doping

Fabiane dos Santos é absolvida

Atletismo · 12 mar, 2002

Fabiane dos Santos foi absolvida por unanimidade pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva da CBAt na noite de ontem (11) na cidade de Manaus, AM, da acusação de doping esportivo.

O teste antidoping foi realizado no dia 06 de maio de 2001 no Grande Prêmio Brasil de Atletismo, quando Santos estabeleu novo recorde brasileiro, ao marcar o tempo de 1:57:16 e ficou constatado grande quantidade de testosterona - que é um hormônio masculino, portanto introduzido no organismo.

A defesa baseou-se no fato de haver "diferença discrepante entre os resultadas das análises das amostra "A" e "B" da urina da atleta pelo Laboratório de Montreal".

A próxima etapa do processo será o junlgamento do caso pela IAAF que dará a decisão final sobre a questão.

Fabiane dos Santos pode ser banida do Atletismo

Atletismo · 05 mar, 2002

A atleta Fabiane Santos, 25, será julgada pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva no próximo dia 11 de março, no Auditório da Vila Olímpica de Manaus, decorrente de um processo esportivo envolvendo suposto doping.

O teste antidoping foi realizado no dia 06 de maio de 2001 no Grande Prêmio Brasil de Atletismo, quando Santos estabeleu novo recorde brasileiro, ao marcar o tempo de 1:57:16 e ficou constatado grande quantidade de testosterona - que é um hormônio masculino, portanto introduzido no organismo.

A pena pode ser alta, já que é reincidente: em 1995 foi supensa por uso de Nandrolona quando tinha 20 anos, durante 2 anos.

Caso seja considerada culpada a atleta poderá ser banida do atletismo.

CBAt fará testes de EPO na São Silvestre

Corridas de Rua · 20 dez, 2001

A Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) vai realizar testes para controle de EPO na 77ª Corrida Internacional de São Silvestre, que acontece no próximo dia 31, na cidade de São Paulo, SP.

A decisão foi anunciada hoje pelo presidente da CBAt, Roberto Gesta de Melo.

O EPO (Eritropoetina) é uma substância que, ingerida, é considerada doping pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) e pela Associação Internacional das Federações de Atletismo (IAAF). O uso do EPO é detectado principalmente em corridas longas e ciclismo.

De acordo com as regras de controle de doping, para ser validado, o exame de EPO deve ser feito a partir de amostras de sangue e urina colhidos de cada atleta.

"Temos recebido denúncias de uso dessa substância", explicou Gesta. "Assim, para resguardar a imagem do atletismo e para combater este tipo de doping, decidimos fazer os testes na São Silvestre, que é a principal corrida de fundo do Brasil", afirmou o presidente da CBAt.

Segundo Gesta, dez atletas passarão pelo controle de doping, na São Silvestre.

"Os critérios para a definição dos atletas que serão testados são da CBAt e não serão divulgados", disse o dirigente.