corpore

Corpore realiza aventura em Campos do Jordão

Corrida de Montanha · 20 set, 2006

A Corpore (Corredores Paulistas Reunidos) organiza no próximo sábado (23) em Campos do Jordão a prova IV Corpore Campos do Jordão Corrida e Bike na Montanha. De acordo com a entidade, os competidores vão enfrentar diversos desafios, adrenalina e o espírito de equipe será importante.

Ao todo são 700 competidores divididos em 83 equipes, que enfrentarão 11 horas de prova, com cerca de 137 km, sendo 34 km de bike. Estão no roteiro diversos pontos turísticos da cidade, como o Morro do Elefante, a Vila de Capivari, a Ducha de Prata, o Véu da Noiva, o Horto Florestal, o Pico do Itapeva e o Auditório.

Da mesma forma que em 2004, a arena central será montada na Praça do Pinho Bravo, no bairro de Capivari. Por ser ponto mais alto da cidade, o local foi escolhido para sediar a largada e chegada da prova, assim como o início dos dois trechos de bike.

“Essa modalidade privilegia o contato com a natureza de forma intensa. A altitude e a topografia da região são desafios adicionais para os atletas”, comenta David Cytrynowicz, presidente da Corpore.

Corpore organiza 2ª etapa da Corrida Infanto Juvenil

Corridas de Rua · 05 set, 2006

As inscrições para a Corrida Infanto Juvenil Nike Corpore já estão abertas. A competição acontece no dia 30 de setembro na pista de atletismo Ícaro de Castro Melo, no Ginásio do Ibirapuera.

Esta é a segunda edição da prova no ano e deve reunir cerca de 2,5 mil crianças e adolescentes entre quatro e 15 anos. Os participantes participarão de provas com distâncias que variam de 50 a 800 metros.

Segundo os organizadores, todos os participantes, independente da colocação, receberão camisetas Nike “dry-fit” e medalhas. As inscrições podem ser feitas no site da Corpore (www.corpore.com.br). Estas custam R$15 para associados da Corpore (com apresentação da carteirinha dos pais ou avós) e R$20 para não sócios.

Corrida pela Paz acontece no próximo domingo

Caminhada · 30 ago, 2006

A Corpore organiza no próximo domingo a Corrida pela Paz em São Paulo. A competição terá dois percursos, um com oito quilômetros e outro com três. A largada será dada às 8h na rua Paz.

Mas antes da largada, os participantes poderão participar de um alongamento e aquecimento no estacionamento da Amcham, local que terá toda a estrutura do evento. Lá também acontecerá a retirada do kit atleta a partir das 6h.

Segundo os organizadores, as inscrições para a prova ainda estão abertas e podem ser feitas no site da Corpore (www.corpore.com.br). Estas custam R$30 para associados Corpore e R$40 para não sócios.

Confira a programação do evento:

  • 6h - Início do Evento
  • 7h30 - Aquecimento
  • 8h - Largada Geral
  • 9h30 - Cerimônia de Premiação

  • Saiba como foi a corrida paulista Duque de Caxias

    Mais um domingo amanheceu e muitas pessoas saíram cedo de casa para participar de outro evento organizado pela Corpore no mês de agosto, a Corrida Duque de Caxias – uma homenagem do Shopping Ibirapuera. O dia estava frio em São Paulo, mas isso não tirou a animação dos atletas que chegavam para retirar o chip da prova que também serviu para comemorar os 30 anos do Shopping Ibirapuera. “Essa corrida é o grande evento externo comemorando os 30 anos do shopping. A festa está muito bonita, como sempre foi”, afirmou Ricardo Portella, gerente de marketing do shopping, que lembrou que essa parceria já existe há 3 anos e surgiu da idéia de associar a imagem do Shopping com lazer, esporte e saúde.

    O clima foi melhorando aos poucos e na hora da largada o tempo estava ótimo para a corrida. Com um tiro de canhão, os atletas partiram para disputar os 10km do percurso cheio de subidas e descidas pelas avenidas Rubem Berta e Moreira Guimarães.

