Cobertura_Maratona_ChicagoWMM

Lendas Joan Samuelson e Steve Jones voltam à Maratona de Chicago

A maratona der Chicago anunciou nesta terça-feira (28/09) a presença de duas lendas históricas para a próxima competição, marcada para o dia 10 de outubro: Joan Benoit Samuelson e Steve Jones.

Os atletas vão competir a maratona deste ano para celebrar a vitória conquistada em 1985. Naquela década, os dois foram recordes mundiais e fizeram a maratona de Chicago se tornar um dos principais eventos de corrida do mundo.

"Não existem lendas maiores que Joan Benoit Samuelson e Steve Jones. Há 25 anos eles criaram um espetáculo e levaram as corridas de longa distância para uma nova era no esporte", diz o diretor do evento, Carey Pinkowski. "Estamos orgulhosos por voltarem a Chicago e deixarem a competição de 2010 mais emocionante”, acrescenta.

A americana Joan Benoit Samuelson afirma ser uma dádiva retornar à 33ª edição da prova, depois de registrar em Chicago o melhor tempo em uma maratona, durante a carreira. "Eu nunca pensei que ainda estaria competindo, 25 anos mais tarde, depois de me desafiar com novas metas”, conta a atleta, considerada heroína nacional em 1984, depois de ganhar medalha de ouro na Maratona de Los Angeles.

“Em Boston, em 2008, eu disse que estava me aposentando das maratonas competitivas, mas meu objetivo agora é correr tão rápido quanto eu posso em Chicago. Pois será uma grande oportunidade para desafiar meu melhor tempo aos 50 anos de idade”, acrescenta a americana, que em 1985 quebrou o recorde da norueguesa Ingrid Kristiansen ao cruzar a linha de chegada em 2h21min21.

O herói - Já o galês Steve Jones, que fez a maratona ser o centro das atenções ainda em 1984, quando alcançou o recorde de 2min08seg05, voltou para a competição um ano mais tarde. Ele tentava recuperar o título de recordista mundial que havia sido quebrado por Carlos Lopes, em Portugal. Apesar de não atingir a meta, Jones finalizou o percurso em 2h07min13, o segundo melhor tempo da história da maratona.

"Este evento foi onde tive meus maiores desempenhos e estou ansioso para retornar. Também é orgulho fazer parte da memória do evento e ter testemunhado a popularidade da prova aumentar desde a última vez que competi”, conta Jones. “Desta vez vou aproveitar para correr sem a pressão, sem querer recordes”, acrescenta o inglês.

Atualmente, a melhor marca no masculino registrada em Chicago é do queniano Sammy Wanjiru, em 2h05min41. Entre a mulheres, a atleta Paula Radcliffe conquistou um novo recorde para maratona em 2002, ao finalizar o trajeto com o tempo de 2h17min18. A prova faz parte do Circuito das Maiores Maratonas do Mundo (World Majors Marathon - WMM).


Lendas Joan Samuelson e Steve Jones voltam à Maratona de Chicago

Maratona · 29 set, 2010

A maratona der Chicago anunciou nesta terça-feira (28/09) a presença de duas lendas históricas para a próxima competição, marcada para o dia 10 de outubro: Joan Benoit Samuelson e Steve Jones.

Os atletas vão competir a maratona deste ano para celebrar a vitória conquistada em 1985. Naquela década, os dois foram recordes mundiais e fizeram a maratona de Chicago se tornar um dos principais eventos de corrida do mundo.

"Não existem lendas maiores que Joan Benoit Samuelson e Steve Jones. Há 25 anos eles criaram um espetáculo e levaram as corridas de longa distância para uma nova era no esporte", diz o diretor do evento, Carey Pinkowski. "Estamos orgulhosos por voltarem a Chicago e deixarem a competição de 2010 mais emocionante”, acrescenta.

A americana Joan Benoit Samuelson afirma ser uma dádiva retornar à 33ª edição da prova, depois de registrar em Chicago o melhor tempo em uma maratona, durante a carreira. "Eu nunca pensei que ainda estaria competindo, 25 anos mais tarde, depois de me desafiar com novas metas”, conta a atleta, considerada heroína nacional em 1984, depois de ganhar medalha de ouro na Maratona de Los Angeles.

“Em Boston, em 2008, eu disse que estava me aposentando das maratonas competitivas, mas meu objetivo agora é correr tão rápido quanto eu posso em Chicago. Pois será uma grande oportunidade para desafiar meu melhor tempo aos 50 anos de idade”, acrescenta a americana, que em 1985 quebrou o recorde da norueguesa Ingrid Kristiansen ao cruzar a linha de chegada em 2h21min21.

