Atletismo · 22 set, 2006
Direto do Troféu Brasil - Na tarde dessa sexta-feira aconteceu no Estádio Ícaro de Castro Mello, em São Paulo, a final dos 400 metros rasos feminino e masculino. Os campeões da competição foram Lucimar Teodoro e Sanderlei Parrela.
Feminino - Antes da largada feminina, muita concentração e a expectativa de duelo entre Lucimar Teodoro e Lorena de Oliveira, vencedoras das duas séries semifinais de ontem.
Na passagem dos 200 metros Lucimar, que largou na raia três, já havia alcançado o pelotão da frente e começava a desenhar sua vitória. Maria Laura Almirão vinha em sua cola, mas não conseguiu acompanhar o ritmo.
Nos últimos 100 metros da prova, Lucimar abriu uma pequena diferença para as adversárias e cruzou com o tempo de 52seg32. Em seguida cruzaram Perla Regina dos Santos e Sheila Ferreira, com 52seg68 e 53seg09 respectivamente.
Foi um bom resultado para mim, estou em período de adaptação, pois troquei de técnico e não esperava ganhar. Indagada sobre em qual trecho ela percebeu que poderia abrir para a vitória, a atleta respondeu: não dá tempo para pensar muito, mas na reta é que consegui ver quem estava na frente e do lado.
Masculino - Já no masculino, a vitória ficou com Sanderlei Parrela, que cruzou com o tempo de 45seg49, seguido por Eduardo Vasconcelos e Anderson dos Santos, com 45seg80 e 45seg91.
A prova foi bem disputada desde os primeiros metros. Sanderlei saiu forte com o objetivo claro de vencer. Seu companheiro de equipe, Fernando de Almeida, tentou acompanhar o ritmo do colega, mas não conseguiu.
Sanderlei foi muito aplaudido pelo público e pelos outros atletas, que reconheceram sua superioridade. O Sanderlei saiu forte, mas eu tentei. Estou contente com o resultado, por ter sido meu primeiro Troféu treinado, comenta Eduardo Vasconcelos.
Visivelmente cansado após a disputa, Parrela comentou que está muito feliz com a vitória, pois foi uma superação após sucessivas contusões. Para mim foi muito bom, a vontade de vencer e a superação mesmo após as contusões são muito grandes.
Atletismo · 21 set, 2006
Direto do Troféu Brasil - Para encerrar o primeiro dia de competições do Troféu Brasil de Atletismo os fundistas de elite participaram dos 10 mil metros rasos. Os principais destaques da modalidade eram os brasileiros Marilson Gomes e Franck Caldeira. E para confirmar o favoritismo, o lugar mais alto do pódio ficou com o brasiliense Marilson, no tempo de 29min07s54.
Mas Marilson não liderou a prova desde o início. No começo da competição Franck puxou o pelotão. Porém o atleta mineiro não se sentiu bem e desistiu da competição. Segundo Franck, ele começou a prova mal e não agüentou o forte ritmo.
Sem Franck, Marilson passou a correr praticamente sozinho. Muitos torcedores, que também são atletas, como a fundista Lucélia Peres, torceram pelo brasiliense.
Sem grandes adversários, Marilson sagrou-se campeão com tranqüilidade. Fiz uma prova tática. A minha intenção era vencer, conta. Mesmo com dores no pé, Marilson revelou no final da competição que está lesionado, mas ele ainda pode participar dos 5 mil metros do torneio. Depois sua meta é a Maratona de Nova York, no mês de novembro nos Estados Unidos.
O segundo lugar ficou com Ubiratan dos Santos que completou os 10 mil metros em 29min32s38. O terceiro lugar foi para Sérgio Celestino da Silva com 29min42s51.
O Troféu Brasil de Atletismo vai até domingo, em São Paulo, e amanhã o evento conta com as finais do 200m, 400m, 1500m masculino, 800m feminino entre outros.
Atletismo · 21 set, 2006
Na disputa da semifinal dos 400 metros masculino, foram disputadas duas séries e os quatro melhores de cada uma se classificaram para a final. A prova foi disputada com tempo encoberto e temperatura na marca dos 21 graus.
A primeira série foi vencida por Sanderlei Carlo Parrela, que assumiu a liderança na metade do percurso e fechou com 46seg22. Até o final ele veio disputando a ponta com Eduardo Vasconcelos e Anderson dos Santos, com os tempos de 46seg34 e 46seg53 respectivamente. Além de Sanderlei, Eduardo e Anderson, também se classificou para a final Flávio Godoy, com 47seg23.
