Quatro mil pessoas participam da última seletiva da São Silvestre

Redação Webrun | Corridas de Rua · 10 dez, 2006

Papai Noel também participou da prova (foto: Donata Lustosa/ www.webrun.com.br)
Papai Noel também participou da prova (foto: Donata Lustosa/ www.webrun.com.br)

São Paulo – A última seletiva para a São Silvestre aconteceu nesse domingo em São Paulo na 40ª edição da Corrida Sargento Gonzaguinha. A prova reuniu cerca de quatro mil pessoas na avenida Cruzeiro do Sul e por coincidência, os três primeiros colocados no masculino foram da equipe mineira Cruzeiro. Melhores atletas da competição, eles faturam o pódio e premiação em dinheiro. No feminino a campeã foi a maratonista Sirlene Pinho.

As mulheres foram as primeiras a largarem às 7h45. Mas Sirlene não sabia do horário e por isso afirmou que não conseguiu se aquecer. O resultado da desinformação foi um estiramento na parte posterior da coxa. Porém a pequena lesão, que surgiu no meio da prova, não a impediu de garantir o lugar mais alto do pódio.

Sirlene cruzou a linha de chegada em 54min08. “Na Volta da Pampulha (prova que aconteceu no último domingo em Belo Horizonte) eu parei no quilômetro oito. Fiquei super chateada. Pensei que estava super mal. E vim para essa prova para ver como eu realmente estava. Acabei ganhando”, conta a campeã.

Agora Sirlene irá intensificar os treinos para a São Silvestre. “Essa semana já começo fazer trabalho de rodagem e vou pegar forte para a São Silvestre. Mas meu principal objetivo ainda é o Pan. Já estou pré-classificada para a maratona do Pan, mas em abril devo fazer outra maratona para melhorar tempo”, revela.

O segundo lugar ficou com Edielza Alves dos Santos, em 55min27, seguida por Maria Lúcia Alves (56min46).

A largada da prova masculina foi dada às 8h junto com o pelotão geral. Após 15 quilômetros de competição, mesma distância da São Silvestre, o primeiro colocado apontou na reta de chegada. João Ferreira, mais conhecido como João da Bota, faturou o primeiro lugar com o tempo de 45min35.

Seu apelido incomum surgiu no início da carreira quando treinava de botas. “Na minha cidade (Grão Mogol, norte de Minas Gerais) todo ano tinha a corrida de aniversário da cidade e eu corria de botas. Foram três anos seguidos”, lembra o campeão. Mas hoje João corre de tênis e treina com a equipe Cruzeiro.

Para ele a prova foi difícil. “Os adversários eram fortes e como eu fiquei uns dias parado, senti um pouco. Mas deu para chegar e ganhar”, conta. Agora o atleta também participa da São Silvestre. “Vou tentar subir no pódio da São Silvstre. Sei que será difícil, mas não é impossível”, adianta.

O segundo e terceiro colocados, Luis Paulo da Silva (46min05) e Paulo Luis dos Santos (46min47) também eram da equipe Cruzeiro. Todos os três chegaram ao final com a bandeira do time.

“O segredo para o pódio é levar o atletismo com seriedade e treinar com muito amor e dedicação. O atletismo não é um esporte fácil por ser individual. Se o atleta não tiver muita disciplina, ele não consegue”, conta o técnico do Cruzeiro Alexandre Minardi.

Os dez melhores classificados da prova garantiram uma vaga na elite da São Silvestre, que acontece no dia 31 de dezembro em São Paulo. Mas esse não era o objetivo dos cerca de quatro mil atletas que estavam presentes no evento.

Um corredor que chamou atenção foi Hélio de Almeida, 39 anos. Vestido de Papai Noel, o paulista completou a prova em 1h06min com barbas e sombrancelhas idênticas à do bom velhinho. “Papai Noel já é atleta há muito tempo e não sente nada. Já fiz até maratona. E digo mais, esse ano o Papai Noel vai chegar na sua casa correndo para entregar os presentes”, brinca.

A esportista Débora Borges, 30 anos, que também irá para a São Silvestre completou a competição em 1h01min. “Achei o percurso bom, porque é todo plano. No final estava cansada, mas puxei para fazer uma boa marca e consegui”, conta. Além do percurso plano, os participantes não enfrentaram calor e o sol não apareceu em São Paulo.

Este texto foi escrito por: Donata Lustosa e Yara Simões

Redação Webrun

Ver todos os posts

Releases, matérias elaboradas em equipe e inspirações coletivas na produção de conteúdo!