O herói - Já o galês Steve Jones, que fez a maratona ser o centro das atenções ainda em 1984, quando alcançou o recorde de 2min08seg05, voltou para a competição um ano mais tarde. Ele tentava recuperar o título de recordista mundial que havia sido quebrado por Carlos Lopes, em Portugal. Apesar de não atingir a meta, Jones finalizou o percurso em 2h07min13, o segundo melhor tempo da história da maratona.

"Este evento foi onde tive meus maiores desempenhos e estou ansioso para retornar. Também é orgulho fazer parte da memória do evento e ter testemunhado a popularidade da prova aumentar desde a última vez que competi”, conta Jones. “Desta vez vou aproveitar para correr sem a pressão, sem querer recordes”, acrescenta o inglês.

Atualmente, a melhor marca no masculino registrada em Chicago é do queniano Sammy Wanjiru, em 2h05min41. Entre a mulheres, a atleta Paula Radcliffe conquistou um novo recorde para maratona em 2002, ao finalizar o trajeto com o tempo de 2h17min18. A prova faz parte do Circuito das Maiores Maratonas do Mundo (World Majors Marathon - WMM).

Maratona de Chicago promete forte disputa entre Shobukhova e Mikitenko

A maratona de Chicago 2010, que acontecerá no dia 10 de outubro, já anunciou a participação da atleta russa Liliya Shobukhova, que ganhou a disputa do ano passado em 2h25min56, e a presença da alemã Irina Mikitenko, vice-campeã da competição com o tempo de 2h26min31.

Além destes dois grandes nomes, a prova contará com outras estrelas, como as americanas Magdalena Boulet e Desiree Davila, além das russas Marathon Grigoryeva e Maria Konovalova. Para Carey Pinkowski, diretor executivo da corrida, que dias atrás também confirmou a presença de outros destaques na categoria masculina, a prova é uma excelente oportunidade tanto para os homens quanto para mulheres.

“Liliya, em particular, revelou-se no topo do esporte e agora está ficando melhor a cada corrida. Estamos muito contentes de acolher este grupo de maratonistas de classe mundial de Chicago”, completa Pinkowski.
A corredora Liliya Shobukhova, conhecida internacionalmente por sua velocidade, tem como objetivo nesta competição melhorar a marca pessoal e também ficar entre as oito mulheres que já conseguiram ganhar a disputa mais que uma vez. Segundo Shobukhova, “Chicago tem um lugar especial no coração”.

"É onde eu tenho a minha primeira grande vitória Mundial de Maratona. Minha familiaridade com o percurso também me dá motivos para acreditar que eu posso definir um recorde pessoal e nacional”, reflete a russa, que se diz grata pela oportunidade de voltar a correr nesta prova, onde “multidões de pessoas entusiasmadas são extremamente motivadoras”.

A vice-campeã do ano passado, Mikitenko, também se mostra bastante animada com a oportunidade de concorrer ao título novamente. Ela confessa que a vitória nesta disputa é muito importante para a carreira. "Há uma história tão grande de campeões em Chicago e eu gostaria de acrescentar o meu nome nesta lista. Eu sei que a concorrência vai ser ferrenha, mas estou ansiosa por isso", completa a corredora alemã.

No outono passado, em Chicago, Mikitenko duelou na prova com Shobukhova por quase 40 quilômetros, mas não conseguiu igualar a velocidade final da campeã e ficou em segundo lugar. Em 10 de outubro, Shobukhova e Mikitenko devem voltar a brigar pela vitória na maratona.

A corrida deve levar 45 mil participantes para a terceira maior cidade dos Estados Unidos, Chicago. As inscrições para a maratona já estão encerradas por terem atingido o limite técnico.


Maratona de Chicago promete forte disputa entre Shobukhova e Mikitenko

Maratona · 04 set, 2010

A maratona de Chicago 2010, que acontecerá no dia 10 de outubro, já anunciou a participação da atleta russa Liliya Shobukhova, que ganhou a disputa do ano passado em 2h25min56, e a presença da alemã Irina Mikitenko, vice-campeã da competição com o tempo de 2h26min31.

Além destes dois grandes nomes, a prova contará com outras estrelas, como as americanas Magdalena Boulet e Desiree Davila, além das russas Marathon Grigoryeva e Maria Konovalova. Para Carey Pinkowski, diretor executivo da corrida, que dias atrás também confirmou a presença de outros destaques na categoria masculina, a prova é uma excelente oportunidade tanto para os homens quanto para mulheres.

