Professora Vania Temporini trabalha com treinamento funcional há 20 anos (foto: Clarissa Viana/ www.webrun.com.br)
Direto da Running Show – Com as tecnologias se desenvolvendo cada vez mais para aumentar o rendimento e o desempenho de corredores, muitos acabam esquecendo de aproveitar treinos complementares para compensar o desequilíbrio provocado pela corrida e amenizar as conseqüências tardias no atleta.
Na palestra da professora Vânia Temporini, sobre yoga, pilates e treinamento funcional como complementares a corrida, treinadores, atletas e fisioterapeutas descobriram as vantagens para o corpo. Todos nós temos músculos que estão mais curtos, movimentos que estão mais limitados. E práticas como a yoga e o pilates combatem esse encurtamento, facilitando os movimentos e aumentando o rendimento, reflete ela.
Todos que compareceram à palestra viram na prática essa teoria da professora. Com exercícios de alongamento, fortalecimento, força e postura, eles puderam sentir a diferença instantânea de alguns dos exercícios passados pela professora.
O movimento da corrida provoca um desequilíbrio no corpo, pois há mais extensão de alguns músculos do que outros, provocando um encurtamento nos menos utilizados. E isso também gera conseqüências para os tendões, os ligamentos e as articulações, comenta a educadora física.
O treinamento funcional, de acordo com Vânia, realiza movimentos similares aos praticados pelo atleta de maneira mais ampla, para minimizar o desequilíbrio provocado pela prática do esporte. Todas as modalidades têm seu desequilíbrio, do corredor ao ciclista. Não existe modalidade que não provoque um descompasso no corpo de quem pratica, pontua.
A Running Show acontece no Pavilhão da Bienal do Ibirapuera até o dia primeiro de agosto, das 14h às 21h no dia 30, das 10 às 22h no dia 31 de julho e das 10h às 18h no dia primeiro de agosto. As palestras são gratuitas aos visitantes e acontecem todos os dias, nos dois auditórios montados na feira.
Este texto foi escrito por: Clarissa Viana