    No início do percurso, todos os atletas vinham em um bom ritmo até encontrarem a primeira subida mais forte, quando então um bloco com os primeiros colocados começou a se distanciar. Com o passar dos quilômetros, o número de concorrentes ao primeiro lugar no pódio foi diminuindo até sobrar apenas Naval Freitas e Adriano Bastos. “Meu objetivo era ficar entre os primeiros e eu e o Adriano mantivemos um bom ritmo e distanciamos do outro bloco de corredores. Perto do km 8 encontramos uma subida e tive algumas dores. Diminui o ritmo para ver se melhorava e ele conseguiu distanciar”, contou Naval, que fez uma boa prova e conseguiu a segunda colocação.

    Mais uma vez, Adriano Bastos venceu uma prova Corpore, mas essa foi uma vitória inesperada. “Não esperava correr bem hoje, pois de quinta pra sexta-feira fiquei bem resfriado. Tomei a medicação, hoje acordei melhor e consegui um bom resultado novamente me aproveitando da subida, pois consigo subir bem”, lembrou Adriano.

    Entre as mulheres, Rosangela Figueredo travou uma boa disputa com Débora Regina Gomes Ferraz até, pelo menos, a metade do percurso, quando forçou o ritmo e tomou a dianteira. “Eu já conhecia o percurso. Já é o terceiro ano que participo da prova e adoro essa corrida”.

    Mas a maior surpresa desse pódio foi a atleta que ficou em quarto lugar. Lucy Fitzgerald é americana e veio ao Brasil com o marido que tinha que tratar de negócios. Ficou sabendo da prova e resolveu participar. “A corrida foi ótima, eu realmente gostei. As pessoas estavam se divertindo. A prova estava muito organizada e por ser minha primeira vez aqui a experiência foi muito boa, mesmo não estando na minha melhor forma. Gosto muito de correr em lugares diferentes e quando soube que haveria a prova resolvi correr”, contou a americana que voltaria para os Estados Unidos na sexta-feira, mas adiou a viagem para participar da prova e acabou levando um troféu para casa.

    A corrida Duque de Caxias se caracteriza por ter diversas premiações e esse ano não foi diferente. Além da premiação geral, houve entrega de troféus as primeiros colocados na categoria Exército e para os PNEs. “A Corrida Duque de Caxias já faz parte do calendário da Corpore e do Exército e os oficias se preparam para a corrida já que ela traz uma premiação na categoria Exército, então na semana do soldado, que eles sabem que haverá a prova, já ficam ansiosos. Essa parceria é muito saudável para nós, pois a Corpore é muito organizada”, afirmou o General Morata.

    Nas classes funcionais dos PNEs, diversos atletas já conhecidos dos participantes subiram ao pódio, entre eles Ezequiel Marcelo da Costa, que conseguiu o primeiro lugar entre os Lês Otres, mesmo tendo uma noite um pouco diferente. “Ontem fui numa festa, você acaba exagerando um pouco, dormi tarde, mas consegui fazer uma boa prova hoje”, afirmou Ezequiel que lembrou que a largada junto aos demais atletas, largando nos setores correspondentes ao ritmo esperado na prova, não trouxe nenhuma dificuldade à ele.

    Na categoria cadeirante, o vencedor foi um atleta desconhecido dos demais participantes, mesmo porque essa foi a sua primeira prova. “Comecei a treinar há 15 dias e meus colegas me incentivaram a participar da prova, fizeram minha inscrição e eu vim no embalo. Tinha a intenção de completar o percurso, mas acabei fazendo um bom tempo e venci. A sensação é maravilhosa e só participando para sentir isso na pele. Esse é a primeira de muitas que vou participar, com certeza”, contou Marcelo José Dutra.