“Liliya, em particular, revelou-se no topo do esporte e agora está ficando melhor a cada corrida. Estamos muito contentes de acolher este grupo de maratonistas de classe mundial de Chicago”, completa Pinkowski.
A corredora Liliya Shobukhova, conhecida internacionalmente por sua velocidade, tem como objetivo nesta competição melhorar a marca pessoal e também ficar entre as oito mulheres que já conseguiram ganhar a disputa mais que uma vez. Segundo Shobukhova, “Chicago tem um lugar especial no coração”.

"É onde eu tenho a minha primeira grande vitória Mundial de Maratona. Minha familiaridade com o percurso também me dá motivos para acreditar que eu posso definir um recorde pessoal e nacional”, reflete a russa, que se diz grata pela oportunidade de voltar a correr nesta prova, onde “multidões de pessoas entusiasmadas são extremamente motivadoras”.

A vice-campeã do ano passado, Mikitenko, também se mostra bastante animada com a oportunidade de concorrer ao título novamente. Ela confessa que a vitória nesta disputa é muito importante para a carreira. "Há uma história tão grande de campeões em Chicago e eu gostaria de acrescentar o meu nome nesta lista. Eu sei que a concorrência vai ser ferrenha, mas estou ansiosa por isso", completa a corredora alemã.

No outono passado, em Chicago, Mikitenko duelou na prova com Shobukhova por quase 40 quilômetros, mas não conseguiu igualar a velocidade final da campeã e ficou em segundo lugar. Em 10 de outubro, Shobukhova e Mikitenko devem voltar a brigar pela vitória na maratona.

A corrida deve levar 45 mil participantes para a terceira maior cidade dos Estados Unidos, Chicago. As inscrições para a maratona já estão encerradas por terem atingido o limite técnico.

Kebede, Cheruiyot e Wanjiru confirmam presença na Maratona de Chicago

Três grandes nomes do atletismo mundial já confirmaram a participação na Maratona de Chicago e a disputa deve ser forte entre o etíope Tsegaye Kebede, campeão da Maratona de Londres, o queniano Robert Kiprono Cheruiyot e Samuel Wanjiru, medalhista de ouro na Maratona Olímpica dos Estados Unidos, há dois anos.

“A reunião destes três grandes campeões no auge de suas carreiras tornará a Maratona de Chicago 2010 uma das corridas mais emocionantes da história do evento”, diz Carey Pinkowski, diretor executivo da prova, que chega a 33ª edição.

Wanjiru, também recordista da Maratona de Chicago no ano passado com o tempo de 2h05min41, afirma que a Maratona de Chicago tem um percurso fantástico e que pretende retornar para defender o título conquistado.

“Eu sei que será uma boa competição e que eu estarei preparado para esta rápida e competitiva corrida”, ressalta o atleta que ganhou dois prêmios na cidade de Chicago em 2009, um no valor de 75 mil dólares pela vitória da maratona e outro de 100 mil por ter batido o recorde da prova.

A disputa, que agora gera bastante expectativa com a participação destes grandes atletas, tem como característica o frio, que às vezes afeta bastante o desempenho dos corredores e proporciona surpresas durante o evento. No ano passado, por exemplo, os participantes enfrentaram temperaturas mais frias do que o comum, variando perto da marca de 0°C.

Este ano a corrida está marcada para 10 de outubro e deve levar 45 mil participantes de todo o mundo para a terceira maior cidade dos Estados Unidos, Chicago. As inscrições para a maratona já estão encerradas por terem atingido o limite técnico.


Kebede, Cheruiyot e Wanjiru confirmam presença na Maratona de Chicago

Maratona · 24 ago, 2010

Três grandes nomes do atletismo mundial já confirmaram a participação na Maratona de Chicago e a disputa deve ser forte entre o etíope Tsegaye Kebede, campeão da Maratona de Londres, o queniano Robert Kiprono Cheruiyot e Samuel Wanjiru, medalhista de ouro na Maratona Olímpica dos Estados Unidos, há dois anos.

“A reunião destes três grandes campeões no auge de suas carreiras tornará a Maratona de Chicago 2010 uma das corridas mais emocionantes da história do evento”, diz Carey Pinkowski, diretor executivo da prova, que chega a 33ª edição.

Wanjiru, também recordista da Maratona de Chicago no ano passado com o tempo de 2h05min41, afirma que a Maratona de Chicago tem um percurso fantástico e que pretende retornar para defender o título conquistado.

“Eu sei que será uma boa competição e que eu estarei preparado para esta rápida e competitiva corrida”, ressalta o atleta que ganhou dois prêmios na cidade de Chicago em 2009, um no valor de 75 mil dólares pela vitória da maratona e outro de 100 mil por ter batido o recorde da prova.

A disputa, que agora gera bastante expectativa com a participação destes grandes atletas, tem como característica o frio, que às vezes afeta bastante o desempenho dos corredores e proporciona surpresas durante o evento. No ano passado, por exemplo, os participantes enfrentaram temperaturas mais frias do que o comum, variando perto da marca de 0°C.

