
Os testes pretendem eliminar qualquer um que tente trapacear (foto: Stock.Xchng)
John Fahey, presidente da Agência Mundial Antidoping (Wada) que tomou posse no último dia primeiro de janeiro, avisa que os testes contra drogas nas Olimpíadas de Pequim serão mais rigorosos do que nunca. As chances de alguém ser pego serão muito grandes e os testes serão mais significantes do que em qualquer outra edição dos Jogos.
Em entrevista às agências internacionais, ele disse também que as autoridades chinesas têm trabalhado duro, injetado grandes quantias de dinheiro e investido em staffs altamente treinados. O laboratório escolhido será um de altíssimo nível, ressalta o presidente, que também ocupa o cargo de ministro das finanças da Austrália.
De acordo com informações de especialistas em antidoping, o atual teste para hormônios masculinos não é confiável, mas Fahey se diz confiante que novas técnicas serão utilizadas em Pequim. Já sobre o HGH (hormônio do crescimento), ele diz que estamos muito avançados e confiantes que até o início das competições os testes poderão ser feitos em kits práticos e acessíveis.
Ele completa dizendo que podem existir outras formas de se realizar o teste, além dos kits, e que a Agência está aberta a novas propostas. Obviamente eles terão que ter validação científica, mas não vamos ignorar nenhuma sugestão.
Este texto foi escrito por: Webrun