    Saiba como foi a corrida paulista Duque de Caxias

    Corridas de Rua · 21 ago, 2006

    Mais um domingo amanheceu e muitas pessoas saíram cedo de casa para participar de outro evento organizado pela Corpore no mês de agosto, a Corrida Duque de Caxias – uma homenagem do Shopping Ibirapuera. O dia estava frio em São Paulo, mas isso não tirou a animação dos atletas que chegavam para retirar o chip da prova que também serviu para comemorar os 30 anos do Shopping Ibirapuera. “Essa corrida é o grande evento externo comemorando os 30 anos do shopping. A festa está muito bonita, como sempre foi”, afirmou Ricardo Portella, gerente de marketing do shopping, que lembrou que essa parceria já existe há 3 anos e surgiu da idéia de associar a imagem do Shopping com lazer, esporte e saúde.

    O clima foi melhorando aos poucos e na hora da largada o tempo estava ótimo para a corrida. Com um tiro de canhão, os atletas partiram para disputar os 10km do percurso cheio de subidas e descidas pelas avenidas Rubem Berta e Moreira Guimarães.

    No início do percurso, todos os atletas vinham em um bom ritmo até encontrarem a primeira subida mais forte, quando então um bloco com os primeiros colocados começou a se distanciar. Com o passar dos quilômetros, o número de concorrentes ao primeiro lugar no pódio foi diminuindo até sobrar apenas Naval Freitas e Adriano Bastos. “Meu objetivo era ficar entre os primeiros e eu e o Adriano mantivemos um bom ritmo e distanciamos do outro bloco de corredores. Perto do km 8 encontramos uma subida e tive algumas dores. Diminui o ritmo para ver se melhorava e ele conseguiu distanciar”, contou Naval, que fez uma boa prova e conseguiu a segunda colocação.

    Mais uma vez, Adriano Bastos venceu uma prova Corpore, mas essa foi uma vitória inesperada. “Não esperava correr bem hoje, pois de quinta pra sexta-feira fiquei bem resfriado. Tomei a medicação, hoje acordei melhor e consegui um bom resultado novamente me aproveitando da subida, pois consigo subir bem”, lembrou Adriano.

    Entre as mulheres, Rosangela Figueredo travou uma boa disputa com Débora Regina Gomes Ferraz até, pelo menos, a metade do percurso, quando forçou o ritmo e tomou a dianteira. “Eu já conhecia o percurso. Já é o terceiro ano que participo da prova e adoro essa corrida”.

    Mas a maior surpresa desse pódio foi a atleta que ficou em quarto lugar. Lucy Fitzgerald é americana e veio ao Brasil com o marido que tinha que tratar de negócios. Ficou sabendo da prova e resolveu participar. “A corrida foi ótima, eu realmente gostei. As pessoas estavam se divertindo. A prova estava muito organizada e por ser minha primeira vez aqui a experiência foi muito boa, mesmo não estando na minha melhor forma. Gosto muito de correr em lugares diferentes e quando soube que haveria a prova resolvi correr”, contou a americana que voltaria para os Estados Unidos na sexta-feira, mas adiou a viagem para participar da prova e acabou levando um troféu para casa.

    A corrida Duque de Caxias se caracteriza por ter diversas premiações e esse ano não foi diferente. Além da premiação geral, houve entrega de troféus as primeiros colocados na categoria Exército e para os PNEs. “A Corrida Duque de Caxias já faz parte do calendário da Corpore e do Exército e os oficias se preparam para a corrida já que ela traz uma premiação na categoria Exército, então na semana do soldado, que eles sabem que haverá a prova, já ficam ansiosos. Essa parceria é muito saudável para nós, pois a Corpore é muito organizada”, afirmou o General Morata.

    Nas classes funcionais dos PNEs, diversos atletas já conhecidos dos participantes subiram ao pódio, entre eles Ezequiel Marcelo da Costa, que conseguiu o primeiro lugar entre os Lês Otres, mesmo tendo uma noite um pouco diferente. “Ontem fui numa festa, você acaba exagerando um pouco, dormi tarde, mas consegui fazer uma boa prova hoje”, afirmou Ezequiel que lembrou que a largada junto aos demais atletas, largando nos setores correspondentes ao ritmo esperado na prova, não trouxe nenhuma dificuldade à ele.

