Blog_Harry_Post

Será que tem gente que reclama?

Corridas de Rua · 14 jan, 2008

Enquanto no Brasil se realizaram ao longo do ano passado seis maratonas oficiais, nos Estados Unidos foram computadas 340 provas de 42.195 metros. No ano anterior esse número era de 350 competições.

Só a média de provas realizadas em único final de semana supera nossa totalização anual.

Fico me perguntando: será que alguém já reclamou da exclusão destas dez provas do calendário?

Organizador debate suas provas

Muito legal a iniciativa do José João da Silva e do Renato Elias, da JJS Eventos, de convidar um número expressivo de técnicos de corrida para debater a organização de suas provas.

Achei interessante, duas coisas: o debate voltado à massa de corredores formado pelas assessorias esportivas, salientando que suas provas são voltadas para quem faz a festa, ou seja, os amadores. E olha que nas duas principais provas a Troféu Cidade de São Paulo e Troféu Independência a elite é muito bem tratada como já presenciei várias vezes.

Mas o mais legal foi atentar para os números que apresentaram sobre o abastecimento: água a cada dois quilômetros, além, de gel e isotônico. Exemplo a ser seguido por muito organizador.

Pelo patamar que o Brasil já atingiu em termos de corridas de rua já, está mais do que na hora de acabar de vez com problema de abastecimento.


Organizador debate suas provas

Corridas de Rua · 12 jan, 2008

Muito legal a iniciativa do José João da Silva e do Renato Elias, da JJS Eventos, de convidar um número expressivo de técnicos de corrida para debater a organização de suas provas.

Achei interessante, duas coisas: o debate voltado à massa de corredores formado pelas assessorias esportivas, salientando que suas provas são voltadas para quem faz a festa, ou seja, os amadores. E olha que nas duas principais provas a Troféu Cidade de São Paulo e Troféu Independência a elite é muito bem tratada como já presenciei várias vezes.

Mas o mais legal foi atentar para os números que apresentaram sobre o abastecimento: água a cada dois quilômetros, além, de gel e isotônico. Exemplo a ser seguido por muito organizador.

Pelo patamar que o Brasil já atingiu em termos de corridas de rua já, está mais do que na hora de acabar de vez com problema de abastecimento.

Homens são mais rápidos que as mulheres na maratona

Corridas de Rua · 07 jan, 2008

Qual o tempo que eu posso terminar uma maratona? Quando sou rápido ou quando sou lento? Respostas para estas perguntas são peculiares, pois cada atleta reage de uma forma para cobrir os 42.195 metros do percurso de uma maratona.

Porém, há um número interessante divulgado esta semana nos Estados Unidos: das 403 mil pessoas que concluíram alguma maratona em solo americano em 2007, o fizeram com tempo médio de 4h41min33.

Os homens, que representaram 60,5% dos concluintes, são na média quase meia hora mais rápidos que as mulheres, já que correm em 4h29min52, contra 4h59min28 registrado no feminino.

Viu como é bom a prática esportiva

Corridas de Rua · 06 jan, 2008

Jamais entrei em corrida sem estar inscrito devidamente. O “devidamente” aqui quer dizer correr com o número de peito próprio (sem número nem cogito em correr). Mas infelizmente não é isso que vemos acontecer.

Pode parecer besteira, mas muitas vezes ao correr com o número de outra pessoa fazemos com que a classificação na faixa etária vá para o “espaço”, e muitos corredores treinam com afinco para se classificarem bem em sua categoria.

Veja um exemplo gritante: o rapaz ao lado estava inscrito com a idade de 82 anos. E claro, ficou em primeiro lugar na categoria - mas que “catigoria” em Bebel? -; + 80 anos da São Silvestre. Por essas e outras, que vemos tempos extremamente rápidos em algumas faixas etárias, no caso em questão, o tempo registrado foi 1h05min.

Como disse o colega “expert” em atletismo o Nilson Duarte ao ver a foto do "octagenário": “Viu como é bom a prática esportiva. Você chega a essa idade com esse corpinho."...

Então só nos resta praticar esportes!

Acabou a moleza

Corridas de Rua · 02 jan, 2008

Meu treinamento visando a atual temporada começou no último dia 1° de novembro como já postei neste blog, com rodagens e sem preocupação com o tempo. Após sete semanas girando entre 40 a 65 quilômetros por semana, fiz uma pausa nos últimos 10 dias (8ª semana).

Mas acabou a moleza. Hoje retornei ao treinamento. A primeira atividade logo às 6h da manhã foi um ótimo alongamento ao lado de pessoas especiais. Na continuidade rodei cerca de oito quilômetros sob uma fina garoa nas alamedas do Ibirapuera com minha mais nova amiga, a blogueira Jacke Gense. Tudo leve, tudo tranqüilo, porém, sei que agora deve haver uma palavra em minha mente: foco!

Para esta temporada reservo algumas surpresas e novidades, tão logo, as oficialize posto aqui para vocês.

Ótimo 2008!

Cheruiyot: esse é bom, esse é forte

Corridas de Rua · 31 dez, 2007

Olha aí o queniano Robert Cheruiyot, recém agraciado com um milhão de dólares por vencer o Circuito das Maiores Maratonas do Mundo (WMM), com a revista pocket do Webrun a WR 2 GO que tem distribuição gratuita.

