A organização da 82ª segunda edição da São Silvestre confirmou na última terça-feira (26) as atletas estrangeiras que disputarão a prova no próximo dia 31. Entre elas estão as quenianas Pamela Bundotich e Jane Kibii, a Argentina Cláudia Camargo e a israelense Svetlana Bahmend.
Elas prometem dar trabalho para as brasileiras que tentam acabar com o domínio estrangeiro dos últimos três anos. Bundotich e Kibii trazem ao Brasil a tradição de vitórias de seu país, enquanto que Pámela traz na bagagem o título dos 10 km de Lion (França), o vice da Meia Maratona de Medellín (Colômbia), a terceira posição na Meia de Cali (Colômbia) e oitava na de Bogotá. Jane, por sua vez, fará sua estréia no país na São Silvestre e tem no currículo o 10º lugar na Rock Mountain ½ Marathon, nos Estados Unidos, a primeira de sua faixa etária (22 anos).
A hermana Cláudia Camargo não fica atrás, pois em seu país é considerada um destaque nas provas de rua. Com residência nos Estados Unidos desde 2004, esse ano ela foi campeã dos 10 Km de Lenox, sexta colocada na Meia Maratona de Nova York e 13ª mulher na Maratona de Nova York, com 2h35min4. Svetlana por sua vez, será a primeira corredora israelense a participar da Corrida Internacional de São Silvestre. A atleta possui bons resultados nos 10 Km, (37min40), na Meia Maratona (1h22min37) e nos 5.000 (17min34g).
O field canarinho contará com Lucélia Peres, quarta colocada e melhor brasileira no ano passado; Márcia Narloch; Sirlene Pinho, bicampeã da Prova Sargento Gonzaguinha; Ednalva Laureano, quarta na São Silvestre em 2003; Marizete de Paula Rezende; Marily dos Santos, Leone Justino, entre outras, também aparecem com chances de levar o país a um lugar de destaque no pódio. A prova feminina começará às 15h15 e terá transmissão ao vivo pela TV Gazeta e Rede Globo de Televisão.
Este texto foi escrito por: Webrun