    Na categoria cadeirante, o vencedor foi um atleta desconhecido dos demais participantes, mesmo porque essa foi a sua primeira prova. “Comecei a treinar há 15 dias e meus colegas me incentivaram a participar da prova, fizeram minha inscrição e eu vim no embalo. Tinha a intenção de completar o percurso, mas acabei fazendo um bom tempo e venci. A sensação é maravilhosa e só participando para sentir isso na pele. Esse é a primeira de muitas que vou participar, com certeza”, contou Marcelo José Dutra.

    Saiba como chegar na prova Centro Histórico

    No próximo domingo acontece no centro de São Paulo mais uma prova do Circuito Corpore, a Corrida Centro Histórico. Existem diversas formas de se chegar ao local do evento, tanto através do transporte coletivo, quanto de automóvel.

    O metrô é a melhor opção. Existem duas estações bem próximas à arena do evento: Estação São Bento e Estação Anhangabaú. Ao descer em qualquer uma das duas, o local da prova, a Rua Líbero Badaró, estará bem próximo.

    Para quem vai de ônibus, existem as seguintes opções de linhas: Terminal Bandeira, Praça da República, Praça da Sé, Vale do Anhangabaú, Largo São Francisco, entre outros.

    Já quem pretende ir de carro, precisa chegar cedo, pois não existem bolsões de estacionamento. A dica é parar o veículo nas ruas próximas ao evento, mas é importante ficar atento aos locais em que é proibido estacionar, pois o risco de se levar uma multa é iminente.

    As principais vias de acesso para quem vai de carro são: Avenida 23 de maio, sentido centro, entrar à direita na Rua Dr. Falcão Filho e à direita na Líbero Badaró, local da largada.

    Quem vem pela Avenida Tiradentes, deve seguir sentido centro, pegar a Avenida Tiradentes, Brigadeiro Tobias, entrar à direita na Av. Senador Queirós, depois Avenida Ipiranga, entrar à esquerda na Avenida São Luiz, à esquerda na Praça D. José Gaspar, Rua Marconi, à direita na Rua Sete de Abril, à esquerda na Rua Cel.Xavier de Toledo, à direita no viaduto do Chá e à direita na Líbero Badaró.

    Retirada de chips A arena estará montada a partir das 6h, no Vale do Anhangabaú, para os corredores retirarem os chips e para os que se inscreveram online retirarem os números de peito. Os serviços de guarda volume e vestiário também estarão disponíveis a partir desse horário.


    Saiba como chegar na prova Centro Histórico

    Corridas de Rua · 11 ago, 2006

    No próximo domingo acontece no centro de São Paulo mais uma prova do Circuito Corpore, a Corrida Centro Histórico. Existem diversas formas de se chegar ao local do evento, tanto através do transporte coletivo, quanto de automóvel.

    O metrô é a melhor opção. Existem duas estações bem próximas à arena do evento: Estação São Bento e Estação Anhangabaú. Ao descer em qualquer uma das duas, o local da prova, a Rua Líbero Badaró, estará bem próximo.

    Para quem vai de ônibus, existem as seguintes opções de linhas: Terminal Bandeira, Praça da República, Praça da Sé, Vale do Anhangabaú, Largo São Francisco, entre outros.

    Já quem pretende ir de carro, precisa chegar cedo, pois não existem bolsões de estacionamento. A dica é parar o veículo nas ruas próximas ao evento, mas é importante ficar atento aos locais em que é proibido estacionar, pois o risco de se levar uma multa é iminente.

    As principais vias de acesso para quem vai de carro são: Avenida 23 de maio, sentido centro, entrar à direita na Rua Dr. Falcão Filho e à direita na Líbero Badaró, local da largada.

    Quem vem pela Avenida Tiradentes, deve seguir sentido centro, pegar a Avenida Tiradentes, Brigadeiro Tobias, entrar à direita na Av. Senador Queirós, depois Avenida Ipiranga, entrar à esquerda na Avenida São Luiz, à esquerda na Praça D. José Gaspar, Rua Marconi, à direita na Rua Sete de Abril, à esquerda na Rua Cel.Xavier de Toledo, à direita no viaduto do Chá e à direita na Líbero Badaró.

