Confira os destaques da programação esportiva para agosto no Sesc Pompeia

Christina Volpe | Corridas de Rua · 02 ago, 2018

Pickleball

De uma junção entre o tênis, o tênis de mesa e o badminton, nasce o Pickleball, um esporte ao ar livre no qual se usa raquetes de madeira e uma bola de plástico Wiffle. O esporte nasceu nos Estados Unidos em 1965 e teve um crescimento rápido no número de adeptos principalmente por ser um esporte que pessoas de todas as idades podem praticar.

Os jogadores da modalidade devem acertar a bola de polímero sobre a rede, dentro da quadra adversária, para poder pontuar. O esporte segue as regras de um jogo de tênis, com quadra similar à de badminton e rede parecidas com a de tênis, porém um pouco mais baixa. Pode ser jogado tanto em duplas como individualmente.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Os benefícios que a prática do esporte traz aos jogadores são a melhora do equilíbrio, maior coordenação motora e aumento dos reflexos, além do fortalecimento de todos os grupos musculares.

O Sesc Pompeia oferece aula gratuita de Pickleball no dia 19 de agosto, das 14h às 17h20, com participação de Jeison Martins, treinador de Tênis e especializado nas práticas de esportes de raquetes com experiência no Pickleball, e Ricardo Mello, ex jogador de tênis profissional e top 50 no ATP (Associação de Tenistas Profissionais) em 2005.

Corrida de montanha

A corrida de montanha é uma modalidade que aparece no Brasil para mudar a forma de correr. A possibilidade de correr em um ambiente diferente do asfalto, que conecta o corredor à natureza é um dos principais motivos dessa corrida ter cada vez mais adeptos no país.

Mas a conexão com a natureza não é o único diferencial proporcionado pela corrida de montanhas. Nas trilhas, pela variedade de terrenos, os pequenos músculos e ligamentos dentro dos pés e pernas são ativados, reforçando a rede de suporte físico do corredor, além de desenvolver habilidades motoras diferentes das que a corrida de asfalto proporciona, aumentando a resistência física do praticante.

Foto: ChiccoDodiFC/Fotolia

Foto: ChiccoDodiFC/Fotolia

O Sesc Pompeia leva Ailton Zulu, treinador e participante da corrida de montanha, para uma vivência da modalidade. Nela, dicas e técnicas para a corrida de montanha são passadas para os participantes da atividade, que é gratuita e aberta ao público.

A vivência de corrida de montanha acontece no dia 22 de agosto, das 10h30 às 12h e das 20h às 21h30 no 6º andar do conjunto esportivo e não é recomendada para menores de 12 anos.

Ginástica Natural

Criada no Brasil pelo educador físico Alvaro Romano, a ginástica natural é uma prática esportiva que pode ser praticada tanto ao ar livre, em contato com a natureza, como em espaços fechados. Ela junta fundamentos de técnicas orientais, exercícios com o peso do próprio corpo, movimentos do Jiu-Jitsu e movimentos dos animais e dos homens primitivos. Com 30 anos de pesquisa, a modalidade já se espalhou pelo mundo e é praticada em mais de 27 países.

Inscreva-se para a Color Fest – Brasil Tour. O evento acontecerá em Piracicaba!

O esporte pode ser praticado por pessoas de todas as idades, desde iniciantes a atletas, e traz muitos benefícios como o aumento da força, equilíbrio, mobilidade, resistência, coordenação motora, flexibilidade e agilidade. Além disso, por meio de técnicas respiratórias proporciona consciência corporal, recuperação física e bem-estar. A modalidade ajuda também pacientes em recuperação de lesões.

O Sesc Pompeia convida Mario Andrade, praticante e instrutor da ginástica natural, para dar aulas gratuitas do esporte nos dias 5, 12, 19 e 26 de agosto, as 16h.

Christina Volpe

Ver todos os posts

Comecei como corredora, depois me tornei jornalista e repórter do Webrun. Hoje sou editora e convivo diariamente com o esporte há 3 anos. Meu coração bate mais forte toda vez que um atleta conquista seu objetivo, uma corrida acontece e assisto uma competição emocionante. Sempre estou aprendendo e dando meu melhor.