Uso de clip de guidão é proibido na Claro 100k

Redação Webrun | Triathlon · 18 mar, 2010

A proibição do clip visa evitar acidentes graves (foto: Fernanda Paradizo / www.webrun.com.br)
A proibição do clip visa evitar acidentes graves (foto: Fernanda Paradizo / www.webrun.com.br)

Tanto na abertura do Circuito Claro 100k no rodoanel em São Paulo (27/03), quanto em qualquer prova de pelotão, o uso do clip de guidão é proibido pela União Ciclística Internacional desde o ano de 1998.

O motivo é simples. Como a mão fica distante do freio perde-se o domínio da bike e é necessário um tempo grande para reação de frenagem. Então, a probabilidade de bater atrás de outro ciclista aumenta muito.

“Utilizei o clip durante um ano nas provas, mesmo no meio do pelotão, e era nítido o aumento da velocidade quando a gente ficava na posição aerodinâmica, principalmente quando havia tentativas de fugas”, conta Marcio May, integrante da equipe Scott de ciclismo.

Chamado de Spinaci e desenvolvido pela empresa Italiana Cinelli, o clip é um apoio sem espuma para os braços, mas que proporciona uma ótima posição aerodinâmica além de relaxar os músculos lombares. O grande problema é que por ser mais fácil pedalar nessa posição, todos os ciclistas acabavam usando, naquela época, em situações que o ritmo estava muito alto, no meio do pelotão.

Em provas de contra-relógio individual ou por equipe e nas provas de triatlhon, o clip continua a ter a sua utilização autorizada, mas no pelotão é totalmente proibido.

Este texto foi escrito por: Webrun

Redação Webrun

Ver todos os posts

Releases, matérias elaboradas em equipe e inspirações coletivas na produção de conteúdo!