    Retirada de chips A arena estará montada a partir das 6h, no Vale do Anhangabaú, para os corredores retirarem os chips e para os que se inscreveram online retirarem os números de peito. Os serviços de guarda volume e vestiário também estarão disponíveis a partir desse horário.

    Corpore promove Meia de revezamento na USP

    Meia Maratona · 26 jul, 2006

    No próximo domingo (30) acontece na USP a Meia Maratona de Revezamento Desafio Flanax Run, prova que integra o circuito Corpore 2006. A organização do evento espera contar com cinco mil atletas, que percorrerão trechos de terra, asfalto e estreitamento de pista.

    A prova pode ser disputada individualmente, em duplas ou em trios e o circuito terá a distância de 1/3 de uma Meia Maratona, ou seja, 7032,50 quilômetros. Dessa forma, o corredor individual dará três voltas, as duplas terão o primeiro integrante realizando duas voltas e o segundo uma volta e, nos trios, cada atleta dará uma volta.

    A largada para todas as categorias acontece às 8h na Av. Professor Dr. Luciano Gualberto e a concentração acontece na Praça da Reitoria. Haverá premiação individual e para os cinco primeiros no masculino e feminino e todos os participantes receberão camiseta e medalha do evento.

    Programação:

  • 6h – Início do evento
  • 7h40 – Aquecimento/Alongamento
  • 8h – largada geral
  • 9h – Cerimônia de Premiação

  • Inscrições abertas para a Corrida do Centro Histórico

    Corridas de Rua · 17 jul, 2006

    As inscrições para a Corrida do Centro Histórico em São Paulo já estão abertas. A prova acontece no dia 13 de agosto e terá um percurso com nove quilômetros. A largada e a chegada da competição serão feitas na rua Líbero Badaró e os participantes passarão por pontos históricos da cidade como o Teatro Municipal, Pátio do Colégio e Praça da Sé.

    Segundo os organizadores, a prova é limitada. As inscrições já podem ser feitas pelo site oficial da competição (www.corpore.com.br) e custam R$30 para associados Corpore e R$40 para não sócios.

    Os advogados que fizerem sua inscrição na sede da Corpore ou na CAASP apresentando a carteirinha da OAB pagam R$30. Inscrições abertas até o dia oito de agosto ou término das vagas.

    Inscrições abertas para a Meia de São Bernardo

    Corridas de Rua · 12 jul, 2006

    No dia 6 de agosto acontece a Meia Maratona São Bernardo, mais uma prova que integra o circuito Corpore 2006. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas na sede da entidade, sito à R. Bento de Andrade, 436, São Paulo, ou pelo site, o www.corpore.org.br.

    Os corredores poderão também se inscrever na Secretaria de Esportes de São Bernardo do Campo, na Av. Kennedy, 1.155 , bairro Anchieta. O telefone de contato é o (11)4125-5776. Também é possível se inscrever nas lojas “A Esportiva” do Shopping Metrópole, em São Bernardo, do Shopping ABC, em Santo André e da Rua Cel. Oliveira lima, 398, em Santo André. Os valores são R$30 para sócios e R$40 para não sócios.

    A prova contará com um percurso de 21,1 quilômetros para a Meia Maratona e de seis quilômetros para a corrida. Para mais informações, basta acessar o site da Corpore www.corpore.org.br, ou ligar para (11)3884-4188.

    Confira fotos da Corrida dos Bombeiros

    Clique aqui para conferir a cobertura completa com as fotos da Corrida dos Bombeiros Corpore, ue aconteceu no último domingo (2) no Parque da Independência, em São Paulo. Wellington Correia Fraga e Ilaine Wandscheer venceram o frio e a chuva para conquistar o título.

    O evento também contou com uma exposição de viaturas antigas e atuais do Corpo de Bombeiros, além de instruções para a população de como agir em caso de emergência e demonstrações do efetivo em ação.


