Quando seguimos uma rotina de treinos e provas, é normal que nosso corpo apresente um desgaste físico. Ninguém está imune a isso, e o recomendado é manter as articulações saudáveis. É frequente que corredores tenham alguns problemas nas junções entre ossos e músculos. Entre as articulações mais comprometidas estão: quadris, joelhos, coluna vertebral, tornozelos e dedos do pé.
É importante saber que nem sempre este desgaste está ligado ao quanto você corre. Atletas profissionais que treinam todos os dias ou até mesmo corredores armadores, que praticam exercícios uma ou duas vezes por semana, podem sofrer de Osteoartrite.
Recentes estudos da Universidade de Stanford (EUA) sugerem que a distância não aumenta o risco do problema em corredores saudáveis. A pesquisa afirma que na verdade, os treinos podem ter um efeito protetor contra a degeneração da articulações.
Segundo os estudos, apenas nos Estados Unidos mais de 600 mil cirurgias são realizadas por ano devido a problemas nas articulações, entre as mais recorrentes, as de joelho e quadril. Entretanto, existem métodos naturais para prevenir o desgaste.
+ Seu calendário completo de corridas de rua está aqui!
5 passos para manter suas articulações saudáveis
Mantenha o peso ideal
Muitos atletas amadores sentem dificuldade em manter o peso recomendado. Isso acontece porque, muitas vezes, apesar de exercitar-se regularmente, não seguem uma dieta balanceada. O sobrepeso pode trazer complicações. Algumas pessoas nascem com a tendência de ter problemas com lesões e, quilos a mais, são capazes de agravar dores nas articulações.
Alongue bem os músculos
Músculos bem alongados podem aliviar a pressão e desgaste das articulações, principalmente em corredores que já passaram dos 30 anos, pois os corpo tende a enrijecer. Algumas atividades extras podem melhorar sua flexibilidade e equilíbrio, como é o caso de Yoga e Pilates, práticas complementares à corrida.
Se alimente bem
Não é mais novidade que alguns alimentos têm propriedades anti-inflamatórias, que são diretamente benéficas para as articulações. Adicione em seu dia a dia produtos de soja, frutas, vegetais, chá verde e alimentos ricos em Ômega 3, como peixes e nozes.
Incorpore treinos com peso em sua rotina
Caso seja feito corretamente, o treinamento com pesos preserva a densidade dos ossos. Além disso, melhora a qualidade da massa muscular, força e equilíbrio leva a pressão para fora das articulações.
Escute seu corpo
Quando o nosso corpo quando está sobrecarregado ele dá sinais e não escutá-los pode causar maiores complicações. Alguns sintomas como dores nas juntas acompanhadas de inchaço podem significar que você necessita de descanso. Portanto, nessas horas é necessário evitar atividades de impacto.
Este texto foi escrito por: Gustavo Mazzucchelli