O atleta teve seu melhor desempenho na Maratona de Londres em 2007 (foto: Alex Lomas/ Licença Creative Commons)
A organização da Maratona de Chicago fez nesta terça-feira (06/04) a primeira coletiva de apresentação do evento que será realizado em outubro de 2010. Carey Pinkowski, diretor-executivo da corrida, aproveitou a ocasião para anunciar a expectativa de seguir a tradição da Maratona na quebra de recordes, tanto no número de expectadores como na desempenho dos atletas. Com isso, foi apresentado o primeiro corredor da elite que disputará a prova, o americano Ryan Hall.
Estou muito empolgado em participar porque é a primeira vez que participa da competição. Vi várias corridas e recordes serem conquistados em Chicago, mas ainda não havia surgido uma oportunidade de competir na cidade, conta Hall.
De acordo com a organização, ele é um dos que podem quebrar o recorde americano de 2h05min38 conquistado por Khalid Khannouchi em 2002. A melhor marca de Ryan Hall, 2h06min17, foi obtida na Maratona de Londres quando ele foi quinto colocado.
Atualmente, o fundista se prepara para a Maratona de Boston. Ontem foi o último treino longo, agora pretendo fazer treinos mais leves e descansar bastante nas próximas duas semanas que antecedem a corrida, explica. A prova será no dia 19 de abril.
Quanto à pressão, Hall disse que tem feito junto com os treinos físicos uma preparação psicológica para encarar melhor as disputas. Procuro me concentrar e não esquecer do essencial, que é se divertir. Foi por isso que comecei a correr e, trabalhando bastante, o meu dia vai chegar, revela. O maratonista foi questionado se está preocupado por não ter participado de provas desde janeiro, mas ele afirmou que não. Faz parte do meu estilo, antes das minhas melhores maratonas eu não corri também, confessa.
Carey Pinkowski informou que a lista com os outros corredores que integram o pelotão de elite será divulgada no futuro. As inscrições para a Maratona de Chicago já estão encerradas e serão 45 mil participantes, sendo 12 mil só na elite. Em 2009, o vencedor na categoria masculina foi Evans Cheruiyot.
Este texto foi escrito por: Juliana Dal Piva