    Confira fotos da Corrida dos Bombeiros

    Corridas de Rua · 03 jul, 2006

    Clique aqui para conferir a cobertura completa com as fotos da Corrida dos Bombeiros Corpore, ue aconteceu no último domingo (2) no Parque da Independência, em São Paulo. Wellington Correia Fraga e Ilaine Wandscheer venceram o frio e a chuva para conquistar o título.

    O evento também contou com uma exposição de viaturas antigas e atuais do Corpo de Bombeiros, além de instruções para a população de como agir em caso de emergência e demonstrações do efetivo em ação.

    Frio e chuva marcam a Corrida dos Bombeiros

    Nesse domingo aconteceu a Corrida dos Bombeiros, no Parque da Independência (SP), prova que integra o circuito Corpore. Os vencedores foram Wellington Correia Fraga e Ilaine Wandscheer. Confira a cobertura.

    São Paulo - Manhã de tempo nublado e frio no inverno paulistano, com os termômetros na casa dos 15 graus e uma sensação térmica mais baixa, devido ao vento frio. Porém, o mau tempo e a tristeza pela eliminação do Brasil na Copa do Mundo não foram empecilhos para os milhares de participantes que estiveram no Parque da Independência.

    Exatamente às 8h55 os atletas da categoria PNE (Portadores de Necessidades Especiais) largaram e, quando os ponteiros do relógio apontaram 9h, partiram os corredores da categoria geral para enfrentar os 10 quilômetros de percurso.

    Logo de início, o pelotão inicial se dissipou e dois atletas assumiram a ponta e imprimiram um ritmo forte. Ao chegarem na primeira curva eles foram alcançados por outros dois que estavam atrás e os quatro permaneceram juntos até a passagem pelo primeiro quilômetro.

    A partir da metade da prova dois corredores, Wellington Fraga e Maríldo Barduco, se alternavam na liderança, algumas vezes correndo paralelos um ao outro, outras vezes buscando o vácuo. Nessa parte da prova Adriano Bastos já figurava um pouco atrás dos líderes, mas sempre mantendo o mesmo ritmo.

    Essa prova homenageou o aniversário do Corpo de Bombeiros e, para celebrar a festa em grande estilo, São Pedro contribuiu com um pouco de água. Uma fina garoa, que se transformou em chuva logo a seguir, começou a cair após 21 minutos de prova, quando os líderes alcançavam o quilômetro sete.

    No quilômetro oito Wellington conseguiu abrir uma boa diferença para Maríldo, que parecia sentir o ritmo forte que imprimiu no início. A partir daí ele apenas administrou a vantagem, sempre olhando para trás para conferir se a liderança era mesmo sossegada.

    Após 31min04 de prova, Wellington Correia Fraga cruzou a linha de chegada na primeira colocação, seguido por Marildo José Barduco, que marcou 31min13 e Adriano Bastos, que fechou com 31min31.

    “É sempre difícil correr aqui, por esses trechos de subida, tinha muita gente, um bolo muito grande, mas no final eu consegui imprimir um ritmo mais forte e deu certo. No trecho de descida não adianta querer ir forte, porque sempre vai ter gente com você, quando chegar no plano e na subida quem estiver melhor consegue uma boa colocação”, afirmou Wellington.

    Já Maríldo, segundo colocado, teve alguns contratempos antes da prova e se diz contente com o resultado. “Para mim dificultou um pouco, pois chegamos atrasados e faltando quatro minutos pra largada e não conseguimos alongar. Mas foi uma ótima prova, para mim já foi uma grande vitória conseguir competir”.

    “Eu tentei me manter com o primeiro colocado até o oitavo quilômetro, depois ele conseguiu abrir uma diferença de uns 10 segundos e venceu a prova. Estou contente com o segundo lugar”, completou Maríldo.

    Adriano Bastos, tricampeão da Maratona da Disney, participou da corrida e ficou surpreso com o resultado alcançado, o terceiro lugar. “Foi uma prova meio surpresa, não esperava pegar pódio de jeito nenhum. Eu corri a Maratona de São Paulo há três semanas e entrei nessa prova para fazer um treino de ritmo e tentar correr abaixo de 32 minutos. O pódio foi lucro”.

