Santiago está confiante para correr seu primeiro Ironman (foto: Divulgação)
O triathleta goiano Santiago Ascenço há três anos colocou como objetivo em sua carreira percorrer o mais rápido possível a distância de 1,9 quilômetros de natação, 90 de ciclismo e 21 de corrida, que caracteriza um Meio Ironman (70.3). Depois de vários resultados positivos alcançados, ele assume uma nova meta: manter o bom desempenho no Ironman, com o dobro das distâncias (3,8 quilômetros de natação, 180 de ciclismo e 42 de corrida). A estréia acontece no Arizona (EUA) no dia 16 de novembro.
O Ironman é o maior desafio para um triathleta. Senti que agora eu estou com condições físicas e psicológicas para encarar esta distância, conta Santiago empolgado. Em 2007 ele iniciou no circuito de 70.3, manteve resultados constantes e conseguiu se classificar por dois anos consecutivos para o Mundial da modalidade, em Clearwater na Flórida.
Em 2007 ele fechou a disputa com 3h51min45, enquanto ano passado alcançou sua marca mais expressiva, com 3h48min53. Em 2009 ele ostenta no currículo a sexta posição em Pucón, no Chile (4h06min41), a terceira em Orlando, na Flórida (3h56min10) e o sétimo em Muskoka, Canadá (4h7min42). Para integrar o pelotão do Ironman do Arizona ele abdicou de estar na Flórida pelo terceiro ano consecutivo e reorganizou sua programação.
Eu tive de rever todo o meu programa de treinamento e alimentação este ano. Os treinos são mais longos e menos intensos. Por um lado é mais fácil, pois o pulso não sobe tanto. Porém, por outro, é muito mais difícil, já que as horas de treino aumentam muito, enfatiza Santiago.
Este texto foi escrito por: Webrun