Os africanos são respeitados no mundo da corrida, pelo preparo e pela força física, fato que os coloca como favoritos para vencer as competições. Para o Desafio da Mata Atlântica, que acontece no próximo sábado (29), Charles Korir, Anne Bererwe, Elijah Kipkemboi Yator e Richard Kiprono Maiyo prometem não dar chance aos brasileiros.
Charles Korir, 26 anos foi vice-campeão da Meia A Tribuna Praia Grande no final de 2005 e vice na Maratona de São Paulo esse ano. Ele também se sagrou campeão da Corrida de Reis em São Caetano, em janeiro e da Meia de Salvador, ano passado.
Já a representante feminina, Anne Bererwe, tem 23 anos e tem no currículo o terceiro lugar nos 8 KM AT Revista Guarujá, ano passado, assim como a sétima colocação no 10k Tribuna FM, em maio. Na Meia do Rio de 2005 ela ficou com o vice, após ser superada pela brasileira Sirlene Pinho, que também garantiu presença na prova desse sábado.
Outro queniano é Elijah Kipkemboi Yator, de 23 anos, que já venceu a Maratona de Roselle, na França e os 10k de Portugal. No Brasil ele foi o campeão da Meia de Salvador e nono na São Silvestre do ano passado. Em 2006 ele garantiu a terceira colocação na Maratona de Viena (Áustria).
O mais experiente do grupo é Richard Kiprono Maiyo, com 29 anos. Ele venceu a Maratona de Brescia (Itália), foi vice na Maratona da Itália e 5º na Meia de Udine, também na Itália. Ele também venceu a Meia-Maratona Discovery Kenya e a Maratona do Fim do Mundo de 2003, na Argentina.
Eles vêm treinando com o técnico brasileiro Moacir Marconi, o Coquinho, na cidade de Nova Santa Bárbara.
Este texto foi escrito por: Webrun