Os adoçantes são importantes aliados de uma dieta equilibrada, pois proporcionam benefícios significativos ao substituírem o açúcar. Eles ajudam a reduzir a ingestão de calorias, fundamental para quem deseja perder peso ou controlar a diabetes, pois não elevam os níveis de açúcar no sangue, sendo especialmente benéficos para pessoas com diabetes tipo 2. Eles também não provocam cáries, pois não são fermentados pelas bactérias da boca. E tem sabor e dulçor cada vez mais palatáveis para quem está acostumado com o açúcar.
Os adoçantes oferecem versatilidade para utilização em uma ampla gama de receitas, desde o cafezinho até sobremesas e drinks. O melhor de tudo é que não comprometem o sabor ou a textura dos pratos, permitindo que as pessoas desfrutem de suas delícias favoritas sem exceder suas metas calóricas ou de açúcar. Além disso, as substâncias utilizadas atualmente passaram por extensas pesquisas científicas, com numerosos estudos respaldando sua segurança e eficácia dentro dos limites recomendados. Isso oferece aos consumidores uma garantia de qualidade, permitindo-lhes desfrutar dos benefícios dos adoçantes com tranquilidade.
Eritritol
Com praticamente nenhuma caloria, ausência de efeitos colaterais e índice glicêmico igual a zero, o eritritol tem ganhado destaque no mercado de adoçantes naturais. A substância, cristalina branca, é comercializada na forma de pó, líquido e granular, e é uma ótima opção para a produção de bolos e tortas, além de outras receitas. Sua principal vantagem é o sabor doce, sem residual amargo, com dulçor de 60 a 70% em comparação ao açúcar – assim, apenas 4 gotas são suficientes para substituir uma colher de açúcar. A sua estrutura não permite a quebra de moléculas – o que beneficia o sistema digestivo, já que a substância não é absorvida pelo organismo.
Apesar de estar presente naturalmente em alguns alimentos, como melão, pera e uva, e em produtos fermentados, como vinho e molho de soja, pode ser extraído do milho não transgênico em dois processos diferentes: biotecnologia, que compreende a etapa da hidrólise enzimática do amido de milho, de onde se extrai a glicose. Em seguida, a glicose é fermentada, filtrada, purificada e, finalmente, cristalizada. Outra forma de produção utiliza processos químicos.
+ Siga o Webrun no Instagram!
+ Baixe agora o APP Ticket Sports e tenha um calendário de eventos esportivos na palma da sua mão!
Stévia
De origem natural, a Stévia também está conquistando o mercado. A substância vem da planta Stevia Rebaudiana, nativa do Brasil e do Paraguai e seu poder de adoçante é 300 vezes maior que o açúcar. Possui zero calorias e ingestão diária aceitável (IDA) de 4 mg/kg p. c. (miligramas por quilo de peso corpóreo). Possui um gosto residual um pouco amargo, mas é uma das opções de adoçante para diabéticos que pode ir ao fogo, pois evidencia o sabor dos alimentos.
Xilitol
Presente em algumas frutas e vegetais, o Xilitol é conhecido como “açúcar de bétula”. Tem forma de cristais solúveis em água e doçura muito próxima ao açúcar. É usado especialmente em alimentícios como gomas de mascar, compotas e geleias, mas pode afastar alguns paladares pois seu dulçor vem acompanhado de um sabor mais mentolado.
À medida que mais pessoas buscam maneiras de melhorar sua saúde e bem-estar, os adoçantes surgem como uma opção valiosa e acessível. Ao fazer escolhas conscientes em relação à alimentação, o consumidor pode estabelecer hábitos sustentáveis que o ajudem a alcançar seus objetivos de saúde e bem-estar a longo prazo. Ou seja: é tudo uma questão de escolha. Seja por causa de calorias ou dos efeitos nocivos causados pelo excesso de açúcar, os adoçantes são uma boa opção para quem quer levar uma vida doce.
Sobre a Zero-Cal
Zero-Cal é uma marca líder em adoçantes e produtos para uma vida mais saudável. Com uma variedade de opções sem açúcar, a Zero-Cal oferece alternativas deliciosas para satisfazer o desejo por doces, sem comprometer a saúde. A marca está comprometida em promover escolhas alimentares conscientes e incentivar um estilo de vida equilibrado para todos os consumidores.