
Valmir vai encarar dois desafios esse mês (foto: Ivan Storti/ Fma Notícias)
O ultramaratonista Valmir Nunes encara no próximo dia 23 a Badwater Ultramarathon, ultramaratona nos Estados Unidos com distância de 271 quilômetros pelo Vale da Morte, na Califórnia. Por estar na competição americana ele não poderá acompanhar sua pupila Sirlene Pinho durante os Jogos Pan-americanos, pois ela disputará a maratona um dia antes.
Valmir é um dos maiores corredores de longa distância do Brasil e do mundo e já possui diversas conquistas em sua carreira em provas clássicas, como a Spartathlon, na Grécia, e a Pico Subida de Veleta, na Espanha. Ele também é bicampeão dos 100 quilômetros e recordista das Américas em provas de 24 horas com 273,8 quilômetros percorridos. Todas as marcas são reconhecidas Federação Internacional de Atletismo.
A competição terá temperaturas de até 55 graus e a ascensão total nas montanhas será de 3.962 metros. A distância não é problema, mas sim o calor. Vou chegar lá 10 dias antes para tentar me acostumar. Só fico triste, porque não estarei perto da Sirlene no Pan, mas estou vendo para a Kelly (sua esposa) estar lá, comenta.
Ávido por desafios, cinco dias após a prova californiana ele partirá para o Mundial de 24 horas em Quebec (Canadá). É loucura, eu sei, mas fazer o quê, diz bem humorado. Estou acostumado a superar os limites, completa. Aos 43 anos de idade, esse ano ele já conquistou o bicampeonato nas 24 Horas da Grécia, correndo 222 quilômetros, e a Brazil 135 Ultramaratona, com a mesma distância da Badwater
O desafio de Valmir não se limitará a Badwater. Menos de cinco dias depois, ele já estará na ativa novamente, disputando o título mundial de 24 horas, em Quebec, no Canadá. É loucura, eu sei, mas fazer o que, disse rindo. Estou acostumado a superar os limites, acrescentou o super corredor de 43 anos de idade, que este ano já garantiu o bicampeonato nas 24 Horas da Grécia, correndo 222 km, e a Brazil 135 Ultramaratona, com a mesma distância da Badwater.
Este texto foi escrito por: Webrun