Bekele chegou sob chuva torrencial (foto: Paulo Gomes#8260; www.webrun.com.br)
A categoria masculina da São Silvestre teve como vencedor o etíope Tariku Bekele, irmão mais novo do recordista mundial dos 5.000m e 10.000m, Kenenisa Bekele. Apesar do parentesco com um dos maiores fundistas da atualidade, Tariku Bekele não era tido como favorito para a prova.
Foi a minha primeira corrida no Brasil, estou muito feliz, diz o africano. Nunca corri uma prova de 15 quilômetros tão dura e a chuva não ajudou, conta o campeão.
A chuva realmente foi um grande fator de dificuldade para os corredores. Na categoria feminina, ela influenciou apenas no final da prova da elite, enquanto entre os homens a corrida se deu quase que inteiramente sob forte e ininterrupta chuva.
Logo no início, os brasileiros Damião Ancelmo de Souza e Marílson Gomes dos Santos ficaram um pouco para trás dos atletas que lideravam a prova, Tariku Bekele, o marroquino Najin El Qady e os quenianos Martin Lel, Mark Korir e Matthew Kisorio. Bekele não se intimidou com o favoritismo de Lel e Marílson e apertou o ritmo, assumindo a ponta sozinho, com média de velocidade de 25 km⁄h.
O etíope cruzou a linha de chegada com 43min35. O segundo colocado, Mark Korir, chegou 23 segundos depois. Foi difícil porque estava chovendo muito, conta o queniano. Em terceiro, o também queniano Matthew Kisorio foi outro a culpar as condições climáticas da prova. O percurso não é fácil e a chuva não ajudou. Mas estou muito feliz, afirma.
Martin Lel chegou em quarto, seguido pelo marroquino Najin El Qady. Assim como na categoria feminina, o melhor brasileiro ficou fora do pódio. Damião Ancelmo de Souza completou a prova em 44min53 e foi o sétimo colocado, Marílson Gomes foi o oitavo, com 45min06.
São Pedro não segurou, não esperava tanta água, brinca Damião. Deu vontade de correr para a calçada. Segundo o brasileiro, o forte ritmo que os africanos aplicaram no início da prova foi impossível de recuperar quando a chuva começou a cair de forma torrencial.
Esperava um pódio, mas não foi possível. Agora só no ano que vem, com o percurso já conhecido, pondera. Sem dúvida prefiro esse do que o anterior, decreta.
Confira a classificação da categoria masculina da 87ª São Silvestre:
Este texto foi escrito por: Paulo Gomes