Este ano a corrida está marcada para 10 de outubro e deve levar 45 mil participantes de todo o mundo para a terceira maior cidade dos Estados Unidos, Chicago. As inscrições para a maratona já estão encerradas por terem atingido o limite técnico.

Campeãs norte-americanas se enfrentam na Maratona de Chicago

A Maratona de Chicago, agendada para acontecer no dia dez de outubro, divulgou uma lista preliminar dos atletas de elite a participarem da prova e algumas das melhores atletas de longas distâncias dos Estados Unidos estão na lista, como Magdalena Lewy-Boulet e Colleen De Reuck.

“Estamos honrados em dar as boas vindas à essas mulheres a Chicago. A organização do evento apoia esse esporte e já testemunhamos várias performances históricas ao longo dos anos”, conta Carey Pinkowski, membro da organização da maratona.

Estreante na prova e visitando a cidade de Chicago pela primeira vez, Magdalena é atualmente a melhor atleta do país e tem entre os títulos de sua carreira o primeiro lugar na Maratona de Nova York 2009, além de um vice campeonato na Maratona de Roterdã 2010, quando superou sua marca pessoal, terminando em 2h26min22. “Não existe melhor maneira de conhecer a cidade do que pelas ruas desse percurso histórico. Estou empolgada por competir contra atletas de peso e meu objetivo é correr ainda mais rápido em solo americano do que corri em Roterdã”, conta Magdalena.

A adversária de Magdalena, Coleen De Reuck, é a atual segunda melhor do país e possui uma longa carreira, que data de um décimo lugar na maratona olímpica de Barcelona. Aos 46 anos, ela compete em Chicago pela sexta vez e traz na bagagem o título da Maratona de Copenhague 2010 terminada com a marca de 2h30min51. Apesar do título, seu melhor tempo é o de 2h26min35, conquistado na Maratona de Berlim em 1996. “Escolhi Chicago por ser uma prova rápida e que já conheço. Espero correr ainda mais rápido do que em Copenhague e ficar no lugar mais alto do pódio”.

Há pouco mais de três meses para a prova, as inscrições já estão encerradas. O limite de 45 mil participantes foi atingido e a organização da prova espera ainda um público de 1,5 milhão de espectadores.


Campeãs norte-americanas se enfrentam na Maratona de Chicago

Maratona · 23 jun, 2010

A Maratona de Chicago, agendada para acontecer no dia dez de outubro, divulgou uma lista preliminar dos atletas de elite a participarem da prova e algumas das melhores atletas de longas distâncias dos Estados Unidos estão na lista, como Magdalena Lewy-Boulet e Colleen De Reuck.

“Estamos honrados em dar as boas vindas à essas mulheres a Chicago. A organização do evento apoia esse esporte e já testemunhamos várias performances históricas ao longo dos anos”, conta Carey Pinkowski, membro da organização da maratona.

Estreante na prova e visitando a cidade de Chicago pela primeira vez, Magdalena é atualmente a melhor atleta do país e tem entre os títulos de sua carreira o primeiro lugar na Maratona de Nova York 2009, além de um vice campeonato na Maratona de Roterdã 2010, quando superou sua marca pessoal, terminando em 2h26min22. “Não existe melhor maneira de conhecer a cidade do que pelas ruas desse percurso histórico. Estou empolgada por competir contra atletas de peso e meu objetivo é correr ainda mais rápido em solo americano do que corri em Roterdã”, conta Magdalena.

A adversária de Magdalena, Coleen De Reuck, é a atual segunda melhor do país e possui uma longa carreira, que data de um décimo lugar na maratona olímpica de Barcelona. Aos 46 anos, ela compete em Chicago pela sexta vez e traz na bagagem o título da Maratona de Copenhague 2010 terminada com a marca de 2h30min51. Apesar do título, seu melhor tempo é o de 2h26min35, conquistado na Maratona de Berlim em 1996. “Escolhi Chicago por ser uma prova rápida e que já conheço. Espero correr ainda mais rápido do que em Copenhague e ficar no lugar mais alto do pódio”.

Há pouco mais de três meses para a prova, as inscrições já estão encerradas. O limite de 45 mil participantes foi atingido e a organização da prova espera ainda um público de 1,5 milhão de espectadores.

Maratona de Chicago confirma primeiro atleta de elite

A organização da Maratona de Chicago fez nesta terça-feira (06/04) a primeira coletiva de apresentação do evento que será realizado em outubro de 2010. Carey Pinkowski, diretor-executivo da corrida, aproveitou a ocasião para anunciar a expectativa de seguir a tradição da Maratona na quebra de recordes, tanto no número de expectadores como na desempenho dos atletas. Com isso, foi apresentado o primeiro corredor da elite que disputará a prova, o americano Ryan Hall.