    Já no feminino, Ilaine Wandscheer e Simone Alves travaram mais um duelo. As duas sempre competem em provas da Corpore e sempre utilizam a mesma estratégia.

    Simone começou a prova forte desde o início, com Ilaine atrás apenas observando e colocando em prática a tática de deixar a companheira puxar a prova até que canse. Assim, no quilômetro cinco ela encostou e ultrapassou Simone, para assumir a liderança e vencer a prova.

    “Eu encostei nela no quinto quilômetro, vi que estava me sentindo bem e resolvi pegar a liderança logo para abrir o mais rápido possível, porque ela é muito veloz.”, afirmou Ilaine, que participou de uma prova no sábado, onde chegou em segundo lugar. Já em relação à chuva que caiu na metade da prova, ela diz que não atrapalhou. “O atleta tem que estar preparado para correr em todos os climas, quem é preparado pra isso, tanto faz”.

    Já Simone Alves, reconhece que exagerou um pouco no começo. “Eu saí liderando, saí muito forte e quebrei um pouco. Depois do quilômetro seis caí pra quarta e fui buscar a menina no quilômetro oito”.

    Os corredores amadores também deram opinião sobre a prova. Para Gustavo Vieira, “a prova foi tranqüila, só a subidinha que pegou um pouco, mas foi sossegado. Eu fiquei uns dois meses sem correr e fiz um tempo que esperava”.

    Os cinco primeiros na categoria masculina foram:

  • Wellington Correia Fraga, com 31min04
  • Maríldo José Barduco, com 31min13
  • Adriano Bastos, com 31min31
  • Bernardo Alves da Silva, com 31min35
  • Valdemir José Filho, com 31min38

    Já na feminina, as cinco primeiras foram:

  • Ilaine Wandscheer, com 36min25
  • Simone Alves da Silva, com 36min58
  • Rosangela Figueiredo, com 37min09
  • Flaviana Ferreira Chung, com 37min10
  • Ana Luiza Anjos Garcez – Animal, com 39min

    A próxima etapa do circuito Corpore, o Desafio Flanax Run Meia Maratona, acontece no próximo dia 30. A prova terá distância de 21,1 quilômetros e será realizada nas dependências da USP.


  • Frio e chuva marcam a Corrida dos Bombeiros

    Corridas de Rua · 02 jul, 2006

    Nesse domingo aconteceu a Corrida dos Bombeiros, no Parque da Independência (SP), prova que integra o circuito Corpore. Os vencedores foram Wellington Correia Fraga e Ilaine Wandscheer. Confira a cobertura.

    São Paulo - Manhã de tempo nublado e frio no inverno paulistano, com os termômetros na casa dos 15 graus e uma sensação térmica mais baixa, devido ao vento frio. Porém, o mau tempo e a tristeza pela eliminação do Brasil na Copa do Mundo não foram empecilhos para os milhares de participantes que estiveram no Parque da Independência.

    Exatamente às 8h55 os atletas da categoria PNE (Portadores de Necessidades Especiais) largaram e, quando os ponteiros do relógio apontaram 9h, partiram os corredores da categoria geral para enfrentar os 10 quilômetros de percurso.

    Logo de início, o pelotão inicial se dissipou e dois atletas assumiram a ponta e imprimiram um ritmo forte. Ao chegarem na primeira curva eles foram alcançados por outros dois que estavam atrás e os quatro permaneceram juntos até a passagem pelo primeiro quilômetro.

    A partir da metade da prova dois corredores, Wellington Fraga e Maríldo Barduco, se alternavam na liderança, algumas vezes correndo paralelos um ao outro, outras vezes buscando o vácuo. Nessa parte da prova Adriano Bastos já figurava um pouco atrás dos líderes, mas sempre mantendo o mesmo ritmo.

    Essa prova homenageou o aniversário do Corpo de Bombeiros e, para celebrar a festa em grande estilo, São Pedro contribuiu com um pouco de água. Uma fina garoa, que se transformou em chuva logo a seguir, começou a cair após 21 minutos de prova, quando os líderes alcançavam o quilômetro sete.