Já na disputa da segunda série, Fernando Pereira de Almeida foi o vencedor com o tempo de 46seg78. Logo atrás, tentando beliscar a ponta, chegou Rodrigo Bargas, com 47seg04, seguido por Wagner dos Santos com 47seg18. Antes de iniciar a prova, Fernando deu alguns tiros para aquecer, arrumou a melhor posição da raia e só retirou a calça comprida e a blusa instantes antes do juiz autorizar os atletas a se colocarem nas marcas.
O quarto classificado para a final foi o atleta Luis Eduardo Ambrósio, que fechou os 400 metros com o tempo de 47seg18.
Atletismo · 21 set, 2006
Direto do Troféu Brasil - Na tarde dessa quinta feira foram disputas três séries para definir as finalistas dos 400 metros rasos feminino do Troféu Brasil. As três provas foram marcadas por muita disputa e superação por parte das atletas.
Na primeira série, Lucimar Teodoro foi a vencedora, com o tempo de 53seg04, após uma constante briga com Perla Regina dos Santos, segunda colocada com o tempo de 53seg19. Na terceira colocação ficou Higlécia Clariane Silva de Oliveira, com o tempo de 53seg59.
Na segunda série, Lorena de Oliveira reinou na pista do Estádio Ícaro de Castro Mello e não deu chances às adversárias, ao chegar na primeira colocação com o tempo de 53seg98. Na segunda posição, chegou Josiane Tito, com 55seg90 e na terceira Emmily da Silva Pinheiro, com 56seg03.
A terceira e última série teve uma briga mais acirrada. Sheila Ferreira saiu na frente, disputando posição com o pelotão que vinha atrás, mas em uma manobra rápida, Maria Laura Almirao se desvencilhou da confusão e acelerou para vencer com o tempo de 53seg70. Sheila Ferreira foi a segunda colocada, com o tempo de 54seg34, seguida por Aline dos Santos, que marcou 55seg85.
Atendimento médico - A atleta Samanta de Oliveira, quinta colocada com o tempo de 1min cravado, sentiu cansaço após a prova e teve que ser atendida na pista. Ela saiu de maca para o ambulatório médico, mas passa bem.
Atletismo · 21 set, 2006
Direto do Troféu Brasil - Mesmo lesionado o velocista Vicente Lenílson se classificou para a final dos 200m rasos do Troféu Brasil de Atletismo. O evento acontece no Estádio Ícaro de Castro Mello, em São Paulo e vai até o domingo. A final dos 200m rasos é amanhã às 16h25.
Lenílson liderou a sua bateria e chegou no tempo de 21seg26. O segundo colocado foi Sandro Ricardo Rodrigues Viana com 21seg36 seguido por Carlos Henrique Ferreira dos Santos (21seg56).
Atualmente o brasileiro ainda usa tênis ou invés de sapatilha durante os treinos e sente algumas dores, por causa da lesão no tendão de aquiles. Mesmo assim, ele participa do Troféu Brasil por ser um torneio de prestígio e também por causa do seu filho. Eu estou correndo para o meu filho. Ele tem um ano e três meses e veio me ver, conta o velocista que se orgulha do filho Pedro.
Indagado sobre o principal adversário dos 200m na competição, Lenílson disse que não tem. O nível dos atletas este ano está muito igualado. Todos estão fortes.
Além dos 200m, o brasileiro também participa dos 100m, do revezamento 4x100 e talvez do revezamento 4x400.
800m feminino - Também no início da tarde as meninas dos 800m disputaram a semifinal da modalidade. Na primeira bateria as classificadas foram Christiane Ritz dos Santos (2min09s49) e Gisiane Bertoni (2min09s75).
Na segunda séria as qualificadas foram Juliana Paula Santos de Azevedo em 2min12s42, Elizabeth Angela dos Santos (2min13s26) e Suelen Oliveira da Silva (2min13s14). Já na terceira bateria foram para a próxima fase Geisiane de Lima (2seg11min14), Ana Paula Pereira (2min11s47) e Camila de Souza (2min12s47).
A final dos 800m também é nessa sexta-feira às 16h45 no Ibirapuera. O Troféu Brasil de Atletismo vai até domingo.