“Estou muito empolgado em participar porque é a primeira vez que participa da competição. Vi várias corridas e recordes serem conquistados em Chicago, mas ainda não havia surgido uma oportunidade de competir na cidade”, conta Hall.

De acordo com a organização, ele é um dos que podem quebrar o recorde americano de 2h05min38 conquistado por Khalid Khannouchi em 2002. A melhor marca de Ryan Hall, 2h06min17, foi obtida na Maratona de Londres quando ele foi quinto colocado.

Atualmente, o fundista se prepara para a Maratona de Boston. “Ontem foi o último treino longo, agora pretendo fazer treinos mais leves e descansar bastante nas próximas duas semanas que antecedem a corrida”, explica. A prova será no dia 19 de abril.

Quanto à pressão, Hall disse que tem feito junto com os treinos físicos uma preparação psicológica para encarar melhor as disputas. “Procuro me concentrar e não esquecer do essencial, que é se divertir. Foi por isso que comecei a correr e, trabalhando bastante, o meu dia vai chegar”, revela. O maratonista foi questionado se está preocupado por não ter participado de provas desde janeiro, mas ele afirmou que não. “Faz parte do meu estilo, antes das minhas melhores maratonas eu não corri também”, confessa.

Carey Pinkowski informou que a lista com os outros corredores que integram o pelotão de elite será divulgada no futuro. As inscrições para a Maratona de Chicago já estão encerradas e serão 45 mil participantes, sendo 12 mil só na elite. Em 2009, o vencedor na categoria masculina foi Evans Cheruiyot.


Maratona de Chicago confirma primeiro atleta de elite

Maratona · 06 abr, 2010

A organização da Maratona de Chicago fez nesta terça-feira (06/04) a primeira coletiva de apresentação do evento que será realizado em outubro de 2010. Carey Pinkowski, diretor-executivo da corrida, aproveitou a ocasião para anunciar a expectativa de seguir a tradição da Maratona na quebra de recordes, tanto no número de expectadores como na desempenho dos atletas. Com isso, foi apresentado o primeiro corredor da elite que disputará a prova, o americano Ryan Hall.

“Estou muito empolgado em participar porque é a primeira vez que participa da competição. Vi várias corridas e recordes serem conquistados em Chicago, mas ainda não havia surgido uma oportunidade de competir na cidade”, conta Hall.

De acordo com a organização, ele é um dos que podem quebrar o recorde americano de 2h05min38 conquistado por Khalid Khannouchi em 2002. A melhor marca de Ryan Hall, 2h06min17, foi obtida na Maratona de Londres quando ele foi quinto colocado.

Atualmente, o fundista se prepara para a Maratona de Boston. “Ontem foi o último treino longo, agora pretendo fazer treinos mais leves e descansar bastante nas próximas duas semanas que antecedem a corrida”, explica. A prova será no dia 19 de abril.

Quanto à pressão, Hall disse que tem feito junto com os treinos físicos uma preparação psicológica para encarar melhor as disputas. “Procuro me concentrar e não esquecer do essencial, que é se divertir. Foi por isso que comecei a correr e, trabalhando bastante, o meu dia vai chegar”, revela. O maratonista foi questionado se está preocupado por não ter participado de provas desde janeiro, mas ele afirmou que não. “Faz parte do meu estilo, antes das minhas melhores maratonas eu não corri também”, confessa.

Carey Pinkowski informou que a lista com os outros corredores que integram o pelotão de elite será divulgada no futuro. As inscrições para a Maratona de Chicago já estão encerradas e serão 45 mil participantes, sendo 12 mil só na elite. Em 2009, o vencedor na categoria masculina foi Evans Cheruiyot.

Maratona de Chicago atinge limite de atletas e encerra inscrições

Maratona · 23 mar, 2010

A Maratona de Chicago atingiu nesta terça-feira (23/03) o limite técnico para a prova do dia 10 de outubro e encerrou as inscrições com a marca de 45 mil atletas cadastrados. Aqueles que planejavam correr a edição 2010 e perderam o prazo não precisam ficar desesperados, pois ainda há duas formas de garantir uma vaga.

A primeira é participando de algum dos programas de filantropia da competição, no qual o atleta corre por alguma causa e geralmente precisa arrecadar determinado valor para a entidade. Ao todo são mais de 80 parceiros e o limite de inscrição é o dia 30 de junho, ou assim que as vagas em cada um deles cheguem ao limite.

A outra forma de alinhar no field da prova americana é por meio das agências de viagem oficialmente credenciadas pela organização em cada país. No Brasil são duas as empresas que levam os corredores.

