Respire melhor e se conheça melhor

Redação Webrun | Atletismo · 02 fev, 2005

Mais uma vez vamos tratar da respiração, pois respirar não só traz oxigênio para os nosso pulmões, como também ajuda a trabalhar nossa mente e conhecer melhor nosso organismo. E também devemos considerar que a respiração é algo que normalmente colocamos pouca ou nenhuma atenção.

Você sabia que normalmente respiramos meio litro de ar, quando nossa real capacidade é de quatro litros por respiração? Através dela podemos controlar a ansiedade, diminuir a agressividade em um momento de explosão, controlar também o medo…Assim como, nos ajuda a ter uma maior concentração e centramento para os desafios no dia-a-dia.

No caso da corrida, podemos fazer uso da mesma para controlarmos nossa freqüência cardíaca. Caso você não faça uso de um pulsimetro ou tenha contratado um Personal trainer, você pode respeitar a sua condição física, prestando atenção em sua respiração.

Quando iniciamos uma corrida entramos em déficit de oxigênio, logo depois há um estado de equilíbrio no ritmo da respiração, caso você não alcance este estado de equilíbrio e continue muito ofegante, deverá diminuir o ritmo da corrida.

Outra dica que a respiração nos oferece é quando finalizamos a corrida, é necessário diminuir o ritmo pausadamente, pois a pausa imediata poderá até causar parada cardíaca, é importante após a corrida andar até que a respiração novamente se normalize, ou seja, a quantidade de oxigênio seja regulada para a quantidade de esforço empregada.

Preste atenção na respiração enquanto corre, só o fato de você estar atento a ela demonstra que você está concentrado no exercício que você está fazendo, e o que é mais importante, que você está controlando o seu corpo, o seu treino ou prova, e não está se deixando levar por eventos externos.

Os atletas que controlam o seu treino ou prova pelo ritmo do seu corpo atingem melhores resultados do que aqueles que se regulam por outros atletas, a explicação é simples: sobre o seu corpo e seu treino você tem total controle, sobre o treino do outro nenhum. Isso quer dizer que em uma prova longa, uma maratona um triatlon, estabeleça uma estratégia de prova, e ao ser ultrapassado confie na sua estratégia, no seu corpo e no seu treinamento, você não precisa ir “buscar”.

No dia-a-dia a respiração feita com qualidade também pode nos ajudar a ter uma maior condição para corrida, pois respirando melhor estará: oxigenando melhor todo o seu corpo, ficando menos estressado, com maior capacidade cerebral e lógico com maior disposição para realizar seus exercícios físicos.

Os orientais acreditam que quando uma pessoa nasce lhe é designado um número exato de respirações para esta vida, ou seja, vive mais quem mais devagar e preenchendo os pulmões respirar. Pense nisso!

Colaboração: Colaborou com esse artigo a Psicóloga do Esporte e Educadora Física, Melissa Veloso. Ela atende em consultório particular e atua no Tênis Clube Paulista.

Este texto foi escrito por: Marcus Teshainer

Redação Webrun

Ver todos os posts

Releases, matérias elaboradas em equipe e inspirações coletivas na produção de conteúdo!