Ilaine Wandscheer faturou a prova (foto: Alexandre Koda/ www.webrun.com.br)
Diferente do que ocorreu a semana toda, o domingo não amanheceu tão quente e seco. A temperatura na marca dos 22 graus e a nebulosidade contribuíram para que a prova transcorresse sem problemas.
Antes da largada, músicos do Conservatório Souza Lima se apresentavam para os corredores, que iniciavam seu aquecimento. Pontualmente às 9h foi dado o tiro inicial para a elite, PNEs e para os corredores comuns, que correram 9 quilômetros por diversos pontos históricos do centro da capital paulista.
Logo no começo alguns atletas coelho abriram em relação ao pelotão geral de elite, mas antes do primeiro quilômetro já ficaram para trás. Na passagem pelo primeiro quilômetro os atletas foram recebidos com o Tema da Vitória, muito executado nas vitórias de Ayrton Senna, na Fórmula 1.
A partir desse ponto e até o fim da prova Adriano Bastos e Urias Yostaque de Lima fizeram uma bela disputa. Os dois se alternavam na ponta, enquanto atrás um pelotão de 10 atletas se formava.
Na chegada do quilômetro cinco, Adriano consegue abrir uma pequena diferença para Urias, que perdeu alguns segundos para pegar um copo de água no posto de hidratação. No Pátio do Colégio os dois passam bem juntos, com Urias correndo no vácuo de Adriano, mas na passagem pela Praça Júlio Mendes Adriano não resistiu e perdeu a liderança.
Durante a passagem pelo Viaduto Brigadeiro, no quilômetro sete, Urias abriu uma diferença grande para Adriano. O tricampeão da Maratona da Disney ainda recebeu o incentivo dos agentes de trânsito da CET, que batiam palmas e gritavam palavras de motivação.
Chegada – Ao final, Urias Yostaque de Lima, que correu pela primeira vez em São Paulo, foi o vencedor com o tempo de 27min47, seguido por Adriano Bastos com 28min03 e Bernardo Alves da Silva, com 28min13. Uma chuva de papéis picados recepcionou os campeões.
Como eu não conhecia ninguém, eu já saí forte e vi que ele (Adriano Bastos) estava na prova. Aí fui com ele do cinco pro seis e defini a prova. Foi muito bom, o clima hoje estava gostoso, comentou Urias.
Adriano Bastos achou melhor não forçar para garantir a segunda posição e comenta seu desempenho: Logo no primeiro pro segundo km da prova eu e o Urias começamos a liderar e trocar de posições e nos distanciar em relação aos outros corredores. Ele foi até o km 5 e ele apertou um pouco o passo e vi que o ritmo ia ficar meio complicado pra mim. Aí eu não consegui mais acompanhar e ele abriu uma boa diferença.
Marildo José Barduco, que já venceu algumas provas do Circuito, chegou em 5º lugar e comenta a prova. Essa prova foi bem difícil, pois desde terça feira eu estava muito gripado e quase não participei. Não tinha esperança de subir ao pódio e esse lugar já é mais que uma vitória.
Ilaine cruzou com o tempo de 32min44, seguida por Simone, com 33min41 e Lindinalva Saraiva da Silva, com 34 min15. Ao todo, 6 mil corredores participaram da competição.
Ilaine afirma que gostou da prova, que foi muito boa. Eu consegui abrir uma boa vantagem pra Simone, foi uma prova muito disputada, mas consegui fazer um tempo e estou melhorando, o que é muito bom. Eu já larguei na frente e comecei a me distanciar a partir do segundo quilômetro até o final O percurso foi um pouquinho mais complicado mas você caía um pouco o ritmo devido às curvas.
Simone afirma que gostou da prova e da colocação em que ficou. Eu fiquei contente com o resultado, a menina que venceu estava muito boa, eu tentei pegar no final, mas não deu, estou contente com o resultado. Sobre o percurso, Simone diz: É a primeira vez que eu corro essa prova, não é muito complicado não.
A Corrida Centro Histórico contou com a presença do Cônsul da Itália, Marco Marsilli, que comentou sobre a corrida ser disputada no dia dos pais. Achei uma prova muito simpática, que reúne todas as classes sociais, todas as idades e isso é muito bom, pois é uma grande confraternização, comenta. E une o pessoal justamente em um dia de celebração como esse, que reúne a família. Dá tempo pra correr e celebrar com os pais em casa.
Cinco melhores
Masculina:
Urias Yostaque de Lima – 27min47 Adriano Bastos – 28min03 Bernardo Alves da Silva – 28min13 Francisco Antônio de Oliveira – 28min34 Marildo José Barduco – 28min50Feminina:
Ilaine Wandscheer – 32min44 Simone Alves da Silva – 33min41 Lindinalva Saraiva da Silva – 34min15 Eliete M. Nicolai – 35min46Este texto foi escrito por: Alexandre Koda