Para conferir a lista completa dos programas de filantropia e das agências, basta acessar o site oficial da prova, o www.chicagomarathon.com.

Estão abertas inscrições online para a Maratona de Chicago

Maratona · 01 fev, 2010

A Maratona de Chicago, que chega a sua 33ª edição, abriu nesta segunda-feira suas inscrições online. A prova este ano será na curiosa data de 10 de outubro (10/10/10) e deve reunir 45 mil participantes de todo o mundo na cidade mais importante do estado de Illinois, nos Estados Unidos.

O evento acontece anualmente e levanta cerca de 10 milhões de dólares para caridade, além de movimentar a economia de Chicago. Só em 2008, o impacto estimado na economia local foi de 143 milhões de dólares, afirma Tim Maloney do Bank of America, banco organizador da maratona.

Na edição do ano passado, o vencedor da prova masculina foi o queniano Samuel Wanjiru, que bateu o recorde do percurso. No feminino, quem ganhou foi Lilya Shobukhova, surpreendendo quem acompanhava a prova, já que ela vinha atrás e ultrapassou as concorrentes apenas nos últimos quilômetros do trajeto.

A Maratona de Chicago tem como uma de suas características o frio, o que às vezes afeta bastante o desempenho dos atletas e proporciona surpresas durante a corrida. No ano passado, os participantes enfrentaram temperaturas ainda mais frias do que o comum, variando perto da marca de 0°C. Para quem pensar em se aventurar este ano e correr no frio, as inscrições para a maratona podem ser feitas pelo site www.chicagomarathon.com.

Sob frio intenso, Sammy Wanjiru vence Maratona de Chicago

No último domingo (11) aconteceu a edição 2009 da Maratona de Chicago, competição que este ano foi marcada pelas baixas temperaturas (perto dos zero graus) e contou com vitória do queniano Samuel Wanjiru (com direito a recorde do percurso). No feminino a russa Lilya Shobukhova surpreendeu a todos e faturou a vitória.

A prova masculina começou com a liderança de três coelhos e, logo de cara, cinco quenianos assumiram a liderança num ritmo de 4min40 nos primeiros quilômetros. A marca da meia maratona foi atingida com 1h02min, momento em que um dos coelhos já tinha abandonado a disputa e outro tinha dificuldade em manter o ritmo.

Na altura do quilômetro 25, o último coelho, o campeão de Chicago 2007 Patrick Ivuti, não resistiu à pressão e foi ultrapassado pelos líderes. Neste momento Wanjiru olhou para trás e verificou que seus compatriotas ainda o perseguiam, mas resolveu que não era hora ainda de acelerar.

No quilômetro 35 ele fez o movimento decisivo e abriu uma pequena vantagem sobre Vincent Kipruto e Charles Munyeki e a vitória estava certa, a única questão seria a quebra ou não do antigo recorde de Khalid Khannouchi. A organização oferecia um bônus extra de 100 mil dólares caso a marca fosse atingida.

Ao se aproximar da linha de chegada, Wanjiru acenava e sorria para o público, gestos que poderiam comprometer sua concentração e até o recorde, mas ele conseguiu cruzar a linha de chegada a tempo de deixar seu nome na história. Ele fechou em 2h05min41 e levou o bônus, já que foi um segundo mais rápido do que a antiga marca.

Perguntado se sabia da premiação extra pelo feito, o queniano disse que não se preocupou com isso, queria apenas vencer e que estava muito feliz por ter conseguido. “Eu sabia que o recorde mundial estava longe, então me concentrei apenas em vencer”, relata o campeão de 22 anos. A segunda posição ficou com Abderrahim Goumri ao marcar 2h06min04 e a terceira com Vincent Kipruto com o tempo de 2h06min08.

Campeão olímpico e vencedor das quatro primeiras maratonas que disputou na carreira, ele é apontado pelos concorrentes como grande favorito a quebrar a marca mundial de 2h03min59 de Haile Gebrselassie. “Ele é um grande corredor, mas para quebrar o recorde precisa mudar suas táticas”, relata o vice-campeão em Chicago Abderrahim Goumri, do Marrocos.

Recentemente muitos especialistas têm discutido a possibilidade de algum atleta quebrar a marca das duas horas na maratona, algo a que Wanjiru prefere não se apegar. Ele comentou após a vitória, porém, que acredita ser possível correr em 2h02.

Feminino - No feminino, a vitória foi o objetivo da maioria das competidoras, que também não se preocuparam em estabelecer marcas fortes na prova americana. Até a passagem pela meia maratona seis atletas se revezavam na liderança, até que a três quilômetros do final a russa Liliya Shobukhova apertou o passo para cruzar em primeiro com 2h25min56.