O mais legal foi o reconhecimento que o tricampeão da Maratona de Boston e atual campeão da Maratona de Chicago para com os atletas brasileiros ao folhar a WR 2 GO.

Ao bater olho da capa da edição #1 e ver a vitoriosa (de vida e corridas também) Ana Garcez, a Animal, emendou: “Eu conheço ela!" E contou que ela foi moradora de rua e se interessou em saber se ele iria estar lá na São Silvestre, tudo dito, com um inglês muito mais compreensível de que seus compatriotas.

Mais algumas folhas adiante, pimba, vê a foto de um atleta da equipe BM&F / Pão de Açúcar e fala: “Marilson, esse é bom, esse é forte. Já competi com ele e sei que é um atleta bom!”, bradou, com um português bastante compreensível também.

São Silvestre pára até INSS

Corridas de Rua · 30 dez, 2007

Eu sabia que a Corrida Internacional de São Silvestre é mais tradicional e conhecida corrida brasileira e que sua fama atravessa fronteiras. O que eu não sabia é que a realização da prova fosse parar o funcionamento de uma agência do INSS, mais precisamente, a localizada na Rua Xavier de Toledo, no centro de São Paulo.

Pois vejam o cartaz afixado na entrada da referida agência (vide transcrição abaixo e foto ao lado):

“Informamos que, em virtude da Corrida de São Silvestre, não haverá atendimento nesta agência no dia 31/12/2007.”

Agora eu lhe pergunto? O que alho tem haver com bugalhos? A corrida não passa pela rua da agência, normalmente os expedientes se encerram às 12h do dia 31 e a prova tem sua largada às 16h45.

Não encontro uma resposta plausível. Mas acho que o ex-líder da Legião Urbana sabia quanto cantava: “Que país é este?”.

O fake que veio para o bem

Corridas de Rua · 27 dez, 2007

Será que o horário fake que a Globo inventou na 10K Rio, no último domingo, é a salvação dos corredores e de um grupo de excelentes corridas brasileiras? Fake, porque enquanto a prova estava sendo apresentada com a tarjeta “ao vivo” pela emissora, na verdade, ela já tinha acabado.

O que pode parecer um engodo, saiba lá o motivo da tarja alive, nós corredores agradecemos essa mudança de visão dos homens da Globo. A prova pode ser replay sim, desde que os protagonistas possam dar um bom show, o que é interesse de todos: corredores, anunciantes, emissora e público.

E tem mais: se é que esse post um dia chegue ao Jardim Botânico, Marginal ou Projac, que seja. Se a emissora reprisa o evento um domingo depois, uma multidão certa – daqueles que correram a prova – estarão antenados na telinha. Audiência segmentada para anunciante nenhum botar defeito.

Será que encontramos a solução do ponto de discórdia desse assunto que se arrasta há anos?

Há males que vem para o bem!

O treino pós-perú

Corridas de Rua · 26 dez, 2007

Acabo de voltar de um treino da Run For Life, comandado pelo técnico Wanderlei de Oliveira. Sim, isso mesmo, pós-perú, um dia após o natal e começando como em todas as outras vezes às seis horas da manhã em ponto. Lá o grupo encarou o último treino fast do ano, já que muitos estão lapidando para a São Silvestre. Foram muitos e muitos tiros de 100, 200 e 400 metros na Pista do Constâncio (primeira pista do Brasil de Nível I pela Iaaf).

Bem, fui chamado à luta, mas declinei. Hoje só fotografar. Porém teve aquele que, diferente deste blogueiro que está no final de seu segundo mês de treino base, não fugiu da raia. Wanderlei de Oliveira, que vou dispensar apresentações – sorry new runner – é daqueles técnicos que refutam a frase “faça o que digo, mas não faça o que eu faço” e, em todo santo treino corre com seus alunos e pupilos. E de anos que eu tenho de “janela” isso é muito difícil de se ver.

Certo, certo o técnico não precisa correr. Ele pode ser bom profissional, mesmo sendo aquele sujeito fora de forma que te orienta. Até concordo, mas que é algo que não se pode negar que é muito motivador correr com – e contra – seu técnico, ah, isso deve ser!

Hoje eu fiz o bem

Corridas de Rua · 25 dez, 2007

À todos vocês,

Que neste natal reflitamos o quanto é bom viver apesar de todas as dificuldades que temos que transpor em nossas vidas, e mais do que refletir, que tenhamos vontade, força e determinação para espalhar o bem.

A história de um herói anônimo chamado Nicholas Winton ilustra bem como podemos fazer o bem. Winter salvou da morte certa, 669 crianças, e nunca revelou isso a nínguem. Depois de mais de 60 anos ao tomarem conhecimento de seu feito, o questionaram se considerava um herói:

“O que fiz foi algo que os outros achavam impossível. Mas eu tinha de tentar, para ver se era possível ou não. O importante não é chegar em casa de noite e dizer, passivamente: hoje, eu não fiz nada de mal". O importante é chegar em casa e dizer: Eu hoje fiz o bem".

Boas festas!
Nos vemos no Blog do Harry