Saiba como o fisioterapeuta pode ajudar nos distúrbios do sono

Redação Webrun | Bem Estar · 25 abr, 2023

A falta de noites bem dormidas para muitas pessoas é uma realidade e, em geral, isso pode causar malefícios à saúde e estimular a falta de bem-estar diário. Pesquisas indicam que os malefícios de dormir mal são muitos. A privação de sono crônica pode aumentar os riscos de hipertensão, AVC, diabetes, depressão ou mesmo engordar.

Saiba como o fisioterapeuta pode ajudar nos distúrbios do sono

Foto: Divulgação

As causas da insônia são multifatoriais, quando esta é originada por distúrbios respiratórios, o fisioterapeuta pode auxiliar na melhoria da qualidade de vida desses pacientes, proporcionando conforto e estabilidade hemodinâmica durante o sono, o que proporciona menos despertares noturnos e a mitigação de riscos à saúde.

O acompanhamento deve ser procurado quando surgirem sinais e sintomas como episódios de ronco, engasgo, falta de ar, taquicardia, dentre outros. O tratamento fisioterapêutico no sono é baseado na desordem respiratória durante esta fase.

+ Siga o Webrun no Instagram!
+ Baixe agora o APP Ticket Sports e tenha um calendário de eventos esportivos na palma da sua mão!

“O profissional atua para adaptar os pacientes aos aparelhos de pressão positiva nas vias aéreas, melhorando as trocas gasosas nos alvéolos pulmonares. Executando acompanhamento a curto, médio e longo prazo, a fim de fazer possíveis adaptações e avaliar as melhorias alcançadas”, pontua a fisioterapeuta Kaliane Pamponet.

Ainda segundo a fisioterapeuta, para melhor condução dos aparelhos respiratórios que são usados nestes distúrbios é essencial que o profissional seja especialista em Terapia Intensiva ou em Fisioterapia Cardiorrespiratória. “Vale ressaltar que os distúrbios do sono são frequentes na população em geral e os cuidados demandam de uma equipe multidisciplinar”, finaliza Kaliane, que também é professora do Centro Universitário UniFTC Salvador.

Leia também:

– Fortaleça a lombar e melhore a sua performance
– Alimentação pré e pós-treino: o que consumir?
– Exercícios para manter o core fortalecido
– 6 dicas para começar adotar hábitos saudáveis 
– Má postura no exercício ou no dia a dia? Dor no ombro ao correr? Confira as dicas do ortopedista!

Redação Webrun

Ver todos os posts

Releases, matérias elaboradas em equipe e inspirações coletivas na produção de conteúdo!