Assim como Wanjiru, ela olhou para trás, estudou as concorrentes e percebeu que tinha plenas condições de vencer. “Sabíamos que seria uma prova lenta no começo devido ao frio. No momento em que eu olhei para as meninas, vi que a Irina Mikitenko respirava com dificuldade, então pensei que era o momento de dar o meu melhor”, relata a campeã. Ao ser perguntada sobre o que faria depois da prova, ela nem pestanejou: “vamos para a Disneylândia”.

“Eu deveria ter corrido rápido um pouco antes”, lamenta a vice Mikitenko, que fechou com 2h26min31. “Na Rússia faz frio a maior parte do tempo, mas estava demais aqui. As russas gostam de calor”, enfatiza a terceira colocada Lidiya Grigoryeva que marcou 2h26min47.


Sob frio intenso, Sammy Wanjiru vence Maratona de Chicago

Maratona · 13 out, 2009

No último domingo (11) aconteceu a edição 2009 da Maratona de Chicago, competição que este ano foi marcada pelas baixas temperaturas (perto dos zero graus) e contou com vitória do queniano Samuel Wanjiru (com direito a recorde do percurso). No feminino a russa Lilya Shobukhova surpreendeu a todos e faturou a vitória.

A prova masculina começou com a liderança de três coelhos e, logo de cara, cinco quenianos assumiram a liderança num ritmo de 4min40 nos primeiros quilômetros. A marca da meia maratona foi atingida com 1h02min, momento em que um dos coelhos já tinha abandonado a disputa e outro tinha dificuldade em manter o ritmo.

Na altura do quilômetro 25, o último coelho, o campeão de Chicago 2007 Patrick Ivuti, não resistiu à pressão e foi ultrapassado pelos líderes. Neste momento Wanjiru olhou para trás e verificou que seus compatriotas ainda o perseguiam, mas resolveu que não era hora ainda de acelerar.

No quilômetro 35 ele fez o movimento decisivo e abriu uma pequena vantagem sobre Vincent Kipruto e Charles Munyeki e a vitória estava certa, a única questão seria a quebra ou não do antigo recorde de Khalid Khannouchi. A organização oferecia um bônus extra de 100 mil dólares caso a marca fosse atingida.

Ao se aproximar da linha de chegada, Wanjiru acenava e sorria para o público, gestos que poderiam comprometer sua concentração e até o recorde, mas ele conseguiu cruzar a linha de chegada a tempo de deixar seu nome na história. Ele fechou em 2h05min41 e levou o bônus, já que foi um segundo mais rápido do que a antiga marca.

Perguntado se sabia da premiação extra pelo feito, o queniano disse que não se preocupou com isso, queria apenas vencer e que estava muito feliz por ter conseguido. “Eu sabia que o recorde mundial estava longe, então me concentrei apenas em vencer”, relata o campeão de 22 anos. A segunda posição ficou com Abderrahim Goumri ao marcar 2h06min04 e a terceira com Vincent Kipruto com o tempo de 2h06min08.

Campeão olímpico e vencedor das quatro primeiras maratonas que disputou na carreira, ele é apontado pelos concorrentes como grande favorito a quebrar a marca mundial de 2h03min59 de Haile Gebrselassie. “Ele é um grande corredor, mas para quebrar o recorde precisa mudar suas táticas”, relata o vice-campeão em Chicago Abderrahim Goumri, do Marrocos.

Recentemente muitos especialistas têm discutido a possibilidade de algum atleta quebrar a marca das duas horas na maratona, algo a que Wanjiru prefere não se apegar. Ele comentou após a vitória, porém, que acredita ser possível correr em 2h02.

Feminino - No feminino, a vitória foi o objetivo da maioria das competidoras, que também não se preocuparam em estabelecer marcas fortes na prova americana. Até a passagem pela meia maratona seis atletas se revezavam na liderança, até que a três quilômetros do final a russa Liliya Shobukhova apertou o passo para cruzar em primeiro com 2h25min56.

Assim como Wanjiru, ela olhou para trás, estudou as concorrentes e percebeu que tinha plenas condições de vencer. “Sabíamos que seria uma prova lenta no começo devido ao frio. No momento em que eu olhei para as meninas, vi que a Irina Mikitenko respirava com dificuldade, então pensei que era o momento de dar o meu melhor”, relata a campeã. Ao ser perguntada sobre o que faria depois da prova, ela nem pestanejou: “vamos para a Disneylândia”.

“Eu deveria ter corrido rápido um pouco antes”, lamenta a vice Mikitenko, que fechou com 2h26min31. “Na Rússia faz frio a maior parte do tempo, mas estava demais aqui. As russas gostam de calor”, enfatiza a terceira colocada Lidiya Grigoryeva que marcou 2h26min47.

