No próximo domingo, 31, acontece a 98ª. edição da Corrida Internacional de São Silvestre. Além dos atletas profissionais, é muito grande o número de competidores amadores, alguns participando pela primeira vez de uma corrida como essa. Por esse motivo, separamos aqui algumas dicas e cuidados recomendados pelo fisioterapeuta Adriano Xavier, do The Corner Sports & Health.
Alimentação: Consuma uma refeição rica em carboidratos e proteínas na noite anterior à prova para fornecer energia. Evite alimentos pesados que possam causar desconforto estomacal.
Hidratação Adequada: Mantenha-se hidratado nos dias que antecedem a corrida. Evite grandes quantidades de água imediatamente antes da prova para evitar desconforto abdominal.
Descanso Suficiente: Garanta uma boa noite de sono na véspera da corrida para otimizar a recuperação muscular e o desempenho.
Roupa e Equipamento: Verifique se tem roupas e calçados adequados. Não experimente equipamentos novos no dia da prova para evitar desconfortos ou lesões.
Plano de Corrida: Tenha um plano de corrida realista. Conheça o percurso e estabeleça metas alcançáveis.
Chegue Cedo: Evite correr contra o relógio no dia da prova. Chegue cedo para evitar estresse e ter tempo para se aquecer.
Mentalização Positiva: Mantenha uma mentalidade positiva. Visualize seu sucesso e lembre-se de que a corrida é uma conquista pessoal.
Aquecimento Adequado: Faça um aquecimento leve antes da corrida para aumentar a temperatura corporal, melhorar a flexibilidade muscular e a lubrificação articular.
+ Siga o Webrun no Instagram!
+ Baixe agora o APP Ticket Sports e tenha um calendário de eventos esportivos na palma da sua mão!
Lembre-se de que cada pessoa é única, então ajuste essas dicas de acordo com suas necessidades e condições específicas.
Boa sorte na sua prova de corrida!
Adriano Santana Xavier – Fisioterapeuta Hospital das Clinicas e The Corner Sports & Health. Especializado em Fisioterapia Musculoesquelética pela Faculdade de Medicina da USP. Trainee na supervisão dos alunos da Especialização em Musculoesquelética USP nos ambulatórios de Reumatologia e Disfunção musculoesquelética.