São Pedro ajuda e 25 mil correm a Nike 10k

Redação Webrun | Corridas de Rua · 12 nov, 2006

Vários Shows agitaram a prova (foto: Alexandre Koda/ www.webrun.com.br)
Vários Shows agitaram a prova (foto: Alexandre Koda/ www.webrun.com.br)

São Pedro ajudou e o sol apareceu para brindar os quase 25 mil corredores que participaram da segunda edição da Nike 10K, na USP. A temperatura estava na marca dos 14 graus e um vento gelado soprava na raia olímpica, local da largada.

Na área reservada para os corredores de elite, se reuniram grandes nomes do esporte nacional, como Vanderlei Cordeiro de Lima, Franck Caldeira e a triatleta Fernanda Keller. Porém, o atleta mais requisitado era sem dúvida o mais novo herói nacional, Marílson Gomes dos Santos, que distribuiu autógrafos, tirou fotos com fãs e concedeu diversas entrevistas.

Também estavam no local alguns artistas e celebridades, como o VJ Thunderbird, a atriz Stephany Brito e a apresentadora Astrid Fontenelle. “Correr 10 quilômetros é muito, mas vou devagar, num ritmo leve”, disse Stephany. Outra estrela, que sempre marca presença nas competições é a corredora Ana Luiza dos Anjos Garcez, a Animal. “Eu estava no Rio de Janeiro disputando o campeonato Sul-Americano Master e consegui participar de última hora da Nike”, comentou.

Largada – Pontualmente às 8h foi dado o tiro de largada e logo no início um pelotão com quatro atletas se formou. Logo no primeiro quilômetro eles foram contemplados com a música da banda U2 Brasil, que tocava sucessos da banda irlandesa. Já a partir do quilômetro dois, o mineiro Flávio de Oliveira Silva abriu vantagem para os demais competidores.

Na passagem do sétimo quilômetro os corredores se depararam com a banda Beatles Forever e com a bateria da escola de samba Rosas de Ouro. Nesse momento Flávio seguia soberano pelas ruas da USP, recusou água em diversos pontos e várias vezes olhou para trás, para se certificar que não seria ameaçado. No momento em que ele passou pelo km 14 ainda era possível ver milhares de pessoas passando pelo pórtico de largada.

Ao final da prova, Flávio não teve problemas para encarar a subida que encerrava os 10 quilômetros e foi o primeiro a cruzar na categoria masculina, com 31min39. “O que vale é a festa e foi muito legal chegar com o pessoal ovacionando”, disse o vencedor. Já entre as mulheres, Maria das Graças Silva Moreira fechou na primeira colocação. Porém, como a prova tinha um caráter festivo, de comemoração, pouco importou o tempo ou a colocação, o objetivo era apenas chegar.

A grande maioria dos atletas na prova eram pessoas comuns, que deram suas impressões. “Os shows foram bem legais, incentivaram na hora de correr, a prova foi bem organizada, todo mundo foi num ritmo legal”, comentou Alexandre José da Silva, que corre desde os 17 anos. Já Henrique Gonçalves, que participou de sua 96ª prova, viu algumas falhas na organização. “Teve falha no início. Cheguei no shopping Eldorado 06h45, saí de lá 07h50 e enquanto fazia aquecimento e passava no guarda volume, os primeiros colocados já estavam com 13 minutos”, comentou. “Dessa forma, não consegui fazer meu tempo normal, de 48 minutos e fiz em 55 minutos”.

A dupla de irmãs Tábata e Talissa aproveitou o clima de festa para curtir a prova. “Eu adorei! Foi muito divertido e o pessoal estava bem animado. Essa é a segunda prova que eu corro e foi muito melhor do que a outra”, comentou Tábata. “Nunca tinha corrido e adorei a prova, vamos vir todo ano”, completou Talissa.

Enquanto o mar amarelo de corredores passa pelas ruas da USP, em direção ao estádio onde foram realizados os shows, um grupo de staffs animadas orientava e dava os parabéns para os atletas. “O pessoal é bem animado, passa por aqui e brinca com a gente. É bem legal esse tipo de trabalho”, comentou a staff com nome de cantora, Jenifer Lopes. “Os corredores elogiam a gente e teve um que passou por aqui e pediu um abraço”, disse com um largo sorriso no rosto.

Ao final, para encerrar a festa em grande estilo, o palco do Estádio do CEPEUSP recebeu Fernanda Abreu, DJ Marlboro e o grupo Jota Quest. Momentos antes de começar o show, a atriz Juliana Didone, que fez a Letícia em Malhação, comentou que o evento superou as expectativas dela. “Achei muito legal, consegui completar a prova e achei muito bom 25 mil pessoas acordarem cedo no domingo para correr, mostrar que esporte é bacana e faz bem, foi muito energizante”.

Este texto foi escrito por: Alexandre Koda

Redação Webrun

Ver todos os posts

Releases, matérias elaboradas em equipe e inspirações coletivas na produção de conteúdo!