Diversos técnicos de corrida e atletismo comentam sobre a 12ª edição da Maratona, tecendo elogios ao percurso e à organização da competição, que terá largada e chegada no Obelisco do Ibirapuera, no próximo domingo (28).
Luís Eduardo Tavares, que orienta um grupo de 300 atletas em São Paulo diz que é uma prova de nível alto e que gera um grande desafio para os atletas. Ele também fala sobre o diferencial da prova para os paulistas: A sensação de correr em casa é indescritível e por isso pelo menos 80 corredores da minha equipe vão participar do evento, divididos nas provas de 5 e 10 quilômetros e na maratona
Já Mário Barroso, treina 120 atletas que estão inscritos nas provas de 5 e 10k, que acontecem paralelas à Maratona e são uma porta de entrada para a competição. Correr ao lado de maratonistas é muito especial. Só o fato de pisar no mesmo terreno e dividir o mesmo espaço já são motivos de estímulo para os atletas superarem os seus limites e tentarem disputar corridas mais longas, sempre com um treino adequado como orientam os organizadores e os técnicos.
Ele também afirma que a prova já virou uma tradição na cidade, da mesma forma que a São Silvestre e a Meia do Rio de Janeiro. Há sempre a esperança de serem reconhecidos. Muitos resolvem levar faixas ou correrem de mãos dadas. A resposta dos corredores neste tipo de prova é muito boa.
Maurício Daud, técnico de São José do Rio Preto, inscreveu 150 corredores da região na Maratona e afirma que o chamariz é a organização. Meus atletas são de São José do Rio Preto, Ribeirão Preto e Araraquara e correm em busca de uma melhor qualidade de vida. A maioria é formada por executivos e empresários.
Alguns corredores trazem também seus familiares e aproveitam a oportunidade para fazer uma visita pela metrópole e fazer algumas compras e visitar pontos turísticos.
O número de pessoas, na verdade, será bem maior, porque muitos parentes vão acompanhar os atletas. São Paulo é uma cidade atraente. Muita gente vai dar força aos familiares, mas vai aproveitar para passear, fazer compras, ir ao teatro, comentou Nilson, de 53 anos. A programação vira uma grande festa., afirma Nilson Paula de Lima, da Associação dos Corredores do Triângulo (Minas Gerais).
Quem desejar se inscrever para a Maratona ainda dá tempo, pois estarão abertas até essa terça feira(30) e custam R$40, tanto para a Maratona, quanto para as corridas. Já quem quiser caminhar 5k, paga uma taxa de R$25.
Os interessados podem assegurar presença pela internet, no site oficial do evento, www.maratonadesaopaulo.com.br, na Federação de Atletismo do Rio de Janeiro e na Federação Mineira de Atletismo. Em São Paulo, diversas lojas credenciadas também efetuarão as inscrições. Os endereços podem ser obtidos no site.
Este texto foi escrito por: Webrun