eu adoro, fala a atleta, antes de parabenizar Luzia Bello pelo triunfo. Ela é muito dedicada, esse primeiro lugar foi merecido, afirma a atleta.
Na categoria masculina, Adriano Sacchetto celebrou bastante sua vitória, em 2h31min31. Estreante em XTerras, o triatleta passou pela transição final em quinto lugar e só conseguiu a liderança no último quilômetro.
Tentei correr com o Ernani de Souza, que era o único com quem eu já tinha competido. Cheguei junto com ele, mas no single track comecei a ficar para trás e uns quatro me passaram, explica o vencedor. Na parte da corrida eu sabia que tinha que dar meu máximo. Logo na subida já peguei dois atletas (Ernane e Gabriel Domeniconi), na descida embalei e passei mais um e só quando faltavam 800 metros é que passei o líder, narra.
Perguntado sobre as dificuldades da prova, o exultante Adriano sorriu e apenas disse foi boa demais. O ganhador ainda prometeu treinar para participar do circuito em 2012.
O segundo colocado, Frederico Zacharias, lamentou a ultrapassagem sofrida nos momentos finais. Estou com machucado na perna, faz um mês q não corro. Consegui fazer um pedal bom e abri bastante. Fiz o q eu pude na corrida, mas não deu. Estava sem treino e no final ele me pegou, não tive como reagir, diz Frederico, frustrado.
Apesar do revés, o competidor foi outro que elogiou o percurso. É bem equilibrado. A bike é difícil, mas um difícil bom, reconhece. Ernani de Souza, o terceiro colocado, também considerou duro o trecho de mountain bike. Tive que fazer muita força, senti dor nas costas, um pouco de cãibra. Hoje a bike foi mais difícil.
Vencedor em 2009 e 2010 da etapa da Estrada Real, Ernani justifica sua dificuldade por problemas com o equipamento. Já vim apreensivo por conta do cansaço da temporada e porque competi com bike emprestada, explica.
O atleta vendeu sua bike recentemente e ainda não conseguiu comprar uma nova. Mas isso não justifica, sei que fiz o meu melhor. Parabéns para o Adriano e para o Frederico, conclui.
Confira os vencedores do Duathlon do XTerra Estrada Real 2011:
Masculino
1º Adriano Sacchetto 2h31min31
2º Frederico Zacharias 2h32min49
3º Ernani de Souza 2h33min10
4º Rodrigo Altafini – 2h35min15
5º Gabriel Domeniconi – 2h36min15
Feminino
1ª Luzia Bello 3h14min38
2ª Isabella Ribeiro 3h32min30
3ª Marta Pereira de Almeida 3h46min08
4ª Fabiana Duarte e Silva – 3h57min21
Este texto foi escrito por: Paulo Gomes