Problemas de pele ocasionados por má alimentação

Redação Webrun | Mulheres · 01 jun, 2010

Uma má alimentação pode ocasionar muitos problemas de pele (foto: Clixc/ Stock.Xchng)
Uma má alimentação pode ocasionar muitos problemas de pele (foto: Clixc/ Stock.Xchng)

No último artigo Bruna Iasi comentou sobre os benefícios que alguns alimentos exercem sobre a nossa pele. Na segunda parte sobre o tema, ela fala sobre os principais problemas ocasionados pela má alimentação.

Pele seca – As principais causas deste mal são o envelhecimento, banhos muito quentes e freqüentes, exposição ao sol, vento e frio, produtos químicos ou outros fatores ambientais que retirem a oleosidade natural da pele.
Para ajudar a evitar o problema procure o consumo de vitaminas A, C e complexo B, zinco e água.

Acnes – Muito comum em adolescentes, também podem ocorrer em adultos, principalmente devido a alterações hormonais, má alimentação, fatores genéticos, uso inadequado de cosméticos, higienização inadequada da pele, entre outros fatores. Uma dieta rica em fibras e alimentos com baixo teor de gorduras ajuda na prevenção.

Envelhecimento Precoce – Esse mal que atinge as mulheres modernas tem diversas causas, entre elas a exposição a radiações, banhos excessivos de sol em horários não recomendados, stress diário, poluição, tabagismo, álcool e má alimentação. Para evitar gastar muito dinheiro com cremes milagrosos, a dica é consumir nutrientes com ação antioxidante, como zinco, selênio, vitaminas A, E, C e ácido fólico.

Outras dicas para a saúde da pele – Além de deixar a pele com uma aparência mais bonita e jovial, os cuidados devem ser tomados para evitar patologias, como o câncer de pele e outras patologias. Procure moderar a exposição ao sol, principalmente nas chamadas horas de pico (entre 10 e 15h).

Utilize diariamente filtros solares, além de boné e chapéu quando se expuser ao sol por um longo período. Além de passar o creme antes de sair de casa, lembre-se de levar na bolsa para usar ao término das corridas, assim você aproveitar com tranqüilidade as atividades pós-evento.

Limpe, tonifique e hidrate diariamente sua pele com produtos de qualidade, tome banhos de sauna de vez em quando para limpeza e relaxamento da pele e faça uma limpeza de pele profunda semanalmente. Lembre-se também de ingerir muita água ao longo do dia (cerca de dois a três litros) e tenha uma alimentação equilibrada.

Por fim, procure ter boas noites de sono e evite o stress excessivo na rotina do dia a dia. Consulte um dermatologista com regularidade.

Este texto foi escrito por: Bruna Iasi (Arquivo)

Redação Webrun

Ver todos os posts

Releases, matérias elaboradas em equipe e inspirações coletivas na produção de conteúdo!