    No quilômetro oito Wellington conseguiu abrir uma boa diferença para Maríldo, que parecia sentir o ritmo forte que imprimiu no início. A partir daí ele apenas administrou a vantagem, sempre olhando para trás para conferir se a liderança era mesmo sossegada.

    Após 31min04 de prova, Wellington Correia Fraga cruzou a linha de chegada na primeira colocação, seguido por Marildo José Barduco, que marcou 31min13 e Adriano Bastos, que fechou com 31min31.

    “É sempre difícil correr aqui, por esses trechos de subida, tinha muita gente, um bolo muito grande, mas no final eu consegui imprimir um ritmo mais forte e deu certo. No trecho de descida não adianta querer ir forte, porque sempre vai ter gente com você, quando chegar no plano e na subida quem estiver melhor consegue uma boa colocação”, afirmou Wellington.

    Já Maríldo, segundo colocado, teve alguns contratempos antes da prova e se diz contente com o resultado. “Para mim dificultou um pouco, pois chegamos atrasados e faltando quatro minutos pra largada e não conseguimos alongar. Mas foi uma ótima prova, para mim já foi uma grande vitória conseguir competir”.

    “Eu tentei me manter com o primeiro colocado até o oitavo quilômetro, depois ele conseguiu abrir uma diferença de uns 10 segundos e venceu a prova. Estou contente com o segundo lugar”, completou Maríldo.

    Adriano Bastos, tricampeão da Maratona da Disney, participou da corrida e ficou surpreso com o resultado alcançado, o terceiro lugar. “Foi uma prova meio surpresa, não esperava pegar pódio de jeito nenhum. Eu corri a Maratona de São Paulo há três semanas e entrei nessa prova para fazer um treino de ritmo e tentar correr abaixo de 32 minutos. O pódio foi lucro”.

    Já no feminino, Ilaine Wandscheer e Simone Alves travaram mais um duelo. As duas sempre competem em provas da Corpore e sempre utilizam a mesma estratégia.

    Simone começou a prova forte desde o início, com Ilaine atrás apenas observando e colocando em prática a tática de deixar a companheira puxar a prova até que canse. Assim, no quilômetro cinco ela encostou e ultrapassou Simone, para assumir a liderança e vencer a prova.

    “Eu encostei nela no quinto quilômetro, vi que estava me sentindo bem e resolvi pegar a liderança logo para abrir o mais rápido possível, porque ela é muito veloz.”, afirmou Ilaine, que participou de uma prova no sábado, onde chegou em segundo lugar. Já em relação à chuva que caiu na metade da prova, ela diz que não atrapalhou. “O atleta tem que estar preparado para correr em todos os climas, quem é preparado pra isso, tanto faz”.

    Já Simone Alves, reconhece que exagerou um pouco no começo. “Eu saí liderando, saí muito forte e quebrei um pouco. Depois do quilômetro seis caí pra quarta e fui buscar a menina no quilômetro oito”.

    Os corredores amadores também deram opinião sobre a prova. Para Gustavo Vieira, “a prova foi tranqüila, só a subidinha que pegou um pouco, mas foi sossegado. Eu fiquei uns dois meses sem correr e fiz um tempo que esperava”.

    Os cinco primeiros na categoria masculina foram:

  • Wellington Correia Fraga, com 31min04
  • Maríldo José Barduco, com 31min13
  • Adriano Bastos, com 31min31
  • Bernardo Alves da Silva, com 31min35
  • Valdemir José Filho, com 31min38

    Já na feminina, as cinco primeiras foram:

  • Ilaine Wandscheer, com 36min25
  • Simone Alves da Silva, com 36min58
  • Rosangela Figueiredo, com 37min09
  • Flaviana Ferreira Chung, com 37min10
  • Ana Luiza Anjos Garcez – Animal, com 39min

    A próxima etapa do circuito Corpore, o Desafio Flanax Run Meia Maratona, acontece no próximo dia 30. A prova terá distância de 21,1 quilômetros e será realizada nas dependências da USP.