Atletismo · 21 set, 2006
Direto do Troféu Brasil - Na prova semifinal dos 1500 metros rasos do Troféu Brasil de Atletismo houve muita emoção e disputa. Na primeira série, logo na largada os atletas Gladson Barbosa e Luiz Felipe Barbosa saíram fortes e vieram em uma disputa pessoal até a passagem para a segunda volta. Durante todo esse percurso, os dois foram alternando a liderança.
Porém, na abertura da última volta Hudson de Souza, que estava no pelotão de trás, acelerou e alcançou os dois corredores. Na tentativa de impedir a passagem do concorrente, Gladson fez um esforço extra, mas não conseguiu manter a ponta. Com 3min47seg, Hudson foi o primeiro.
Foi apenas o primeiro tiro, para classificar e o meu objetivo final é um bom resultado nos 5 mil, comentou o campeão. Ele também elogiou o segundo colocado que saiu forte para garantir uma vaga na final. Ele foi corajoso, é um atleta novo e usou a tática certa para garantir a vaga..
Já a segunda série começou um pouco mais equilibrada, com um pelotão único formado na passagem da primeira volta. Após a passagem da segunda volta, os companheiros de equipe Leandro Oliveira e André Santana protagonizaram um duelo pessoal, que só terminou na linha de chegada.
Os dois chegaram praticamente juntos ao final, mas a vitória ficou com Leandro Oliveira. Recém chegado de uma temporada na Europa, ele se diz contente com a vaga para a final, principalmente pelo fato de não ter se acostumado com o fuso horário brasileiro ainda. Foi uma briga sadia com o André e nós seguramos um pouco para chegar bem na final. A prova será a tarde, em um horário que eu estaria dormindo na Europa, mas espero estar em um bom dia.
O Troféu Brasil de Atletismo está sendo disputado em São Paulo, no Estádio Ícaro Mello, e acontece até o próximo domingo (24).
Atletismo · 21 set, 2006
Direto do Troféu Brasil - Teve início hoje em São Paulo, no Estádio Ícaro de Castro Mello, a vigésima quinta edição do Troféu Brasil de Atletismo. A competição será uma preparação para os Jogos Pan-Americanos de 2007 e acontece até domingo (24).
Às 9h05 as atletas largaram para a disputa da final dos 10 mil metros e logo de início um pelotão grande se formou com Maria Cristina Rodrigues assumindo a ponta. Logo atrás vieram Marisol Redon e Ednalva Laureano.
Já na segunda volta o pelotão inicial se dissipou, com as três corredoras mantendo as posições originais, em uma disputa acirrada pela ponta. A partir da quarta volta Ednalva aumentou o ritmo e assumiu a liderança.
A partir daí, ela puxou Marisol Redon e Maria Zeferina Baldaia até a passagem da sétima volta. Na passagem dos 3.000 metros, Ednalva marcou o tempo de 10min08 e apenas aumentou a vantagem.
Alguns treinadores estavam posicionados na arquibancada e durante toda a prova incentivaram suas atletas, com destaque para o técnico da uruguaia Marisol Redon.
Ednalva Laureano Laureano administrou a prova até o fim e para se sagrou-se campeã. Foi um pouco difícil a saída para assumir a ponta, pois tinha muita gente, mas foi uma vitória excelente, afirma Ednalva.
Ela comentou também que em provas como essa costuma sempre aumentar o ritmo em torno da quinta volta e dessa vez não foi diferente. Depois da quinta volta se der eu vou em frente, nem sempre é possível, mas hoje graças a Deus eu consegui.
O Troféu Brasil de Atletismo acontece no Estádio Ícaro de Castro Mello, em São Paulo, de 21 a 24 de setembro.
Atletismo · 20 set, 2006
A partir dessa quinta-feira (21) acontece em São Paulo o Troféu Brasil de Atletismo. A competição será no Estádio Ícaro de Castro Melo e deve reunir atletas de elite de todo o país.
Segundo a Confederação Brasileira de Atletismo (Cbat), o torneio define os campeões brasileiros das 44 provas olímpicas do programa e será seletivo para o Campeonato Sul-Americano, marcado para a Colômbia, a partir do próximo dia 28.
Além disso, o Troféu servirá como preparação dos atletas para os Jogos Pan-Americanos de 2007. O evento começa nessa quinta-feira e vai até o domingo dia 24 de setembro.
Estarão presentes na competição os velocistas e vice-campeões olímpicos do 4x100m Vicente Lenilson e André Domingos, além dos fundista Lucélia Peres, Ednalva Laureano e Franck Caldeira. Todos os três participarão das provas de 5 mil e 10 mil metros.
