Ter pés chatos pode ser problema?

Redação Webrun | Saúde · 10 abr, 2024

Todo mundo nasce com os pés sem curvatura, os famosos “pés chatos” ou planos. Mas quem permanece com o problema ao longo da vida pode sofrer com dores nos pés, tornozelos e joelhos. Nos casos mais críticos a pessoa pode até ter dificuldades para caminhar. Já parou para analisar como são os seus pés?

Ter pés chatos pode ser problema?

Pés normais, chatos ou cavos?

Existem 3 tipos de pés: o pé normal tem uma leve curvatura conhecida como arco plantar que amortece o impacto que os pés recebem ao caminhar, correr ou saltar, assim explica Mateus Martinez, diretor de fisioterapia da Pés Sem Dor, empresa renomada na área. 

pé cavo também tem essa curvatura, mas ela é mais pronunciada. No pé cavo o contato com o chão só ocorre em dois pontos: o calcanhar e a ponta dos pés. Ele também é mas rígido, ou seja, o arco plantar tem menos mobilidade para absorver impacto. 

Por fim, existe o pé chato ou plano. Nele, o arco plantar tem só um pouquinho de curva ou quase nada. Como dizem os profissionais, é um arco “desabado”. O pé chato fica todo apoiado no chão. Não tem amortecimento. 

Uma imagem contendo Ícone

Descrição gerada automaticamente

Segundo pesquisa “Os Pés Brasileiros” realizada pela Pés Sem Dor com 21.423 pessoas, 14% da população tem pés chatos em algum grau. O pé chato tende a aumentar com a idade, pois é comum haver um “desabamento” do arco do pé com a idade, esse processo é conhecido como pé chato “adquirido”. O aumento do peso corporal também contribui para o surgimento do pé chato “adquirido” tanto para homens, quanto para mulheres.

Problemas comuns em quem tem pé chato

Quem tem pés chatos pode sofrer com dores decorrentes de vários problemas. O mais comum é a Fascite Plantar, como conta, Mateus Martinez no vídeo “Pé Chato e Cavo – entenda as diferenças”. A falta de amortecimento expõe a fáscia plantar a muito impacto, podendo gerar um processo inflamatório, a Fascite Plantar. E essa situação é agravada quando a pessoa tem sobrepeso, permanece muito tempo em pé ou pratica atividades físicas de impacto: corrida, vôlei, basquete, enfim, esportes onde os pés são mais exigidos.

Pessoas com pés chatos ou muito chatos também podem ter problemas de dor no tornozelo. E a razão é que o pé chato tende a virar para dentro, ocasionando um desalinhamento no corpo que pode causar dores no tornozelo, na canela e no joelho, explica Mateus. Quem tem pé chato pode sofrer com canelite, por exemplo, ou pode desenvolver uma síndrome femoropatelar, trazendo fraqueza e dores nas articulações dos joelhos.

Como saber o se o seu pé é chato

Primeiro, é importante dizer que nem todo mundo que tem pés chatos está condenado a sofrer com dores. Mas se você tem dor nos pés, tornozelos, canelas ou joelhos é interessante procurar saber se a dor tem relação com o seu tipo de pé. Uma forma de avaliar é observando a marca que os seus pés fazem no chão quando você sai do banho. Se a marca que ficar no chão é bem completa, sem espaços vazios é bem provável que o seu pé seja chato. Nesse caso, o mais indicado é procurar orientação profissional. Na Pés Sem Dor é possível passar por uma avaliação gratuita dos pés e saber qual o tipo do seu pé, como é a sua pisada e qual a relação das dores com essas questões anatômicas e biomecânicas.

Pé chato tem jeito?

Existem exercícios e fisioterapia para ativar o músculo do arco plantar melhorando a curvatura ou impedindo que um pé chato se torne “muito chato” e passe a provocar dores e interferir na forma de caminhar, explica Mateus Martinez no vídeo “Pé Chato – como corrigir”. 

Palmilhas ortopédicas sob medida também costumam ser indicadas no tratamento do pé chato. Como são feitas de acordo com a necessidade específica de cada pessoa, essa palmilha vai proporcionar apoio ao arco plantar, que ajuda a absorver impacto, reduzindo ou eliminando dores. A palmilha sob medida para pés chatos também pode ter uma elevação lateral para ajudar a alinhar o tornozelo melhorando a postura e prevenindo dores no tornozelo, canelas e joelhos, explica Mateus. 

Interessados em fazer uma avaliação gratuita dos pés com um especialista da Pés Sem Dor podem encontrar no site https://www.pessemdor.com.br/agendamento/ a unidade mais próxima de seu endereço e fazer o agendamento. A Pés Sem Dor também atende pelo telefone 4003-8883, de qualquer lugar do Brasil. 

Links úteis:

Veja mais sobre pés chatos: https://www.instagram.com/pessemdorbrasil/

Redação Webrun

Ver todos os posts

Releases, matérias elaboradas em equipe e inspirações coletivas na produção de conteúdo!