Sammy Wanjiru e Irina Mikitenko estréiam na Maratona de Chicago

Nesta segunda feira (11/10) acontece a edição 2009 da Maratona de Chicago, competição que terá como destaque a participação de Sammy Wanjiru e Irina Mikitenko, dois estreantes na disputa norte americana. Wanjiru chega como franco favorito, depois de seu ouro na Olimpíada de Pequim ano passado e o recorde da Maratona de Londres esse ano, enquanto Irina possui o recorde alemão dos 42 quilômetros.

Wanjiru acredita que pode estabelecer um novo recorde da competição, mas não terá vida fácil, pois o restante do pelotão de elite promete fazer marcação cerrada em cima do queniano. Entres as estrelas estão o marroquino Abderrahim Goumri, que possui 2h05min30 como melhor tempo e o estreante em maratonas Tadese Tola (Etiópia), que voou baixo nas duas últimas edições da Meia de Nova York em que participou.

Já entre as mulheres as atenções estarão voltadas para a defensora do titulo Lidiya Grigoryeva (Rússia), que enfrentará duas maratonistas com 2h19min como melhor tempo: Deena Kastor e Irina Mikitenko. A atleta dos Estados Unidos já venceu as maratonas de Chicago e Londres e possui o recorde americano com 2h19min36, enquanto Irina possui o recorde alemão com 2h19min19.

Diferente da edição de 2007, ocasião em que a cidade foi acometida por um forte calor fora de época, desta vez a condição se manterá dentro da normalidade, segundo a meteorologia. A previsão é que as temperaturas fiquem entre três e nove graus.


Sammy Wanjiru e Irina Mikitenko estréiam na Maratona de Chicago

Maratona · 09 out, 2009

Nesta segunda feira (11/10) acontece a edição 2009 da Maratona de Chicago, competição que terá como destaque a participação de Sammy Wanjiru e Irina Mikitenko, dois estreantes na disputa norte americana. Wanjiru chega como franco favorito, depois de seu ouro na Olimpíada de Pequim ano passado e o recorde da Maratona de Londres esse ano, enquanto Irina possui o recorde alemão dos 42 quilômetros.

Wanjiru acredita que pode estabelecer um novo recorde da competição, mas não terá vida fácil, pois o restante do pelotão de elite promete fazer marcação cerrada em cima do queniano. Entres as estrelas estão o marroquino Abderrahim Goumri, que possui 2h05min30 como melhor tempo e o estreante em maratonas Tadese Tola (Etiópia), que voou baixo nas duas últimas edições da Meia de Nova York em que participou.

Já entre as mulheres as atenções estarão voltadas para a defensora do titulo Lidiya Grigoryeva (Rússia), que enfrentará duas maratonistas com 2h19min como melhor tempo: Deena Kastor e Irina Mikitenko. A atleta dos Estados Unidos já venceu as maratonas de Chicago e Londres e possui o recorde americano com 2h19min36, enquanto Irina possui o recorde alemão com 2h19min19.

Diferente da edição de 2007, ocasião em que a cidade foi acometida por um forte calor fora de época, desta vez a condição se manterá dentro da normalidade, segundo a meteorologia. A previsão é que as temperaturas fiquem entre três e nove graus.

Samuel Wanjiru estréia nos EUA com a Maratona de Chicago

Maratona · 21 jul, 2009

O queniano Samuel Wanjiru anunciou nessa terça-feira (21) que participa da Maratona de Chicago 2009. Essa será sua primeira maratona nos Estados Unidos. O medalhista de ouro nas Olimpíadas de Pequim revelou que pretende melhorar sua marca na modalidade.

Hoje Wanjiru tem como melhor tempo pessoal nos 42 quilômetros 2h05min10, conquistado em Londres no início de 2009. “Meu plano para essa temporada é baixar meu tempo e o percurso da Maratona de Chicago vai possibilitar isso”, conta o atleta de 22 anos.

No começo do ano, o queniano conquistou o segundo lugar da Maratona de Londres, que também faz parte do Circuito das Maiores Maratonas do Mundo, o WMM. Ao correr em Chicago, ele também pontuará para o WMM, onde concorre com outros atletas um prêmio de meio milhão de dólares. Mas a Maratona de Chicago não será tão fácil para Wanjiru. Ele terá que enfrentar atletas experientes, como Evans Cheruiyot, campeão de Chicago 2007.

A 32ª edição da Maratona de Chicago acontece no dia 11 de outubro com largada e chegada no Grant Park. Segundo os organizadores, são esperados 45 mil corredores de diversos países e 1,5 milhões de espectadores.