Em sua primeira participação olímpica Teles fez de tudo para completar (foto: Ricardo Leizer/ www.webrun.com.br)
O brasileiro José Teles foi o único, entre os três representates do país, que cruzou a linha de chegada da Maratona Olímpica no último dia 24, em Pequim. Com o tempo de 2h20min25, o piauiense completou na 38º colocação entre os 76 que finalizaram o percurso e afirma que mesmo correndo sob condições adversas, jamais pensou em desistir.
São Paulo – Foi uma emoção muito grande disputar minha primeira maratona olímpica e avalio o resultado como positivo, enfatiza o atleta de 37 anos. Segundo ele, o objetivo era chegar entre os 10 ou 20 primeiros, mas o calor de 24ºC e a umidade relativa do ar em 52% impediram uma melhor performance.
Acho que erramos um pouco na preparação. Treinamos em Paipa (Colômbia) numa temperatura de 18 a 20 graus, então quando cheguei em Pequim senti muita diferença. Na opinião de Teles, se ele tivesse descido da altitude colombiana mais cedo e feito uma preparação num local quente e úmido antes de ir para Pequim, talvez o resultado pudesse ser diferente.
Estava ruim para todo mundo, menos para o queniano que venceu (Samuel Wanjiru). Durante toda a disputa estive focado em completar a prova, afinal maratona olímpica só acontece a cada quatro anos, jamais pensei em abandonar, afirma Teles com entusiasmo. Ele diz que tentou se concentrar ao máximo e para isso, em alguns momentos, se lembrava de toda a trajetória para chegar até ali.
Trajetória – Sempre passava um filme pela minha cabeça. Eu realizei o sonho de estar numa olimpíada. Entrar num estádio lotado é uma emoção que não dá para descrever, ressalta o maratonista que treina com Cláudio Castilho. Eu olho para trás e vejo que valeu a pena superar todas as dificuldades para chegar até aqui.
Para o atleta, a olimpíada é um evento único, pois além de poder representar o país, o contato e a troca de informações com competidores de outros países e de outras modalidades é muito interessante. Eu ia para o restaurante na Vila Olímpica com o pessoal dos 100m, do basquete, do hóquei, é um clima muito gostoso.
Mesmo com o desempenho um pouco abaixo do esperado, José Teles agradeceu muito o carinho do público que ainda assim torceu por ele antes e depois da prova. Muito obrigado por toda a força que o pessoal me deu. Saibam que fiz o melhor para chegar, mesmo sofrendo bastante.
Ainda nesse ano, Teles vai disputar a Meia Maratona do Rio de Janeiro, no dia 12 de outubro, além de uma maratona fora do país. Devo correr em Nova York, ou Milão. Essa última eu já estive ano passado.
Este texto foi escrito por: Alexandre Koda