Sobrecarga de exercício pode causar lesão na lombar, a sacroileíte

Redação Webrun | Maratona · 06 set, 2011

A região lombar pode sofrer com a carga excessiva de exercícios (foto: Domínio Público)
A região lombar pode sofrer com a carga excessiva de exercícios (foto: Domínio Público)

A sacroileíte é uma lesão inflamatória típica das articulações sacro ilíacas, que são a junção articular entre o osso sacro (coluna vertebral) e osso ilíaco (bacia), conectando a parte inferior da coluna com a pelvis. Essa lesão pode desencadear dor lombar incapacitante em atletas, tanto amadores quanto profissionais.

Ela pode ocorrer por diversas causas, como traumas, pós-operatórios de cirurgias de coluna, doenças reumatológicas como a espondilite anquilosante, ou processos infecciosos no local. A sobrecarga cíclica sobre os membros inferiores transmitida para a região pélvica durante a prática de esportes de impacto e longa duração, como é a corrida de longa distância, pode afetar a articulação em questão.

Pode haver o desencadeamento de um processo inflamatório local caracterizado por dor, que pode se estender desde a região lombar até coxas e pernas, rigidez e diminuição da amplitude de movimento. O diagnóstico é realizado por meio de exame físico criterioso, história clínica do paciente e exames de imagem como a radiografia simples.

Os resultados podem apresentar esclerose óssea de sacro e ilíaco, irregularidades de contornos articulares, erosões ósseas e, em graus mais avançados, o pseudoalargamento articular e até a anquilose total (fusão da articulação sacroilíaca). Outros métodos de imagem também podem contribuir para a obtenção do diagnóstico, como a cintilografia óssea, tomografia computadorizada ou a ressonância magnética.

Tratamento – O tratamento normalmente é conservador e envolve medidas fisioterápicas para analgesia e exercícios de fortalecimento muscular regional para evitar as recidivas, além do uso de anti-inflamatórios não hormonais (AINH’s), corticoesteróides em situações específicas e até mesmo a cirurgia.

Este texto foi escrito por: Dr. José Marques Neto

Redação Webrun

Ver todos os posts

Releases, matérias elaboradas em equipe e inspirações coletivas na produção de conteúdo!