Vanderlei Cordeiro corre atrás de índice para Pequim

Redação Webrun | Maratona · 16 out, 2007

Vanderlei assina camisa de staffs da Maratona (foto: Alexandre Koda/ www.webrun.com.br)
Vanderlei assina camisa de staffs da Maratona (foto: Alexandre Koda/ www.webrun.com.br)

O maratonista Vanderlei Cordeiro de Lima, medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Atenas, esteve presente na Maratona Internacional das Águas na última sexta-feira (12), onde correu como convidado especial. Após três anos da sua aparição na Grécia, o brasileiro colhe frutos do seu desempenho e pensa nas Olimpíadas de Pequim. Confira.

Foz do Iguaçu – Durante o feriado de 12 de outubro, o brasileiro Vanderlei Cordeiro de Lima participou da primeira edição da Maratona das Águas. Durante o evento, ele correu apenas 21 quilômetros, porém, a distância fazia parte do treinamento do seu próximo grande objetivo: os Jogos Olímpicos de Pequim.

Segundo as normas da Associação Internacional das Federações de Atletismo (IAAF), participam da Maratona Olímpica os atletas com o índice A (2h15min na modalidade) ou índice B (2h18min). Mas dentro dessas marcas, cada país pode levar até três pessoas com índice A para a Maratona Olímpica, ou então dois atletas com índice B.

Hoje Vanderlei ostenta 2h16min08 como melhor marca em maratona nos últimos anos, o que o deixa na quarta posição do ranking brasileiro, insuficiente para Pequim. À frente dele estão Geovane de Jesus Santos (2h14min45), José Telles (2h14min19) e Marílson Gomes (2h08min37).

Para intensificar ainda mais os treinos e conquistar melhor posição no ranking, Vanderlei embarca nesta semana para a cidade de Paipa, na Colômbia, onde fará uma preparação na altitude. De acordo com o atleta, ele pretende conseguir um bom tempo durante a disputa da Maratona de Milão, na Itália, no dia dois de dezembro. “Se Deus quiser farei uma boa marca nesta prova, de olho nas Olimpíadas de Pequim 2008”, revela.

Reconhecimento – Dotado de carisma e simplicidade, o ex bóia-fria, passou a sexta-feira, em Foz do Iguaçu, distribuindo autógrafos personalizados num ritual que parecia não ter fim, já que a cada passo que dava alguém exclamava: “Vanderlei, assina minha camisa, dá um autógrafo para a minha filha”.

Para o atleta o reconhecimento do seu trabalho é um motivador a mais para novas conquistas. “Acho muito legal este carinho que todos tem comigo, é um reconhecimento do meu trabalho”, comenta o atleta entre um autógrafo e outro. Até o início de 2008, Vanderlei irá brigar por uma vaga na equipe brasileira de atletismo, que irá para as Olimpíadas de Pequim, marcadas para agosto do ano que vem.

Este texto foi escrito por: Alexandre Koda

Redação Webrun

Ver todos os posts

Releases, matérias elaboradas em equipe e inspirações coletivas na produção de conteúdo!