Triathlon · 18 set, 2006
O triathleta Santiago Ascenço participa da quinta etapa do Troféu Brasil de Triathlon que acontece no próximo domingo em Santos. Esse ano ele quer buscar o bicampeonato da competição que terá largada e chegada na Praia do Gonzaga. Ao todo os participantes percorrerão 1,5km de natação, 40km de bike e 10km de corrida.
Agora o meu foco é o totalmente o Troféu Brasil, já que a situação do Pan está indefinida. Nem os dirigentes sabem o que vai ser, conta o competidor, referindo-se à seleção dos atletas para os Jogos Pan-Americanos do Rio. Estou muito animado para o bicampeonato, acrescenta.
Com um bom aproveitamento no campeonato, 403,5 pontos contra 387 do santista Fábio Carvalho, seu principal oponente, ele quer mais. Estou muito animado para o bicampeonato, porém sei que principalmente o Fabinho se dá muito bem em Santos e como as três últimas etapas serão nesse percurso, o trabalho fica mais duro, revela.
A programação do evento começa no sábado (dia 23) no Clube Sírio Libanês, que fica na av. Ana Costa, 473 (próximo à área de transição da prova). Das 13 às 19h serão realizadas a entrega dos kits, novas inscrições e a Expo Troféu Brasil. A partir das 15 horas os atletas da elite participam do simpósio técnico e às 17h começa o simpósio par aos amadores.
Triathlon · 21 ago, 2006
A quarta etapa do Troféu Brasil de Triathlon aconteceu nesse fim de semana na cidade de Nova Lima, em Minas Gerais. O goiano Santiago Alves Ascenço, de Nerópolis e a paulista Carla Moreno, de São Carlos conquistaram os lugares maias altos do pódio.
Mesmo com o vento forte e uma chuva fraca, os triathletas não ficaram desanimados para os 1.500 metros de natação, 40km de ciclismo e 10km de corrida. Segundo os organizadores, cerca de 242 pessoas participaram da competição.
No masculino, Ascenço manteve a tradição de bons resultados em Minas. Já havia vencido em 2003 e 2004, e foi vice no ano passado. Venho treinando bem na natação, mas nas provas não está rendendo a mesma coisa. Fui bem no ciclismo, apesar da penalização de um minuto que sofri, mas deu para recuperar e andei forte. Para a corrida sabia que estava bem e procurei manter um bom ritmo para garantir a vitória. O resultado me deixa em boa posição na classificação geral e não irei participar da próxima etapa, conta.
Eu vou viajar no dia 29 para a Europa, onde disputarei o Campeonato Mundial, na Suíça, no dia dois e uma semana depois a etapa alemã da Copa do Mundo. Talvez ficarei treinando em Portugal, para em seguida competir na China. Tentar garantir o segundo título no Troféu Brasil também é um de meus objetivos esse ano, acrescenta Ascenço.
Já Carla Moreno manteve a invencibilidade no 16º Troféu Brasil de Triathlon e aumentou ainda mais as chances de garantir o pentacampeonato. Apesar de estar competindo e viajando quase toda semana, ela imprimiu um ritmo forte na prova.
O vento estava muito forte e frio, mesmo assim fiz um boa prova, melhorei na natação, resultado dos treinos que tenho feito. Essa vitória me deixa na luta pelo título, infelizmente não irei disputar esta próxima etapa, em razão do Mundial e das etapas da Copa do Mundo. Estou na luta por uma vaga para a equipe brasileira que irá competir os Jogos Pan-Americanos em 2007, comenta Carla.
Confira o pódio da competição:
Masculino
1º Santiago Alves Ascenço, de Nerópolis (GO) 2h00min53s
2º Fábio Carvalho, Santos (SP), 2h01min58
3º Diogo Sclebin Costa Martins, do Rio de Janeiro (RJ), 2h03min53
4º Ezequiel Moralez, de Niterói (RJ), 2h04min39
5º Bruno Pereira Matheus, de Santos (SP), 2h06min23
Feminino
1ª Carla Moreno, Santos (SP), 2h19min44
2ª Gisele Bertucci, de Curitiba (PR), 2h27min03
3ª Maria Soledad Omar, de Niterói (RJ), 2h29min38
4ª Fernanda Garcia, Santos (SP), 2h32min26
5ª Cristiane Terra, de Niterói (RJ), 2h34min07
Alimentação · 17 jun, 2026
Saúde · 17 jun, 2026
Atletismo · 17 jun, 2026