Santiago fez uma ótima corrida (foto: Divulgação)
O triathleta goiano Santiago Ascenço disputou no último sábado (21) sua primeira prova de Ironman, competição com 3,8 quilômetros de natação, 180 de bike e 42 de corrida e obteve a nona colocação. Acostumado às disputas de meio ironman, ele se mostrou bem treinado, já que obteve o tempo mais rápido na corrida.
Fiz uma prova bem próxima do programado. Mas, a corrida foi um pouco melhor do que eu esperava, comemora o brasileiro que fechou a prova com um tempo total de 8h33min26, sendo 2h49min15 na maratona. Contrariando as previsões meteorológicas, a água do Lago Tempe estava muito fria, na marca dos 18 ºC, assim como a temperatura ambiente (12ºC), o que dificultou um pouco o início de prova.
Demorei muito a entrar no ritmo. Quando cheguei na parte de estrada da prova de ciclismo, entrou um vento lateral muito forte que fez com que eu sentisse muitas dores isométricas (provocadas pelo frio), tirando totalmente minha concentração, lembra. Já ao chegar na corrida, Santiago brinca que foi só alegria, pois se sentiu tão bem a ponto de correr sua primeira maratona sub 2h50. Eu não me recordo de nenhum brasileiro que tenha corrido uma maratona, em um Ironman, em 2h49.
Após o resultado positivo, ele retorna às terras tupiniquins confiante em obter melhores marcas na distância e já pensa no Ironman Brasil 2010. Com a experiência no Arizona, vou treinar um pouco mais os pontos falhos para fazer uma prova com chances de vitória no Brasil, adianta. A vitória ficou com os americanos Jordan Rapp (8h13min35) entre os homens e Samantha McGlone entre as mulheres(9h09min19), que bateram o recorde do percurso.
Este texto foi escrito por: Webrun